Farmacia de la Estrella: a mais antiga botica de Buenos Aires

Publicado por: Silvia Oliveira Buenos Aires

Encravada numa charmosa esquina de Buenos Aires, a mais antiga farmácia em funcionamento da cidade preserva no mobiliário todos os traços do período colonial. Bem na divisa dos bairros San Telmo e Monserrat, a Farmacia de La Estrella abriga quadros, vidros de remédios ancestrais, móveis de nogal e uma fascinante pintura no teto que retrata, através de anjos, a saúde e a doença.

O lugar faz parte da história nacional e guarda a pompa da época em que Buenos Aires queria ser Paris. Cristais de murano e mármore carrara enobrecem o espaço aberto a qualquer um que queira comprar uma aspirina ou apenas visitá-lo. A balança de bronze funciona perfeitamente até hoje. Logo na entrada olhe para o chão: o piso, de mosaico veneziano, é original.

Parece mentira, mas em 1830 (quase 20 anos depois da Revolução de Mayo) Buenos Aires ainda não tinha farmácia – pelo menos não uma farmácia decente. Em 1834, depois dos esforços da população e do governo local, nascia o que hoje seria um pequeno museu com entrada franca. Interessante destacar que a Farmacia de la Estrella soube manter sua narrativa sem perder o ritmo da modernidade: o site já faz vendas on-line!

Diquinha extra: em frente à farmácia está a Basílica de San Francisco. Exatamente ao lado fica o Museo de la Ciudad (grátis às 2ª e 4ª feiras), que abriga boa parte da história portenha do século 19. Já a duas quadras você encontra a Manzana de las Luces (Quarteirão das Luzes), um curioso conjunto de construções históricas onde funcionavam escolas iluministas. A presença misteriosa e enigmática de túneis subterrâneos que conectam igrejas e edifícios públicos é uma das atrações do lugar. Grátis às segundas-feiras.

SERVIÇO

Farmacia de la Estrella
Local: Calle Defensa, 261 (esq. com C/ Alsina) | Monserrat | Buenos Aires (está próxima da estação de metrô Bolivar.)
Funcionamento: segunda a sexta, 8h às 20h e sábados, 8h às 13h. Fecha aos domingos.

Fotos: Sílvia Oliveira | Matraca’s Image Bank



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


3 comentários

  1. Marcia Cristina
    Comentário do dia 27/9/2011 às 18:53

    Que simpático o lugarzinho! 🙂

    (Responder)

  2. Comentário do dia 27/9/2011 às 21:54

    Silvia,
    Excelente post! Só um detalhe: “dá época que Buenos Aires queria ser Paris”? Me parece que eles ainda se acham europeus 🙂
    Bjs

    (Responder)

  3. Carmen
    Comentário do dia 29/9/2011 às 12:04

    Linda botica!

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar