sexta-feira, 29 de maio de 2009

De Porto Alegre a Gramado pela Rota Romântica

Chegamos ao aeroporto de Porto Alegre às 11h30 da manhã. Pegamos nosso carro alugado na LocarAlpha – por R$ 49,00 + seguro, com quilômetragem livre e partimos para Gramado, a 115 quilômetros da capital gaúcha. Optamos pela Rota Romântica, um roteiro gracioso cheio de imagens bucólicas e casinhas coloridas, inspirado num simular do norte da Alemanha.

Não espere encontrar no trajeto resquícios dos campos daToscana italiana ou dos picos nevados dos Alpes suíços. A Rota Romântica é uma estrada cercada por vilarejos, vaquinhas pastando, carros de bois e flores.



Não vimos as típicas hortênsias (uma ou outra estava florida, viemos fora de época). Mas as árvores de plátano – trazidas pelos imigrantes alemães – com tons amarelos e laranja enfeitam o passeio e dão ares europeus.

A rota é formada por 13 cidades: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula. Nós não entramos em nenhuma delas, exceto Gramado – nosso destino final – e Canela, que está aqui do ladinho.

Mas durante todo o trajeto há diversos restaurantes, cafés coloniais, lojas de roupas, malharias, móveis e calçados. Não pense que é, assim, uma muvuca. Lembre-se do nome, Romântica. O olhar sobre a região deve ser lânguido.

Caso a expectativa for muita, você se decepciona. Então, aproveite para lembrar que está de férias e desfrute dos detalhes.

Fotos: Raul Mattar

Share