Guias Matraqueando são destaque no programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil

Publicado por: Silvia Oliveira Matraqueando na mídia

Silvia Oliveira Guias Matraqueando TV Brasil Apresentacao

Eu já havia avisado aqui, aqui e aqui. A entrevista que dei há dois meses para a TV Brasil foi ao ar na última quinta-feira. O programa Caminhos da Reportagem abordou um tema atualíssimo: pessoas que por meio da internet mudaram de vida e influenciam seus seguidores.

O episódio recebeu o nome de Sucesso.com e entrevistou algumas das “celebridades” das redes sociais como o Fábio Porchat do coletivo de humor Porta dos Fundos; a Cris Guerra, idealizadora do conceito look do dia do blog Hoje Vou Assim; o poeta e rapper Fábio Brazza; o quadrinista Carlos Ruas do site Um Sábado Qualquer, além de criadores de novas plataformas de negócio como Catarse, Estante Virtual e… o  Matraqueando. #réshiteguimuitoamor

Silvia Oliveira Guias Matraqueando TV Brasil Blog de viagem

Eu sou a webSUBcelebridade do elenco, que fique claro. 😀 Incrível como a internet passou como um rolo compressor sobre a mídia tradicional e criou “personagens famosos” na web —  muitos dos quais nunca ouvimos falar, mas que são conhecidíssimos dentro do seu nicho.

Lembra do falecido cantor sertanejo Cristiano Araújo? Ninguém sabia quem era, a não ser os 40 milhões de pessoas que visualizavam seus vídeos no You Tube. Poizé…

O programa traz diversas entrevistas com blogueiros e youtubers de vários segmentos: humor, saúde, moda, música, tecnologia, maternidade e… viagem (nóis!). A equipe do Caminhos da Reportagem veio de Brasília a Curitiba para a gente bater um papo.

O foco era como o Matraqueando se profissionalizou ao longo dos anos e como se consolidou com o lançamento da Loja Matraqueando, espaço onde vendo meus guias de viagens.

O Matraca News é o único blog de viagem com sete títulos no mercado publicados por editora própria. Isso nada mais quer dizer que eu sou a secretária, a moça do café, a tia da limpeza, a guria que atende ao telefone, a executiva do empreendimento e — por um acaso — a escritora da bagaça.

Silvia Oliveira Guias Matraqueando TV Brasil

Gostei demais de fazer essa psicanálise pessoal ao dar a entrevista. Pude perceber que, na verdade, não mudei de vida. Desde que deixei meu trabalho como editora e apresentadora na televisão e parti para um mestrado na Espanha eu já comecei a escrever matérias de viagens para jornais e revistas.

O que eu fazia há 15 anos eu continuo fazendo até hoje. A empresa que abri há 15 anos é a mesma até hoje. Faz 15 anos que eu viajo e escrevo. Só que mudaram o foco, o público e a política editorial. Foi, isso sim, um processo de libertação.

O Matraqueando nasceu porque eu era viajante compulsiva e inveterada. E não o contrário. Abrir um blog para começar a viajar, por exemplo, à espera de convites e cortesias é pedir para não sair do lugar. O segredo está na alma, não no negócio exatamente.

O programa tem 53 minutos (tá cheio de histórias inspiradoras) e revela claramente a chave do “sucesso”: todas estas pessoas falam/escrevem sobre o que gostam e começaram meio que por acaso, pelo simples prazer de, alguma forma, colocar em prática um sonho.

Silvia Oliveira Guias Matraqueando TV Brasil Blogs de Viagem

Abaixo está o vídeo. Eu dou as caras lá no 32:06, mas vale a pena ver a matéria toda, conduzida pela querida jornalista Thaís Antônio.

Gratidão, sempre!

Posts relacionados

Entrevista da Matraca no Encontro com Fátima Bernardes

Entrevista da Matraca no programa Revista Curitiba da ÓTV

Estamos na Revista TAM de abril!

Livro Eu Amo Viajar: estamos entre as 50 histórias de gente com uma paixão em comum

Guias Matraqueando no jornal Estadão

Blog Matraqueando é destaque no jornal Estadão

Matraqueando no livro 100 dicas para viajar melhor do Ricardo Freire

Sílvia Oliveira: eleita melhor blogueira de viagem no Bloscars 2013

Entrevista especial do Sílvia Oliveira no jornal Folha de Londrina

Matraqueando é indicado na revista Viagem e Turismo como um blog para chamar de seu!

________________

As imagens do post são prints do vídeo do programa Caminhos da Reportagem.



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


5 comentários

  1. Dani Calsavara
    Comentário do dia 02/8/2015 às 16:43

    Delícia de histórias, inspiração pura mesmo! Faz tempo que tô com uma coceirinha de falar de coisas mais agradáveis do que o factual do jornalismo diário (isso cansa a beleza da gente rsrsrs).
    E histórias assim às vezes estão mais perto do que a gente pensa, né? Dia desses conheci um piá de 18 anos que tem 3 MILHÕES de inscritos no seu canal de youtube, fiquei super de cara com a história dele (faz tutoriais de um game que eu nunca tinha ouvido falar, mas que é sucesso absoluto entre a meninada), ele faz uma coisa que gosta, ganha mais do que o pai que é médico há trocentos anos e é uma super webcelebridade! Ah, se eu soubesse jogar videogame hahaha brincadeirinha 😉
    Parabéns pelo blog e pelo sucesso, beijos

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Obrigada, Dani! Dou a maior força para você começar o seu! Se precisa de dicas, por favor, pode me contatar para a gente trocar umas ideias! 😉

    (Responder)

  2. Comentário do dia 02/8/2015 às 19:37

    O programa ficou muito bom, Sílvia. Com grandes exemplos de pessoas inspiradas, éticas e batalhadoras com você. Parabéns!!!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Cassiana, incrível como conceito de “sucesso” hoje é tão elástico quanto o conceito de mala de mão. Em resumo, acabou o monopólio dos grandes meios. As pessoas vivem em tribos — nós aqui somos os matraquetes 😀 — e sentem acolhidas nestes nichos de identificação.

    (Responder)

  3. Priscila Guedes
    Comentário do dia 03/8/2015 às 14:08

    Eu lembro bem quando conheci o Matraqueando, foi em 2009 qdo fiz minha primeira viagem para Europa. Ficava horas aqui lendo seus posts principalmente do Europa a 50 euros por dia. Depois nunca mais larguei o “osso”. rsrsrsrs Sou advogada e sempre me inspirou a maneira como você compartilha suas coisas, escreve, as fotos. Gosto muito de organização de casa e até já pensei em fazer um blog sobre o tema. Mas sei quanto trabalho dá e só de pensar já desanimo.Mas é como vc falou, tem q perseguir o sonho e colocar em prática. Parabéns mais uma vez! Bjs

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Aaaaah, Priscila… mas comece agora mesmo. O tema de “organização de casa” me agrada muuuuito. Se precisar de dicas para abrir o blog, tamus aí! 😉

    (Responder)

  4. Comentário do dia 04/8/2015 às 16:13

    Dona Matraca, parabéns! Mais um vez o reconhecimento de anos de trabalho, amor e dedicação pelo blog! Você foi, e acredito que seja, inspiração para muita gente. Para mim é! E foi fonte de informação para a minha primeira viagem internacional em 2009! Ô tempo bom, que o Euro era mais barato….
    Muito sucesso!
    Bjo
    Nay

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Que legal saber disso, Nayane! Obrigada por matraquear com a gente! 😉

    (Responder)

  5. Comentário do dia 05/8/2015 às 20:06

    Silvia, a matéria ficou ótima. Parabéns de verdade por todo o reconhecimento. Seu trabalho é com certeza um ótimo exemplo de dedicação e sucesso. E que venham mais e mais matérias como essa! Abraço

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Brigadão, Michael! 😉

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar