quinta-feira, 25 de junho de 2015

Londres | Camden Town: dicas para conhecer a região que concentra os mercados mais alternativos da cidade

Camden Market Londres roupas

Na minha longínqua e conservadora adolescência qualquer ser humano que usasse tatuagem, piercing, chaveiro do Greg ou cabelo colorido era chamado de… maloqueiro.  Delinquente e mal-encarado seriam alguns dos adjetivos mais suaves usados pela minha avó para definir esse pessoal.

Camden Market Londres

Mal sabia ela que décadas mais tarde eu visitaria um reduto europeu consagrado cheio de gente com tatuagem, piercing, botas coloridas, roupas extravagantes, cabelo rosa e, apesar de tudo, me sentiria em casa! 😀

Camden Market Londres opening time

Amy Whinehouse viveu e morreu aqui. Em setembro do ano passado o bairro até ganhou uma estátua de bronze da cantora, obra do escultor Scott Eaton. O movimento punk-moicano fez história justamente no Camden.

Camden Market roupas

Camden Town talvez seja a região mais excêntrica e plural de Londres. Abriga vários mercados (na verdade, muita gente se refere ao bairro inteiro como Camden Market, mas este é só uma das feiras que acontecem por ali) e, apesar de ser muito turístico, até hoje é reduto de festa estranha com gente esquisita. Vó, má companhia para esse pessoal sou eu!

Camden Market localizacao londres

Se fosse no Brasil seria como juntar num mesmo lugar funkeiros, rappers, pagodeiros, tecnobrega, rastafári, pai de santo, olodum, filhos de Gandhi, grunges, emos e drag queens sem dar B.O. para nenhum lado, tá ligado?

Camden Market feiras de londres

A área está espremida entre duas estações de metrô: Camden Town e Chalk Farm, ambas na linha Northern. Eu desci na primeira e logo agarrei a Camden High Street. Percorri durante uma manhã uma feira hortifrúti e os cinco mercados da região.

Camden Market london

São estúdios de tatuagem, lojas de artesanato (se você fala com duende vai adorar), barracas de roupas alternativas e vintage (amei os vestidos retrô), colares, penduricalhos, discos, móveis legais, alguma coisa de antiguidade e comidinhas de rua sensacionais que vão desde queijo francês, passando por torta peruana até chegar a um café etíope.

Como chegar camden market londres

As fachadas são… errr… assim… meio… bom, o que seria do amarelo se todo mundo gostasse do azul, né?  Aqui tudo é intenso, over, febril e impetuoso. Camden Town é o resumo turístico da frase “há gosto para tudo”. Melhor lugar, aliás, não há para comprar seu souvenir ou imã de geladeira. Ou chá de cogumelo ou bala de maconha. Jupurdeus!

Camden Market Londres ima souvenir

As mesmas coisinhas turísticas que a gente encontra ao lado da London Eye (a roda-gigante cartão postal da cidade) estão aqui, só que três vezes mais em conta. Eu comprei uma camiseta com ícones londrinos por 3 libras que uso até hoje e uma linda caneca por apenas 1 librinha.

Camden Market Londres preços

Saindo da estação Camden Town vire à direita na Camden Street e logo você chega ao Camden Market (faz esquina com a Buck Street) que, embora dê nome a todo o entorno, nem é o mais legal na minha opinião — mas compõe bem o conjunto da obra. Há barraquinhas muito originais e um quê de camelódramo a la 25 de Março. Funciona todos os dias, das 9h30 às 18h.

Mercado de Camden Londres

Saindo da Camden Street, no lado oposto ao Mercado de Camdem, está o Inverness Street, uma quadra que vende frutas e verduras com foco na comunidade local e que funciona ali desde 1900.

Mas hoje já se misturou com a vibe do bairro e está tomada de lojinhas e pubs-sei-lá-entende. A título de curiosidade, nesta rua também fica o restaurante Made In Brazil que serve feijoada (£ 12) e picanha (£ 15).  A feirinha abre todos os dias, das 8h30 às 17h.

Camden Market london food

Camden Market Londres coxinha

Voltando a Camden Street, mais a frente você chega ao Camden Lock Village, à beira do Regent´s Canal (lugar que rende um lindo passeio de barco em dias de sol).

Só aqui são mais de 500 lojas de t.u.d.o. o que você pode imaginar desse universo gótico-punk-hipster-clubber-funk-metaleiro, mas o que me agradou aqui foi a seção gastronômica tipo volta-ao-mundo.

Camden Market Londres comida

Comida tailandesa, vietnamita, chinesa, americana e até brasileira com coxinha, pastel e guaraná Antártica. Tudo a preços muito atrativos (um ótimo prato de yakissoba por £ 4!).

E para me matar de amor é possível comer numa mesa coletiva onde os banquinhos são antigas lambretas coloridas. Ownnn! (Fazendo coraçãozinho com as mãos.) Abre todos os dias das 10h às 18h.

Camden Market london openig time

Nesta parada a Camden Street já está virando a Chalk Farm Road e em frente ao Village — do outro lado da rua e ainda beirando o canal — está o Camden Lock. Tudo começou aqui em 1975.

Se hoje, Camden Town recebe mais de 150 mil pessoas por semana foi graças a este mercado. A parte aberta se chama West Yard e a coberta, Market Hall.

Camden Market metro mais proximo

Depois da seção gastronômica do market vizinho, posso dizer que me encontrei aqui. Livros, decoração, design, pinturas, quadros, gravuras, papelaria alternativa e acessórios no melhor estilo florzinha-da-matraca inundam esta enorme “galeria”. Há também comida  e frutas cheirosas. Abre todos os dias das 10h às 18h.

Camden Market londres horario

E por fim, quase colado na estação de metro Chalk Farm, está o Camden Stables Market, instalado em estábulos da antiga companhia ferroviária North Western Railway Co. É enorme, o maior de todos. São mais de 700 lojas disputando sua atenção. E olha que de chamar a atenção eles entendem bem! Rá!

Moda alternativa, itens de colecionadores, móveis, sapatos e boas comidinhas (não tão baratas como no Village, mas tão atrativas quanto). Você cruzará pelas velhas cocheiras e arcos de tijolos vitorianos de  1854.

Camden Market Londres artesanato

IMPORTANTE | Nem todas as lojas abrem durante a semana. Já aos sábados e aos domingos você encontra tudo funcionando para atender a uma multidão de pessoas. Alguns horários também podem ser diferentes nos fins de semanas, com alguns mercados funcionando até mais tarde. Eu fui numa quinta-feira de manhã e estava calmíssimo.

SERVIÇO

Camden Town e seus mercados

Local: entre as estações de metrô Camden Town e Chalk Farm (ambas linha Northern – preta). A distância entre o primeiro mercado e o último e de quase um quilômetro, eles estão bem perto um do outro.

Horário: varia de mercado para mercado, confira no post acima.

Posts relacionados

Portobello Road Market: o lado pitoresco de Notting Hill

Columbia Road Flower Market: o cantinho mais colorido de Londres fica na região mais descolada da cidade

Leia também

Supermercados de Londres: onde fazer a festa sem gastar os tubos

E ainda

Europa Barata: Londres pela primeira vez

Inglaterra a £ 50 por dia

Como ir do aeroporto de Londres (Heathrow) ao centro
____________________

Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados. ©

Share