-  Atualizado 27/09/2013

Feriado em Curitiba? Vá de Memorial Ucraniano

Publicado por: Silvia Oliveira Curitiba
Se você veio passar o feriadão de quatro dias em Curitiba já sabe que vai ser quase impossível conhecer todos os parques da cidade. Aqui, se bobear até vaso de flor ganha portal na entrada, cascatinha, duas ou três trilhas… e pronto, nasce um parque. É parque para todos os gostos, todas as frentes, para mais de metro. Feitos para quem não tem pressa. Idealizados para quem gosta de apreciar o que homem e natureza são capazes de fazer juntos.



Mas se eu tivesse que indicar apenas um (baseada na minha opinião, posso?) conheça o Memorial Ucraniano.
Para mim, o mais fotogênico e – arquitetamente falando – o mais interessante. O memorial fica no Parque Tingui e, como o próprio nome diz, presta homenagem aos imigrantes ucranianos de Curitiba. O Raul e eu já fomos lá várias vezes e no domingo passado – com aquele solzão danado – levamos a Mariana para conhecer um dos nossos pontos turísticos preferidos na capital.

   

O memorial é formado por um complexo: tem uma réplica da igreja São Miguel Arcanjo, uma casa típica e um portal, claro. Toda a estrutura das construções é feita de madeira encaixada, ao estilo ucraniano. Ao lado da igreja uma casinha típica abriga a lojinha de souvenirs, de onde você pode levar as famosas pêssankas, ovos inteiros decorados com a arte típica da Ucrânia.

 

De acordo com a tradição as pêssankas são feitas na última semana da quaresma e levadas à igreja no domingo de Páscoa, dia em que são abençoadas. Tornaram-se uma espécie de amuleto, um talismã – que serve para guardar em casa ou presentear uma pessoa amiga. No memorial, uma pêssanka gigante, feita pelo artista Jorge Seratiuk, deixa o lugar ainda mais gracioso.

   

O interior da réplica da igreja São Miguel Arcanjo não tem função religiosa. É um pequeno museu, onde estão expostos ícones da igreja ortodoxa, coleção de pêssankas  – uma mais linda do que a outra – e artesanato ucraniano. Então, pode colocar o endereço no seu diário de bordo: o Memorial Ucraniano fica, reforço, no Parque Tingui e está aberto diariamente, das 8h às 18h. Entrada gratuita.

Fotos: Raul Mattar



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


6 comentários

  1. Claudia Pimenta
    Comentário do dia 21/4/2009 às 14:05

    oi sílvia! estou precisando (risos) ir a curitiba! qta coisa maravilhosa que vc está mostrando… é p/dar desejo de ir já! bjs, querida!!!

    (Responder)

  2. Carol Wieser
    Comentário do dia 21/4/2009 às 19:57

    Silvia!

    O Memorial é lindo mesmo. Aliás, como vc mesma falou, Curitiba está recheado de lugares lindos e tem pra todos os gostos mesmo. Duro é que, a gente que mora por aqui, acaba esquecendo de visitá-los e sempre volta nos mesmos. Um erro!!!

    Estou pra fazer um novo tur pelos parques, vc acredita que não vou ao Jardim Botânico faz mais de anos??? Um ABSURDO!!

    Lindo post, pena que viajei no final de semana, pois senão teria ido sim ao Memorial!!

    Beijos

    (Responder)

  3. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 21/4/2009 às 23:48

    Claudia: venha e eu serei sua guia, com o maior prazer! Bjs! 🙂

    Carol: eu tenho feito muuuito turismo em Curitiba, dado que não posso viajar muito por causa da Mariana! Então, estou conhecendo e reconhendo muitos lugares. Bjs! 🙂

    (Responder)

  4. Anonymous
    Comentário do dia 22/4/2009 às 10:26

    Incrível lugar. Eu nunca pensé que em Curitiba pode encontrar um edifício como esse! Beleza!!!
    Boa dica.
    Carmen

    (Responder)

  5. Joaninha Bacana
    Comentário do dia 28/4/2009 às 05:06

    Que ótima dica, nunca tinha ouvido falar desse parque!
    Beijos, Angie
    P.S. Que céu azulao, hem? Delícia passear num dia desses!

    (Responder)

  6. Comentário do dia 28/3/2010 às 23:05

    Eu já tinha lido esse post, mas agora vi que não tinha comentado. Você e a Patrícia já me deixaram com uma vontade enorme de conhecer Curitiba. Pensei em passar uns dias aí quando a viagem para o Chile foi cancelada, mas a chuva me desanimou. Eu quero é esse céu lindo das suas fotos! Nada menos! 😉

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Certíssima, você! Eu só coloco o pé para fora para conhecer Curitiba, com muito azul no céu! Qualquer nuvenzinha por aqui pode signifcar uma chuvona imprevisível!

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar