-  Atualizado 02/06/2012

O dia em que o consulado de Barcelona emitiu um novo passaporte, sábado, à meia-noite, para uma brasileira que foi roubada: minha tia!

Publicado por: Silvia Oliveira Barcelona

No final de semana passado foi um quiproquó. Em pleno sábado, acordo com uma mensagem da minha mãe — que está na Europa com quatro irmãs numa viagem de 30 dias — dizendo que uma delas havia sido roubada (em Barcelona) e que o ladrão levou tudo: dinheiro, cartões de crédito e passaporte.

Devolvi a mensagem: faça um boletim de ocorrência e vá ao consulado solicitar outro documento. E ela: mas hoje é sábado, o consulado está fechado e amanhã temos voo para Madri. Aí, começou a correria. Como tirar um novo passaporte se o consulado estava fechado? Como minha tia poderia embarcar no voo do dia seguinte sem qualquer documento que a identificasse?

Para resumir a história, depois de horas, consegui o telefone de emergência de consulado — um celular publicado no site deles — e quem atendeu foi a vice-consulesa Cristina. Ela perguntou se não dava para elas adiarem a viagem para Madri e irem ao consulado na segunda –feira. Eu disse que se elas não embarcassem no dia seguinte para Madri ocorreria uma série de cancelamentos com passagens aéreas e hotéis, acarretando um enorme prejuízo — financeiro e emocional.


As cinco mocinhas da Europa em Madri, depois do susto. Da esquerda para a direita: Tia Olga, Tia Julia, minha mãe (Sílvia), Tia Izabel e Tia Neuza.

Já numa segunda conversa por telefone, a vice-consulesa pergunta para o Raul: mas elas foram em excursão, né? E o Raul: “Rapaiz, são cinco idosinhas viajando por conta”. A vice-consulesa, boa alma e, muito provavelmente horrorizada, determinou: diga para ela preencher o formulário no site, tirar uma foto para passaporte e anexar uma fotocópia do documento de identidade (que foi enviado para minha tia por e-mail, digitalizado). Depois, liguem de novo para mim, finalizou.

Assim que as cinco mocinhas da Europa providenciaram tudo, ligaram para a vice-consulesa que foi ao encontro das meninas e abriu o consulado em regime de emergência, em pleno sábado, à noite. Quase à meia-noite minha tia recebia seu passaporte novo para continuar a viagem.

O que a gente pode aprender com essa história:

1. Nunca, nunquinha, jamé você deve andar com todos os documentos e dinheiro em um só lugar, muito menos na bolsa (caso da minha tia, que colocou tudo dentro de uma bolsa que havia acabado de comprar em Roma). Use o money port, aquela pochete fininha feita para usar debaixo da roupa, vendida em lojas de malas.

2. Digitalize seus documentos e cartões de crédito e envie uma cópia para seu e-mail. Isso facilita no caso de ter que cancelar os cartões ou de ter que emitir novo passaporte. Se você ficar receoso de mandar para seu e-mail (medo de invasão de hacker, por exemplo) crie um e-mail que só você conheça para mandar as digitalizaçõs. E memorize a senha, por favor!

3. Se a perda ou roubo acontecer nos fins de semana ou feriados o pepino é bem maior. Os consulados não funcionam nestes dias. E, embora, ofereçam um telefone de emergência, eles costumam atender somente os casos que consideram graves como prisão, morte ou hospitalização de cidadão brasileiro. O fato da vice-consulesa ter atendido minha tia às dez horas da noite entra no rol tive-sorte-de-encontrar-uma-pessoa-de-muito-boa-vontade!

Obrigada, Cristina! Profissionais como você sempre deixam um legado e fazem toda a diferença na história das pessoas.

Leia também

Perdi meu passaporte. Como faço para obter outro?

O dia em que a GOL indenizou uma mala destruída em menos de 24 horas.

Foto: Arquivo Pessoal

———————–

Siga o Matraqueando no Twitter | @matraqueando

Curta nossa página no Facebook | Matraqueando

Assine nossa Newsletter | Matraca News por e-mail

Adquira nosso guias | Lojinha Matraqueando



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


11 comentários

  1. Comentário do dia 01/6/2012 às 18:21

    Namorido (que é de Barcelona) disse que é comum acontecer isso por lá, principalmente com turistas: carteira, bolsa e também muito o celular. Que pena, né? Mas que bom que tudo acabou bem com a sua tia (e muito legal do consulado ter ajudado ela!!!).
    Beijocas, Angie

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Graças a Deus, deu tudo certo, Angie! 🙂

    (Responder)

  2. vera queiroz
    Comentário do dia 01/6/2012 às 21:46

    Querida, sortudíssimas as tias todas, isso é, como vc observa, um fato raríssimo, e que bom encontrar essa vice-cônsul (não seria mais justo vice-consulesa? :), mas depois de tantos episódios de invasão de emails eu não colocaria meus cartões ali de jeito nenhum, acho melhor anotar todos os números e guardar em lugares separados, deixando uma cópia no cofre do hotel, como faço com o passporte, aliás, só ando com cópia na bolsa. Enfim, bom que tudo saiu bem. Grande abraço, e ótima continuação de viagem para todas elas,
    vera

    (Responder)

    Resposta de Sílvia Oliveira

    Vera, “vice-consulesa” não é o justo, é o certo! 🙂 Obrigadão pela dica! Vou corrigir djá!

    (Responder)

  3. Lyzia
    Comentário do dia 01/6/2012 às 22:40

    Parabéns mesmo ao pessoal do Consulado! Muito legal! E também muito linda essa reunião fraterna das suas tias! Parabéns pra elas também. Família é tudo!
    Lyzia

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Verdade, Lyzia! 😀

    (Responder)

  4. Comentário do dia 02/6/2012 às 00:14

    Que história! E que sorte! A Espanha têm sempre uma estória de emoção. Piauí um susto parecido. no meio dê Madri ,mas como ando com tudo acorrentado nao conseguiram levar nada!
    Que bom que deu tudo certo!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Minha mãe sofreu um tentativa de assalto em Madri – nessa mesma viagem. Puxaram a bolsa dela e saíram correndo. Ela gritou muito e o ladrão soltou a bolsa dela. Cê já pensou???

    (Responder)

  5. Thiago Pereira
    Comentário do dia 02/6/2012 às 05:46

    Silvia, que doidera hein, rs rs. A primeira dica é fundamental mesmo. Prefiro ser ate exagerado e meio neurótico com dinheiro e documentos, do que dar bobeira. Ainda bem que no caso da sua tia deu tudo certo, mas imagina em casos que não dá… pode estragar uma viagem toda.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Exato! Tem que ser neurótico mesmo! Se não conseguir tirar a 2ª via do passaporte a viagem acaba!

    (Responder)

  6. Carmen
    Comentário do dia 02/6/2012 às 12:51

    Que sorte que toudo está resolvido!
    … mais es horrível que as autoridades não pode terminar com os roubos. Roubar dá uma imagem muita negativa de uma cidade. O turismo é muito importante pra a economia. Você sabe.
    bjs

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Carmen, elas sofreram três tentativas de assalto na Espanha, duas em Barcelona e uma em Madri! Que coisa, né?

    (Responder)

  7. Comentário do dia 08/6/2012 às 01:55

    que sorte da tua tia em ser atendida fora do expediente! deve-se sempre andar com a copia do passaporte e uma identificacao brasileira (como a CNH). passaporte fica guardadinho e com copia digitalizada no email. qnto aos cartoes nao faco copia, pois acesso minha conta do banco pela internet e la tenho todas as informacoes necessarias, caso precise.
    mas hj esqueci minha maquininha canon velha num banco de parque 🙁 na Rooselvet Island. espero q a pessoa q encontrou deixe no achados e perdidos (deixei meu contato com a policia e eles ficaram com numero do meu cel daqui). a sorte foi q baixei as fotos no domingo para o pc 🙂 na mesma hora lembrei do teu caso com a webjet.
    silvia, to em NYC desde o dia 27 de maio. antes disso passei 1 semana na florida.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Uhu, que delícia! Aproveite bastante! 🙂

    (Responder)

  8. Gabriela
    Comentário do dia 30/6/2012 às 21:55

    Olá, acabo de sofrer um assalto aqui em barcelona, agora é de madrugada de sabado pra domindo, tamem tenho voo na terça feira, estou absolutamente desesperada… Gosaaria desse telefone um urgencia, entrei no site e não achei, amanha vo providenciar todos documentos e a foto, mais qualquer ajuda no momento é bem vinda obrigada!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Gabriela, enviei a resposta por e-mail porque desde ontem fiquei sem acesso ao blog. Mas o celular de emergência é: 659 078 057 ¡Suerte!

    (Responder)

  9. Fabiana
    Comentário do dia 05/5/2013 às 18:57

    Ola Silvia! Por favor, vc conhece algum lugar que tira foto para passaporte e imprima no mesmo dia? Estou em Barcelona, viajo amanha para Hanoi e preciso de 4 fotos para passaporte…simplesmente nao encontro nenhum lugar para tirar a foto…
    Desde ja, obrigada!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Não saberia informar, Fabiana! 🙁

    (Responder)

  10. Comentário do dia 07/11/2013 às 18:00

    Sou suspeito pra falar, pois adorei a Barcelona. A cidade respira alegria. E pra completar eu ainda descobri vários lugares que vendiam 1 caña + 1 tapas por 1,50 euros. Ainda volto com muito mais tempo para descobrir mais encantos dessa cidade. Abraços

    (Responder)

  11. Comentário do dia 20/4/2014 às 21:27

    Puxa, que sorte, que bom que tudo deu certo! Fiquei pensando na minha mãe nessa situação e quase tive um triquileque…

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar