-  Atualizado 08/02/2017

Supermercados em Londres: onde fazer a festa sem gastar os tubos

Publicado por: Silvia Oliveira Londres

London bag

Nunca viajei aos países nórdicos, onde – dizem – fazer turismo pode ser um sofrimento para o mão de vaca muquirana. Dinamarca, Finlândia, Suécia e Noruega, por exemplo, são destinos com altíssimo custo de vida e, por consequência, muito caros para um viajante econômico.

Mas nem precisei ir tão longe para ficar traumatizada. Na minha última vez em Londres foi bem difícil encontrar uma hospedagem boa e bem localizada na cidade sem ultrapassar meu limitado orçamento. Por outro lado ficou claro que, sim, é possível economizar aqui e ali, principalmente no quesito comida (se a sua opção, obviamente, não for conhecer alguns dos muitos restaurantes estrelados da cidade).

O bálsamo aparece justamente nas enormes redes de supermercados da cidade. Tem de tudo: alguns são populares, outros mais tradicionais, há os sofisticados e, ainda, os étnicos. Além de frutas, sanduíches, sucos, água, chocolates (aquele kit-salvamento que evita esfolar seu bolso num lanchinho da tarde), há sempre as seções de pizzas e congelados que servem para garantir seu almoço ou jantar com muita dignidade. Se seu hotel/hostel oferecer um micro-ondas então, você está feito!

TESCO e ASDA

Supermercados em Londres Tesco 3

Se eu morasse em Londres o Tesco provavelmente seria minha opção para as compras do mês. Trata-se da maior rede de supermercados de todo o Reino Unido. (É a terceira maior do mundo, perdendo apenas para Walmart e Carrefour). São muitas lojas espalhadas por Londres. Acredite, sempre haverá um Tesco perto de você. Esse pedação de pizza abaixo, por exemplo,  saiu por módicas 2 libras.

Supermercados em Londres Tesco 2

Supermercados em Londres Tesco 4

Já o ASDA, que pertence atualmente à rede Walmart, é o segundo maior conglomerado da Inglaterra e, assim como o Tesco, vende mercadorias com marca própria de excelente qualidade a preços muito atrativos. Em ambos, você encontra ótimas pizzas e lasanhas por menos de £ 3, iogurtes por £ 0,80, sanduíches enormes por £ 2 e frutas por menos de £ 0,50 a unidade. Há também saladas e até carnes assadas a preços muito honestos.

POUNDLAND

Supermercados em Londres Poundland 1

Aquele momento “para tudo”. Todo a loja por £ 1. Uma libra. Um pote de Nutella por UMA libra! Não à toa se chama Poundland! A pegadinha é que muitos produtos que aqui estão £ 1 saem por centavos no Tesco. Eu comprei um iogurte no Tesco por £ 0,60. O mesmo estava por uma libra aqui, quase o dobro do preço!

Supermercados em Londres Poundland 3

Supermercados em Londres Poundland 2

Mas, mesmo assim, há muita coisa interessante no Poundland como sanduíches gigantes por apenas uma librinha. É para morrer de amor! (Este eu encontrei na 211-213 Portobelo Road em Notting Hill, durante o passeio que contamos aqui.) Há outras unidades espalhadas por Londres, uma delas fica na Unit 2, 126-138 High Street, perto do metrô Camden Town. 

SAINSBURY’S

Supermercados em Londres Sainsburys 2

É a terceira maior rede de supermercados do Reino Unido, fica atrás do Tesco e do ASDA. Assim como seus concorrentes, há várias unidades espalhadas por Londres. O Sainsbury’s também tem mercadorias com marcas próprias a preços incrivelmente em conta.

Supermercados em Londres Sainsburys 3

Daqui eu levei para o Brasil chocolates (em embalagens fofas) e diversos molhos (por uma ou duas libras) que vinham em vidros lindos. Algumas filiais ficam em pontos estratégicos para o turista como a que está na 36-37 Strand, perto da Trafalgar Square (metrô Charing Cross) e a que se encontra na 1 Berners Street, próxima à Oxford Street (entre os metrôs Oxford Circus e Tottenham Court Road).

LONGDAN EXPRESS ORIENTAL SUPERMARKET

Supermercados em Londres Longdon 2

Esse é o famoso achado. Não só pelos preços que apresenta, mas pela variedade de comida e produtos… orientais.  O Longdan é uma rede vietnamita com apenas quatro lojas na cidade. Esta eu encontrei na 25 Hackney Road, na região de Shoreditch,  quando fui conhecer o Columbia Road Flower Market, o mercado de flores de Londres. (Fica a 5 minutos caminhado do Flower Market). Foi difícil encontrar algo no Longdan por mais de £ 4.

Supermercados em Londres Longdon 1

Aliás, o “bentô” completo (arroz, carne e uns acompanhamentos) podia ser levado por £ 3. Saladas com camarão por £ 2. Uma variedade enorme de bebidas “exóticas”, incluindo sucos de frutas por menos de £ 1. Como eu adoro comida oriental praticamente surtei no local. Esta filial do Longdan também está perto do Brick Lane (a uns 15 minutos andando), o maior reduto de comida indiana, vietnamita e afins da cidade.

MARKS & SPENCER

Supermercados em Londres Mark and Spencer Simply Food

A rede Marks & Spencer é a maior varejista britânica e uma das lojas de departamento mais queridas dos brasileiros que viajam a Londres. Está para a Inglaterra como o El Corte Inglés está para a Espanha. Mas um dos braços da rede são os supermercados (ou lojas de conveniências) identificados com a marca M&S Simply Food. Vendem toda a sorte de alimentos (dos frescos aos congelados) com o diferencial de que todas as mercadorias são de marca própria.

Supermercados em Londres Mark and Spencer

Embora seja considerado um dos supermercados mais caros da cidade, é possível comprar muita coisa bacana e saudável a preços modestíssimos. Você vai encontrar muitas unidades da M&S Simply Food em pontos estratégicos para os turistas como aeroportos, estações de metrô e centros comerciais. Caso queira conhecer a maior Marks & Spencer da capital inglesa vá a filial da 458 Oxford Street, metrô Marble Arch. Vende de roupas a móveis. Inclusive comida.

WAITROSE

Durante muito tempo eu evitei o Waitrose por ser considerado o supermercado dos grã-finos de Londres. Tipo… o Angeloni ou o Festval aqui em Curitiba. Rá! Mas quando me hospedei na residência universitária da University of London  havia um Waitrose na mesma rua, a apenas uma quadra. Pensei “vou entrar, nem que seja para apurar o gosto!”. :mrgreen:

O Waitorose é um supermercado gourmet, mas para a minha deliciosa surpresa não era inacessível. Vinhos chilenos e argentinos por £ 2, saladas com peixe por £ 2,50, sucos importados por £ 1,50. Digamos que é a sua oportunidade de trocar a muzzarela pelo queijo brie sem ferrar seu orçamento. Muitos produtos vinham em lindas embalagens. Chocolates finos maravilhosos por £ 0,70 a unidade (ótimos como opção de presentinhos sem sobrecarregar o bolso e a mala).

Outra coisa que me chamou a atenção é que existiam vários pratos congelados veganos, todos na faixa de £ 4. As únicas três fotos que fiz lá ficaram totalmente desfocadas (medo de levar um pito do segurança que me olhava torto cada vez que eu apontava minha super automática para a gôndola). Mas pode ir sem medo. Será seu momento-patrão em Londres sem gastar mais por isso!

Posts relacionados

Pret a manger: a alegria do mão de vaca exigente

Leia também

Columbia Road Flower Market: o cantinho mais colorido de Londres

Portobello Road Market: o lado pitoresco de Notting Hill

Canterbury Hall: hospedagem econômica na residência universitária da University of London

E ainda

Europa Barata: Londres pela primeira vez

Como ir do aeroporto de Heathrow ao centro

Inglaterra a £ 50 por dia

__________________

Fotos: Sílvia Oliveira



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


8 comentários

  1. Comentário do dia 30/11/2014 às 10:58

    Gente, taí que eu não conhecia ainda o PoundLand. Vou precisar procurar um pelos meus caminhos pra conferir. 😉

    Dany Colares

    (Responder)

  2. Cleo
    Comentário do dia 02/12/2014 às 11:33

    Sílvia, bom dia,
    Recebi os guias Matraqueando e recomendo para todos. Bem escrito, ótimas dicas, só me resta esperar que se faça o de Londres, Berlim, New York, etc, etc. Parabéns!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Uêêêba! Obrigada pelo feedback! 😉

    (Responder)

  3. minhoca
    Comentário do dia 09/1/2015 às 13:36

    Oi, o certo é Walmart, que vem de Walton.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Dãããrd, é verdade! Vou arrumar lá! Brigadim! 😉

    (Responder)

  4. Alexandra
    Comentário do dia 22/1/2015 às 15:48

    Olá Silvia!
    Super obrigada por essas dicas! Adorei!!!

    (Responder)

  5. Karen
    Comentário do dia 14/3/2015 às 21:30

    Marks & Spencer food e Waitrose são muito caros! Moro na Inglaterra, não em Londres. Vou bastante ao Tesco e mais ainda ao Poundland, muito bons. Mas o meu supermercado favorito é o Lidl. Acho que é alemão. Tem também o Aldi. Preços e produtos incríveis.

    (Responder)

  6. Comentário do dia 07/4/2015 às 08:37

    Interessante. Eu já com anos de Londres e eu não conhecia esse Longdan. Obrigado pela dica. Grande abraço,

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Hugo! Valeu, obrigada pela visita! Abs!

    (Responder)

  7. Comentário do dia 09/8/2015 às 17:16

    Sílvia, adorei o post! Que saudade desse Choco Leibniz que eu comprava no Sainsbury’s… E será que é pedir muito ter uma Poundland assim aqui no Brasil? Rsrs

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Sonho total: #poundlandnobrasilJÁ

    (Responder)

  8. Comentário do dia 13/4/2016 às 23:03

    Oi Silvia, que legal ver este post agora. Me deu uma saudade de Londres. Sempre comprei comida no Marks&Spencer, e como você disse, nem tudo é caro lá. Adoraria que tivesse um por aqui. Rsrs Abraços.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Pois é,, Zudi! Eu sempre comi bem em Londres usando os mercados. É verdade que com o valor da libra se for para sentar em restaurante, meudeosdocéu, a gente deixa um rim ali. Mas se o viajante for mais despojado e não liga se não comer em pratos enfeitados encontra muita comidinha bacana nos supermercados. Abs! 😉

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar