-  Atualizado 21/10/2010

Alemanha a 50 euros por dia – Parte 2

Publicado por: Silvia Oliveira Alemanha, Europa
+ 15 DICAS DA ALEMANHA

1. O Memorial das Vítimas do Holocausto, em Berlim, é um labirinto de lápides sem nome. Já foi criticado por homenagear apenas judeus. Mas ninguém sai do local incólume. Perto dali, o Portão de Brandemburgo – erguido para celebrar vitórias bélicas – hoje abriga a Sala do Silêncio (administrada pelas Nações Unidas) para que os visitantes façam reflexões sobre a Paz. Ambos gratuitos.


Foto: Memorial das Vítimas do Holocausto, em Berlim. (Igor Badalassi)

2. Para os cinéfilos, deixe agendado: o Festival de Cinema de Berlim acontece sempre em fevereiro. A capital também oferece outro evento importante: a Berliner Weisse – uma mistura de cerveja com xarope de framboesa, marca registrada da cidade.

3. No verão andar de bicicleta pode ser uma opção muito agradável – mas nem sempre a mais barata. A Faahrradstation é uma das maiores empresas em Berlim. O aluguel custa 5 euros por hora ou 10 euros por dia.

4. Adidas, Hugo Boss e JOOP! são algumas das marcas legitimamente alemãs. Aproveite para garimpar alguma oferta. Mas lembre-se: mesmo em liquidação, compras devem ser consideradas seu momento extravagância.

5. Eu não recomendo carona em nenhum lugar do mundo, mas a quem interessar possa, a Alemanha é um dos países mais organizados no quesito viagem-dedão. As centrais de carona se chamam Mitfahrzentrale. Se for seu estilo, faça a reserva pelo site, onde eles cruzam dados de interesse entre motoristas e passageiros.

5. A Alemanha tem passes de trem próprios como os Bahn Card e o German Rail Pass. São válidos por um ano e dão descontos. Caso interesse, consulte o site oficial do sistema ferroviário alemão.

6. Martinho Lutero nasceu em Eisleben, perto de Wittenberg, ambas berço do protestantismo. Vale se seu objetivo for turismo religioso ou estiver passando um mês no país.

7. A companhia aérea alemã Lufthansa tem um dos melhores serviços da Europa e oferece barbadas em passagens compradas com antecedência. Mas não deixe de verificar trechos internos nas low costs Air Berlin e Germanwings.

8. Para visitar os principais museus de Berlim compre um passe no Smb.museum por 19 euros. Vale por três dias e dá acesso gratuito a 70 lugares. Outra opção é o Berlin Welcome Card – passe para dois ou três dias. Inclui transporte nas zonas ABC e descontos que variam de 25% a 50% em atrativos e restaurantes. Custa 16 euros por dois dias e 22 euros para três dias.

9. Comida barata e fresquinha você encontra no Fischmarkt, o tradicionalíssimo mercado de peixes de Hamburgo. São muitas as variedades oferecidas nas barraquinhas, tudo acompanhada por música ao vivo aos sábados. Não paga nada pra entrar.

10. Os irmãos Grimm – famosos por suas fábulas infantis – nasceram aqui. A Rota dos Contos de Fada – 600 quilômetros com mais de 50 pontos de visitação que lembram as doidices da Chapeuzinho Vermelho,o sono profundo da Bela Adormecida e até as travessuras do Sete Anões e sua Branca de Neve. Vai de Hanau (cidade natal dos irmãos) até Bremen.

11. Em qualquer cidade peça o bretzel (o nosso pretzel, aquele pãozinho trançado), ideal para beliscar acompanhado de uma bier (cerveja). Melhor ainda se for servido com uma wurst (salsicha), que tem de vários tipos, cores e tamanhos.

12. Se Hannover estiver no seu roteiro não perca o Flohmarkt, o Mercado das Pulgas, realizado aos sábados das 7h às 16h, às margens do rio Leine, que dá um ar peculiar à paisagem. Acesso grátis.

13. Caso sua preferência seja arte contemporânea, arquitetura e design vá para Düsseldorf. Apesar de ser uma cidade antiga pouco restou da sua história após os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Düsseldorf está repleta de museus de arte vanguarda. E a típica cerveja preta Atlbier é fabricada aqui.

14. Em Munique circule pelo Virtualienmarkt – um mercado ao ar livre perto da praça Marienplatz – cheio daquelas barraquinhas com comidinhas típicas e baratas. É fácil encontrar caixas de framboesa por 1 euro ou salsichão por 2 euros. Experimente a ceva típica deles, a Münchener. Aberto ao público.

15. A 2 horas de trem da capital da Baviera (Munique) está Stuttgart, sede da Bosch e da Porsche. Não é uma cidade obrigatória, mas o Porsche Museum vale uma visitinha para os apaixonados pela marca. Entrada gratuita.

MUITO BOM: os quiosques Imbiss. Estão espalhados em vários pontos, por todo o país, e oferecem sanduíche e salsichão bons e baratos.

MUITO CHATO: alguns centros de informações turísticas – o de Berlim, por exemplo, cobram pelos mapas.



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


5 comentários

  1. Hotel Panamby
    Comentário do dia 22/7/2009 às 10:29

    Muito bom materia , é muito importante destacar os aspectos positicos de países como a Alemanha pois eles são muito interessantes e não são muito famosos por turismo

    (Responder)

  2. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 22/7/2009 às 12:37

    Você tem razão! Mais do que castelos, lagos e florestas, a Alemanha é única na Europa, com uma história política como poucos naquele continente! Abs!

    (Responder)

  3. Anonymous
    Comentário do dia 22/7/2009 às 15:00

    O mercado de pulgas no Mauerpark é famoso, um dos maiores de Berlin, e 100% atracao turística. É sempre divertido levar visitantes pra ver aquele monte de tranqueira sendo vendida por todo tipo de gente.

    Mas acredito que o Flohmark no Mauerpark ficou muito pop nos últimos tempos.

    Para uma experiência um pouco mais autêntica de um Flohmart em Berlin eu recomendaria o mercado na Arkonaplatz (bem próximo), ou na Boxhagenerplatz, em Friedrichshain.

    (Responder)

  4. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 23/7/2009 às 12:39

    Obrigada pela dica!

    (Responder)

  5. Coga
    Comentário do dia 20/10/2009 às 09:55

    É, Alemanha é muito legal. Tem milhões de coisas para fazer e uma história fantástica!

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar