2014: em defesa dos blogs caóticos (como o meu)!

Publicado por: Silvia Oliveira Crônicas

Writer

Ao fazer uma chamada no facebook para um post recém-publicado a querida Liliane Sonsol do ABC de Férias  fez um desabafo. Na verdade, ela pedia desculpas por produzir posts numa ordem que ela considerava caótica. “Eu troco de continente como quem troca de roupa, começo uma série de um país sem terminar de outro, mas sou blogueira à moda antiga, acho sempre que a inspiração precisa estar presente”, concluiu.

Inspiração. (s.f.) Estado da alma quando influenciada por uma potência sobrenatural: inspiração divina.

Semanas antes foi a vez da blogueira Elaine Castro do Viagem Massa eleger o próprio blog como o mais chato do mundo. Num texto calmo e sereno, ela – paradoxalmente – gritava: “Paixão cheia de regras, esfria. A obrigação matou o encanto.” Elaine estava agoniada por ter enclausurado o próprio blog em torno do tema “viagens”, preocupada com Google e acessos diários.

O post foi uma catarse. Elaine decidiu ser feliz: buscaria a inspiração cotidiana (como uma receita de bolo de banana que ela aprendeu e adorou) para dar vida às publicações diárias, sem a pressão do “tenho que escrever sobre…”

Paixão. (s.f.) Sentimento intenso que possui a capacidade de alterar o comportamento, excesso de entusiasmo, emoção (…)

Meninas, toquem aqui! Sou da turma dos blogs caóticos (e que, vira e mexe, fica muito chato). Meus leitores fiéis seguramente já estão acostumados com a desordem matraquística. Na mesma semana vou de Lisboa a Salvador, volto para Paris e termino em Curitiba. No meio, algum devaneio para descansar.

Se escrevo quatro dias seguidos sobre o mesmo lugar é porque estou inspirada, não porque estou preocupada com a ordem cronológica da coisa. Descobri, então, que tenho um blog caótico. Ai, que orgulho! Eu mesma me dei um alvará de soltura, uma espécie de indulto de Natal que dura o ano todo. Aposto no conteúdo que me faz feliz, não nos números que nascem para sensibilizar os outros.

Eu preciso sorrir enquanto viajo. Eu preciso me impressionar enquanto escrevo.

É bem verdade que quem tem um blog profissional, como eu, não pode transformar o próprio negócio numa arruaça. Gosto de organização e tento facilitar a vida do meu leitor com certo método de trabalho. Mas apesar de sempre ter claro que estou escrevendo um registro da minha história, nunca converti este espaço num relatório descritivo do meu dia a dia. (Seria a pá de cal.)

Busco equilíbrio no prazer de estar aqui.

Daí que vamos continuar caóticos e chatos. Escreveremos somente sob forte inspiração e movidos por uma avassaladora vontade de fazer a diferença. Até porque, importantíssimo destacar, um texto decente só sai quando o destino (ou a receita!) encontra um terceiro elemento: a saudade do dia!

Saudade. (s.f.) Recordação suave de pessoa ausente, local ou coisa distante, que se deseja voltar a ver ou possuir.

Feliz 2014!

__________________________________________

 Posts relacionados

Sílvia Oliveira, a moça do tempo

Pela atenção, muito obrigado!

Generalizar é pecado

Qual é a viagem certa para você?

Como diferenciar uma hospedagem simples da pobre de espírito

__________________________________________

Foto: Rae Grimm | Stock.Xchng 



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


19 comentários

  1. Comentário do dia 10/1/2014 às 09:29

    Ô Silvia, linda! Até me emocionei. Alívio, por saber que o seu blog, que eu tanto admiro, é chato pra caramba 😉 . Alegria, pela citação. Gratidão, por mais essa força pra continuar escrevendo as minhas coisinhas. Um beijo!!

    (Responder)

  2. Comentário do dia 10/1/2014 às 10:01

    Tamo junto! _o/
    Também sou desses.. e vivo levando bronca da minha editora. 😛
    Eu sempre digo que escrever pra mim é quase psicografar.. e eu não tenho controle sobre quando o “esprito” irá baixar.
    Dai eu atraso pra escrever ou escrevo um monte de uma só vez.. não necessariamente em ordem.
    Enfim.. somos caóticos! 🙂

    (Responder)

  3. Janice
    Comentário do dia 10/1/2014 às 10:07

    Silvia, que seu blog continue chato e caótico por muuuuitos anos. Adoro! 😉

    (Responder)

  4. Comentário do dia 10/1/2014 às 10:12

    Bom dia, Silvia, como vai? Aqui vai um salve e um vida longa ao melhor blog de turismo e viagens do Brasil. Irreverente, explicativo e muito top. Visual show de bola. Visito quase sempre, comento muito pouco, mas sou fã. Que ele continue sempre assim. Abraços e sucesso.

    (Responder)

  5. Virginia Lucia
    Comentário do dia 10/1/2014 às 10:27

    E viva a espontaneidade! Gosto do seu blog desse jeitinho arrumado/casual/divertido. Não mude. Bjs.

    (Responder)

  6. Comentário do dia 10/1/2014 às 10:37

    Adoro seu blog Silvia e concordo com cada linha do seu texto.

    Meu blog também é caótico. Escrevo por inspiração e não obrigação. Enquanto estou na Bahia começo a escrever sobre uma cerveja artesanal, volto para Buenos Aires e depois parto para a cozinha. Ler o blog em ordem cronológica é um caos (assim como o seu). Mas ei, isso é bom!

    Os textos realmente são melhores quando se tem paixão. E do mais, há sempre uma organização por tags que garante um boa experiência para o leitor.

    (Responder)

  7. Comentário do dia 10/1/2014 às 10:53

    Ótimo post, Sílvia 🙂 Coincidentemente, ontem mesmo eu me peguei pensando nos posts que “deveria” escrever (por questões de ordem cronológica/geográfica) de viagens e nos que realmente quero postar logo. Fiquei matutando sobre quão essencial é seguir, realmente, uma ordem…. E cheguei à mesma conclusão que você, felizmente 🙂 Só me preocupo em não deixar alguns posts pra muito depois pra não acabar me esquecendo das coisas, hehe. Como sempre, parabéns pelo blog caótico. Beijo!

    (Responder)

  8. Comentário do dia 10/1/2014 às 11:10

    Silvia,
    Relaxe que seu blog tem uma bagunça maravilhosa! 🙂
    Eu sou o contrário: enquanto não “gasto” um destino não consigo passar pra outro! Tenho que fazer uma força danada pra me inspirar. E aí, como não estou muito produtiva ultimamente, até hoje não escrevi sobre Portugal, que fui em abril (!).
    Coisa de gente “sistemática” 😀
    []s!
    Camila

    (Responder)

  9. Silvia Negreiros
    Comentário do dia 10/1/2014 às 12:31

    Uai… nunca percebi que seu blog era caótico! Ele é a sua “cara”: Criativo, atrativo, interessante, irreverente, sarcástico… etc. e etc. Acho que entra o caótico no meio…rs Em resumo, é ma ra vi lho so! Continue com sua paixão, inspiração e saudades, que quem lucra com tudo isso somo nós, leitores!!! Bjs

    (Responder)

  10. Lucimar Cruz Beraldo
    Comentário do dia 10/1/2014 às 15:19

    E viva o caos !! Você é ótima, o seu blog é ótimo. Mesmo se não houvesse as maravilhosas dicas, já valeria pela descontração e alegria. É impossível acompanhá-lo sem ter sempre um sorriso no rosto. Parabéns e continue no caos!! Beijão

    (Responder)

  11. Comentário do dia 10/1/2014 às 16:02

    Show

    Gosto de escrever com saudades do lugar, apreciando as fotos do passado. Viajar de novo.
    Bom 2014 aos blogs caóticos!!
    @GusBelli

    (Responder)

  12. Comentário do dia 10/1/2014 às 16:38

    Ah adorei. Tb somos caóticos. Até hj não postamos sobre Cusco, viagem de 2012 que seria a ordem natural depois de Lima. Mas já falei muito sobre Ushuaia, que foi 2013. E de arrumar fotos de viagem, mas nada ainda de BH e Ouro preto. Vou seguindo caótica então. O time tá otimo!

    (Responder)

  13. Comentário do dia 10/1/2014 às 19:24

    Ai, como é bom não estar sozinha no mundo 🙂 Meu blog é caótico, sim, felizmente. Eu sou uma escritora compulsiva, mas tenho fases sem inspiração, paro de postar, sinto culpa, mas não tem jeito… Fico “devendo” dezenas de posts sobre determinado destino, faço nova viagem, chego cheia de entusiasmo e posto sobre o destino novo, depois volto pro “velho”. E acho que vou continuar assim.
    Não dá para produzir um bom material por obrigação– aliás, já percebi que posts protocolares passam batidos, ninguém lê.
    bjs

    (Responder)

  14. Comentário do dia 11/1/2014 às 02:18

    Amei o post e me sinto igual!
    Escrever por obrigação realmente é um terror!
    Bom mesmo é relembrar as emoções vividas, não é?
    Adoro ler sobre suas viagens.
    Beijos mil

    (Responder)

  15. vera queirozVera Queiroz
    Comentário do dia 18/1/2014 às 04:23

    Beijos na bochecha, blog ótimo em todas as suas facetas.

    (Responder)

  16. Thiago
    Comentário do dia 18/1/2014 às 22:59

    Discordo! Quando voce criou este blog há alguns anos até daria pra entender se ele fose caótico e você só escrevesse “quando viesse a inspiração”. Mas seu blog virou empresa, voce ganha dinheiro com ele, anuncia aqui seus guias, enfim! Leio tudo que voce escreve há um bom tempo e não acho que o blog seja caótico pelo simples fato de as postagens não estarem extamente na ordem em que voce viajou, por exemplo. Não precisa ser assim, não existe uma regra, eu acho. Não é caótico dos artigos indefinidos de cada texto até o ótimo layout. E, de verdade, nem é pra ser. Você é formadora de opinião. Suas palavras precisam ter e tem credibilidade. As informações que você posta aqui influencia em muitos roteiros e destinos de viagem de muitas pessoas. É muita “responsa”! Tarde demais pra ser caótica! 😉

    (Responder)

  17. Comentário do dia 20/1/2014 às 18:01

    Oi Silvia, primeiro um super 2014 p vc tbém, já tem um tempo que quero passar por aqui mas passando por um período de total mudança, desde novembro ando meio enrolada, eu li o texto da Elaine e adorei, meu blog não é profissional, tento dar o meu melhor mas tenho plena consciencia das minhas limitações, embora esteja sempre tentando supera-las, no entanto o blog sempre foi um “Diário de viagens” ou seja estou falando de mim mesma e das minhas experiências, dos dias que eu vivi viajando, prioritariamente para que eu não esqueça deles kkkk, portanto vinha sofrendo tbém com o conflito de ter foco mais profissional e somente em conteúdo de viagens dando dicas o tempo todo, percebi que isso começou a tirar o prazer de escrever que eu tinha antes, me incomodou, até tirou minhas inspirações, entrei em crise, kkkkk, agora em 2014 decidi retomar a minha prioridade, dar dicas? sim, sem duvidas por que esse é o barato do blog, porém sou eu Kellen quem escreve, p o meu diário que decidi compartilhar publicamente, por isso estou nas fotos sim, falo de mim sim, falo da minha família sim, e vou fugir do tema sim, sem culpa e sem conflitos! rsrs Bjossss

    (Responder)

  18. Comentário do dia 09/2/2014 às 16:19

    No meu blog sobre viagens, somos uma dupla de autores… e eu sou a responsável pela parte caótica. Não sigo qualquer ordem… Cada post depende da inspiração da semana.

    (Responder)

  19. Carmen
    Comentário do dia 24/2/2014 às 07:42

    Eu acho que o seu blog não é caótico. É criativo.
    A criação não é caótica é outra coisa. Na verdade, a ordem não importa!!!

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar