Huevos Rancheros: a minha receita mexicana preferida da segunda sem carne

Publicado por: Silvia Oliveira Ovos

Não somos vegetarianos. Mas já há algum tempo adotamos aqui a segunda-feira sem carne.

Foi a maneira que encontramos de descobrir novas possibilidades, gostos e paladares sem incluir frango, peixe ou carne numa refeição.

Entre tantas receitinhas básicas que fiz, os Huevos Rancheros (Ovos Campeiros ou Ovos Caipiras, numa tradução livre) ganharam nosso coração. Resumidamente, são ovos preparados num molho de tomate levemente picante.

É possível comer apenas com arroz de acompanhamento (hábito brasileiro) ou com o meu queridinho guacamole, o aperitivo mexicano que fica pronto em 10 minutinhos. Veja a receita aqui!

Uma grande curiosidade dos Huevos Rancheros é que este prato existe em outros países, com pequeníssimas variações no tempero do molho, mas recebe outro nome: Le Uova In Purgatorio (Ovos no Purgatório) na Itália ou Shakshuka em Israel.

COMO PREPARAR HUEVOS RANCHEROS

Rendimento: serve 4 pessoas
Preparo: 30 minutos
Dificuldade: fácil

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 lata de tomates pelados cortados em cubos grandes
  • 1 tomate maduro cortados em cubinhos pequenos
  • ½ copo de água
  • 1 cebola pequena cortada em meia lua
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher rasa (café) páprica defumada (você pode substituir por uma pitada de pimenta calabresa seca ou por meia pimenta dedo de moça sem as sementes)
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

1. Aqueça o azeite numa frigideira de 26 ou 28 cm. Junte a cebola e refogue por uns quatro minutos até murchar. Acrescente o alho e refogue-o sem queimar.

2. Diminua o fogo e junte o tomate pelado cortado em cubos grande, o tomate maduro cortado em cubos pequenos, a água, a páprica defumada e o sal a gosto. Lembrando que a páprica é uma opção minha, a receita casa muito bem com pimenta calabresa seca ou dedo de moça sem sementes (para ficar menos ardida). Misture bem e deixe cozinhar por cinco minutos até o molho dar uma reduzida e encorpar bem.

3. Quebre um ovo de cada vez numa tigela pequena (nunca quebre o ovo para colocar direto na receita, pois se ele estiver estragado você perde tudo!). Com uma colher abra um pequeno buraco no molho e coloque o ovo naquele “nichinho” preparado para ele. Repita a operação com os outros ovos, sempre cavando um buraquinho e colocando o ovo delicadamente dentro de cada um deles. Tempere cada um com uma pitada de sal por cima.

4. Deixe cozinhar por uns cinco minutos até as claras ficarem brancas.

5. Tampe e deixe por mais 3 minutos até a clara cozinhar bem, mas deixando a gema ainda mole. Eu fico abrindo a tampa para dar uma olhadinha porque gosto da gema mais mole. Mas se você gostar dela durinha é só cozinhar mais tempo com a tampa fechada.

6. Sirva quente com pão do tipo italiano ou acompanhado de guacamole ou ainda com o nosso tradicional arrozim branco!

Dica 01 | Se sobrar molho de tomate dá para preparar mais ovos como eu fiz na primeira foto do post com apenas um ovo. É possível ainda aproveitar o molho em sopas ou massas.

SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS

Posts relacionados

Guacamole: o delicioso aperitivo mexicano que fica pronto em 10 minutos

Café Dalgona: receita e origem do café cremoso que virou modinha na internet

Ossobuco suculento ao vinho na panela de pressão com polenta cremosa

Brunch Árabe: cardápio simples e receitas fáceis para fazer em casa

3 ideias incríveis de tábuas de frios: como montar e servir

Leia também

Risoto de Pinhão: um prato com a cara do frio brasileiro

Receita de Escondidinho de Camarão com Queijo Coalho

Feijoada da Matraca: dicas de decoração, cardápio e receita

Para ver mais dicas de receitas, festinhas, comes e bebes siga o meu Instagram. Lá eu sou a @matraqueando. Para acessar o nosso conteúdo de viagens clique em DESTINOS.

Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados ao Matraqueando®. 

Leve a receita de Huevos Rancheros para os amigos compartilhando este artigo nos botões abaixo! 😉