-  Atualizado 05/06/2017

Festa Nordestina para comemorar os 60 anos do meu pai: decoração, cardápio, lembrancinhas e figurino

Publicado por: Silvia Oliveira Festa Temática

Gente do céu, meu pai já está quase completando 61 e eu ainda não publiquei a festa que fizemos para ele no ano passado. Bem, pelo próprio estilo do evento, a nossa brincadeira não teve o gramur da festa indiana da minha mãe, mas, sem dúvida, foi o aniversário mais divertido que elaboramos.

É bom que fique claro: a única coisa que eu fiz nesta festa, além de comer moooito, foi dar a ideia do tema a ser seguido. Dois anos antes, matutando sobre o que iríamos preparar para o meu pai me deu um estalo: festa nordestina! Meu pai é filho de alagoano e meu vô sempre jurou que fazia parte do bando de Lampião! =D

+ Leitor Matraqueando tem até 30% OFF no seguro viagem. Pegue seu cupom aqui!

O resto, praticamente tudo, ficou por conta da minha mãe. Até os convites. O aniversário foi em setembro do ano passado, eu estava com cinco mil projetos em andamento e viajava toda semana. A gente só ia trocando ideias por e-mail e ela ia confeccionando por lá. Eu em Curitiba, ela em Londrina.

Por conta disso, não tenho fotos do passo a passo de nada, só da festa montada mesmo. E, ainda assim, não tiramos fotos de um monte de detalhes como a mesa do buffet nordestino e o teto de bandeirinhas coloridas. Eu só me dei conta dessa “falha” na hora de escrever o post. Rá rá! Por isso, o objetivo hoje é dar as ideias de como você pode montar uma festa parecida usando sua criatividade.

DECORAÇÃO

Para começar, se você não sabe, minha mãe é tão surtada quanto eu. Uma semana antes do aniversário eu perguntei para ela onde seria o “cantinho das fotos”, aquele lugar bonitinho para que a gente pudesse fazer as imagens dos convidados — a festa, claro, foi a caráter. Pensamos, pensamos e eu brinquei — BRINQUEI, repito — ah, e se a gente construísse uma casinha de taipa, um cenário, sei lá, algo bem típico do sertão?

Imediatamente a cabeça da minha mãe deu um curto-circuito e quando eu cheguei a Londrina, dois dias antes da festa, lá estava a Matraca-Mor finalizando uma casa de taipa na… garagem! Detalhe, ela ergueu essa casa so-zi-nha. (Fofoquinha de família: meu pai não sabe nem trocar um chuveiro, a caixa de ferramentas sempre foi da minha mãe. Rá!)

+ Alugue seu carro aqui com segurança e percorra o mundo com mais economia!

Como fazer Casa de Taipa Festa Nordestina

Instagram Matraqueando Silvia Oliveira

Comprou os tapumes, a massa corrida em forma de textura (para imitar o barro) e com o martelo na mão (e ajuda de algumas irmãs que apareceram depois para finalizar o “empreendimento”) estava pronto o nosso “cantinho das fotos”. (Pois é, e ainda dizem que a desequilibrada sou eu!) Rá!

Reunimos os amigos e familiares de sempre, umas 70 pessoas. Nossa meta, como já estão acostumados, é a mesma: fazer algo aconchegante e que, principalmente, caiba no bolso. (E a gente põe a mão na massa não é só porque gosta, não. É porque mandar fazer o que imaginamos fica simplesmente uma fortuna!)

Alugamos mesas e cadeiras que foram distribuídas na sala do sobrado. Mandamos fazer capas para sousplat (base para pratos) em chita. O detalhe fofíssimo ficou por conta do arranjo de mesa: flores dentro de uma abóbora que minha mãe mesma montou. Como a abóbora é muito dura, o  Raul abriu o buraco, onde as flores iriam ser acomodadas, com uma broca.

+ Loja Matraqueando: guias de viagem com roteiros espertos e dicas de economia inteligente

Sobre as mesas distribuímos livrinhos de cordel.

Nas paredes foram pendurados “panôs”, um espécie de quadro feito com tecido e diversos tipos de apliques. Existem panôs africanos, indianos, nordestinos, entre outros. Minhas tias (minha mãe tem 265 irmãs) vieram ajudar e construíram lindos panôs, cheios de detalhe típicos.

CARDÁPIO

Nós contratamos um buffet — ninguém é de ferro! — que cuidou de todo o nosso jantar. A gente definiu o cardápio e o Buffet Chiquinilza (do casal Chiquinho & Nilza – 43 3258 6415 e 9103 1755) executou, aliás, muito bem! Adoramos. Ficou assim:

Entradinhas

Cuscuz Sertanejo
Mandioca Frita

Jantar

Baião de Dois
Escondidinho de Carne Seca
Sarapatel
Charque no Jerimum
Cabrito Nordestino
Salada Verde
Arroz Branco

Mesa de Frutas Típicas

Umbu, Carambola, Caju
Marmelo, Cacau e Jenipapo

Sobremesas

Mugunzá (Canjica)
Paçoca
Cocada
Bolo de Rolo

Bebidas

Água, Refrigerante, Cerveja
Caipirinha e Cachacinha do Sertão

LEMBRANCINHAS

Foram três lembrancinhas: manteiga de garrafa (mini), vasinhos de cacto e um porta-lixo para carro feito na mesma chita do sousplat.

Festa Nordestina lembrancinhas Manteiga de Garrafa

Instagram Matraqueando Silvia Oliveira

Para a manteiga de garrafa, minha mãe comprou minigarrafas em casas de embalagens e encheu com a manteiga comprada no mercado municipal de Londrina. A embalagem recebeu um pedaço de chita e foi finalizada com corda, tipo barbante grosso.

Festa Nordestina Dicas lembrancinhas

Os vasinhos de cactos — uma planta supertípica do sertão — foram encomendados diretamente na floricultura com antencedência. Para enfeitá-los colocamos a caricatura do meu pai vestido de cangaceiro (você poderá ver pelas fotos mais abaixo que ficou a cara dele!).

Eu imprimi as caricturinhas e recortei, uma por uma, calmamente (grrrrr)… Atrás do desenho já recortado eu colei um palitinho que serviu para “fixar” o cangaceiro dentro do vasinho.

Quem fez caricatura foi o artista Jackson, aqui de Curitiba. Você manda uma foto da pessoa que vai ser retratada, diz o que você pretende e ele envia um rascunho para aprovação. Já na primeira prova, adorei! Depois, o desenhista manda o arquivo já colorido, em JPG. (A caricatura foi usada no convite também (aliás, a principal função do desenho era ilustrar o convite– mas não, não temos fotos, minha mãe distribuiu tudo antes!).

Festa Nordestina Lembrancinhas Dicas

Por fim, mandamos fazer um porta-lixo para carro, que ficou pendurado nas cadeiras dos convidados. O “elemento” não tem nada de típico, a ideia era oferecer uma lembrancinha mais útil seguindo a identidade visual da festa.

+ Hospedagem com até 70% de desconto: sem taxa de reserva e cancelamento grátis!

FIGURINO

Esta é a parte mais engraçada e divertida. O que ajuda muito é que meus pais têm um grupo de amigos de décadas. Gente que frequenta minha casa desde que meus irmãos e eu éramos pequenos.

Sem contar a própria família que é pau pra toda obra. Ou seja, quando a gente tem esse tipo de alucinação o pessoal fica demente junto. Mesmo que não colocássemos no convite “Traje: a caráter” ia aparecer todo mundo de Lampião e Maria Bonita. Dá uma olhada!

Festa Nordestina - Fantasia Lampiao e Maria Bonita

Na foto à esquerda tentando fazer cara de cangaceiro. Mas os meus irmãos não ajudam, claro!

Festa Nordestina FigurinoOs amigos Claudio e Paola e a minha pequena Mariana — já sem metade do figurino!

Meu irmão Rodrigo, minha cunhada Flávia e a sogra, Dona Maria (a aniversariante da Festa Anos 60, lembra?).

Festa Nordestina Convidados

O casal matraco do cangaço.

OUTRAS IDEIAS

Uma coisa que gostaríamos de ter feito e não fizemos: contratar uma dupla de repentistas. Não conseguimos achar ninguém em Londrina que fizesse a apresentação. Teria sido bem bacana!

E você, quais ideias colocaria na sua Festa Nordestina? Conte para nós!

(Ah, eu estive há pouco tempo no Sergipe e fiz a Rota do Cangaço até a Grota de Angicos, onde Lampião foi morto durante uma emboscada. Eu conto aqui!)

Posts relacionados

Festa Junina

Festa Bailarina

Festas Anos 60

Festa do Sanduba

Festa de Batizado

Leia também

Como fazer toppers personalizados

Dicas de como fazer água decorada e personalizada

Check list Festa Infantil: roteiro para seu evento sair nos trinques

Receber bem: 10 dicas para você organizar um evento em casa

_______________
Fotos: Raul Mattar | Todos os direitos reservados. ©



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


4 comentários

  1. Shirley
    Comentário do dia 19/7/2016 às 21:44

    Oi Silvia, td bem!
    Estava pesquisando sobre decoração de festa com o tema nordestino e a sua foi a que vi mais próxima do que imaginei e mais coincidência ainda é ver que meu pai irá fazer 60anos como o seu na época.
    Só que algumas fotos não consigo visualizar, vc poderia me enviar as fotos da mesa do bolo ?
    Muito obrigada, bjo gde.

    (Responder)

  2. Ana Julia
    Comentário do dia 12/9/2016 às 15:18

    Olá, muito linda a festa. Gostaria de saber onde vocês arrumaram os figurinos e acessórios??

    (Responder)

  3. Marcia azevedo
    Comentário do dia 27/9/2016 às 07:04

    Olá o aniversário de 2aninhos da minha filha será de cangaço .. Adorei as ideias .. Mais eu gostaria de mais detalhes da parede de taipa por favor !

    (Responder)

  4. neide
    Comentário do dia 03/7/2017 às 09:15

    adorei ,vou tenta copia ,

    (Responder)

Um Trackback

  1. […] Jackson dos Santos para fazer uma caricatura da minha mãe. (É o mesmo profissional que fez a caricatura de cangaceiro do meu pai e a do aniversário junino da minha filha, a […]

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar