Puerto Iguazu | La Aripuca: espaço verde e preservação ambiental criativa em Misiones, Argentina

Publicado por: Silvia Oliveira Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu

la aripuca puerto iguazu como llegar

O lado argentino das Cataratas me surpreende toda vez. Além dos restaurantes recomendadíssimos em Puerto Iguazu (que faz divisa com Foz), a cidade tem diversos lugares para visitar que vão além das quedas da Garganta do Diabo.

la aripuca puerto iguazu

Na minha última viagem para lá conheci o La Aripuca, um pequeno parque eco-turístico de gigantes construções. São quatro áreas de visitação: La Aripuca, Tacurú,  El Yateí e Cucurucho. A principal obra é justamente a “La Aripuca” (a arapuca em português), uma réplica monumental dessa típica “armadilha” de caça dos povos guaranis.

la aripuca puerto iguazu turismo

Troncos de 30 espécies nativas da região resgatados do desmatamento ilegal dão forma à construção de 17 metros de altura e 500 toneladas. O local abriga aulas ambientais, exposições e shows típicos.

la aripuca puerto iguazu como chegar

O projeto nasceu do sonho do casal argentino Otto Waidelich e Irma Sommerfeld. Com as três filhas ainda pequenas, eles começaram a imaginar um local que pudesse criar maior consciência sobre os recursos naturais, preservar o meio ambiente e divulgar as tradições indígenas da província de Misiones, onde fica Puerto Iguazu.

la aripuca puerto iguazu artesanato indigena

la aripuca puerto iguazu moveis

O empreendimento também conta com outras áreas de visitação e compras. Há um espaço para venda de artesanías indígenas e outro, o Tacurú, totalmente dedicados aos móveis de madeira (raízes de cedro resgatadas) e artesanato de diferentes lugares da argentina como artigos em lã, couro e pedras preciosas.

la aripuca puerto iguazu artesanato

la aripuca puerto iguazu  souvenir

O El Yateí é uma loja de artesanato de pequenos produtores locais. O nome faz uma referência à abelha jataí (yateí em espanhol), uma abelhinha típica da selva missioneira que produz mel com altas propriedades terapêuticas.

O local retrata uma antiga casa de colonos da região com detalhes arquitetônicos interessantes como a distância do solo para evitar a umidade. Existem várias opções de souvenir. São peças de folha de palmeira, sementes, linhas e pequenas “aripucas” para decoração.

la aripuca puerto iguazu sorvete erva mate

O Cucurucho (casquinha de sorvete em português) é um quiosque feito com madeira de Ibirá Pita e teto de palha. Vende sucos, lanches, empanadas e sorvetes. Prove o de erva-mate com pétalas de Rosella, uma flor que lembra o hibisco. É forte e de sabor marcante. Não lembro exatamente quanto paguei, mas acho que foi em torno de R$ 5.

la aripuca puerto iguazu abundancia medicinales

O La Aripuca tem, ainda, uma farmacinha com produtos feitos à base de ervas medicinais, um restaurante (que funciona na hora do almoço) e uma capelinha todinha feita em madeira. O passeio começa assim: você compra a entrada e logo é conduzido por um guia (em espanhol) até à La Aripuca.

la aripuca puerto iguazu igrejinha capilla

la aripuca puerto iguazu como visitar

São cinco minutos de informações e depois a gente está livre para percorrer a área sozinha. A visita dura em torno de uma hora. O combo área-verde-história-com-sorvete costuma agradar em cheio às famílias com crianças. 😀

SERVIÇO

La Aripuca | www.aripuca.com.ar

Local: Ruta 12 Km 4 1/2 | Puerto Iguazu | Misiones

Tel. +54 (03757) 423-488

Horário: todo os dias, 9h às 18h

Entrada: 70 pesos (ou R$ 20). Em todos os lugares do empreendimento aceitam dólares e reais. Mas é melhor pagar em pesos argentino, para evitar defasagem no troco (quase sempre em pesos).

Posts relacionados

AQVA: restaurante para provar a melhor carne argentina em Puerto Iguazu

Compras na Argentina: Duty Free Shop

Leia também

Roteiro Árabe em Foz do Iguaçu

Templo Budista de Foz do Iguaçu (Spoiler: contém lindas fotos!)

Cataratas do Iguaçu: lado argentino e brasileiro

Itaipu: circuito especial

Parque das Aves

E ainda

Rota de compras no Paraguai: lojas, imposto e chipa

________________

Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados. ©



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


Um comentário

  1. Vânia
    Comentário do dia 25/8/2015 às 23:21

    Gostaria de dicas para comprar passagem aérea barata

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Vânia, siga o perfil do site Melhores Destinos no twitter, no facebook e no instagram. Eles sempre dão em primeira mão as principais ofertas: http://www.melhoresdestinos.com.br
    Abs!

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar