-  Atualizado 18/03/2013

Retrospectiva | O melhor do Matraqueando em 2012

Publicado por: Silvia Oliveira Matraca News

Em termos bloguísticos, tivemos o melhor e mais satisfatório ano de nossas vidas – o Matraqueando e eu.

O blog amadureceu, ganhou layout e destinos novos, fomos notícia em todos (to-dos!) os meses do ano – seja em jornais, rádio, revistas e TV – além de colocar alguns projetos audaciosos em prática como a Lojinha Matraqueando e a Expedição Brasil Express II.

(Sem contar a fundação da ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagens – que, embora não seja um feito exclusivo do blog, me proporcionou, com muita honra, o título de primeira presidenta eleita).

Acompanhe nossa história e os posts que mais se destacaram, foram mais acessados e/ou comentados de 2012!

JANEIRO

O Uruguai abriu nossos posts em 2012. Considero Colonia del Sacramento pé quente. Depois dela, só veio boa notícia!  Voltamos a São Paulo e demos nossa primeira entrevista do ano à TV. Já na seção comidinhas, coloquei a receita de Saladas de Frutos do Mar, que foi feita pela minha mãe no Ano Novo passado. Virou hit!

Relembre aqui:

Salada de Frutos do Mar: aperitivo refrescante no verão

Colonia del Sacramento: o vilarejo que você tem vontade de abraçar

Assista ao nosso bate-papo no programa Conversa Delas

Cinco atrações grátis e estreladas em São Paulo

FEVEREIRO

O Chile se consagra no Matraqueando como um dos destinos mais procurados do blog. Neste mês publicamos uma série de dicas grátis sobre o país, que havia sido postada, a princípio, no Twitter. Nossas receitinhas aparecem incrementadas com um Escondidinho de Camarão. E pela  primeira vez fomos mencionados no Caderno de Turismo da Folha de São Paulo como blog referência na hora de você montar suas viagens.

Relembre aqui:

70 dicas de programas grátis no Chile

Matraqueando na Folha de São Paulo

Escondidinho de camarão com queijo coalho

MARÇO

Considero este mês um marco nos seis anos de blog. Fizemos uma mudança no nosso layout, o que foi um pontapé para a inauguração da Lojinha Matraqueando, dois meses depois. Fundamos o Clube Matraqueando e demos destaque a Curitiba, cidade onde moro e defendo como um dos melhores lugares do mundo para se viver – apesar do frio! No Matraca na Cozinha, uma sobremesa que bombou o ano inteiro!

Relembre aqui:

Cinco atrações grátis e estreladas em Curitiba

Novo layout do Matraqueando destaca nossa marca e dinamiza conteúdo do blog

Clube Matraqueando: faça parte da nossa rede de viagem e informação

Petit Verre: bombom de morango no copinho

ABRIL

Foi o mês da dobradinha Rio-São Paulo e da comilança. Quase todos os posts foram dedicados à comida. Fui à capital fluminense participar de um evento e acabei tomando o café da manhã com a vista mais bonita do Brasil. Retornei a São Paulo para ver a exposição Guerra e Paz do Portinari, que levou ao grande público os dois últimos e maiores trabalhos do artista. Aproveitei para conhecer dois dos mais brasileiros e badalados – além de baratos – restaurantes da cidade.

Relembre aqui:

Rio de Janeiro: café da manhã no Forte de Copacabana

Casa da Li: o restaurante na Vila Madalena que guarda um pedaço da história da gente

Mocotó: o estrelado restaurante de comida nordestina com o melhor custo-benefício de São Paulo

MAIO

No feriado de 1º de Maio voltamos a Buenos Aires pela quarta vez. O destaque ficou por conta do brunch mais disputado da capital portenha que a gente teve a sorte de conhecer graças ao empenho e à gentileza da Sylvia Lemos, responsável pela reserva. (Pessoal, a Sylvia – com “y” – é viajante adicta, mora em Porto Alegre e não tem blog. Já eu, a Sílvia com “i” – sou viajante adicta, moro em Curitiba e tenho blog. Tendeu?). Uma das nossas crônicas mais lidas apareceu este mês e o Matraqueando foi destaque na Revista NET de Fortaleza.

Mas nossa história mudou para sempre dia 15 de maio, quando inaugurei a Lojinha Matraqueando com quatro guias de viagem. Foi o maior passo do blog rumo à profissionalização. E menos de 15 dias depois, entramos para a história de novo, ajudando a fundar a ABBV – a primeira Associação Brasileira de Blogs de Viagem da América Latina! \O/

Relembre aqui:

Brunch do Hotel Fierro: ensaio gastronômico no Hernán Gipponi Restaurante, em Buenos Aires

Etiqueta para quem viaja acompanhado

Inauguração da Lojinha Matraqueando: conheça os novos guias da Coleção Europa Barata

Conheça a ABBV: a primeira Associação Brasileira de Blogs de Viagens da América Latina

JUNHO

Movimentamos os Matraquetes com viagem marcada para a Europa com a série: Europa Barata e Pela Primeira Vez. Só em junho falamos de Madri, Londres e Berlim. Outro acontecimento importante para nós foi o lançamento do guia O Barato de Santiago que superou as vendas do guia O Barato de Paris, lançado um mês antes e até então líder de audiência na Lojinha Matraqueando.

Relembre aqui:

Série Europa Barata: Berlim pela primeira vez

Série Europa Barata: Madri pela primeira vez

Série Europa Barata: Londres pela primeira vez

Lançamento na Lojinha Matraqueando: O Barato de Santiago do Chile

JULHO

Nossa ida ao programa Encontro com Fátima Bernardes da Rede Globo foi um divisor de águas. Batemos todos os recordes de audiência da história do Matraqueando. Ao lado da Pati Papp do Coisas de Mãe, o Matraqueando foi o primeiro blog de viagens convidado a participar do programa. Em seguida, fomos mencionados no jornal O Estadão, que deu destaque aos nossos guias. Tivemos que zerar tudo, mudar para um servidor privado (que aguenta milhares de acessos sem tirar o site do ar). Diria que neste mês o Matraqueando ficou mocinha e definitivamente entrou para o rol dos blogs mais significativos e relevantes do país. E ainda sobrou tempo para falar de Roma e de São Paulo, nossa terceira visita do ano à capital paulista.

Relembre aqui:

Veja o vídeo da entrevista da Matraca no programa Encontro com Fátima Bernardes

Guias da Lojinha Matraqueando no jornal O Estadão

Memorial 17 de julho: local onde ocorreu a maior tragédia da aviação brasileira celebra a vida

Série Europa Barata: Roma pela primeira vez

AGOSTO

Foi um dos meses mais produtivos. Curitiba voltou a ser destaque com várias dicas de comidinhas na cidade. Lisboa e Paris fecharam a série Europa Barata,  que passou a ser a nova queridinha do blog. Entramos para o Pinterest e Instagram. Demos uma entrevista ao programa Revista CBN. Comecei a segunda edição da Expedição Brasil Express – projeto do Matraqueando que leva recortes do nosso país até você. E para meu orgulho, o Matraqueando é destaque na revista Viagem e Turismo – a principal publicação impressa do segmento no Brasil. (Sim, a essa altura eu já estava insuportavelmente chata!) Rá!

Relembre aqui:

Série Europa Barata: Lisboa pela primeira vez

Série Europa Barata: Paris pela primeira vez

Expedição Brasil Express II: ela está de volta!

Café, tortas e bolos: onde desopilar em Curitiba

Matraqueando é indicado na Revista Viagem e Turismo como um blog para chamar de seu

SETEMBRO

Escolhi o Maranhão como primeiro destino da Expedição Brasil Express II. Uma viagem que trouxe cor ao blog. É, sem dúvida, um dos roteiros mais incríveis que você pode fazer (e eu nem terminei minhas postagens sobre o lugar) pelo Brasil! Neste mês comi o melhor camarão ever da face da terra e conheci a maior colônia de pesca do estado.

Relembre aqui:

O Camarão da Luzia, em Canto de Atins | Maranhão

Raposa: dos bilros às Fronhas Maranhenses

São Luís do Maranhão: a dor e a delícia de ser o que é

OUTUBRO

O acontecimento foi em setembro, mas só em outubro consegui publicar sobre minha participação no Seminário Viajosfera, o maior evento de blogs de viagem do Brasil. Fui como palestrante. Pude compartilhar ideias e conhecer muita gente – alguns dos meus ídolos, inclusive –  do mundo virtual, numa das experiências únicas da minha vida profissional. Já o Maranhão continuou em pauta neste mês. Conheci, enfim, a Disneylândia brasileira. E o Matraqueando foi destaque de página inteira em um dos maiores jornais do Paraná!

Relembre aqui:

Meu blog, minha vida: um oferecimento Seminário Viajosfera

Beto Carrero World: minha disneylândia!

Centro Histórico de São Luís: sugestão de roteiro

Matraqueando é destaque no caderno Folha Gente do jornal Folha de Londrina, um dos maiores do Paraná

NOVEMBRO

Neste mês, atribulado, o Matraca News teve apenas cinco posts! E, incrivelmente, dois deles estão entre os mais visitados, compartilhados e retuitados do ano no nosso ranking. 🙂

Relembre aqui:

Aconchego Carioca: boteco gastronômico no Rio de Janeiro. Ou o que um bolinho de feijoada pode fazer pela sua vida.

Alcântara: roteiro para quem vai fazer um bate e volta à cidade colonial brasileira sede de uma base espacial

DEZEMBRO

Nosso segundo destino da Expedição Brasil Express II, João Pessoa, encheu os olhos dos viajantes que passaram por aqui (e ainda faltam mais uns cinco posts sobre a cidade). Em dezembro, o Matraqueando também começou o Especial Praias do Paraná – mas os posts só devem sair a partir de janeiro de 2013. Para fechar com broche de oro, lançamos o Gift Card Matraqueando, outro sucesso da nossa lojinha! \O/

Fechei o ano bem resolvida com este blog, contente com os resultados, cheia de projetos para 2013 e com a certeza de que tudo, tudo sempre vale a pena se o que você busca é ser uma pessoa melhor!

Relembre aqui:

Pôr do sol na Praia do Jacaré: passeio clássico do turista que vai a João Pessoa

Centro Histórico de João Pessoa: modo de usar

Gift Card da Lojinha Matraqueando

_____________________________________

FELIZ 2013!

Fotos: Raul Mattar e Sílvia Oliveira



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


12 comentários

  1. Comentário do dia 30/12/2012 às 13:58

    Silvia querida, uma retrospectiva de tirar o fôlego, heim!!!
    Adorei todas as dicas, as cidades escolhidas e não vejo a hora de coloca-las em pratica!!! Hehehe

    Parabéns pelo sucesso conquistado nesses anos, tudo muito merecido, tamanha a dedicação que tem com o blog e com tuas leitoras!!!

    Um 2013 sensacional pra ti e toda família, que esse ano chegue com tudo!!!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Obrigadão por nos acompanhar, Nine! Feliz 2013! 😀

    (Responder)

  2. Patricia
    Comentário do dia 30/12/2012 às 15:03

    Que legal! Acompanhei tudo e foi ótimo rever (e reviver) estes posts! parabéns, sucesso merecido, é o melhor blog de viagem do Brasil. UM abraço e feliz 2013 com muitas viagens e comidinhas!!! 🙂

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    MELHOR blog de viagens do Brasil? Menos, Pati, menos…

    (Responder)

  3. Comentário do dia 30/12/2012 às 22:36

    Adoro o blog, é inspirador e cheio de informações certeiras e importantes. Beijos e muito sucesso.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Valeu, Érica! Feliz 2013! 😀

    (Responder)

  4. Carol Vianna
    Comentário do dia 30/12/2012 às 23:41

    Silvia, profe querida!
    Que 2013 seja de muitas viagens e novidades para os leitores como eu!
    Muita saúde e mais sucesso!
    Beijos, Carol.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Carol, quantas saudades das nossas aulas! Feliz 2013 cheio de vida e realizações para você! 😀

    (Responder)

  5. Anna
    Comentário do dia 31/12/2012 às 03:39

    Silvia, sou leitora fiel, mas comento pouco. Quando revi a retrospectiva, me dei conta de quantas viagens você já me ajudou, Gramado, Santaigo, Tiradentes (quem nem está nessa retrospectiva, mas fui para lá com “você”) e meu primeiro mochilão pela Europa que a seu exmeplo, foi com mala de rodinhas. O blog é lindo, carinhosos, bem feito, não dá nem para fazer sugestões de melhorias porque já é maravilhoso. Espero estar aqui em 2013, 2014. Feliz Ano Novo para você e toda sua família.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Lindas palavras, Anna! Muito obrigada, mesmo! Feliz 2013!

    (Responder)

  6. Danila
    Comentário do dia 31/12/2012 às 11:42

    Parabéns pelo trabalho Sílvia!! Conheci o blog em abril deste ano e desde então acesso toda semana para ver se tem alguma novidade… o matraqueando com certeza me inspirou muito a planejar novas viagens e conhecer tantos outros lugares!!
    Feliz 2013 para a turma da matraca!!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Gradecida, Danila! Espero ser mais frequente com as postagens este ano (meta 2013) Rá rá! Beijos! 🙂

    (Responder)

  7. João Luiz Corrêa
    Comentário do dia 31/12/2012 às 12:14

    Sílvia, descobri seu blog semana passada e não consegui mais parar de ler. Trabalho como Agente de Viagens em uma empresa de turismo em Porto Alegre/RS e costumo dizer que meu trabalho é vender sonhos. Como não tenho muitas oportunidades de conhecer pessoalmente os lugares com o qual trabalho diariamente, seu blog além de me cativar me dá a oportunidade de “vivenciar” a diversidade de atrações e riquezas existente em cada local visitado por você. Isso me ajuda a passar para meus clientes um pedacinho da magia e dos segredos de cada destino. Seu blog é maravilhoso, tem uma linguagem agradável e convidativa. Quanto mais eu leio, mais eu quero ler! Obrigado por dividir comigo e com todos os apaixonados por viagens sua opinião e seu tempo. Que 2013 para você e sua família seja repleto de alegria e vida! Um grande abraço.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    João, que legal! Apareça sempre! Feliz 2013! 🙂

    (Responder)

  8. Sandra Marques de Oliveira
    Comentário do dia 02/1/2013 às 15:50

    Silvia muito obrigado por tudo esse blog é sensacional eu adoro. Te desejo muito sucesso e que teu caminho seja feito de estrelas. Feliz 2013.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Muito obrigada, Sandra! Feliz 2013! 🙂

    (Responder)

  9. Douglas
    Comentário do dia 02/1/2013 às 16:55

    Sílvia, como você faz para tirar fotos tão boas de suas viagens? Usa alguma câmera profissional, daquelas bem caras?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Douglas, a minha máquina é uma automática (dessas pequenas) Sony H70 e a do meu esposo uma Canon 30D. A minha é ótima para macro (fotografar comida) e paisagens, desde que tenha luz suficiente. Já a do Raul é excelente em todos os contextos. Mas mais do que ter uma boa máquina, vale investir num bom “olhar” e no conhecimento do que a câmera pode oferecer! Abs!

    (Responder)

  10. Comentário do dia 04/1/2013 às 16:22

    Também acompanhei de perto cada uma dessas viagens e o melhor de tudo: tive o prazer de te conhecer pessoalmente durante o Seminário Viajosfera.
    Como fã do Matraqueando (apesar de meio ausente nos últimos meses), eu só posso desejar vida longa ao blog!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Muito, muito obrigada, Tiago! Foi um luxo conhecer você, a Renata e, por tabela, a Maria! Desejo só saúde para vocês, porque o resto vem em dobro! 🙂

    (Responder)

  11. Sirlene
    Comentário do dia 04/1/2013 às 19:17

    Orgulho de ser matraquete de carteirinha! 😀 😀 😀
    Feliz Ano-Novo para você e Família Matraca! Beijos!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Valeu, Sirlene! Feliz 2013! 🙂

    (Responder)

  12. Comentário do dia 27/2/2013 às 12:03

    Que ano legal heim!

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar