-  Atualizado 24/08/2010

O pão brasileiro

Publicado por: Silvia Oliveira Brasil

História real – Parte I:

Minha mãe em uma padaria de Madri: – Hay pan francés?
O padeiro: – No, señora, solamente pan español.

 

Eis aí um causo verídico de uma tentativa frustrada de comprar o nosso amado pãozinho de cada dia. No norte do Paraná a gente chama de “Pão Francês”. Mas cada cidade ou região do país dá um nome diferente ao carboidrato mais delicioso do café da manhã: pão de sal, pão de bico, pão d´água, média, carioquinha, filão e até cacetinho!!! Lá em Porto Alegre, por exemplo, você pede “dez cacetinhos, por favor!”

Eu também gosto de pão de forma, ciabatta, baguete, bisnaguinha, pão de centeio, broa, pão sírio, pão preto, qualquer tipo de pão doce e até pão amanhecido ou “pão de véspera” como dizem por aí. Mas o melhor café da manhã do mundo deve ter o meu pão francês. Tá, pode ser um cacetinho, como preferir. Desde que seja um cacetinho com manteiga. Manteiga Aviação. Se for na padaria perto de casa, então…

Eu – que acho uma deselegância do mercado de trabalho obrigar a gente a acordar cedo – até gosto de sair da cama uns 10 minutos antes do previsto se isso significar uma passadinha na padaria antes de pegar no batente. Acabei aprendendo a degustar um pãozinho fora de casa justamente por causa das minhas viagens mão-de-vaca-muquirana. Diária de hotel mais econômica – com raras exceções – quase nunca inclui café da manhã.

O jeito é se virar no mercadinho ou na padaria mais próximos. É o barato que sai barato, de verdade. Sem falar no barato de se dar ao luxo de sentar e pedir um pingado com um pãozinho de sal (agora pega mal falar cacetinho) lambuzado com manteiga Aviação. A que vem na lata, claro.
.
Fotos: Raul Mattar



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


14 comentários

  1. mara sallai
    Comentário do dia 28/2/2008 às 13:19

    malditos!!!
    Voces acabaram de encher a minha boca de agua. Quase morri a fogada.
    Eu estou aqui morrendo de saudades
    do pao frances la do Musamar em Londrina. No "primeiro mundo"
    o pao e terceira.Dificil achar uma padaria que voce vai e compra pao fresquinho quentinho . Tudo vem num saco plastico. E e claro nao tem pao frances.
    mara sallai
    redwood city, ca

    (Responder)

  2. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 28/2/2008 às 14:35

    Mara!
    Puxa, você se lembrou do Musamar! Eu sempre ia com minha avó lá, quando tinha uns 7 ou 8 anos de idade! A gente comprava paozinho no Musamar da Rua Pernambuco que, como sabe, está no mesmo lugar até hoje! Bjs!

    (Responder)

  3. Muricando
    Comentário do dia 28/2/2008 às 17:57

    Quando a Sirlene me disse que você tinha voltado a matraquear achei que era brincadeira. Esse blog estava até criando teia de aranha! hahahaha! Mentira, mentira! A gente vinha aqui de vez em quando para espanar!

    (Responder)

  4. Gisela Garcia
    Comentário do dia 28/2/2008 às 20:12

    Lá em Vitória chamamos de pão de sal.
    E é uma delícia mesmo…

    (Responder)

  5. Anonymous
    Comentário do dia 28/2/2008 às 21:02

    É verdade! Aqui em POA o pãozinho de 50gr é chamado de cacetinho e se for o de 100gr, cacetão! E todo mundo come, sem piedade!
    Luis Henrique

    (Responder)

  6. Catireva
    Comentário do dia 28/2/2008 às 23:09

    Ara! Ainda bem que voltou… Nem na França eu encontrei o "pão francês"… rsrss
    Parabéns pelo retorno!
    Beijos!

    (Responder)

  7. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 29/2/2008 às 13:15

    Gisela, aqui em Curitiba alguns lugares chamam de pão francês (como no norte do PR), mas muitos também fazem a opção pelo "pão de sal". Bjs!

    (Responder)

  8. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 29/2/2008 às 13:17

    Cruzes, Luis Henrique! Cacetão??? Eu hein, no coments! hohohoho.

    (Responder)

  9. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 29/2/2008 às 13:19

    É verdade, mãe! Na França a gente só tem de pedir "pão", simplesmente! Ara!

    (Responder)

  10. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 29/2/2008 às 13:20

    Murica, obrigada pelo apoio moral! E olha, quando eu desandar por aqui, não deixe de vir com o espanador, flanela, windex… 🙂

    (Responder)

  11. Ana
    Comentário do dia 28/11/2008 às 14:29

    Ahhh… Fala muito serio mesmo, eu sou de Campinas, SP e la tambem chamamos de pao frances, porem estou morando nos EUA ha 16 meses e nao aguento mais esses paes, eles nao sabem o prazer de comer um paozinho frances pela manha. Eu to enlouquecendo sem o "cacetinho" aki (meu marido que me predoe hehe). Na verdade nem padaria a gente acha por aqui, e quando acha algo parecido so tem cookies, mufins e afins, tudo doce. =(

    (Responder)

  12. Comentário do dia 31/8/2010 às 15:10

    Essa história de Cacetinho do Gaúchos, já me fez passar vergonha.
    Estávamos em Garopaba em uma Padoca (como gaúcho chama padaria) e o gaudério pediu 4 cacetinhos, meu amigo não resistiu mostrou uma Baguete e perguntou se era um Cacetão.
    Obviamente o Gaúcho, não curtiu muito, mas rendeu boas gargalhadas.
    Sinceramente, não valorizo muito o Pão de Trigo como chama a aqui em Floripa, prefiro os pães diferentes, como ciabatta e outros de casca dura.
    Abraço!!!!

    (Responder)

  13. Lena
    Comentário do dia 31/8/2010 às 17:18

    Delícia! Também adoUro!! Com manteiga salgada , então! Hummm!!

    Agora, “média” é o café-com-leite, não? Aqui se pede: “uma média com pão com manteiga” 😉

    beijo!

    (Responder)

  14. Daniel Abreu Celso de Souza
    Comentário do dia 17/6/2016 às 03:26

    Já que esse pão é tradicional no Brasil e tem várias maneiras de chama-lo em cada região é diferente da receita contada a muitos anos atrás ainda no tempo da guerra por pessoas vindo da França, então o porque de não colocar o nome de “Pãozinho Brasileiro” ou “Pão Brasileirinho” e chama-lo assim no Brasil todo, já que não existe na França, o Brasileiro tem que valorizar o que é seu e não valorizar a cultura de fora, o Brasil seria bem melhor se o próprio Brasileiro tivesse orgulho da nossa querida nação Brasileira!!!
    É a mesma coisa que Shopping Center, não seria melhor chamar em Português nossa língua mãe Centro de Compras, muito mais lógico, pois no Brasil não se fala o idioma Inglês e sim Português que veio com o Português Pedro Álvares Cabral, quando sem querer descobriu o Brasil e a chamou de Terra de Santa Cruz antes de virar Brasil por causa da planta Pau Brasil que tinha na Região, é a mesma coisa com o Pão Francês que de Francês não tem nada e nem se encontra dele na França, foram pessoas que trouxeram de boca em boca a receita da França, mas não ficou igual em nada do pão que é vendido na França o pequeno que é mais parecido com o Pão Francês cumprido chamado de Baguete!!!
    BRASIL PARA OS BRASILEIROS NÃO DEIXEMOS VIRAR ESTRANGEIROS EM NOSSA PRÓPRIA PÁTRIA BRASILEIRA, VAMOS ATÉ QUEM SABE CRIAR UMA PÁGINA NA INTERNET PARA RECOLHER ASSINATURAS E OPNIÕES PARA MUDARMOS DE VEZ O NOME DE PÃO FRANCÊS PARA PÃOZINHO BRASILEIRO OU PÃO BRASILEIRINHO, POIS TEM TUDO HAVER COM A NOSSA BELA CULTURA, QUE INFELIZMENTE AOS POUCOS ESTÁ SE DEIXANDO DE LADO, POIS DESDE PEQUENO A CRIANÇA APRENDE MAIS OU MENOS O NOSSO IDIOMA OU LNGUA MÃE PORTUGUÊSA, MAS APRENDE MUITO MAIS O INGLÊS E A CULTURA AMERICANA POR CAUSA DA INTERNET, A CRIANÇA DE HOJE AMA OS PERSONAGENS DA DISNEY E ESQUECEM OU NÃO CONHECEM PORQUE OS PAIS NÃO ENSINAM QUE O BRASIL TAMBÉM TEM OS SEUS PERSONAGENS INFANTIS COMO A TURMA DA MÔNICA DE MAURÍCIO DE SOUSA, O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO DE MONTEIRO LOBATO, DANIEL AZULAI E SEUS PERSONAGENS, ALGUNS LIGADOS A VERDURAS E OUTROS ESQUECIDOS OU DESAPARECIDOS POR PERDEREM PARA PERSONAGENS ESTRANGEIROS!!!

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar