quinta-feira, 31 de março de 2011

Como ir do aeroporto de Londres (Heathrow) ao centro

Tower Bridge - Matraqueando Blog

[Post atualizado em junho de 2015]

O aeroporto de Heathrow  é a porta de entrada dos principais voos intercontinentais, incluindo os que chegam do Brasil. Considerado o terceiro mais movimentado do mundo, Heathrow recebe cerca de 70 milhões de passageiros por ano. Está a 30 quilômetros do centro. Veja como chegar:

Metrô – O aeroporto internacional de Heathrow está conectado ao metrô. O bilhete simples até a estação Piccadilly Circus (zona 1, central) custa £ 5,70. O trajeto demora cerca de 45 minutos. Leve o tempo do trajeto em consideração caso esteja cheio de malas e/ou vá fazer alguma baldeação. Funciona das 5h à meia-noite. Apesar de demorada é a forma mais barata de chegar ao centro de Londres e à estação King Cross-St Pancras (de onde sai o Eurostar para Paris). Para outras zonas da cidade, consulte o preço das tarifas aqui.

Trem – O Heathrow Express conecta o aeroporto à estação Paddington que fica no centro. Ele faz a rota em apenas 15 minutos e custa £ 21,50 (ou £ 35 ida e volta)  se você comprar on-line ou na máquina do aeroporto e £ 26,50 se comprar o bilhete dentro do trem.  Quando você compra pela internet o processo gera um bilhete eletrônico que deve ser apresentado na hora do embarque. Funciona das 5h à 23h30. Já o Heathrow Connect  é um trem mais lentinho que faz o percurso até Paddington em meia hora (tem cinco paradas intermediárias) e o bilhete custa £ 10,10. Também é possível fazer a compra on-line aqui.

Ônibus – A empresa National Express  tem uma linha que conecta a estação rodoviária do aeroporto até a Victoria Station – estação de ônibus no centro da cidade. O tempo de viagem vai variar muito, de 40 minutos a 1h (ou mais), por causa do trânsito. O bilhete custa £ 6 se comprado on-line. Funciona das 5h30 às 21h30. Para quem chega de madrugada, a única opção (além do carésimo táxi, claro) é o ônibus noturno N9 que leva até a Trafalgar Square, zona central e turística da cidade. O percurso dura mais ou menos 1h e custa a partir de £ 2,30.

Shuttle – Há inúmeras empresas que oferecem serviços do gênero em Londres. O shuttle oficial do aeroporto internacional de Heathrow  oferece traslado até o centro para até quatro pessoas por cerca de £ 70. Já a empresa Airpor Shuttle cobra £ 55 para duas pessoas ou £ 68 para três ou quatro passageiros.

Táxi – Como em qualquer lugar, é o meio de transporte mais cômodo. Funcionam 24 horas. O trecho entre Heathrow até o centro fica em torno de £ 70. Para saber quanto vai ficar sua corrida de táxi em Londres consulte o site World Taxi Meter.

Importante: os valores acima estão em libras esterlinas (£). Post atualizado em junho de 2015.

Posts relacionados

Como ir do aeroporto de Paris (Charles de Gaulle) ao centro

Como ir do aeroporto de Madri (Barajas) ao centro

Como ir do aeroporto de Roma (Fiumicino) ao centro

Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro

Leia também

Inglaterra a 50 euros por dia – Parte 1
.
Inglaterra a 50 euros por dia – Parte 2
.
Inglaterra a 50 euros por dia – Parte 3

Foto: Sílvia Oliveira

Share