-  Atualizado 05/11/2017

Festa Tema Paris: ideias simples de convite, decoração e cardápio

Publicado por: Silvia Oliveira Festa Infantil, Festa Temática

Juro que o tema foi uma escolha exclusiva da aniversariante. A mãe (presente!) foi só convidada a executar o projeto. Quando a Mariana completou 7 anos ela pediu uma festa com o tema Paris nas tradicionais cores da França: branca, vermelha e azul.

Achei bem curioso porque ela ainda não conhece o país, mas sempre foi fascinada pela capital parisiense – que eu adoro, mas nem é a minha preferida na Europa. O bom do tema é que temos muitos ícones que podem ser trabalhados que vão do menu à decoração.

Se você já viu no blog outras festinhas que fiz deve saber que somos adeptos do bom, bonito e barato. Embora a cidade de Paris inspire gramur e sofisticação, optamos nada mais por fazer uma festa infantil delicada e atemporal.

CONVITE FESTA TEMA PARIS

Se você estiver pesquisando dicas de convite para aniversário com o tema Paris, seguramente encontrou modelos que imitam um passaporte ou um tíquete de bordo. Ideias bacanas, mas meu lado bicho-preguiça me impede de complicar demais.

A linha do convite da festa da Mariana seguiu o padrão ao qual você já está acostumado no brogue. Utilizei envelope quadrado (15 cm x 15 cm) finalizado com laço Chanel. Veja outros modelos aqui, aqui, aquiaqui!

Um dos diferenciais deste modelo foi um barrado de papel azul e vermelho feito com furador de scrapbook. Existem algumas dezenas de tipos de barrados, você pode usar aquele que mais agradar.

Depois de furar os papéis com o barrado é só recortá-los no tamanho da frente do envelope (15 cm) e colar na base do envelope, um sobre o outro.

A finalização foi feita com fita gorgorão azul e laço chanel. No meio do laço, fixei uma meia-pérola com cola quente.

Na parte de trás do envelope usei um carimbo que imitava um selo parisiense. Comprei o carimbo em uma loja de scrapbook em Curitiba que fechou! Nhé!

Os nomes dos convidados foram impressos em papel sulfite branco 115 g e aplicados em papel azul cortado com furador redondo escalopado.

Para recortar a tag azul foi usado o furador de scrapbook redondo escalopado de 5 cm de largura. A tag menor, onde vai o nome do convidado, foi feita com furador de 4 cm de largura.

O convite interno foi impresso em papel glossy (fotográfico). O glossy lembra o papel couchê (pode ser brilhoso ou fosco, inclusive), mas é próprio para impressoras jato à tinta porque, depois de seco, não borra.

A fonte usada, tanto no convite quanto nas etiquetas com os nomes dos convidados, é a French Script.  Observe que no mesmo papel em que eu imprimo os convites (dois por página) eu aproveito o espaço que sobra para imprimir os toppers personalizados.

Ah, esse detalhe na borda do convite interno é feito com um furador próprio para cantos.

Para entregar os convites eu os coloco em saquinhos plásticos e fecho com uma etiquetinha redonda transparente que você encontra em qualquer papelaria.

DECORAÇÃO DAS FORMINHAS E COPINHOS DE DOCES

Na decoração das forminhas e dos copinhos para doces da Festa Paris usei ideias bem simples e baratas. Peguei o mesmo barrado do convite feito no scrapbook e colei em forminhas brancas, que receberam os docinhos enrolados e miniprofteroles.

Para dar o acabamento arredondado é só recortar as sobras e os cantinhos com uma tesoura.

Um dos copinhos também recebeu o barrado azul e no outro eu fiz um mini laço channel com fita de gorgorão e colei a base da tacinha em outra forminha vermelha de papel.

As colherzinhas receberam rosinhas e lacinhos arrematados com meia pérola, as mesmas usadas no laço do convite.

BOLO FALSO DE SCRAPBOOK PARA FESTA PARIS

Agora, se teve uma sessão gambiarra ela aconteceu aqui. Nunca havia feito um bolo falso na vida, muito menos utilizando técnicas de scrapbook. Até tentei comprar um pronto, mas os valores para este tipo de trabalho geralmente sobrepassam muito meu orçamento.

Comprei duas bases de isopor redondas (uma maior e outra menor) na Casa do Confeiteiro (41 3015-0204), em Curitiba. Cortei papéis de scrapbook azul com poá nos tamanhos da base e da lateral do isopor e fixei com cola quente.

O arremate foi feito com fitas de gorgorão nas cores azul e vermelha, sendo que nesta última finalizei com nosso já tradicional laço chanel.

Para melhorar o acabamento (ficou um horror, só dava para olhar de longe – hahahaha!), colei pequenas florzinhas feitas em scrapbook ao redor do bolo. Tipo improviso mesmo. 😀

No topo eu queria colocar uma Torre Eiffel vermelha ou azul, mas simplesmente deixei para a última hora e não encontrei nessas cores para comprar. Acabei colocando uma miniatura no tom bronze mesmo, que achei em lojinhas do tipo vende-tudo.

LEMBRANCINHAS FESTA TEMA PARIS

A lembrancinha oficial era um chaveiro de Torre Eiffel que eu havia trazido aos montes da minha última viagem a Paris. Custou um euro cada e são vendidos em camelôs nas ruas da capital francesa.

Mas alguns elementos da mesa de doces também entram na categoria lembrancinha, uma vez que os convidados acabam levando para casa. Veja como fazer algumas lembrancinhas para Festa Tema Paris:

Pão de mel no palito

Comprei pão de mel industrializado, desses de supermercado mesmo. Mas se você for mais prendada do que eu pode fazer o pão de mel em casa (mais gostoso e bem mais saudável) ou encomendar com alguém que produza essa deliciosa guloseima.

Depois é só colocar um palito de churrasco no doce, cobrir com um saquinho plástico (que você compra em casas de embalagens) e finalizar com fitas nas cores da festa.

Só isso já seria suficiente para enfeitar a mesa e agradar aos convidados, principalmente às crianças. Mas eu quis personalizar o pão de mel.

Fiz tags com os dizeres “Merci Beaucoup” (muito obrigado, em português) e colei com fita dupla face sobre o saquinho que cobria o pão de mel.

As tags são do tamanho das etiquetas usadas no convite, portanto você pode usar os mesmos furadores: redondo escalopado de 5 cm de largura e o menor de 4 cm de largura.

Bombom encapado

Esse já é figurinha tarimbada nas festinhas da Matraca. Já usei aqui, aqui, aqui e aqui. Enfim, trago o passo a passo dessa trouxinha saborosa.

Eu uso o tradicional bombom Sonho de Valsa, mas você pode optar pelo tipo de bombom que preferir. Eu retiro o doce da embalagem original e reembalo com papel filme.

Daí é só recortar o tecido (do tipo tricoline) em quadrados de 25 cm x 25 cm e encapá-los como mostro no passo a passo abaixo.

Depois é só finalizar com um lacinho de cetim. No meio do lacinho você pode colocar pérolas, rosinhas ou até pequenas “torres eiffel” em acrílico, vi para vender em casas que trabalham com peças para bijouterias.

Na hora de montar a mesa eu gosto de colocar estes bombons encapados em pratos duplos de pé alto.

Água decorada

A água decorada é um dos elementos mais fáceis e rápidos de fazer. Não deixo faltar em nenhuma festinha. Além de ajudar a compor bem a mesa, trata-se de um elemento bonito e festivo.

Eu já ensinei aqui o passo a passo de como fazer a água decorada e personalizada. No caso da Festa Paris foi só usar os papéis de scrapbook nos tons do aniversário.

No rótulo, em vez de escrever o nome da Mariana ou de criar um monograma com a letra “M” (opções fofas também), eu optei por colocar um aplique da Torre Eiffel feito em máquina do tipo Silhouette.

Cardápio Festa Paris

Não me compliquei em n.a.d.a. nesse quesito. Cheguei a pensar em contratar uma empresa que fazia rodízio de crepes, mas era outro “detalhe” que encareceria muito o orçamento enxuto da festinha que era pequena e para poucos convidados (como de praxe, aliás!).

Observe, a gente gosta de colocar saiote em copinho de doce, mas se a ideia sair demais do orçamento… fica para a próxima.

Simplesmente chamamos de Café Parisien e oferecemos uma mesa com pães diversos, torradas, embutidos e queijos variados, patês, geleias, creme de avelã, sanduíche de metro e frutas como uvas, framboesa e morango.

Tudo, claro, enfeitadinho, louças bacaninhas e com tags identificando os itens da mesa. E, com medo de faltar comida, comprei também salgadinhos do tipo coxinha e quibinho, porque sou dessas! 😀

O cardápio foi impresso em uma folha branca (papel glossy, o mesmo do convite). Como praticamente não havia comida típica, o que fiz foi brincar com algumas palavras em francês.

O nosso tradicional doce de aniversário, por exemplo, passou a ser chamado de brigaderrô e a tortinha de limão no copinho transformou-se na adorada Tarte Citran! Rá!

Ah, e se fosse uma festa de adulto, mais sofisticada e com dinheiro de sobra, teria investido em vinho também (mas não foi o caso!). Ficou assim:

Entrées

Mix de castanhas

Azeitonas com especiarias

Café Parisien

Pães especiais, baguette, miniquiche lorraine, cubos de queijo aromatizado, brie com geleia de laranja, gorgonzola, salaminho, lombo defumado, champignon confitado com alcaparra e tomate seco, creme de avelã e frutas frescas

Pâtisserie

Macaron au chocolat

Profiteroles

Tarte Citran

Brigaderrô

Boissons

Água

Suco de Uva Integral

Refrigerante

Cerveja

FESTA PARIS MONTADA

A mesa de doces era pequena, mas de tamanho suficiente para abrigar as minhas firulas. Se você tiver um orçamento mais solto pode investir em lindos vasos de flores para compor a decoração.

Mas optei só pelos arranjos das mesas dos convidados, feitos com gérbera vermelha e folhagens verdes. Lembrando: a ideia era fazer um festinha de aniversário infantil com tema Paris gastando pouco!

E se você gosta de fazer essas coisinhas bem sabe que mesmo o simples acaba custando dois rins. Portanto, o ideal é definir quanto está disposto a gastar e tentar trabalhar com o que você tem.

É aquela história, gente, determine seu orçamento e tente ficar dentro dele. Festa em casa é um poço sem fundo para mentes criativas como a nossa. 🙂

Como a festinha foi no salão de festas do meu condomínio, as comidinhas do Café Parisien foram colocadas sobre a bancada que tem no local.

O sistema self-service ajuda muito o anfitrião que não tem que se preocupar em ficar servindo as mesas, o próprio convidado resolve a questão!

Os copinhos receberam a tortinha de limão (tarte citran). Mostrei esta receita aqui. Nestes copinhos da foto eu finalizei com um suspiro que cabia direitinho na boca do recpiente.

Claro, tivemos brigaderrô de copinho!!! \0/ Veja a receita aqui. Nem coloquei no passo a passo porque a decoração é simplérrima: colei florzinhas adesivas na embalagem e nas colherzinhas fixei com cola quente apliques de poodle feitos na máquina silhouette.

Os potinhos decorados com sucrilhos também podem entrar na categoria lembrancinha. É barato e muito fácil de fazer. Eu já havia utilizado essa técnica na Festa Bailarina da Mariana. Veja o passo a passo aqui.

As tags para identificar as comidinhas foram básicas. Tiras de papel xadrez cortado ao meio e o nome das delicinhas em papel branco, fixado com fita banana – aquela que dá relevo!

Já a mademoiselle Mariana participou ativamente de toooodo o processo e até me ajudou a tirar algumas fotos do passo a passo publicado aqui. Mas a única exigência dela, sem negociação, era usar uma… boina vermelha. No que, claro, foi prontamente atendida! 🙂

Posts relacionados

Feijoada da Matraca: decoração, cardápio e receita

Festa Bailarina 

Festa Junina

Festa Nordestina

Festas Anos 60

Festa do Sanduba

Festa de Batizado

Leia também

Como fazer toppers personalizados

Dicas de como fazer água decorada e personalizada

Check list Festa Infantil: roteiro para seu evento sair nos trinques

Receber bem: 10 dicas para você organizar um evento em casa

Para acessar o nosso conteúdo de viagens clique em DESTINOS

ACOMPANHE NOSSAS DICAS EM TEMPO REAL

FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE | PINTEREST

_____________________________

Fotos: Sílvia Oliveira e Raul Mattar | Todos os direitos reservados. ©



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


3 comentários

  1. Ingride Bittencourt
    Comentário do dia 27/10/2017 às 14:06

    Amei Silvia! Lindas ideias. E muitas sao bem faceis de fazer. Deus abençoe esse (mais esse) talento seu. Bjs!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Ingride! Obrigada! Bjs!

    (Responder)

  2. Comentário do dia 30/10/2017 às 09:59

    Adorei os detalhes do convites são perfeitas e ficaram lindas, amei.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Obrigada pela visita, Aida! Abs!

    (Responder)

  3. Nayara Barbosa Campelo
    Comentário do dia 28/11/2017 às 15:27

    Silvia,

    Parabéns, ô mulher criativa e prendada, ficou mito lindo, muito legal sua filha já gostar tanto de Paris.

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar