Diquinha básica: confirme seus voos um dia antes de viajar para evitar perrengues

Publicado por: Silvia Oliveira Dicas de viagem

Tenho um ritual na véspera das minhas viagens: preparar minha pastinha de documentos referentes às reservas  e às informações do passeio. Vai do voucher do hotel  ao bilhete do voo, ambos impressos. Os ambientalistas (escutem as vaias!) ficarão horrorizados com tamanho desperdício de papel.

Mas eu ainda não consigo confiar 100% na tecnologia. Sim, está tudo lá no meu e-mail devidamente registrado. Aliás, hoje em dia já dá até para mostrar o bilhete eletrônico pela tela do celular. Mas vai que… a bateria acaba, não tenho conexão wi-fi, o iPad some…  enfim!

Costumo inclusive ligar no hotel para confirmar se eles “enxergam” minha reserva e se está tudo certinho para a minha chegada. O check-in do voo, sempre que possível, também faço pela web e já imprimo o cartão de embarque. O detalhe é que quando se viaja com criança não dá para fazer o check-in antecipado, só no totem de auto-atendimento ou direto no balcão.

Por conta disso, não fiz o web check-in antes e, MARQUEI TOUCA, também não confirmei os horários dos vôos Curitiba – Aracaju. Sim, queridos, horários de voos mudam sem que a companhia aérea venha avisar você!

É comum até que a gente lembre de fazer este tipo de confirmação em viagens internacionais, mas nem todo mundo está atento que alterações também podem ocorrer – e vêm ocorrendo com frequência – nas rotas domésticas. Eu sempre dou uma olhadinha até porque costumo emitir os bilhetes com muita antecedência.

Pois bem , o inesperado – mas não improvável – aconteceu. Cheguei ao aeroporto, ontem, às 8h para pegar o vôo das 8h58… mas a malha aérea havia sido mudada e a rota, antecipada para às 7h43. Perdemos o avião. A GOL jura que me enviou um e-mail avisando e eu, claro, tenho certeza de que não recebi nada.

Resultado prático:  deram um tíquete de alimentação no valor de R$ 18 para cada e fomos reacomodados num voo mais tarde. Chegamos a Aracaju no começo da noite enquanto que a previsão inicial (com o voo anterior) era chegar bem mais cedo.

Lições:

1.  Um dia antes de viajar entre no site da companhia  e, caso não possa ou não consiga fazer o check-in antecipado, pelo menos consulte seu voo para ver se houve alguma alteração. Em último caso, ligue na Central de Atendimento.

2.  Taí a prova de que os dias de chegada e partida não devem ser incluídos nunca no seu roteiro de viagem. Eles são uma espécie de café-com-leite, simplesmente não devem ser considerados. Para quem pensava em dar uma volta na orla da praia ao chegar à capital sergipana só restou jantar e ir dormir.

Fotos: Sílvia Oliveira



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


20 comentários

  1. Comentário do dia 06/3/2013 às 09:35

    Eu já reclamei disso várias vezes no twitter. A Gol altera praticamente todos os meus vôos, desde sempre, e quase nuca avisa. Mas ela nunca me pegou desprevenida. Eu confiro todos não só na véspera, mas uma semana antes, um mês… Até porque algumas passagens minhas já foram alteradas mais de uma vez. E às vezes uma mudança dessas acaba inviabilizando uma viagem. Eu ia pra Goiânia no último final de semana, por exemplo. Comprei a passagem em novembro. Com a mudança da malha, não há mais opções diretas à noite, Resumindo, tive que cancelar a viagem toda. 🙁 A verdade é que é muito difícil planejar uma viagem com antecedência, pois a malha aérea muda o tempo todo!

    (Responder)

  2. MARILIA BOOS GOMES
    Comentário do dia 06/3/2013 às 09:53

    Costumo proceder deste mesmo jeito. Confiro tudo.
    Comprei bilhetes para Lisboa pela TAP com bastante antecedência (dezembro 2012 para voar em maio 2013) e o que aconteceu? Já trocaram de horário 4 vezes em 3 meses. Não dá prá confiar.

    (Responder)

  3. Ana Almeida
    Comentário do dia 06/3/2013 às 11:51

    Obrigada pela dica Silvia e Marilia, pois viajarei em Julho pela TAP. É bom se atentar a essas coisas.

    (Responder)

  4. Comentário do dia 06/3/2013 às 11:53

    Oi Silvia

    Acho que somos de outro tempo, sempre lembro de meu Pai confirmando 48 horas antes todos os voos, e herdei este hábito, porém somente para os voos Internacionais.
    Nos voos Nacionais tenho o hábito de acessar o site um ou dois dias antes e conferir o Ticket e ver se estará com meu plano de Milhas etc.
    Tb imprimo os Vouchers de Hotel, apesar de ter tudo no Iphone e email extra.

    A velha máxima ” Prevenir é o melhor remédio”

    @GusBelli

    (Responder)

  5. Comentário do dia 06/3/2013 às 12:08

    A TAM trocou a hora, o DIA e a cidade de embarque do nosso voo internacional! Sem consulta e sem aviso. Falei do problema lá no blog: http://viagemmassa.com/2013/02/26/a-companhia-aerea-trocou-dia-e-hora-do-nosso-voo-sem-avisar-que-roubada/ É muito abuso! Você planeja, planeja e fica nas mãos das cias aéreas.

    (Responder)

  6. Comentário do dia 06/3/2013 às 13:36

    Ótima dica. Eu eu sempre faço o check in on line também!!!

    (Responder)

  7. Comentário do dia 06/3/2013 às 14:21

    Aconteceu isso comigo hoje de madrugada. Anteciparam meu voo em 1h30, me enviaram e-mail CINCO minutos antes do avião decolar. Nem que eu tivesse visto, eu chegaria a tempo. Me colocaram em um hotel com consumo de R$ 70 liberado e mais um voucher de alimentação no aeroporto de R$ 20. Com sorte, não fiquei jogado no aeroporto.

    (Responder)

  8. Comentário do dia 06/3/2013 às 14:28

    A Gol sempre altera os meus voos. Toda vez que vou viajar, uns 15 dias antes ja começo a cuidar o email pra ver os email de alteraçao q normalmente vão pra caixa de spam.

    Tbm nunca incluo o dia da chegada na programaçao, normalmente faço isso apenas com o dia da volta.

    Enfim, ter um voo alterado, além de ser muito frequente, putz, me deixa puta da cara. Isso sem falar quando nao resolvem alterar a rota, como aconteceu uma vez, onde o voo era CWB-EZE e do nada virou CWB-POA-EZE. Cancelei na hora.

    Outra dica importante, principalmente qdo for voo com a GOL é reservar o hotel com possibilidade de cancelar sem multa, Pq dependendo do q vem, eu geralmente cancelo tudo!

    (Responder)

  9. Comentário do dia 06/3/2013 às 16:16

    oi Silvia! otima dica, pois é! Aconteceu com a AElaine tb! mIsso é serio! eu tb conto sempre odia em que chego praum passeio pelo lugar! bem lembrado! beijao

    (Responder)

  10. Katiane
    Comentário do dia 06/3/2013 às 20:27

    Olá,

    Seja bem vinda a Aracaju. Se desse gostaria de conhece-la.
    Tenha uma boa estadia.

    Abraços!

    (Responder)

  11. Comentário do dia 06/3/2013 às 22:26

    Também prefiro manter hábitos das antigas! Rsrs abraços

    (Responder)

  12. Comentário do dia 06/3/2013 às 22:31

    Aconteceu isso comigo hoje. Sem avisar, a TAM mudou meu voo para o feriado da Semana Santa da sexta às 7h para a quinta, às 21h. Eu nunca tinha visto isso antes, no dia anterior? Mas a sorte foi que descobri por acaso, quando fiz login com minha senha TAM Fidelidade para consultar umas milhas. Só assim encontrei meus bilhetes e cliquei por curiosidade. Não houve nenhum aviso prévio, nenhum SMS ou email. E se eu chegasse ao aeroporto só no dia seguinte ao suposto voo que alteraram pra mim??? Absurdo! Sorte que sua viagem deu certo, né? Abraços, Rafa

    (Responder)

  13. Comentário do dia 07/3/2013 às 13:33

    Que coisa Silvia, essa dica é valiosa, eu só aprendi depois que passei um perrengue, chegamos no aeroporto de Punta Del Leste e cadê o voo p Buenos Aires, tinha síido uma hora antes, segundo eles, me ligaram p avisar da mudança, mas não recebi nada, absolutamente nada, pelo menos nos encaixaram no dia seguinte, mas pagamos uma diária a mais em Punta e perdemos a diária de Buenos Aires, até hj estamos no prejuizo! Bjooosss

    (Responder)

  14. Andreza Silva
    Comentário do dia 07/3/2013 às 17:10

    No último Carnaval eu tive DOIS voos alterados, um da Azul/Trip (Manaus-Tefé) e um da Tam (Manaus-São Paulo). Ao menos tive a sorte de ser avisada por ambas cias com antecedência o bastante para providenciar o ajuste de horário do transfer na ida e reservar uma noite a mais de hotel na volta.

    (Responder)

  15. Comentário do dia 07/3/2013 às 23:32

    Ah,ah,eu tambem.Estou indo pra Europa por trinta dias em maio e ta tudo absolutamente impresso.Tambem prefiro assim.

    (Responder)

  16. Nai Oliveira
    Comentário do dia 15/3/2013 às 20:42

    Ola, estou indo para Lisboa agora em abril para passar dois meses e, lá, ficarei na casa de um amigo (bem distante) da minha família. Por ser Pascoa, gostaria de levar algum agradinho, como um ovo de pascoa. Gostaria de saber se posso embarcar com ele, estando a embalagem lacrada.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Nai, sim, pode!

    (Responder)

  17. Janaina
    Comentário do dia 17/3/2013 às 22:44

    Comprei minha passagem para Porto Alegre em dezembro pela Gol, duas semanas antes me enviaram um e-mail alterando a hora e até o dia. O pior é que os e-mails da Gol e da Tam, não sei por que, sempre vão para a caixa de spam.

    (Responder)

  18. Felipe Severino (Aracaju)
    Comentário do dia 25/3/2013 às 11:41

    Sílvia, se eu soubesse que vc estava vindo pra minha terrinha, eu tinha ido no aeroporto te pegar um autógrafo! (e recomendar alguns lugares tb) Rsrsrsrsrsrs. Sou formado na área de turismo, adoro viajar e adoro o seu site. Já me ajudou em muitas viagens!

    Abraço.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Hahaha, Felipe! Teria sido legal encontrar um leitor por aí! Abs!

    (Responder)

  19. Adriana
    Comentário do dia 11/2/2014 às 21:44

    Oi Silvia! Me ajuda com uma duvida? Se a companhia aérea modificar o horário de um trecho da minha viagem posso alterar a passagem de ida e volta sem custo? Obrigada.

    (Responder)

  20. Comentário do dia 05/9/2017 às 06:58

    Obrigado. Artigo muito informativo.

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar