-  Atualizado 24/08/2010

De Porto Alegre a Gramado pela Rota Romântica

Publicado por: Silvia Oliveira Gramado

Chegamos ao aeroporto de Porto Alegre às 11h30 da manhã. Pegamos nosso carro alugado na LocarAlpha – por R$ 49,00 + seguro, com quilômetragem livre e partimos para Gramado, a 115 quilômetros da capital gaúcha. Optamos pela Rota Romântica, um roteiro gracioso cheio de imagens bucólicas e casinhas coloridas, inspirado num simular do norte da Alemanha.

Não espere encontrar no trajeto resquícios dos campos daToscana italiana ou dos picos nevados dos Alpes suíços. A Rota Romântica é uma estrada cercada por vilarejos, vaquinhas pastando, carros de bois e flores.



Não vimos as típicas hortênsias (uma ou outra estava florida, viemos fora de época). Mas as árvores de plátano – trazidas pelos imigrantes alemães – com tons amarelos e laranja enfeitam o passeio e dão ares europeus.

A rota é formada por 13 cidades: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula. Nós não entramos em nenhuma delas, exceto Gramado – nosso destino final – e Canela, que está aqui do ladinho.

Mas durante todo o trajeto há diversos restaurantes, cafés coloniais, lojas de roupas, malharias, móveis e calçados. Não pense que é, assim, uma muvuca. Lembre-se do nome, Romântica. O olhar sobre a região deve ser lânguido.

Caso a expectativa for muita, você se decepciona. Então, aproveite para lembrar que está de férias e desfrute dos detalhes.

Fotos: Raul Mattar



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


2 comentários

  1. Adriana
    Comentário do dia 21/3/2017 às 13:21

    Silvia estou indo em maio. Será que vai tá frio?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Adriana! Salvo mudanças climáticas inesperadas, sim vai estar frio! Abs!

    (Responder)

  2. Otávio Utzig
    Comentário do dia 25/3/2017 às 23:09

    Como é o nome da árvore que fica na rota romântica?

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar