terça-feira, 30 de outubro de 2012

Pousada Colonial: hospedagem no centro histórico de São Luís

Consegui testar dois tipos de hospedagem em São Luís do Maranhão: uma na praia (contei aqui) e outra na região mais turística da cidade, o centro histórico. Minha escolha pela Pousada Colonial foi baseada no preço. Entre as opções que me interessavam esta era um pouco mais barata, principalmente para mim – que estava viajando sozinha.

A Pousada Colonial fica em um casarão de dois andares na área tombada pelo Patrimônio Cultural. A fachada é uma das poucas em São Luís com azulejos em relevo. O quarto em que fiquei (cama de casal) não era amplo, mas suficiente para ninguém ter uma crise claustrofóbica. Os móveis são simples e antigos. Não há luxo, mas o local – além de bem preservado – é limpíssimo.

Reserva: eu fiz pessoalmente, na recepção do hotel. Como estava hospedada no Soft Inn nos primeiros dias, tive a oportunidade de visitar algumas pousadas no centro histórico antes de fazer a reserva. Mas você pode usar o Booking.com (o sistemas não cobra taxa de reserva e tem cancelamento grátis) ou o próprio site do hotel para garantir um quarto.

O quarto: simples, sem decoração, com piso de madeira. O banheiro precisa de reforma (sendo bem crica), embora muito limpo. Tem ar-condicionado, televisão, frigobar e telefone.

Localização: embora esteja no centro histórico, não gostei muito da localização. O restaurante e lanchonete mais perto ficam a três quadras da pousada. À noite isso virou um problema, uma vez que as ruas ficam desertas e eu estava sozinha. Mas se você for em dupla ou grupo, talvez esse dado seja irrelevante.

Ckeck-in: tranquilo e simpático. A recepção da pousada funciona 24 horas.

Check-out: o pagamento é feito na saída. Consegui um check-out later, ou seja, em vez de sair às 12h, saí às 13h30. Veja disponibilidade na recepção.

Atendimento: excelente. Os funcionários são altamente solícitos. Em uma das noites em que me hospedei lá, um deles, inclusive, me acompanhou até o restaurante mais próximo para que eu não fosse sozinha. E eu não pedi nada. Foi iniciativa da recepção quando me viu saindo.

Vantagem: a mesma coisa que me incomodou (a localização) pode ser uma vantagem para você. A pousada está no centro histórico o que facilita os passeios pelos atrativos da região. Ficando aqui, você poderá fazer nosso roteiro inteiro a pé sem pegar qualquer transporte público ou táxi.

Desvantagem: as redondezas da pousada ao anoitecer. De qualquer maneira, pelo que eu percebi, isso deve ser um problema típico de qualquer hospedagem no centro histórico de São Luís. O café da manhã, tomado às 6h30, é ótimo, completo e variado. No meu último dia aqui tomei o café próximo das 10h e estava um desastre: nada de reposição.

Preço: R$125 a diária, quarto duplo. (Como eu estava sozinha paguei R$ 99. Café incluído.)

SERVIÇO

Pousada Colonial

Localização: Rua Afonso Pena, 112 | Centro Histórico | São Luís (MA)
Telefone: (98) 3232-2834

======================================================================================

Busca outras opções de hospedagem em São Luís? Pesquise no Booking.com - onde sempre faço minhas reservas. O sistema não cobra taxa de reserva e tem cancelamento grátis. ;)

======================================================================================

Post relacionado

Hotel Soft Inn:hospedagem econômica e novíssima na orla de São Luís

Leia também

Centro histórico de São Luís: sugestão de roteiro

São Luís do Maranhão: a dor e a delícia de ser o que é

Raposa: dos bilros às fronhas maranhenses

___________________

Minha viagem ao Maranhão faz parte da Expedição Brasil Express II — projeto do Matraqueando que leva recortes do nosso país até você.

Fotos: Sílvia Oliveira

Share