-  Atualizado 07/01/2010

Desafio National Geographic: Viagem do Conhecimento

Publicado por: Silvia Oliveira Matraqueando
É fato: sempre confundo os estados de Roraima e Rondônia – nunca sei a capital de um ou de outro – e não tenho a menor ideia de que lado ficam as Ilhas Maurício, Seychelles ou Maldivas. Nunca memorizei nem metade dos estados norte-americanos (onde estive cinco vezes!), muito menos poderia listar os nomes daquele monte de mar (Báltico, Cantábrico, Adriático…) da Europa. Geografia é meu trauma. E mapa-mundi, uma espécie de código secreto indecifrável. 

Mas no meu tempo não existia campeonato como esse. Mais de mil escolas públicas e particulares de todo o país já garantiram presença no 2º Desafio National Geographic, uma grande competição estudantil que tem como objetivo principal estimular jovens estudantes – com seus núcleos familiares e escolares – a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem. O Projeto Viagem do Conhecimento é uma iniciativa da Editora Abril e da revista National Geographic Brasil. Tudo para melhorar a qualidade de ensino da disciplina de Geografia e áreas afins.



Podem participar da competição estudantes alunos regularmente matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. Os critérios e formas de inscrição do concurso são simples: basta que um responsável da instituição  – diretor, coordenador, professor de Geografia – inscreva sua escola no site oficial

A primeira fase será no dia 10 de agosto na escola do estudante. A segunda, na etapa regional, acontece dia 19 de setembro em várias sedes distribuídas pelo Brasil. Já as finais, em âmbito nacional, serão realizadas entre os dias 12 e 14 de novembro, junto com um roteiro completo de eventos. No dia 20 de novembro, as provas e gabaritos da Fase Final serão divulgados no site do concurso.

SERVIÇO:

Viagem do Conhecimento – 2º Desafio National Geographic Brasil
Quem pode participar do desafio: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. I
Inscrições gratuitas: até 31 de julho de 2009.
Como se inscrever: professores de Geografia ou a direção da escola inscrevem a instituição no site do desafio, onde encontra também o regulamento completo e todo o material de apoio.

Foto: Cafarnaum – uma cidade bíblica da Terra Santa – que fica na margem norte do Mar da Galiléia. Informações do Wikipédia. Rá.



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


2 comentários

  1. Rê Marques
    Comentário do dia 20/5/2009 às 10:09

    Também sou da sua turma, Silvia.
    As capitais do Nordeste, tou aprendendo agora que moro aqui. Mas vez ou outra me confundo: pra ir pra Recife, vou pro norte ou pro sul da Paraíba? 😉

    (Responder)

  2. carolwieser
    Comentário do dia 20/5/2009 às 22:53

    Eu acho um barato esse desafio! Toda vez que vejo a propaganda no Revista Viagem, fico me perguntando se tivesse um desafio assim pra adulto quem se canditaria? Eu ia passar vergonha…hehehe.

    Beijos

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar