quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Passagens aéreas baratas dentro do Chile: voe Sky Airline


O avião da Sky Airline no aeroporto de Calama. (Foto: Matraca’s Image Bank)

Voamos para Santiago com milhas. De lá teríamos que comprar uma passagem aérea até a cidade de Calama, a porta de entrada para o Deserto do Atacama. O primeiro passo foi fazer uma cotação na LAN, a principal companhia aérea do Chile. O detalhe é que a LAN tem preços diferenciados: quem compra os bilhetes aqui no Brasil – pelo site brasileiro deles – vai pagar pelo menos três vezes mais do que no site chileno. Como eu havia lido alguns (poucos!) relatos de pessoas que tinham conseguido comprar no site chileno com cartão emitido no Brasil até tentei, mas não consegui. Cheguei a ligar em vários telefones disponibilizados pela LAN para fazer a compra por e-mail ou telefone, mas não foi possível. Ou eu pagava os cerca de US$ 600,00 cobrados pelo site brasileiro da LAN ou nada feito. (Em contrapartida, o site local cobrava em torno de US$ 180,00 pelo mesmo bilhete, no mesmo voo.)


Bilhetes: meu primeiro ticket com sobrenome de casada. Rá! (Foto: Matraca’s Image Bank)

Buscando daqui, pesquisando dali encontrei a Sky Airline – uma companhia pequena de voos domésticos no Chile. Pelo site da Sky Airline também não é possível comprar com cartões que não sejam emitidos no Chile. Mas ao contrário da LAN, você pode comprar por e-mail ou telefone, passando seus dados pessoais e o número do cartão de crédito. Resumo da operação: paguei US$ 209,00 (com taxa incluídas) ida e volta (Santiago-Calama-Santiago), por pessoa. Uma economia de quase US$ 800,00 nas duas passagens! Fiquei tão feliz que, na época, corri lá no Viaje na Viagem para contar a novidade – já que meus três ou quatro leitores passam por lá primeiro. O Riq abriu um post específico sobre o tema, o que rendeu muitos depoimentos interessantes sobre esse tipo de transação. Inclusive de gente que conseguiu comprar na LAN chilena com cartão brasileiro. Mas isso é a exceção, não a regra.


Comida quente na ida e na volta: voos de duas horas. (Foto: Matraca’s Image Bank)

O próximo passo (mêda!) era justamente o voo em si. Por ser uma empresa nanica, pensei, será que correríamos o risco de ter atrasos, cancelamentos, problemas no atendimento… Que nada! Os voos saíram rigorosamente no horário, comida quente tanto na ida quanto na volta (numa viagem de apenas duas horas), excelente atendimento e uma aeronave – se não novíssima – muito decente. Na ida, viajamos de manhã. Serviram omelete com salsicha, pão, bolo, manteiga, cream cheese, frutas frescas, café, suco e água. Na volta, saímos de tardezinha, jantar completo: massa ou frango. Tudo acompanhado de sobremesa e vinho chileno. Bom, qualquer gourmet de meia-tigela iria fazer cara de sabichão e dar o seguinte veredicto: comida de avião. Mas cada vez que me lembrava do tanto que eu havia economizado, me sentia num concorde, degustando os quitutes de um restaurante internacional.

COMO COMPRAR UMA PASSAGEM AÉREA NA SKI AIRLINE

1. Busque no site da companhia os dias e horários em que você quer viajar.
2. Mande um e-mail para [email protected] solicitando a reserva.
3. Se preferir, ligue para (+56) 55-459090/459092 . (Você pode chamar via Skype, pagando uma ninharia pelo interurbano.)
4. Em 24 horas (ou menos) eles respondem passando o número da reserva e uma autorização de débito no seu cartão de crédito. Você pode preencher esta autorização e enviá-la por fax, scaneada por e-mail ou até mesmo ligar, passando os dados por telefone  – caso ache mais seguro.
5. Caso eles demorem um pouquinho para responder, por favor, não venha aqui desesperado. Mande novamente a mensagem ou ligue para eles. Arrisque seu portunhol, se for o caso.
6. IMPORTANTE: todos estes procedimentos podem mudar a qualquer momento, sem aviso prévio, por conta de alterações internas da companhia. (E eu não tenho nada a ver com isso!)

Segue uma sugestão de e-mail para os que não dominam o espanhol (aceito correções):

Estimado Sr.

Ante todo mis más cordiales saludos desde Brasil.

Quisiera comprar un billete en Sky Airline por esta vía, dado que en su sitio web no es posible efectuar la reserva/compra desde el extranjero.

Siguen la fecha y horario del vuelo y los datos de los pasajeros (nombre, nacionalidad y número de pasaporte): _______________

A espera de sus noticias me despido cordialmente,

Fulana de Tal.

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Fotos: Sílvia Oliveira

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