-  Atualizado 15/10/2011

As comidinhas de Manaus

Publicado por: Silvia Oliveira Manaus

Tucumã in natura: matéria prima para o famoso X-Caboclinho.

Algo absolutamente inusitado na minha viagem a Manaus foi conhecer – e experimentar –  o sanduíche de tucumã, chamado de X-Caboclinho. O tucumã é uma fruta de polpa alaranjada e fibrosa que me lembrou um pouco a cenoura, embora sejam de famílias completamente distintas. Já o X-Caboclinho trata-se de um crocante pão francês recheado com lascas de tucumã e queijo coalho derretido. Muito comum no café da manhã manauara. Adorei!

Onde comer: Café Regional Joelza | Estrada Torquato Tapajós, km 10 (próximo ao trevo da Estrada do Tarumã) Tel.: (92) 3654-5487.

Açaí: iguaria exótica em muitos países.

Outro clássico da cidade (assim como de toda a região amazônica) é o Açaí. Mas taí um troço que não me desce. Pode vir com granola, banana, leite condensado, seja lá o que for. Não sou fã. Quando comentei via Twitter que não conseguia me apaixonar pelo fruto do açaizeiro choveram mensagens entusiastas dizendo que eu, na verdade, não havia comido o verdadeiro açaí. Talvez. Embora seja oferecido em qualquer boteco de Manaus, o Pará – estado vizinho – é o maior produtor mundial do açaí, considerado em muitos países uma iguaria exótica.

Onde comer: Empório do Açaí | A. Rio Negro, 49 – Conj. Eldorado. Tel.: (92) 3236.8083.

Já o Tacacá me agrada em cheio. Uma combinação improvável de ingredientes resulta num dos pratos mais brasileiros de que se tem notícia. As cuias são montadas precisamente: uma porção de tucupi temperado, um pouco de goma, folhas de jambu (que amortecem os lábios, bem doido!) e um punhado de camarões secos. O mais famoso é o Tacacá da Gisela, nome em homenagem à primeira tacacazeira da cidade. Já a Banca da Adalgisa é tocada pela própria há quase 60 anos no mesmo lugar.

Onde comer: Banca da Adalgisa | Praça Heliodoro Balbi (antiga praça da polícia). Tel.: (92) 9128.7901 e Tacacá da Gisela | Largo São Sebastião (ao lado do Teatro Amazonas)

Bombom de araça-boi: acepipe típico da região.

Os bombons recheados com frutas regionais – como açaí, cubiu e araçá-boi – são sensacionais. Assim como as geleias de buriti e balas de cupuaçu. Há várias lojas na cidade. Além de ser um deleite, é uma ótima opção de lembrancinha tipicamente regional.

Onde comer/comprar: Bombons Finos da Amazônia | Amazonas Shopping – Av. Djalma Batista, 482, 2º piso. Tel.: (92) 8419.0005

Arremate tudo com o Guaraná Real, uma instituição no Amazonas. Primo-irmão do Planet Cola – um dos refrigerantes mais vendidos do estado – o guaraná lembra a tubaína de infância. Seria a bebida perfeita para harmonizar com a alta gastronomia local, o sanduíche de tucumã, por exemplo! :mrgreen:

Leia também

O Encontro das Águas, Manaus | Parte 1
O Encontro das Águas, Manaus | Parte 2

Fotos: Sílvia Oliveira | Matraca’s Image Bank

—————————————-

Minha visita a Manaus faz parte da Expedição Brasil Express, by Matraqueando. Entenda o projeto. Para ver todas as reportagens da expedição, clique aqui.

Artigos Relacionados

Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades

12 comentários

1. Comentário do dia 30/9/2011 às 08:23

Silvia,
    Demoro para comentar mas quando começo sai debaixo…r srsr Não enjoa de mim não , viu? 🙂

Visitei Manaus por 3 dias em Julho de 2010, viajei com meu marido e filhote , mas não conheci quase nada. Só curtir o o Hotel Tropical tambaú e o passeio encontro das águas, que por sinal, você detalhou muito bem nos posts anteriores. Quando eu fui fiz o mesmo passeio que você… meu filho adorou… É muito bom essa diversidade cultural do nosso país?

Sobre a culinária, que é o ponto aqui , aprovei todos os chocolates ( sou chocolátra) Comprei na loja que você citou no Shopping Manaura,q ue por sinal é bem legal, tem uma floresta lá.

O sanduiche de Tucumã é uma delícia, não tem gosto amargo e comi somente no hotel.

Agora os peixes…… Você poderia escrever um artigo só sobre isso.. Quanta fartura né??? Tô aqui babando… O tambaqui foi o meu preferido..

Tô aqui lamentando que não tive oportunidade de provar o tacacá e o guaraná real.. Não deu tempo e meu marido não fez questão ( Eu gosto de provar tudo na culinária local, nem que eu não aprove depois, mas meu maridinho torce o nariz para novas experiências).

Adorei!!!

Beijinhos,

Érika

Resposta de Silvia Oliveira

Pois é, Erika! Você sabe que eu só comi peixes nos buffes de quilo e no barco do Passeio do Encontro das Águas, não frequentei nenhum restaurante específico desta vez! Só fiquei nas “comidinhas”. Adoro o tambaqui. Na primeira vez em que estive em Manaus, também fiquei no Hotel Tropical. Beijão! 🙂

2. vera maria
    Comentário do dia 30/9/2011 às 11:42

Eu fiz projeto Rondom em Parintins quando jovem, e voltei depois pra ficar em casa de amigos por um tempo em Manaus (tenho fortes lembranças dessa época), embora há muitos anos, mas do tacacá nunca consegui gostar, essa goma e o ardor na boca não passavam… o resto é ótimo mesmo, sobretudo as frutas. Continua quente e abafado aí, fui no verão não sei como é nessa estação
    beijo, vera

Resposta de Silvia Oliveira

Eu quase morri assada, Vera! Muito quente, úmido e abafado! O Tacacá tem um “senão”… entornar aquela cuia inteira é que não dá, muito grande… mas dar uma beliscadinha naquele caldinho salgado eu até gosto! beijão! 🙂

3. Comentário do dia 30/9/2011 às 11:45

Nao conheco absolutamente nada do Norte do nosso país!!! Tô adorando viajar pelas suas fotos 🙂
    Beijocas, e bom final de semana,
    Angie

Resposta de Silvia Oliveira

É aquele tipo de lugar que a gente tem que voltar mil vezes… uma ou duas viagens não resolvem! rsrsrsrs!

4. Aline F
    Comentário do dia 30/9/2011 às 12:57

Silvia,

Morei em Manaus por 3 anos, mas isso faz mais de 20 anos… eu tinha 6 anos de idade, rs.

Esses seus últimos posts estão me fazendo reviver o tempo que passei por lá… muitas coisas eram diferentes, tenho certeza disso. Nem shopping existia.

O tacaca no tucupi é uma das coisas que mais me recordo e sinto saudade. Já experimentei em restaurantes de SP, mas são bem diferentes, Outra coisa que me lembro bastante é o guaraná Tuchaua.. nem sei se existe ainda.

Os peixes são um capítulo a parte, Concordo que deveria ter um post somente sobre eles. Costela de tambaqui, pirarucu na casaca, caldeirada… as frutas então…

Bom, estou adorando! Parabéns! 😉

Resposta de Silvia Oliveira

Aline, também adoro os peixes de lá! 🙂

5. Lucia Helena
    Comentário do dia 30/9/2011 às 13:14

Adoro o Guarná Real.As fotos dão água na boca! Saudades de Manaus.

6. afrudêncio
    Comentário do dia 30/9/2011 às 17:51

Guaraná Real.
    Refrigerante de guaraná, com cor de coca-cola e gosto de tubaína.

7. wanderson dos Anjos Curcino
    Comentário do dia 01/10/2011 às 00:17

Silvia,
    Pra mim, que sou paraense, dá um pouco de ciume ver o açaí e o tacacá como “comidinhas de Manaus”, mas pra evitar algum conflito “diplomático” com o estado vizinho não vou falar nada sobre isso.
    Na verdade ouvir dizer que em Manaus há muitos pratos a base de peixe (sim, acredito que nesse ponto eles são melhores que a gente), como o tucunaré e o filhote. Bem não sei se há algum restaurante especializado em peixe, mas deve existir.

Resposta de Silvia Oliveira

Wanderson… ficar magoado com o tacacá e o açaí de Manaus é o mesmo que a Argentina declarar guerra ao Uruguai por causa da empanada ou do doce de leite, que ambos têm como ícones nacionais. 🙂 Sem contar que deixei claro no texto que o Pará é o maior produtor mundial da frutinha do açaizeiro, esse título ninguém tira de vocês! Manaus é mesmo uma referência em peixes (adoro o Tambaqui)… mas isso entra na categoria “restaurantes”, e não na de “comidinhas”! Abs! 😀

Resposta de Wanderson

Silvia,
    Não leva nada muito a sério, antes de ser paraense eu sou brasileiro…aliás estou adorando tua viagem aquí por essas bandas, tá muito legal.

8. Jéssica
    Comentário do dia 03/10/2011 às 18:14

Silvia, parabéns pela escolha! Sou manauara morando no sudeste e morro de saudades das coisinhas tipicamente da terrinha: o acaí, o tacacá, o tambaqui…só o guaraná Real que apesar de muito gostoso não substitui o ícone em guaraná regional chamado Baré. Esse sim, combina com X-Caboquinho, tacacá, tambaqui!! Da próxima vez que for a Manaus procure o restaurante Banzeiro ou Poraquê, especializados em cozinha manauara. Ambos são deliciosos!
    Beijos!

9. Comentário do dia 08/10/2011 às 11:54

silvia, eu ainda nao acredito que nao gostas de acai! eh minha comida favorita ever!!!! entao eu vou te dizer a mesma coisa que sempre digo quando algum amigo meu (nao-paraense) nao gosta do acai: “que bom! sobra mais para mim!” hahahhahahaha

10. Comentário do dia 08/10/2011 às 12:12

ah, e o tucupi e a maniçoba agora sao modinha entre os chefs franceses. tudo muito delicioso. quando tenho tucupi aqui em sampa, faço até arroz com ele (em vez de usar agua, usa-se o tucupi para preparar o arroz. é o chamado “arroz paraense”). em belem tb eh comum encontrar pizza de jambu. em belem (no pará tb) vais encontrar uma infinidade de peixes.

quando fores à Belem (cidade das mangueiras, mangueirosa, cidade morena, ), nao deixa de comer o peixe na telha (na orla de icoaraci), mas recomendo atravessar de barco para ilha do combu para comer no queridissimo saldosa maloca (sim, saldosa com L hehe) dentro da floresta que fica de frente para belem, no rio guama.

e nesse final de semana acontece o Cirio de Nazaré em Belem, a maior procissao catolica do mundo! é uma festividade religiosa maravilhosa! a cidade se enfeita e comemora esse momento com muita alegria! é conhecido como o natal dos paraenses, quando as familias se reunem, as casas se enfeitam, as ruas e lojas tb se enfeitam e desejamos “feliz cirio” a todos (assim como tb desejamos “feliz natal” durante o periodo natalino).

aproveitando, Feliz Círio p/ ti!

Resposta de Silvia Oliveira

Menino!!! Você é uma enciclopédia… quando eu for pro Pará você será meu personal trip! 🙂 Sobre o Círio… eu já amo, mesmo sem nunca ter ido! Obrigada e Feliz Círio para você também! 😀 Abs!

11. Comentário do dia 08/10/2011 às 12:16

esqueci: tens que comer o pirarucu com acai. mas podes escolher entre as milhoes de opcoes de peixes: piramutaba, gó, gurijuba, tamuatá (este é uma delícia no tucupi), filhote, etc. etc. etc.

12. Comentário do dia 13/9/2017 às 01:36

Difícil encontrar alguém que não goste de açaí ou de tapioca. Quanto às frutas, tem a pupunha que normalmente é cozida, e é uma ilustre desconhecida fora da região amazônica apesar da pupunheira ser uma das substitutas mais comuns à palmeira juçara na produção de palmito.

Resposta de Silvia Oliveira

Olá, Daniel! Eu fiquei chocada que conheci a fruta pupunha na Colômbia (lá se chama chontaduro) e nunca a vi no Norte do Brasil! Aqui no sul, pupunha para mim era o palmito! =D

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.