-  Atualizado 17/02/2010

Salvador: pelourinho de todos os santos

Publicado por: Silvia Oliveira Bahia, Salvador
Comecei lá atrás falando de Salvador. Era para dar continuidade à série no dia seguinte. Mas daí apareceram aquelas promoções psicóticas das companhias aéreas brasileiras e tive que dar uma parada para o plantão extraordinário do saldão total de passagens. Bem, então, retornando. Conforme já havia dito, o Pelourinho – centro histórico da cidade – é o maior conjunto arquitetônico barroco fora da Europa.
.
Como o próprio nome diz, na época da escravidão o “pelourinho” era o lugar da cidade onde se fazia justiça, açoitando os condenados em praça pública. Abolida a escravidão e banido este tipo de pena, o bairro passou por uma severa degradação, transformando-se num antro de prostituição, violência e marginalidade.

Só passou a ter status nos anos 80 quando ganhou da UNESCO o título de Patrimônio da Humanidade. Hoje é sede de várias instituições artísticas e palco de muitas manifestações culturais.

FUNDAÇÃO JORGE AMADO

A Fundação Casa de Jorge Amado funciona em dois casarões no coração do largo do Pelourinho. O espaço cultural – criado para preservar, estudar e expor o trabalho do romancista baiano – reúne todo o arquivo das obras de Jorge Amado.

MUSEU DA CIDADE

O Museu da Cidade está acomodado em um dos mais belos casarões do centro histórico. É ligado à Fundação Gregório de Mattos. Reúne no acervo artesanto tradicional da Bahia como bonecos, tapeçarias, terços, imagens de orixás em tamanho natural e peças de uso pessoal do poeta Castro Alves.

O PAGADOR DE PROMESSA

.

A Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, construída no século 18, tem uma escadaria que liga o templo com a ladeira do Carmo. O escritor baiano Dias Gomes gravou sua famosa obra “O Pagador de Promessas” no local. O filme ganhou a Palma de Ouro, em Cannes, no início da década de 60.

O CONVENTO

A Igreja e Convento de São Francisco é linda. Tem todo o interior coberto de ouro. Para quem conhece Ouro Preto, não deve impressionar muito. Mas a fachada barroca de 1723 e os painéis de azulejos portugueses – que reproduzem a lenda do nascimento de São Francisco e sua renúncia aos bens materiais – fazem do lugar único no Brasil e no mundo.

O QUE MAIS?

Existem mais mil e uma atrações no Pelourinho. Qualquer casinha, qualquer pedrinha, qualquer lojinha tem um valor histórico, artístico, cultural ou popular. É passeio para o dia todo. É lembrança para a vida inteira.

Fotos: Matraca´s Image Bank

Post relacionado:
.


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


5 comentários

  1. Muricando
    Comentário do dia 28/3/2007 às 14:34

    Que cocada boa!
    Ei, pensei que seu post anterior era uma despedida, que você nunca mais ia aparecer aqui até terminar essa famigerad tese… rrsrsrs
    Hoje tem aula, vê se não chega atrasada! huahuahuah rsrsrsr

    (Responder)

  2. SÍLVIA OLIVEIRA
    Comentário do dia 28/3/2007 às 22:35

    Você não manda em mim!

    (Responder)

  3. sophia donatta
    Comentário do dia 12/7/2011 às 18:53

    Bahia salvador,um dos lugares mais lindos que ja fui na VIDA!!
    estava eu em sào paulo a 2 semana atraz sem nada para fazer mexendo na net,quando achei um site de viagêns (ZARPO) http://bit.ly/jzbclK com uma super promoçào de hospedagem em Salvador,haaaaaa agarrei com forçaa!!
    fiquei em uma pousada linda na undina (axu que é assim que escreve)
    foi magico subi o pelorinho,vi a casa de jorge amado,assisti a um show de reggae e nadei em praias desertas.
    simplismente maravilhoso espero muito pode voltar um dia!!
    ps:parabens pelo Blog!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Sr. ZARPO!
    Por gentileza, deixe de fazer propaganda em forma de comentários. Seu IP já está marcado e caso volte a incomodar será banido! Agradecida!

    (Responder)

  4. Comentário do dia 07/2/2015 às 16:23

    Eu conheço um hotel muito bom e barato para se hospedar em Salvador e perto do Pelourinho, trata-se do Hotel Miron. Vejam no site: http://hotelmiron.com.br

    Disparado o melhor custo benefício de Salvador. Meus familiares que vem todo ano só se hospedam lá.

    (Responder)

  5. Eduardo
    Comentário do dia 21/6/2016 às 22:32

    Curti muito o matraqueando. Três informações importantes sobre o São Francisco: 1. É a Igreja com maior quantidade de ouro do Brasil (nunca vi nada igual, nem em Ouro Preto). 2. A fachada é em barroco plateresco, o único exemplar no Brasil e ficou por anos encoberta até uma restauração descobrir a escultórica fachada. 3. O painel de azulejos é o único registro completo da cidade de Lisboa antes dela ser destruída e reconstruída após o terremoto e maremoto no século XVIII.

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar