-  Atualizado 17/02/2010

Porto Seguro é a nossa história

Publicado por: Silvia Oliveira Bahia, Porto Seguro

Nem mesmo Cabral podia imaginar as belezas que encontraria nessa pequena faixa de terra do litoral baiano quando gritou “Terra à Vista”. O navegador português inaugurou aqui a história do Brasil e fez de toda essa região a chamada Costa do Descobrimento. O marco zero do país, quem diria, só foi oficializado três anos depois da chegada da frota de naus e caravelas lusitanas. Trazido pela expedição de Gonçalo Coelho, em 1503, o pequeno obelisco – batizado de Marco de Posse – está, hoje, no modesto centro histórico de Porto Seguro.

A cidade continuou primitiva até pouco tempo e foi redescoberta por turistas do mundo todo a partir dos anos 70. Porto Seguro, com 100 quilômetros de praia, é sol e mar o ano inteiro. Carrega com todo orgulho, a igreja mais antiga do Brasil, fundada em 1526. A primeira missa, reza a história, foi a 22 quilômetros dali, no município de Cabrália. Mas tudo bem, é tudo pertinho. E ai de quem ousa contrariar e dizer que não foi ali ou foi mais para lá. Cada povoado da região disputa o local exato onde tudo aconteceu. Não importa. A verdade é que começou por aqui, em algum lugar.

Fotos: Raul Mattar

Posts relacionados:
Porto Seguro combina com:

Artigos Relacionados


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar