-  Atualizado 10/08/2019

Arautos do Evangelho: a impressionante basílica neogótica em Cotia

Publicado por: Silvia Oliveira Cotia, Cunha, Embu das Artes

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Geral

Ao voltar de uma peregrinação a Aparecida na semana passada dormimos uma noite na região de Embu das Artes (veja o post da cidade aqui), conhecida mundialmente pelas galerias e feira de artesanato.

Percorremos o fofo casario histórico e suas lojinhas coloridas, mas foi nos arredores da cidade que tivemos a experiência estética mais deslumbrante da viagem.

A 10 quilômetros do centro de Embu das Artes, já no município de Cotia, fica a Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, também chamada de Igreja dos Arautos do Evangelho.

+ Loja Matraqueando: Guias Essenciais para conhecer o Brasil e o mundo com dicas incríveis de economia inteligente! 

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Detalhes

O Arautos do Evangelho é uma associação religiosa católica com características bem curiosas, principalmente nas vestimentas. O rito das missas — apostólico romano — é o mesmo ao qual os fiéis estão acostumados no Brasil.

O código de conduta também é baseado na obediência, pobreza e castidade a exemplo da muitas ordens religiosas cristãs católicas. Mas só pela roupa que usam, de longe você identifica um arauto.

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Ogivasmatraqueando-instagram1

Toda a simbologia da ordem faz referências aos cavaleiros medievais. Usam botas de cano longo e um hábito ocre ou marrom com uma enorme cruz inspirada na Cruz de Santiago de Compostela bordada na frente.

Os movimentos e genuflexão dentro da igreja são rígidos e concentrados, lembram os de um combatente militar. Na cintura, um enorme rosário para mostrar que são consagrados a Maria. Veja aqui os significados das vestimentas e dos acessórios dos arautos.

Nós não sabíamos o que íamos encontrar. Eu havia visto uma pequena foto do interior da basílica no site de turismo de Embu das Artes.

Parecia bonita, mas não dava a dimensão da coisa. Só decidimos visitá-la porque começou a chover muito e tínhamos que procurar uma atividade interna.

DICA ESPERTA | Tá procurando carro para alugar barato no Brasil e no mundo? Eu conto minha experiência aqui! Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais e parcelamento em até 12 vezes. Faça sua simulação e reserve agora mesmo aqui! O cancelamento é gratuito. 🙂

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Fachada

Ao chegar à Igreja dos Arautos já ficamos impactados com a parte externa. Parecia um castelo. Mas nada, NADA poderia ter me preparado para aquela visão do éden que viria em seguida.

Construída em estilo neogótico, o templo é esplendoroso. Uma manifestação de beleza que eu não me lembro de ter visto em outro lugar do mundo. Volte para a primeira a foto e entenda melhor! 🙂

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Entrada

Na hora não identificamos, mas tivemos — durante e depois da visita — a Síndrome de Stendhal, uma demência passageira que provoca taquicardia, vertigens e falta de ar, sempre quando a pessoa se expõe em demasia a obras de artes majestosas e perfeitas. 😀

Sério, eu já falei sobre isso aqui. É comum acontecer em Florença, na Itália, onde o quadro foi identificado pela primeira vez.

É certo que na Igreja dos Arautos você não vai encontrar obras de Michelangelo, Caravaggio ou Botticelli. A proposta é outra.

Muitas cores milimetricamente coordenadas com grandes ogivas, rosáceas e vitrais, características contundentes da arte gótica. E, im-pres-sio-nan-te, tudo feito pelos próprios arautos.

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Altar

Se as fotos já assombram, pessoalmente você fica atordoado. “Nosso carisma é evangelizar pela perfeição e beleza”, diz Renan, o simpático arauto que nos guiou e deu todas as informações durante nossa visita.

Em tempo: há diversos detalhes que não mostro aqui. Conhecemos o sacristia, a capela do santíssimo e as imagens restauradas do lugar.

DICA IMPORTANTE | Procurando hospedagem boa, bonita e barata com até 50% desconto? Agora temos a facilidade do Booking.com, o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Além de ter cancelamento gratuito para a maioria dos quartos, todas as hospedagens têm notas ranqueadas com as avaliações dos hóspedes. Ficou muito fácil reservar com segurança, antecedência e pelo melhor preço! Faça você mesmo uma simulação e reserve aqui!

Existe algo que deixa a basílica ainda mais espetacular: as missas com canto gregoriano aos finais de semana. Veja como visitar a Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a Igreja dos Arautos:

– A basílica fica na Estrada do Capuava, 3040 – Bosque Capuava/Embu das Artes (antiga Rua dos Agrimensores, 183, Cotia-SP). Chegamos fácil lá com o GPS. No momento, Basílica está temporariamente fechada para visitas devido à conclusão da parte externa da mesma, mas as missas continuam abertas ao público. Você pode chegar uma hora antes da liturgia para conhecer.

– As celebrações com canto gregoriano acontecem aos sábados, às  17h, e aos domingos, às 8h, 10h, 17h e 19h. De segunda a sexta, a liturgia acontece às 19h30 e contém pelo menos um canto gregoriano. (Informações atualizadas em agosto de 2019. Confirme antes de ir.)

– A Igreja dos Arautos do Evangelho de Cotia fica a 35 quilômetros de São Paulo e a 8 quilômetros (15 minutos) do centro de Embu das Artes. Há outra basílica dos arautos que fica na Serra da Cantareira, na cidade de Caieiras, a 40 quilômetros da capital. Pelas fotos é tão magnífica quanto esta.

Igreja Arautos do Evangelho Cotia - Vitrais

Dica da Matraca | Na mesma rua da basílica está o Templo Budista Tibetando Odsal Ling. O templo tem arquitetura típica oriental e oferece retiros, ensinamentos e cerimônias.  Abre para visitação aos fins de semana e feriados, das 11h às 16h (menos quando há retiros, ligue antes para confirmar.) Tel. (11) 4703-4099.

ATENÇÃO | Se você está planejando viajar para fora do Brasil tenho uma ÓTIMA notícia para você. É que leitor do Matraqueando tem até 50% de desconto no seguro internacional da Allianz Travel. Pegue o seu cupom promocional aqui e viaje tranquilo! Vale para mochileiro, viajante solo, luxo, aventureiro e família. E ainda dá para dividir em até 6 vezes! Corra, promoção por tempo limitado!

ACOMPANHE NOSSAS DICAS EM TEMPO REAL

FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE | PINTEREST

Posts relacionados

Embu das Artes: o que fazer no maior polo artístico de São Paulo

Santuário Nacional de Aparecida: guia completo para visitar o maior complexo mariano do mundo

Lavandário de Cunha: como visitar os campos de lavanda no interior de São Paulo

E ainda

Cinco atrações grátis e estreladas em São Paulo

O bairro da Liberdade  em São Paulo

Compras em São Paulo: pechinchas e lojinhas legais

Rua Oscar Freire: muquiranas também têm vez na rua mais luxuosa do Brasil

Fotos: Raul Mattar | Todos os direitos reservados ao Matraqueando®. Veja mais no meu Instagram @matraqueando



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


32 Comentários

  1. Thiago

    Os arautos fazem um trabalho muito bom de evangelização. Igrejas assim nos enchem de reverência e piedade a Deus. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Amém! 😉

      responder
  2. Patricia Molina

    Lindissima, obrigada pela dica. Moro em São Paulo e nunca ouvi falar! 😀

    responder
    • Silvia Oliveira

      Não só você, meio mundo nunca havia ouvido falar! Eu, inclusive! =D

      responder
  3. É maravilhosa, impressionante mesmo!! Dá muita vontade de ir conhecer!!
    Moro perto (Osasco) e nunca tinha ouvido falar. Obrigada.
    Na região tem também outro templo budista, o Templo Zu Lai, com cerimônias, visitas, cursos, palestras etc. Fica na Estrada Fernando Nobre 1461, altura do km. 28,5 da Raposo Tavares, sentido interior.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Oi, Ediléia! O templo Zu Lai é o mais conhecido da região mesmo. Por isso até comentei deste que fica na mesma rua da igreja dos Arautos, porque ninguém conhece. Todo mundo só vai ao Zu Lai! 🙂

      responder
      • Oi Silvia! Vim contar que fui conhecer a igreja e assisti a uma missa. A igreja é maravilhosa e a missa foi linda! Obrigada!

        responder
        • Silvia Oliveira

          Jura! Que legal! Vamos voltar em julho! Bjs!

          responder
      • Beatriz

        Em Parelheiros há dois templos chineses maravilhosos também. Bem mais antigos que o Zu Lai em Cotia. Vale a pena conhecê-los. Taiwaneses o frequentam.

        responder
    • Ricardo

      o endereco esta correto da igreja? essa nao fica em caieiras?

      responder
      • Silvia Oliveira

        Essa é a de Cotia!

        responder
  4. Kamila

    Uma palavra: boquiaberta!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Até hoje a gente tá de queixo caído!

      responder
  5. Eu quase tive a Síndrome de Stendhal só de acompanhar as fotos de vocês no instagram! Que coisa linda! E aparentemente tão pouco conhecida, né? Fiquei assim boquiaberta e sem reação na Sinagoga Espanhola de Praga.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Também fiquei bem impressionada com a Sinagoga Espanhola. Mas essa igreja dos arautos me impactou muito mais! Bjs!

      responder
      • Beatriz

        Maravilhoso o interior da igreja. Acredito que o interior da igreja Nossa Senhora da Lapa, na Lapa em SP, também tem este tipo de pintura interna. Mas, esta é bem mais deslumbrante. Iremos conhecer primeiramente a Basílica que fica na Serra da Cantareira amanhã.

        responder
  6. Marcelo

    Seguindo a dica deste site, resolvi ir lá conhecer. Sem dúvida uma coisa magnífica, o lugar é de uma paz total e revigorante. Assisti a uma missa (que estava lotada, com gente para fora), e o padre fez um sermão maravilhoso, muito didático e fácil de entender. Voltarei mais vezes com certeza!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Que bacana! 🙂

      responder
  7. Marcelo Rodrigues

    Impressionante!!!
    As fotos estão muito boas! Você mesma tirou?
    E se elas não dão idéia do que é…vou neste fim de semana conhecer. Já ouvi falar muito bem dos Arautos.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Olá, Marcelo! As fotos foram tiradas pelo meu marido, Raul Mattar. A maioria com o celular mesmo! 😉

      responder
  8. Excelentes fotos, ótima postagem, mas de fato… não dão ideia do que é na realidade. As maquinas e os fotógrafos são bons, mas não há o que registre a sensação presencial.

    responder
  9. Jaqueline

    Olá Silvia.
    Que bacana!
    Onde você se hospedou em Embu?
    Abraço

    responder
    • Silvia Oliveira

      Olá, Jaqueline! No Ibis Osasco, que fica a 20 minutos de Embu. Abs!

      responder
  10. BOM DIA A TODOS DO ARAUTOS ACHEI MUITO LINDA ESSA BASILICA EU AINDA NÃO TINHA CONHECIDA MAIS IREI CONHECELA E TB PARTICIPAR DA STA MISSA ATÉ PQ EU MORO PRÓXIMO A COTIA.LINDA DE MAIS

    responder
  11. jamil edison biasin

    freqüento o arautos do evangelho em caieiras, a cada 15 dias. local maravilhoso, muita paz, muita emoção com o santíssimo, turibulo com seu incensário,omilia muito bem explicada, disciplina dos que ajudam na missa,canticos gregorianos que enobrecem nosso espirito, se chora em muitos momentos, vale a pena conhecer e acompanhar as missas. vou conhecer a de cotia e já vi pelas fotos, que também é grandiosa.divulguem.

    responder
  12. paulo julio ramos

    Boa noite, gostei muito de conhecer a igreja Arautos do Evangelho, qual o horário do presépio por favor?
    Quero voltar mais vezes pra assistir a missa muito lindo o canto gregoriano nunca tinha visto algo tão espiritual Deus seja louvado para sempre e sempre.
    Aguardo resposta obrigada.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Não saberia informar, Paulo! Tente entrar em contato diretamente com os Arautos! 🙂

      responder
  13. Otavio Ferreira

    Estive hoje, 16/12/2018, 14:00 horas, no local do templo, fui informado por um segurança no portão de entrada que não é mais permitida visitação do público, não fui autorizado a entrar. O segurança informou que há cerca de um ano não há mais visitação. Voltei para casa frustrado, mas, o que posso fazer?

    responder
    • Silvia Oliveira

      Puxa, que pena! O jeito é conhecer o templo durante as missas, todas abertas ao público! De qualquer maneira, obrigada por avisar!

      responder
  14. Estive aí há uns 3 meses e achei indescritível. Belíssima.Sente-se apresença de DEUS.Inclusive assinei a revista.
    Que o Cristo e a Virgem Maria sempre estejam c/vcs.

    responder
  15. Estive aí há uns 5 meses e achei simplesmente indescritível.Sente-se a PAZ e a presença do Senhor.
    Que o Cristo e a Virgem Maria, sempre estejam c/vcs.
    A propósito Assinei até a REVISTA

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar