-  Atualizado 10/07/2010

Espanha a 50 euros por dia – Parte 3

Publicado por: Silvia Oliveira Espanha, Europa
ONDE FICAR NA ESPANHAO Hostal – uma espécie de pensão brasileira – é a hospedagem frequente e por excelência para quem quer dormir gastando pouco na Espanha. Geralmente está localizado em prédios antigos, com elevador (quando há) portando aquelas gradinhas de ferro quadriculadas que a gente tem que abrir ou fechar com as próprias mãos. Assim como a rede de albergues, os hostales podem oferecer banheiros no quarto ou não. Quase sempre sem café da manhã que – em 90% dos casos, vantagem – estão incluídos nos albergues. O grande diferencial de um (bom, que fique claro) hostal é o atendimento. É como se a gente ficasse hospedado na casa de amigos. A recepção é na sala (literalmente) e o dono quase sempre está ali para receber você. Detalhe: a maioria não aceita cartões de crédito.


Foto: Bar Tio Pepe, em Barcelona. Lugar típico para “ir de tapas“. (Raul Mattar)

HOSPEDAGEM ECONÔMICA NA ESPANHA

Na Espanha – assim como em Portugal e na Grécia – os seus 50 euros devem render mais. A oferta de hospedagem econômica é ampla. E quando se consegue dormir decentemente pagando pouco, sobra cascalho para desfrutar da boa (e também barata) comida do país. Em Madri, o Hostal las Murallas pode ser um excelente custo benefício para um casal. O quarto duplo está a partir de 38 euros (19 por pessoa) com televisão e banheiro privado. Sem café da manhã. Os quartos são bem simples, mas o hostal está muito bem localizado, a 100 metros da Gran Via, ao lado da Puerta del Sol. E os três museus – Prado, Thyssen y Reina Sofía – ficam a 15 minutos andando dali. Para tirar a barriga da miséria pague apenas 8,50 euros para dormir (com café da manhã incluído) no quarto coletivo do Albergue Juvenil Santa Cruz de Marcenado (c/ Santa Cruz de Marcenado, 28. Tel.: 915.474.532). É bem impessoal, não tem cozinha para o hóspede, mas oferece um microondas.

Outra pechincha na capital espanhola é o Barbieri International Hostel . O quarto de casal sai a 32 euros (16 por pessoa), com café da manhã! Mas os banheiros são no corredor. E eles oferecem uma novidade: a tarifa diurna de 5 euros para quem quer só tomar um banho, usar a cozinha e deixar as malas na sala de bagagem. Para subir um pouco na vida sem ter que apelar para um concierge conheça o Hostal Victoria. Apesar da decoração cafonilda, os quartos – reformados – têm toalhas brancas, ar condicionado, frigobar, TV e estão de frente para a Puerta del Sol. A diária está a partir de 40 euros para o casal (20 por pessoa). Aceita cartão de crédito, o que é raro nesse tipo de hospedagem.

A 50 metros da Casa Batló de Gaudí e a cinco minutos caminhando do calçadão Las Ramblas está o Centric Point Hostel, em Barcelona.  Excelente localização. A diária nos dormitórios sai a partir de 16,90 euros com um delicioso café da manhã. O staff não é dos mais amáveis, mas a excelente localização e o ambiente agradável farão você esquecer qualquer grunhido na recepção. Para ficar no Bairro Gótico, invista na simples e honesta Pensão Alamar. Quarto duplo a partir de 36 euros (18 por pessoa) e oferecem, sem cobrar nenhum adicional, berço para crianças até dois anos. Não tem café da manhã, mas a cozinha está à disposição dos hóspedes. Banheiro no corredor, o que pode ser um baita inconveniente para quem viaja com o bacuri. Mas por uma ou duas noites… quem sabe.

O Center Hostel Valencia pode ser uma boa e econômica opção para se hospedar quando você for conhecer a Cidade das Artes e da Ciência, em Valência. Fica no centro, ao lado da Plaza de la Virgen. O café da manhã está incluído e oferece internet wi-fi grátis. Tarifas a partir de 16 euros por pessoa, em quartos coletivos. Não tem habitación doble. Outra opção é o Hostal Moratín, também no centro da cidade. O quarto duplo sai a partir de 40 euros (20 por pessoa) com chuveiro. O café da manhã continental custa 2,50 euros. Quando for conhecer o Alhambra, em Granada, hospede-se numa típica casa Andaluza. O Hostal Landazuri têm quartos cômodos, com banheiro e uma linda vista para o monumento. A partir de 40 euros, o casal. Café da manhã a partir de 2,50 euros.

ONDE COMER NA ESPANHA

As tortillas – uma espécie de omelete com batatas – está para a Espanha assim como a coxinha de frango está para o Brasil. São populares, saborosas e podem ser encontradas em bares, restaurantes e nos supermercados. Existem paellas (o tradicional prato temperado com açafrão que geralmente inclui – com algumas variações – arroz, frutos do mar e legumes) por todos os cantos e preços. Nem sempre a mais cara será a melhor. Por uma média de 9 euros você encontra paellas individuais recheadas e decentes.

Algumas porções são tão grandes que às vezes servem duas pessoas.


Foto: Café da manhã em uma panadería espanhola. (Raul Mattar)

Para desfrutar do modo mais espanhol de beliscar comidinhas, vá de tapas – o petisco espanhol. Existem tantas variedades, que eu não saberia mencionar nem 30% aqui. Os tira-gostos vão das nossas conhecidas azeitonas, passam pelo tradicional jamón ibérico e chegam a elaboradas receitas como a banderillas, que levam presunto, salmão, cogumelos, camarão, aspargos, ovos de codorna, batatinhas, kani e anchova. Tudo acompanhado por uma cremosa pasta alho e óleo.

Em diferentes cidades da Espanha você encontra a cadeia de restaurante FrescCo. O buffet completa inclui saladas, prato quentes, sobremesas (geralmente frutas das estação) e bebida (que pode ser água, refrigerante, chopp ou vinho) por módicos 8,50 euros por pessoa até às 18h. Depois, custa 9,95 euros. Todos os restaurantes são novos e aconchegantes, apesar do burburinho (vivem lotados!) na hora das refeições! Você encontra a rede em Madri, Barcelona, Sevilha, Bilbao, Valência, Granada, Salamanca, entre outros lugares. Consulte o site deles para saber onde há um restaurante mais próximo de você.

Na capital espanhola você também pode conhecer a Taberna Alhambra. A Paella Mixta está 7,00 euros. Ambiente típico. A três quadras da Puerta del Sol. Em Valência experimente a tradicional cozinha mediterrânea na rede Neco Buffet, no estilo do FrescCo. Comida à vontade, com diversas sobremesas a 9,85 euros por pessoa durante a semana, por exemplo. No sábado e domingo vai para 12,90 euros. Não inclui bebidas. Ah, e para seu churros com chocolate quente se aconchegue no El Gran Café,  no número 09 da rua Carrer d’Avinyo, no centro histórico de Barcelona. Para comer lá é caro, mas dois churrinhos não vão matar ninguém. O edifício, todo em arte noveau, é de 1920. Ambiente sofisticado para você se lembrar de que também é filho de Deus.

SESSÃO MÃO-DE-VACA-MUQUIRANA

Nos supermercados Al Campo  procure pelo produtos Primer Precio. Estão por todas as gôndolas. São 40% mais baratos que os concorrentes, com a mesma qualidade. Entre no site para ver onde há uma filial mais próxima de você. Pizzas médias, por exemplo, a 2,30 euros. Existem massas prontas (ravióli, capeletti e talhatelli) com vários temperos (ricota, pesto, carne ou quatro queijos) a partir de 1,85 euros.

MOMENTO EXTRAVAGÂNCIA

Programe-se para ir a Girona experimentar o menu degustação do estreladíssimo-top-mega-über restaurante El Bulli, do chef catalão Ferrán Adrià. O menu degustação está 220 euros. Só que para este ano,

lo siento. Não há mais lugares.

Mas fique atento: em outubro dezembro eles devem abrir as reservas para o ano que vem.

Ó QUE CURIOSO

A expressão “sangue azul” surgiu na Espanha na época que o país foi invadido pelos árabes. A nobreza percebeu que suas veias eram mais azuladas que a de outros povos como os mouros, por exemplo. Por isso, hoje em dia associamos o sangue azul à gente de “linhagem”.

UM FILME PARA INSPIRAR

Volver (2006), de Pedro Almodóvar.

ESPANHA LEMBRA

Guernica, churros, notívagos, Joan Miró, tinto verano, ¿por qué no te callas?, nossa família.

MELHOR ÉPOCA PARA IR

Há festa o ano inteiro nas mais diferentes cidades espanholas. Se puder, evite o alto verão, principalmente na Andaluzia, onde os termômetros batem facilmente a casa dos 40 graus. Na Semana Santa, Sevilha enlouquece (e os preços ficam absurdos) com a Feria de Abril. O festival Las Fallas, de Valência, acontecem em março. O inverno não é muito rigoroso, mas lembrando que a Espanha tem a Sierra Nevada. Dependendo do seu destino, coloque bastante roupa de frio na mala. Para garantir melhores preços vá em fevereiro, março, outubro e novembro.

Site do país: www.spain.info
Embaixada brasileira: Calle Fernando El Santo, nº 06 (3491) 700-4650 – www.brasil.es

NA SEMANA QUE VEM DESEMBARCAMOS NA FRANÇA. VOILÁ!

Posts relacionados:



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


38 comentários

  1. Anonymous
    Comentário do dia 30/7/2009 às 16:52

    É uma pena que em menos de 24 hs hajam duas noticias para terras tão acolhedoras (na minha opinião), como é Espanha. Mas enfim, vamos torcer pela paz no mundo.
    Adorei a série! Pra mim, foi especial…jejeje!
    Beijos
    Nos vemos em Paris, tré chic… (virge, como será que escreve isso??)rs.
    Nair

    (Responder)

  2. Anonymous
    Comentário do dia 30/7/2009 às 16:53

    Me refiro às notícias de terrorismo, infelizmente.

    Nair

    (Responder)

  3. Emilia
    Comentário do dia 30/7/2009 às 17:44

    Silvia, está demais essa sua série!!! Merece destaque no Riq 🙂
    Ai, a Espanha…(suspiros)
    Um abraço!

    (Responder)

  4. A DONA DO MUNDO
    Comentário do dia 30/7/2009 às 22:54

    TO ADORANDO A SERIE
    SOU DOIDA PRA CONHECER O INTERIOR DA FRANÇA E DE PORTUGAL, INCLUINDO ITALIA, E MAIS UM ANINHO PASSEANDO , KKKKKKK, BEIJO QUERIDA
    BOM FINAL DE SEMANA,

    (Responder)

  5. Joaninha Bacana
    Comentário do dia 31/7/2009 às 07:51

    Mmmm, elBulli… 🙂 A propósito, as reservas para o ano que vem abrem em Dezembro de 2009. E, enquanto isso, dá pra se divertir com o livro dele (que é show): A Day at elBulli (Ferran Adrià, Juli Soler, Albert Adrià).
    Beijos, Angie

    (Responder)

  6. Tia Edi
    Comentário do dia 31/7/2009 às 09:52

    Filhinha Número 1!!!!!
    Cada vez melhor este blog!!!
    Delicioso…. maravilhoso!!!!
    Uau!!!!
    Mas dá ua fooommeeeee!!!
    E são 10:00 ainda!!!!
    Bjus

    (Responder)

  7. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 03/8/2009 às 16:59

    Nair: eu tenho fé, sempre, de que tudo será melhor! Bjs!

    (Responder)

  8. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 03/8/2009 às 17:01

    Emilia: se o Riq vir a sessão mão- de-vaca-murquirana, mais as hospedagens pensão-hostel-albergue.. ele me deserda! hahahaha! Bjs!

    (Responder)

  9. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 03/8/2009 às 17:02

    Karol, comece a se planejar.. viajar está cada vez mis fácil e mais barato! Bjs!

    (Responder)

  10. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 03/8/2009 às 17:03

    Angie, é verdade, as reservas começam em dezembro. Assim que puder corrijo lá no post! Boa dica a do livro! Bjs!

    (Responder)

  11. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 03/8/2009 às 17:15

    Tio Edi: ui, ui… e eu, refazendo esta série… está me dando um comichão, quero ir para Europa, mas não de férias e, sim, para passar uns seis meses! 🙂

    (Responder)

  12. Muricando
    Comentário do dia 04/8/2009 às 00:46

    Ficamos no Hostal Madrid. No centro, na calle Atocha. Custa 50 euros o casal. http://hostalmadrid.com/

    (Responder)

  13. rnt
    Comentário do dia 05/8/2009 às 12:03

    Sil, vc podia fazer tbm um post com as suas dicas de bagagem, né, sei lá, fotografar o q vc levou, pra iluminar as mentes atrapalhadas de pessoas inseguras q tendem a carregar o mundo por nao saber selecionar… ;]
    bjoooo

    (Responder)

  14. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 05/8/2009 às 13:36

    RNT, eu queria mesmo era fazer um vídeo com estas informações, porque é muito importante O QUE LEVAR e QUANTO LEVAR DE ROUPA. Tá prometido! Logo você verá as informações aqui! Bjs!

    (Responder)

  15. PEDRO
    Comentário do dia 28/2/2010 às 09:44

    hola,seria tan amable de explicarme que quiere decir con la palabra “NOTIVAGOS”que esta en el parrrafo de “Guernica,churros, notívagos, Joan Miró, tinto verano, ¿por qué no te callas?, nossa família.”ya que la he buscado en el diccionario de la R.A.E y no existe.
    un saludo desde España.

    Olá, você poderia por favor explicar o que você quer dizer com “Notivagos” que está no parrrafo de “Guernica, churros, Notivagos, Joan Miró, tinto de verano, porque no te callas?, nossa família.” desde o Eu olhei no dicionário da RAE e não é.
    uma saudação de Espanha.

    (Responder)

    Resposta de Sílvia Oliveira

    Hola, Pedro, gracias por la visita.
    “Notívago” es la persona que tiene hábitos de vida nocturnos, que les gusta trabajar por la noche, por ejemplo, o les gusta la vida nocturna, que aprecia la vida por la noche. =)

    (Responder)

    Resposta de PEDRO

    hola,gracias por contestar tan pronto .

    (Responder)

    Resposta de PEDRO

    hola .No encontraba la palabra en el diccionario porque no se escribe “NOTIVAGO” ,se escribe “NOCTIVAGO”
    noctívago, ga. (Del lat. noctiv?gus). 1. adj. poét. Que anda vagando durante la noche. U. t. c. s. (DRAE 2001)

    Un saludo.

    Resposta de Silvia Oliveira

    Eso es, en español “noctívago” se escribe con “c” y tilde en la “i”. En portugués: notívagos. =)

    (Responder)

  16. Mirian T.
    Comentário do dia 13/6/2010 às 03:42

    OI! Muito legal o seu blog.
    Vc tem alguma dica de hotel (bbb-bom/bem localizado/barato) em Valência-Espanha?

    (Responder)

  17. Anamaria Alves Napoleão
    Comentário do dia 01/8/2010 às 22:42

    Adorei!!! Muito útil para quem está indo ao país (vou em setembro)…
    Não vi se você já fez, mas a idéia de algo com dicas sobre o que levar na bagagem é muito pertinente.
    Beijinhos…
    Anamaria

    (Responder)

  18. Janira Borja
    Comentário do dia 18/8/2010 às 00:04

    Uma cidade liiiinda da Espanha que merece uma visita (não sei se estaria nesse guia, já que a proposta é toda uma coisa mais básica..) é Santiago de Compostela, destino dos peregrinos do Caminho de Santiago. O casco viejo é um primor medieval, uma aula de história, cafés deliciosos nas plazas para gastar horas, igrejas cheias de infinitos detalhes, ruelas surpreendentes… Vale muito a pena! Beijos, Silvia!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Janira! Acho que vale muito à pena incluir Santiago de Compostela, sim! O viajante pode viajar com 50 euros por dia por várias cidades européias, principalmente se priorizar as menores… 🙂

    (Responder)

    Resposta de Janira Borja

    E se tem tempo, esse luxo pós-moderno, dá para fazer de Santiago uma base para visitar cidades próximas da região da Galícia, que é belíssima (e, em geral, bem mais barata que o restante da Espanha). Finisterra (a parte mais ocidental da Europa), uma pontinha de terra que despenca no oceano é um pueblo lindíssimo e, se não me engano, está a umas 2 horas de Santiago….

    Vc assistiu Mar Adentro? É um filme belíssimo, com cenas que dá uma boa idéia do que é a Galícia…

    Beijos e continuo de olho no seu blog! 😉

    (Responder)

    Resposta de Janira Borja

    Alô, prof. Pasquale, desculpaê!
    *”com cenas que DÃO uma boa idéia…”

    Resposta de Silvia Oliveira

    Assisti duas vezes e ameeeei! 🙂

  19. Cláudia
    Comentário do dia 21/10/2010 às 23:03

    Olá Silvia, seu blog é muito bom. Parabéns!
    Estou querendo passar um tempo com minha família estudando em Madrid. Você tem alguma sugestão de bairros bons para morar e que o custo de aluguel não seja tão alto? Muito obrigada, Cláudia.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Nunca morei em Madri, não saberia informar! No blog Turomaquia (www.turomaquia.com) talvez você encontre informações mais precisas. A autora mora na Espanha! ¡Suerte! 🙂

    (Responder)

  20. Mariane Silva
    Comentário do dia 18/12/2010 às 23:51

    Adorei seu blog. Parabéns!
    Tens alguma dica de restaurante bom e barato em Santiago de Compostela? Gostaria também de deixar a sugestão de fazer um post com dicas de restaurantes bons e baratos em Portugal. Estou indo para lá com criança e fico com um pouco de medo de entrar em qualquer restaurante.
    Muitíssimo obrigada,
    Mariane

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Puxa, não tenho nada para indicar em Santiago de Compostela. Sobre a dica dos restaurantes de Portugal… anotadíssima! 🙂

    (Responder)

  21. norma
    Comentário do dia 17/2/2011 às 20:51

    OI Silvia

    Demais seu blog! Estou indo em Abril para a Espanha e fico quase um mes. Peguei dicas aqui mas ainda to sofrendo com os percursos internos.Se vou de trem ou avião.To quase alugando um carro.rsrsrs
    Se pude me dar mais dicas…
    Obrigada!!
    bjs

    (Responder)

  22. norma
    Comentário do dia 07/3/2011 às 12:22

    Oi Silvia,
    Muito legal seu blog!
    Estamos indo para Barcelona, Valencia, Granada, Sevilha e Madrid.
    Penso em visitar Ronda.O que vc diz?
    Algum outro lugar imperdível para conhecer? Penso tb em Toledo, estando em Madrid.

    Bjs e obrigada

    (Responder)

    Resposta de Sílvia Oliveira

    Ronda é im-per-dí-vel! Vá fundo! Estando em Madri, Toledo é uma bate-e-volta excelente! =)

    (Responder)

  23. Ludmila
    Comentário do dia 19/5/2011 às 02:37

    Muuuuuito obrigada!!!! Estou aqui no Hostal Victoria II graças as suas preciosas dicas e estou super bem instalada, pendurada no Wifi… Só foi um pouquinho difícil entender a senha interfonando pra recepção jà que na hora de soletrar, Úbe quer dizer V… Rssss. Bjão

    (Responder)

  24. Ana Cláudia
    Comentário do dia 26/5/2011 às 12:18

    Fiquei no Hostal Victoria em Madri graças à dica do Matraqueando! Foi ótimo: ótima localização, quarto arrumadinho, banheiro novinho em folha, elevador, wi-fi grátis, recepção 24 horas. Um excelente custo benefício!
    Claro que, dois anos depois, a diária já não é mais 40 euros pro casal – passou pra 53. Mas ainda assim, um ótimo preço para o que oferece. Ah, quando fizer a reserva, apenas confirme se será possível pagar as diárias com cartão de crédito SEM NENHUM ACRÉSCIMO. Tinha visto no site que o hotel aceitava cartão, então fui pagar minha conta despreocupada no fim da estadia, usando o cartão. Daí a recepcionista (que era novata) falou que, para pagar com cartão, provavelmente ela teria que acrescentar uma taxa, que iria consultar isso com a gerência. Daí eu falei que não havia informação nenhuma sobre taxa no meu e-mail de confirmação da reserva e que o site do hotel informava que cartões de crédito eram aceitos sem problemas… Daí ela acabou passando só o valor normal no cartão mesmo, mas vai saber o que outro funcionário faria… Portanto, fiquem atentos a isso!
    Ah, antes de reservar vi algumas resenhas sobre o hostel com reclamação do barulho que vinha da rua durante a madrugada, por isso pedimos um quarto com vista pro pátio (não pra rua). Acho que foi uma ótima escolha, pois não escutamos barulho algum durante a noite. Ficadica! 😀

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Muito obrigada pelo feedback e dicas, Ana Cláudia! Fico realmente feliz que sua viagem tenha sido 10! 🙂

    (Responder)

  25. Allysson Oliveira
    Comentário do dia 12/6/2011 às 16:29

    Silvia,

    estou me deliciando com seu blog, agora site. Descobri nas pesquisas que estou fazendo para minha curta e sonhada temporada européia.

    Por questões de tempo e $$$ vou me limitar a Madri e Paris (14 dias).

    Vi no blog um post seu de 2006, falando sobre Tanger. É um lugar que me atrai.

    Estou pensando em ir lá, só mesmo pra poder dizer: “atravessei o Mediterrâneo e estive na África”. E também para refazer os passos de Jim Morrison, que esteve lá em maio de 1971. Vou seguir seus passos também em Madri e por Paris. Meu roteiro é um pouco fora dos chamados clichês.

    Sei que posso pegar o ferry em Algeciras ou Tarifa, certo?

    Você acha viável sair de Madri para o litoral, pernoitar no lado espanhol e atravessar o Mediterrâneo bem cedo, ver Tanger e voltar no mesmo dia?

    Não queria passar a noite no Marrocos, por um certo receio e por economia.

    Se for viável qual é a melhor opção de transporte de Madri a Algecira, ou Tarifa?

    Já abusando de sua boa vontade, e expondo minha inexperiência (risos), entre setembro ou novembro que mês você escolheria para essa viagem? Quero evitar altas temporadas com altos preços e super lotação e claro o frio europeu.

    Desde já agradeço pela ajuda e parabenizo pelo site sensacional.

    Abraços

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Allysson, quando fui a Tanger eu saí de Sevilha (sul da Espanha) e fui a Tarifa de ônibus. Já de Madri até Tarifa são quase 700 km, umas nove horas de viagem (de ônibus). Seria melhor você chegar a Tarifa e ir direto a Tanger e dormir lá (é super traquilo e todo mundo fala espanhol). O Marrocos é baratíssimo e você vai pagar uma pequena fortuna para dormir no lado espanhol. Tarifa é uma cidade caríssima. Estude preços e horários de ferries aqui: http://tarifa.costasur.com/pt/ferry.html
    Prefiro setembro, é mais calor. E os preços são mais ou menos os mesmos de novembro – quando já faz muito frio, principalmente em Paris! Boa viagem! 🙂

    (Responder)

    Resposta de Allysson Oliveira

    Silvia,

    muito obrigado pela resposta atenciosa e a jato.

    E pela dica excelente.

    Abraços.

    (Responder)

  26. Allysson Oliveira
    Comentário do dia 28/7/2011 às 16:58

    Silvia,

    em primeiro lugar quero agradecer muito a você pela excelente dica do PARIS EM FOCO. A Carolina é super gentil e está montando meu roteiro na capital francesa, também comprei entradas e passagens com ela além de usar em um dia o serviço de guia acompanhante.

    Obrigado.

    Bom, se a parte francesa da viagem está ok a parte Espanha ainda está indefinida. Vi sua resposta que você foi a Tanger via Tarifa.

    Mas por uma questão sentimental eu prefiro sair de Algeciras. Estou refazendo os passos de Jim Morrison e ele usou essa rota.

    Tenho os horários e custos do ferryboat Algeciras/Tanger/Algeciras, o problema é qual a forma mais rápida de chegar a Algeciras.

    O que você acha?

    Independente de custos seria mais rápido ir de avião ou trem rápido de Madri até alguma cidade mais próxima de Algeciras e de lá acabar de chegar de ônibus?

    Vou seguir sua dica de dormir em Tanger mas terei 2 dias e meio para ir e voltar. Mas faço questão de pelo menos pisar em Tanger.

    O que você me sugere?

    Obrigado mais uma vez e parabéns pelo site genial.

    Abraços

    (Responder)

  27. Allysson Oliveira
    Comentário do dia 28/7/2011 às 17:16

    Silvia,

    seguindo sua dica naveguei pelo site da RENFE.

    Vi que existem trens de MADRI a ALGECIRAS que levam 5 horas de viagem a passagens entre 70 a 100 euros.

    Meu espanhol é sofrível e vi no site a informação “tren Altaria” mas como está em “Origen”: Madrid e “Destino”: Algeciras acho que é isso mesmo, certo?

    Seriam esses os chamados trens rápidos?

    Apesar do preço se isso estiver correto acho que pra mim vale a pena pela maior rapidez.

    Agradeço de novo a ajuda.

    Abraços

    Allysson – Goiânia

    (Responder)

  28. Allysson Oliveira
    Comentário do dia 29/7/2011 às 20:28

    Silvia,

    imagino que com sua agenda super recheada e agora com 2 sites seu tempo esteja ainda mais difícil.

    Ainda mais que centenas de pessoas escrevem pedindo ajuda…

    Me perdoe a insistência, mas a data da viagem se aproxima e precisava te perguntar se você acha seguro deixar para comprar a passagem do trem MADRI/ALGECIRAS na estação de Atocha pouco antes do embarque ou é mais indicado comprar pelo site RENFE com antecedência.

    Me sinto inseguro com os dados do site RENFE, como pode ver nos meus 2 comentários anteriores.

    Mais uma vez agradeço pela sua inestimável contribuição para os viajantes desavisados como eu…

    Seu novo site ficou muito bacana, a foto do camenbert com mel deu água na boca…

    Abraços

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Allyson! Eu costumo viajar com tudo planejado. Se fosse eu, compraria com antecedência pelo site. Pode ser que tenha passagem na hora, um pouco antes do embarque? Sim, pode ser. Mas pode ser que não também! Então, eu não arriscaria! Abs! 🙂

    (Responder)

  29. Allysson Oliveira
    Comentário do dia 24/10/2011 às 16:55

    Cara Silvia,

    gostaria de agradecer mais uma vez pelas suas preciosas dicas e conselhos.

    Fiz meu roteiro em setembro e tudo correu bem.

    Vou tecer alguns comentários.

    As “tapas” são mesmo sensacionais. Devo ter provado umas 30 variedades, de jamon iberico (sensacional), queijos incríveis, frutos do mar e azeitonas. As olivas espanholas são saborosíssimas.

    Tanto em Madri como na Andaluzia, sul da Espanha, a simpatia de todos é cativante. Senti muita falta desse sentimento na França.

    Me hospedei no hotel Gran Atlanta, excelente relação custo benefício. O hotel fica bem perto da avenida Paseo de La Castellaña e do estádio Santiago Bernabeu.

    O café da manhã do hotel é excelente e se não estiver incluso custa 8 euros por pessoa.

    Madri é facílima de andar. Metrô e ônibus eficientes, confortáveis, rápidos e seguros.

    Recomendo o restaurante El Sobriño del Botín, o mais antigo do mundo, era o preferido por Hemingway nos tempos da guerra civil. Não é barato, entre 30 a 50 euros por pessoa no jantar, mas vale a pena.

    Próximo a Puerta del Sol na Gran Via o Museu do Jamon é parada obrigatória.

    Outra boa dica é o serviço de ônibus de turismo de Madri, vale a pena fazer para se ter uma visão maior da cidade, depois você volta aos lugares a pé e com tempo.

    A visita ao estádio do Real Madri me surpreendeu. Eu iria de qualquer jeito mas ela pode agradar mesmo quem não é aficcionado por futebol.

    Como detesto as touradas por achar uma estupidez cruel com os animais não fui a Las Ventas.

    Madri é sensacional e apaixonante.

    Abraços.

    (Responder)

    Resposta de Sílvia Oliveira

    Muito obrigada pelo relato, Allyson! 🙂

    (Responder)

  30. Carol Palonbino
    Comentário do dia 06/1/2012 às 16:36

    Na Espanha tem a rede de café/lanchonete “Rodilla” que vende bocadillos de diversos sabores a 1euro. O lanche é pequeno, mas pelo valor compensa comprar uns 3 que já dá pra matar a fome gastando bem pouco!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Opa, adorei a dica! 🙂

    (Responder)

  31. Felipe Tavares
    Comentário do dia 07/2/2012 às 00:05

    Oi Silvia, adoro o seu blog! Sempre viajo com a meta dos 50 euros por dia, e nem sempre é facil…suas dicas são fundamentais! Vou a Barcelona semana que vem e queria saber se vc podia indicar um ou dois bares para eu tapear sem gastar muito…
    Obrigado!!!!
    Felipe Tavares

    (Responder)

  32. Lara
    Comentário do dia 31/5/2012 às 12:14

    Silvia, bom dia!

    Por favor, você teria algum roteiro legal para passar de 15 a 18 dias na Espanha.
    Ou quantos dias são suficientes em cada local.
    Quais trens utilizar.
    Pretendia ir em agosto, chegando dia 3, vou sozinha e minha dúvida é hotel, hostal, albergue – quarto individual? Não posso gastar muito também.

    Minhas intenções são se visitar Madrid, BArcelona, Ávila, Segóvia, Granada e Toledo.

    Agradeço muito sua ajuda.
    Lara

    (Responder)

  33. Joana Biascovich
    Comentário do dia 12/9/2012 às 19:51

    Gostei muito desta bateria de matérias sobre a espanha, Silvia.
    Eu estou juntando um dinheiro para ano que vem fazer um intercâmbio lá .
    Vai ser ótimo para eu aprender hablar Espanhol, rs.
    Suas dicas já vão me ajudar muito nesta viagem!!!
    Beijos

    (Responder)

  34. Comentário do dia 04/12/2013 às 13:51

    Eu amei este site, tão completo e muito bem escrito e com dicas sensacionais para tudo que precisamos(hoteis, transporte, diversão, comida, cidades importantes, etc). Porém, eu não consigo imprimir para levar na minha viagem como um roteiro. Tem como mandar por email ?Queria a Espanha parte 1,2 e 3.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Adriana! Infelizmente não enviamos artigos por e-mail. Abs!

    (Responder)

  35. MONICA
    Comentário do dia 28/5/2014 às 21:36

    Adorei o site. Vou pra Madri em agosto com meu marido e estou decorando as dicas, obrigada.

    (Responder)

    Resposta de jacinta

    oi. foi para madri em agosto 2014? vou agora me 2015
    quais dicas?
    hotel
    passeios
    restaurantes
    bate-voltas

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Jacinta! veja tudo o que a gente escreveu sobre Madri aqui: http://www.matraqueando.com.br/tag/madri

    Temos um guia completo sobre a cidade com dicas de passeio, comida e atrativos com economia inteligente –> O Barato de Madri! 😉

    (Responder)

  36. Marcia
    Comentário do dia 01/9/2014 às 22:38

    Olá, adorei seu blog! Estou precisando de uma ajudinha, vou para Espanha início de dezembro, Chegarei por Madri, onde ficarei 4 dias, depois pretendo ir para Sevilha, Granada, Valência e Barcelona! Estou na dúvida de onde pra onde devo ir, como fica melhor e mais econômico? Somos uma família (casal e duas filhas adultas)!
    Obrigado!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Marcia! Você pode fazer:

    Madri –> Barcelona –> Valencia –> Granada –> Sevilha –> Madri

    OU

    Madri –> Sevilha –> Granada –> Valencia –> Barcelona –> Madri

    Abraços!

    (Responder)

  37. SILVIA DEBONE
    Comentário do dia 26/4/2016 às 21:28

    Li tudo sobre Portugal e Espanha já que em junho próximo estarei indo …..simplesmente demais suas dicas Silvia!!!!…..Muito obrigada!!!!Abs 😉

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Opa, obrigada por matraquear com a gente!

    (Responder)

  38. Leila F. M. B. Minardi
    Comentário do dia 18/8/2017 às 16:29

    Incrível seu site!! Amei as dicas. Já estive em alguns lugares apontados por você. Em Madri fiquei no Hostal Victoria: é simplesmente o máximo! Estou vendo agora, Sevilha, Granada e Cordoba – aproveitando todas as suas dicas. Besos

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar