-  Atualizado 17/02/2010

Trancoso, Bahia: menos é mais!

Publicado por: Silvia Oliveira Bahia, Trancoso

Eu já fui várias vezes à Bahia. Passei pelo delicioso Deus-nos-acuda de Salvador e até me meti num daqueles resortões carésimos, o Costa do Sauípe, na Linha Verde. Mas eu queria mesmo era conhecer Trancoso, a míseros 30 quilômetros de Porto Seguro. Já tinha ido duas vezes à região do descobrimento (qualquer dia prometo escrever sobre Porto Seguro, o destino mais barato do Brasil) e não conhecia ainda a ilustre Trancoso. Pois, in-crí-vel: quando conheci, quis sair correndo. 🙂 Trancoso é mais ou menos assim: tudo simples, rústico, meio agreste, hippie, new age, alternativo e CARO. Entendeu? Eu não. Por ser tudo tão tô nem aí, imaginava que poderia desfrutar de uma agradável semana sem entrar no cheque especial. Pois foi difícil. Por certo, como toda viagem é uma falência temporária – já discutida no primeiro post – coloquei o passeio na mão de Nossa Senhora D‘Ajuda, padroeira do arraial ao lado, aliás tão caro e mitificado quanto!

Fiquei analisando, cá com meus botões, como um conceito de turismo pode encarecer tanto um destino. Sabe aquela história “Trancoso é um povoado localizado no Sul da Bahia que se originou de uma aldeia jesuíta fundada há quase 500 anos. Por seu primitivismo e natureza exuberante atrai gente de todo o mundo”. Sem dúvida sou essa gente de todo o mundo que sempre cai nas armadilhas turísticas do exótico, do excêntrico e do esquisito. Minha dica: vá a Porto Seguro por quinhentão (incluindo avião, hotel, traslado e city tour) e de lá para Trancoso (pacotes diretamente para Trancoso, em pousadinha razoável, não saem por menos de R$ 1.200,00). Fique dois dias no povoado. Vai dar para conhecer as praias (realmente lindas!) e o famoso “Quadrado”, a (única) praça do lugarejo. Este centrinho é abraçado por um conjunto de casas com uma igreja ao fundo, de onde se vê o mar. Em algumas destas casas vivem nativos e em todas as outras estão fincadas lojinhas de decoração, arte, bugigangas e quinquilharia espantosamente inflacionadas!

Eu, que perco o amigo mas não a viagem, tratei de curtir aquela extravagância a meu modo: comi no único e prosaico self service do lugar, era freqüentadora assídua do mercadinho e fiz até compras!!!!! Umas pulseirinhas por R$ 2,00 cada. Vendidas pelos hippies. Para todos os efeitos agora eu tenho pulseirinhas de sementes nativas, veja só, de Trancoso!!! Voltei feliz da vida para casa.

Trancoso combina com

PORTO SEGURO
ARRAIAL D´AJUDA


Artigos Relacionados


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


15 comentários

  1. Paulo - Sol Miró
    Comentário do dia 25/5/2006 às 10:46

    Professss!!!! Coisinha exagerada! hahahahaha. Nem é tao caro assim: você que é muito mao de vaca!
    :-)))))))
    Estamos com saudades!
    Abraços!

    (Responder)

  2. Silvia Oliveira
    Comentário do dia 25/5/2006 às 11:50

    HAHAHAHAHA. Sem dúvida. Dá uma olhadinha no post seguinte!
    Abs!

    (Responder)

  3. Gica
    Comentário do dia 01/6/2006 às 11:05

    Deu no The New York Times: "Trancoso é a vila de pescadores mais chique do Brasil"

    (Responder)

  4. Silvia Oliveira
    Comentário do dia 01/6/2006 às 11:57

    Pior, o NYT disse "é o mais chique vilarejo de praia do qual você nunca ouviu falar".
    Eu hein! Pelo menos eu já conheci esse "chique vilarejo" do qual os americanos nunca ouviram falar! huahuahuahua!
    Abs!

    (Responder)

  5. Alessandra
    Comentário do dia 12/6/2006 às 20:26

    Oi…

    Fui pra Trancoso alguns anos atrás e não tinha certeza de ter ido…até hoje penso que errei o caminho…o tal lugar paradisíaco não pode ser aquilo o que eu vi: uma igrejinha, uma ruazinha com umas casinhas coloridas e um mar muito meia boca…Sinceramente, não entendi…

    (Responder)

  6. Silvia Oliveira
    Comentário do dia 13/6/2006 às 09:55

    Oi Aleee!

    Entre tantas "pautas" que tenho aqui para colocar no blog, a de Trancoso nasceu de um comentario seu lá em casa: "eu fui a Trancoso, mas acho que nao era Trancoso!. E você falava sério: "acho que nao encontrei o povoado"! hahahaha. Afinal, eu também tive essa sensaçao de "êpa, oncotô? doncovô?"

    É isso mesmo Alê! Trancoso é mais um conceito do que um fato! Mas como para mim todo lugar tem seu encanto… "sorria, você está na Bahia"! Ui!

    (Responder)

  7. ferejan1
    Comentário do dia 27/4/2007 às 22:50

    Silvinha amiga querida!!!
    amei Trancoso tb, mas nada igual a praia do Espelho uns 60km mais p/ frente, essa sim vale muita a pena, paradisiaca!!!!
    não perca na próxima oportunidade, mas tb não esqueça a $$$ precisa de bastante…
    bjão

    (Responder)

  8. juliana alves correa
    Comentário do dia 21/1/2011 às 11:52

    “EU QUERO A BAHIA” AHHH que maravilhaaa é estar em trancoso!
    fico pesquisando sites de viagem e encontrei um que tem materias otimas sobre trancoso BA

    (Responder)

  9. Comentário do dia 31/10/2011 às 16:16

    Gostei tanto de Trancoso que abri uma exceção e voltei ao destino para curtir novamente seus recantos, restaurantes deliciosos, o charme do quadrado e a belíssima Praia do Espelho. Para quem quiser incrementar o passeio, recomendo uma ida à Caraíva e uma visita a Ponta do Corumbau. As dicas destes roteiros estão no post http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/09/trancoso-praia-do-espelho-e-caraiva.html. Abs, Anna

    (Responder)

  10. Adriane Machado
    Comentário do dia 08/4/2012 às 16:33

    Concordo plenamente com seus comentários! Fui para Porto Seguro em um pacote da CVC bem baratinho, fiquei no Hotel Porto das Naus(muito bom ), alugamos um carro e visitamos Arraial D’Ajuda e Trancoso, ficou super barato, conhemos vários lugares e curtimos muito a viajem.

    (Responder)

  11. thais
    Comentário do dia 30/8/2013 às 17:46

    Silvia , segui seu blog para ir pra gramado o ano passado , e me dei bem suas dicas foram preciosas AMEI , já o mês passado fui escolher a tal da TRANCOSO para ir e mais uma vez dei uma olhada em seu blog , e vi que vc detestou , pensei…. ela está exagerando não é possivel que este lugar que tanto o povo fala seje assim, bom chegando lá , fui pra lá semana passada fiquei uma semana, dei uma bela olhada e pensei , meu DEUS acho que errei o caminho não é possívellllll , tudo que eu queria naquele momento era adiantar a viajem de avião já que moro em itabira , bem pertinho de BH, quis ir embora de lá mais ainda quando fui aqueles restaurantes carerrímos , e que nem tanta sofisticação assim tem , bom TRANCOSO é uma fantasia de mentirinha criada pela mídia , e uns malucos beleza que lá vão! rsrsrsr não volto nunca maisss antes tivesse te ouvido! rsrsrsr

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Hahahaha! Thais, a gente tem criar uma confraria para o povo começar a acreditar na gente! 🙂

    (Responder)

  12. Jenniffer
    Comentário do dia 14/2/2015 às 01:54

    Olá! Conheci o seu blog através de um post sobre o Cânion do Xingó e estou adorando! Fui a Trancoso neste ano e, simplesmente, amei o Quadrado! Fui à noite, com todas aquelas luzes dos bares, as velas no chão.. Gostei bastante! Achei caro, mas tomamos apenas um café. Fizemos da seguinte maneira: Ficamos em Porto Seguro, em uma pousada SUPER em conta, e atravessamos para irmos até Arraial e Trancoso. Foi mais barato e, como era inicio de ano, os preços estavam nas alturas. É o que recomendo para aqueles que viajam de carro. Para os de ônibus, talvez seja melhor ficar no distrito, mesmo.
    Enfim, estou adorando suas matérias! Seu carinho e atenção são ótimos!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Ai, Jenniffer, eu preciso voltar muuuito a Trancoso para rever meus “conceitos” sobre a cidade! 😀 Obrigada pelas dicas!

    (Responder)

  13. Uiara
    Comentário do dia 16/2/2015 às 22:13

    Gosto de Trancoso, não é tudo aquilo que dizem, não tem as melhores praias da região (também nem gosto tanto assim de praia), mas moraria fácil fácil por lá, adora o clima bucólico do lugar, ficaria o dia todo sob a sombra de uma árvore observando o vai e vem de pessoas no Quadrado… Para quem quer conhecer e não pretende gastar muito, tem a pousada http://www.vilamineiratrancoso.com com diárias a partir de 150,00 com café da manhã, fica ao lado do quadrado, as casinhas da pousada tem cozinha completa, dá para fazer compras no mercado e cozinhar para economizar na alimentação, tem uma gostosa piscina e aceita animais de estimação.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Brigada pela dica!

    (Responder)

  14. Comentário do dia 29/1/2016 às 05:15

    Ola,
    Moro em Singapura e acabei de voltar da Bahia. Fui a Trancoso, que tem o seu charme, mas me apaixonei por Caraiva. Escrevo sobre as minhas viagens no meu site: http://www.weloveitwild.com .. Todos os detalhes com varias dicas legais estão la. Aparecam 🙂

    (Responder)

  15. Mauro
    Comentário do dia 18/10/2017 às 15:03

    Olá!
    Li as dicas e fiquei assustado, tenho viagem marcada para Trancoso mês que vem, pelo que disseram dos preços acho que vou me f….

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Trancoso é, a grosso modo, a Gramado do Nordeste. Tudo altamente inflacionado pelo que oferece. Mas sempre terá um lugarzinho mão de vaca para comer. 🙂

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar