-  Atualizado 23/05/2017

Ravanello: a primeira vinícola boutique de Gramado

Publicado por: Silvia Oliveira Gramado

Vinicola Ravanello Gramado - Fachada

Mesmo para quem não entende nada de uvas, cepas ou polifenóis como eu, um tour por vinícolas é sempre um passeio agradável. Há sempre uma história familiar por trás, um tanino diferente para dominar ou um terroir inusitado por descobrir.

Vinicola Ravanello Gramado - uvas

Até bem pouco tempo, Gramado não tinha tradição nessa área. Quem visitava a cidade dos fondues e chocolates em plena Serra Gaúcha tinha que se deslocar 120 quilômetros até Bento Gonçalves para conhecer alguns dos principais parreirais do país.

Vinicola Ravanello Gramado - Casa

Mas agora temos aqui a Ravanello, a primeira e única vinícola boutique de Gramado. As operações começaram em 2005 pelos proprietários Normélio e Rosa Maria Ravanello, mas somente em 2010 a empresa lançou os primeiros vinhos — considerados, hoje, um dos melhores do sul do país.

+ E-book | O Barato de Gramado e Canela –> baixe o seu agora mesmo!

Vinicola Ravanello Gramado - uva

Como é a Vinícola Ravanello

É uma empresa familiar com foco na produção de pequenos volumes. A proposta é elaborar espumantes e vinhos finos de alta qualidade.

Vinicola Ravanello Gramado - Hortensias

A linda sede e fábrica tem 1300 metros quadrados e está cercada por um lago artificial, flores (fomos em janeiro quando as hortênsias “gritam” por todos os lados) e árvores frutíferas como kiwi, physalis, amora e mirtilo (só as gente fina das frutas).

O vinhedo fica ao redor da propriedade e possui 2,5 hectares. O microclima da região favoreceu muito a produção.

Segundo os proprietários, praticamente não há ocorrência de neblina e a amplitude térmica, com dias de sol e noites mais frias, ajuda a desenvolver a boa qualidade dos vinhos.

+ Alugue aqui seu carro com segurança e percorra a Serra Gaúcha com mais economia!

Vinicola Ravanello Gramado - Parreiral 01

Hoje, a Vinícola Ravanello une o cuidado manual das uvas com alta tecnologia em vinificação.

Foi a primeira vinícola brasileira, por exemplo, a adquirir uma “Prensa Pneumática Horizontal com Sistema Inerte”, que mantém a uva totalmente imersa em atmosfera… inerte.

Na verdade, não processei bem a informação, mas pelo que entendi é algo muito importante. 😛 #MatracaEnólogaChinfrim

Vinicola Ravanello Gramado - Visita Interna

Além dos tonéis de inox, alguns tintos e brancos específicos são elaborados em barricas de carvalho francês.

É tanta informação sofisticada que a gente se sente quase parte daZelite. 😀 Atualmente, a Ravanello tem capacidade para produzir 70 mil litros por ano.

Vinicola Ravanello Gramado - tonel

Como fazer a visita guiada

A visita guiada acontece de segunda a sábado em cinco horários: 10h, 11h, 14h, 15h e 16h. Não é necessário reservar. A recomendação é chegar de 15 a 20 minutos antes.

Vinicola Ravanello Gramado - ApresentacaoVinicola Ravanello Gramado - Parreiral

O tour dura em torno de 50 minutos e mostra todo o processo de elaboração dos vinhos e espumantes, desde a plantação das uvas, processo de fermentação, envelhecimento e engarrafamento.

Vinicola Ravanello Gramado - Aula

Geralmente, quem acompanha os visitantes são os donos (Seo Normélio ou Alexandre Ravanello, pai e filho respectivamente) ou o sommelier da casa.

Nós fizemos com o Alexandre e foi muito bacana. Ele é tranquilo, sorridente e responde a toooodas as perguntas calmamente. São feitas três degustações. O passeio custa R$ 30 por pessoa. Menores de 18 anos não pagam. (Mas também não bebem. Rá!)

Vinicola Ravanello Gramado - degustacaomatraqueando-instagram1

O local possui loja-conceito climatizada onde vende toda a linha da casa para quem quiser levar os vinhos da Ravanello. Veja todos os produtos aqui.

Vinicola Ravanello Gramado - vinhos brancos

O passeio superou nossas expectativas, uma vez que já havíamos conhecido outras vinícolas na Serra Gaúcha, no Chile, na Argentina e aqui mesmo no Paraná. A Vinícola Ravanello é para quem gosta de história, produção cuidadosa e atendimento personalizado.

Vinicola Ravanello Gramado - Loja

SERVIÇO

Vinícola Ravanello

Local | Rodovia RS-235 – KM 28, s/n. Está a seis quilômetros do centro de Gramado. Fica em frente ao parque de neve Snowland.

Telefone | (54) 9 9668-6500 e 9 9668-6495

Horário de funcionamento | A vinícola fica aberta de segunda a sábado, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. A entrada é grátis. Você pode conhecer os parreirais, a sede, o lago artificial, a loja e todo o entorno. Não há degustação gratuita.

Horários da visita guiada | Para fazer o tour guiado e ter direito às degustações os horários são: de segunda a sábado, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h. O tour custa R$ 30. Menores de 18 anos não pagam. Aos domingos e feriados somente sob consulta e agendamento prévios. Escreva para vinicolaravanello@vinicolaravanello.com.br ou ligue para (54) 9 9988-9823. Preço de janeiro de 2017.

Vinicola Ravanello Gramado - Placas

Posts relacionados

Gramado: dicas para uma viagem econômica

Cinco atrações grátis e estreladas em Gramado

A Mina de Gramado e Museu de Pedras Preciosas

Parque de Lavandas: a Provence chega a Gramado

Magnólia: o restaurante retrô mais incrível da Serra Gaúcha

Leia também

Bento Gonçalves | Caminhos de Pedra: um pedaço da Toscana no Brasil

Vinícola Salton: visita guiada inclui degustação grátis

Templo Budista a 30 km de Gramado: o Tibete mora aqui

ACOMPANHE NOSSAS DICAS EM TEMPO REAL

FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE | PINTEREST

Banner venda Gramado

___________
Política editorial | Pagamos todas as nossas contas de viagem. Não aceitamos convites nem cortesias. Sempre nos hospedamos anonimamente nos hotéis indicados. O Matraqueando não faz post patrocinado. Alguns posts contêm links para programas de afiliados, parceiros comerciais do blog, inseridos espontaneamente pela autora. Por questão de transparência, comunicamos que se você optar por comprar por meio destes links nós recebemos uma pequena comissão. Tudo o que você encontra aqui foi determinado unicamente pelo interesse do leitor, nosso gosto pessoal ou critério particular. Isso é transparência e credibilidade. Pode confiar! Para ajudar a manter o blog sempre com dicas fresquinhas adquira nossos guias na Loja Matraqueando. Desde já agradecemos a preferência! 

Fotos: Silvia Oliveira | Todos os direitos reservados.



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


Um comentário

  1. Aurelio Guerreiro
    Comentário do dia 14/11/2017 às 20:13

    Recentemente tomei esse vinho aqui em São Paulo. Adorei. Mas adorei mesmo esse seu comentário sobre a prensa pneumática horizontal: “Na verdade, não processei bem a informação, mas pelo que entendi é algo muito importante”.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Coisas de quem só bebe suco de uva e não entende nada dos paranauê vinheteiro! 😀

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar