Espaguete ao pesto: a receita genovesa que fica pronta em 30 minutos

Publicado por: Silvia Oliveira Cozinha da Matraca, Massas

Os adeptos da Cozinha de Araque da Matraca já estão acostumados. Não precisa inventar muito, nem trabalhar com ingredientes mirabolantes para impressionar um paladar mais sofisticado.

Se você souber preparar uma boa massa (entra aqui também um simpático risoto) já consegue garantir um almoço ou jantar em que o aroma da sua cozinha será lembrado para sempre.

A receita original de molho pesto nasceu em Gênova, na Itália. O molho (que não precisa ir ao fogo para ser preparado) leva basicamente manjericão, queijo parmesão, alho, sal, azeite e pinoli, uma semente cara de extração manual e de difícil cultivo.

Justamente por causa disso (aqui em Curitiba o pinoli chega a custar R$ 180 o quilo), é comum substituir esse tipo de pinhão por nozes ou castanha de caju.

O pesto é muito versátil. Além de ser tradicionalmente usado no macarrão, é também um delicioso acompanhamento para burratas, grelhados e tempero para saladas.

RECEITA DE ESPAGUETE AO MOLHO PESTO

Rendimento: 3 porções
Preparo: Fácil
Tempo: 30 minutos

INGREDIENTES

  • 250 g de espaguete (meio pacote)
  • 1 xícara (chá) de folhas de manjericão
  • ½ xícara (chá) de nozes
  • ½ xícara (chá) parmesão ralado (100 g)
  • ½  xícara (chá) de azeite
  • 2 dentes de alho
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

1. Coloque 2 litros de água numa panela média e leve ao fogo alto. Quando ferver, adicione uma colher rasa (sobremesa) de sal. Acrescente o macarrão e misture. Cozinhe pelo tempo indicado na embalagem, mas vá provando para não passar muito. A textura deve ficar al dente. Nem cru, nem molenga demais.

2. Enquanto o macarrão cozinha, bata no liquidificador (ou num processador de alimentos) o azeite, o alho e o queijo parmesão até forma uma pastinha homogênea. Acrescente as folhas de manjericão lavadas e secas. Bata novamente só até incorporar ao creme. Quanto menos você bate as folhas, mais verdinho o pesto fica. Prove e acerte o sal, se necessário.

3. Para não amargar o pesto eu bato somente metade das nozes por último, sem triturar muito. A outra metade eu pico em pedacinhos com a faca mesmo e jogo por cima da massa quando estiver pronta.

4. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve meia xícara de água do cozimento. Escorra a massa e transfira para uma panela ou tigela onde será servido. Junte o pesto e mexa com cuidado para envolver todo o espaguete ao molho. Coloque a água do cozimento aos poucos até dar mais cremosidade.

5. Ao servir salpique as nozes trituradas e lascas de parmesão.

Dica da Matraca | Depois de pronto você pode conservar o molho pesto por até 5 dias na geladeira ou por até 3 meses no congelador.

Importante | O manjericão em contato com o alumínio escurece. O ideal é picá-lo com as mãos mesmo ou com uma faca de cerâmica. Se o seu liquidificador tiver a peça de triturar de plástico, use-a para fazer o pesto. Mas se você não tiver nem a faca de cerâmica nem a pecinha de plástico para triturar, não se preocupe. Isso não afeta o sabor, mas pode escurecer um pouco o pesto, deixando o molho com um tom de chimichurri. 😀

SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS

Posts relacionados

Espaguete à Carbonara: receita com dica certeira para você nunca mais errar

Batatas Hasselback: a receita de origem sueca direto para a sua mesa

Fondue de Chocolate: receita simples e montagem criativa

Bobó de camarão na minimoranga

Café Dalgona: receita e origem do café cremoso que virou modinha na internet

Leia também

Receita do melhor bolo de fubá da vida: fofinho e tradicional

Receita de Vaca Atolada: fácil e deliciosa

Para ver mais dicas de receitas, festinhas, comes e bebes siga o meu Instagram. Lá eu sou a @matraqueando. Para acessar o nosso conteúdo de viagens clique em DESTINOS.

Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados ao Matraqueando®. 

Leve a receita do Espaguete ao Pesto para os amigos, compartilhando este artigo nos botões abaixo! 😉



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2020 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar