-  Atualizado 23/11/2011

Perdi meu passaporte. Como faço para obter outro?

Publicado por: Silvia Oliveira Matraca's Utility

Toc-Toc. Pé-de-pato, mangalô, três vezes. Uma das coisas mais chatas durante uma viagem internacional é perder os documentos. Não importa se você deixou em algum lugar ou se foi roubado. O fato é que estará sem passaporte para seguir viagem. Primeira coisa: procure imediatamente a delegacia de polícia mais próxima e registre um boletim de ocorrência.

Com o documento da polícia na mão, siga para a embaixada ou consulado brasileiro. (Consulte aqui a lista de consulados e embaixadas do Brasil no exterior). Além do boletim de ocorrência, você deve apresentar o original ou cópia autenticada no Brasil de sua carteira de identidade brasileira, prova de quitação com o serviço militar (para homens, entre 18 e 45 anos) e prova de estar em dia com as obrigações eleitorais.

Lá, eles darão a você uma autorização para voltar ao Brasil. Você não poderá continuar a viagem sem passaporte. Para continuar a viagem é necessária a segunda via do passaporte que pode levar dias para ficar pronta. Portanto, guarde muito bem seus documentos no money port, aquelas pochetes/bolsinhas que são feitas para usar debaixo da roupa e que são encontradas facilmente em lojas que vendem malas.

Foto: Matraca’s Image Bank



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


8 comentários

  1. Comentário do dia 15/4/2011 às 11:37

    Olá Silvia,
    Você sabe se quando estamos viajando, podemos deixar o passaporte no hotel (bem guardado) e sair com uma cópia autenticada?
    Obrigada,
    Cláudia

    Resposta de Sílvia Oliveira

    Não só pode, como deve! E como o Luiz disse, até onde eu sei não precisa autenticar, mas não custa nada! 🙂

  2. luiz w
    Comentário do dia 15/4/2011 às 15:38

    Eu sempre saio com xerox comum, caso eu nao va precisar p coisas formais, como cambio, fronteira, etc. Nunca tive problemas, nem quando preciso deixar documento p pegar depois (ex: audioguides). Se eh certo, nao sei hehehehe

  3. Comentário do dia 15/4/2011 às 20:19

    Quem raios viaja com carteira de identidade, reservista e título de eleitor? Você leva tudo isso na sua viagem internacional? Eu levo só o passaporte! Nem aqui no Brasil eu ando com reservista e título de eleitor!!!

    Resposta de Sílvia Oliveira

    Desculpe, mas eu viajo… e essa é a função do post: alertar. Esses documentos na mala não ocupam nenhum espaço e podem salvar uma viagem de 40 dias pela Europa, por exemplo! Porque se você estiver numa viagem internacional por seis países e perder o passaporte no primeiro deles – e não puder tirar a segunda via – não poderá seguir viagem… só voltar para casa!

  4. Marcia.kawabe
    Comentário do dia 15/4/2011 às 22:44

    Vixe Maria, mas eu nunca viajei com todos esse documentos também. Uma vez eu vi nem sei onde que era bom levar uma xerox do passaporte e uma foto 5×7 que em caso de perda, somente com essa cópia já seria o suficiente pra tirar a segunda via e isso eu sempre faço. Mas é bom saber e não ocupa lugar mesmo na mala …

    Resposta de Silvia Oliveira

    Pois é, a informação é da Polícia Federal… você tem que apresentar os mesmos documentos que apresentaria se estivesse no Brasil!!!

  5. Comentário do dia 08/6/2011 às 05:04

    perdi duas vezes meu passaporte..Uma fui roubada no brasil e a segunda esqueçi a bolsa no shop e nao encontrei mais. 🙁 como faço pra retirar outro? esgtou no brasil e moro na italia em alguns meses com passagem comprada tenho que voltar a italia.. estou sem passaporte. posso retirar outro? como faço°? obrigado pela atenção!…

    Resposta de Silvia Oliveira

    Sugiro entrar em contato diretamento com a Polícia Federal da sua cidade! Abs!

  6. Francisca
    Comentário do dia 11/7/2011 às 15:05

    Aconteceu comigo, perdi o passaporte e tds docs, tenho a Xerox do passaporte e só. Fui no consulado e disseram para apresentar os docs que tenho que vão ver o que fazem, amanha vou lá, mas não sei como sera. Posso ir pra Roma só com a Xerox comum do passaporte?

  7. TADIANI
    Comentário do dia 15/8/2011 às 14:39

    TENHO DULPA CIDADANIA ITALIANA E BRASILEIRA , ESTOU NA ALEMANHA E QUERO VOLATR PARA OBRASIL COMOFAÇO PQ SEM O PÁSAPORTE BRASILEIRO EU SOU IMIGRANTE EM MEU PROPRIO PAIS COMO FAÇO PARA VIAJAR E PEMANECER NO MEU PAIS BRASIL?

    Resposta de Silvia Oliveira

    Entre em contato diretamente com a Polícia Federal. http://www.dpf.gov.br

  8. sonia garcia franz
    Comentário do dia 29/9/2011 às 17:11

    eu e meu marido fizemos o passaporte, mas tivemos o visto negado e não tentamos mais isso foi em 2001 e em 2008 perdi, não sei como foi a época das enchentes em santa catarina, na minha casa entrou agua, perdi alguns moveis, mas o resto não e o passaportes sumiram!!! o que devo fazer!!!

    Resposta de Silvia Oliveira

    Entrar em contato com a Polícia Federal e solicitar outro passaporte. Simples, assim. 😀 Abs!

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar