Café da manhã gourmet: opção delicada e romântica para começar bem seu dia

Publicado por: Silvia Oliveira Receber Bem

Outro dia eu estava fazendo a seguinte análise: normalmente não tenho fome quando acordo. Acabo comendo alguma porcaria na padaria perto do trabalho só lá pelas 10h. Por outro lado, se estou viajando, adoro aproveitar o café da manhã dos hotéis. Já levanto lambendo os beiços, imaginando as guloseimas e fartura do tradicional desjejum brasileiro.

Por que isso acontece? Acredito que nos – bons – hotéis você acaba encontrando um buffet todo arrumadinho e enfeitado com variedade de pães e frutas coloridas, o que deixa o visual mais agradável. É o nosso momento-patrão. O que a gente esquece é que, com um pouco de criatividade, é possível montar um delicioso e atrativo café da manhã em casa, sem gastar muito e, principalmente, sem perder tempo.

A ideia é reunir aquilo que você comeria no seu dia a dia. Pães, frios, manteiga, café, leite ou chá, suco para quem gosta (presente!) e umas frutinhas delicadas, fáceis de comer com a mão. Acho que o segredo final fica por conta da apresentação. Aproveitei meus recipientes de finger food e montei uma espécie de bandeja com algumas coisas que tinha na geladeira mesmo. Tanto que neste dia eu coloquei o queijo gorgonzola (porque ainda tinha um restinho), mas eu prefiro mesmo um queijo mais suave pela manhã, como o de Minas.

Dependendo do que você e sua família apreciam no café da manhã dá para incluir iogurte, cereal e mel. Aproveitei e fiz uma firula com minha minifrigideira de porcelana, acomodando nela uma delicada porção de ovos mexidos. Você também pode preparar  finger-sanduíches como estes do nosso Chá da Tarde Econômico!

Mas o detalhe que eu mais amei foi a manteiga cortada em forma de estrela. Vi a ideia na revista Casa & Comida deste mês (Ed. Globo, Jan/2012). Você coloca a barra de manteiga na geladeira para ficar bem durinha. Corte fatias de um centímetro e depois faça arte com estes furadores de fazer biscoito.Tem formato de lua, coração, flor. A criatividade é sua! Se seu dia a dia é muito corrido, tente preparar seu café da manhã gourmet numa manhã de domingo! Quem não fica mais leve e feliz ao começar o dia com este mimo?

Fotos: Sílvia Oliveira



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


7 comentários

  1. Comentário do dia 01/2/2012 às 14:14

    Silvia
    Parabéns pelo post. Eu sou uma das que abre o olho é já era sentindo fome rs
    Para mim o café da manhã é a refeição mais importante do dia! Nos fins de semana eu e o marido caprichamos também. Ás vezes tomamos na rua (como você pode ver em vários posts lá no blog).
    Amei a idéia da manteiga. Vou tentar fazer !
    Abraços
    Dani Bispo

    (Responder)

  2. Comentário do dia 01/2/2012 às 17:51

    Mensage

    Silvia voltei de viagem uns 2 kilos mais gorda e posso jurar que foi culpa do café da manhã que tomava no hotel que fiquei em Estocolmo! Nunca na vida pensei que pudesse encontrar um café da manhã tão delicioso e diverso fora do Brasil como encontrei lá, e como você mesma disse, é impossivel olhar aquela mesa farta, num dia friozinha que só amanhece às 9 da manhã e não se deliciar 🙂

    O seu também tá um lushooooo! 😉

    (Responder)

  3. Comentário do dia 01/2/2012 às 20:00

    Mensagem
    Nossa Silvinha eu sou assim tbem, quando viajo me acabo no café da manha, mas no meu dia a dia nem lembro dele.rsrs…
    Mas depois que vi esse aqui, me deu agua na boca e vou fazer aqui no final de semana.
    Adoreiii a dica…
    Saudades de vc….
    Clau

    (Responder)

  4. Comentário do dia 12/2/2012 às 18:38

    Oi Silvia,
    Muito honrada com sua participação no Concurso!
    Linda a foto enviada, parabéns.
    Adorei estes detalhes do café da manhã.Adoro estes mimos e já anotei algumas idéias para por em pratica no aniversário do meu marido.

    Um beijo e boa sorte!

    (Responder)

  5. Comentário do dia 14/2/2012 às 10:41

    Eu sou exceção: quando era criança meu pediatra me passou um sabão dizendo que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e desde então eu não sou uma pessoa de verdade enquanto não como. Por sorte meu marido acorda super bem disposto, então vamos juntos para a cozinha e nossa manhã já começa com alegria: picamos frutas, servimos com yogurte caseiro, passamos café quentinho, sempre temos pelo menos 3 tipos diferentes de cereais, variamos nos pães (costumamos ter 2 tipos sempre), às vezes fazemos ovos mexidos… na mesa da cozinha ‘moram’ mel + melado + aveia + cereais + canela + achocolatado + adoçante/açúcar, tudo bem a mão, numa bandeja. Suco eu só faço quando está muito calor mesmo, com frutas naturais. Às vezes eu me meto a fazer um bolinho (mas é duro que em 2 a gente acaba se passando, então evito).
    Por conta disso já aconteceu de café de hotel badalado ser decepcionante, mas o pior é quando, viajando, optamos por não bancar o café da manhã e comprar só um café e alguma coisa para comer no caminho… o dia não fica igual… parece que já começou em pobreza, por mais chique que seja o lugar (porque nunca vai se igualar ao colorido da nossa mesa).

    Achei lindinha a mesa posta – até chamei o marido para ver. Mas para nossos padrões ela chega até a ser espartana, rsrsrs (e antes que alguém pense que eu sou re-don-da, aviso que eu exagero no café porque normalmente eu não janto).

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Fiquei com fome só de ler seu cardápio matinal! 🙂 Beijos!

    (Responder)

  6. Comentário do dia 28/2/2012 às 14:22

    Esta tudo lindo, mas esta manteiga cortada em formato de estrela realmente…..
    Fofo demais este cafe da manha!!
    Parabens por este blog super!!

    (Responder)

  7. juliana da silva santos
    Comentário do dia 20/1/2015 às 16:48

    Olá Silvia, vou fazer 28 anos e estou querendo comemorar fazendo uma festinha em casa só que pretendo aproveitar a festa para o chá de panela. Quero ajuda com algumas sugestões para comemorar em grande estilo sem gastar muito.
    Parabéns pelo blog, adoro todas as dicas…SUCESSO.

    Juliana Santos

    (Responder)

Um Trackback

  1. […] de cada prato um pãozinho e uma manteiga cortada em formato estrela (já dei a dica de como fazer aqui). A faquinha bapho para passar a manteiga é da Camicado e custa R$ 8 cada. Se você não tiver […]

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar