-  Atualizado 15/07/2020

Noite do Crepe Francês: receitas e montagem de crepes doces e salgados

Publicado por: Silvia Oliveira Crepes, Festa Temática, Massas, Receber Bem

Nesta semana, a minha Mariana completou 12 anos. Você que me acompanha aqui há anos já deve ter visto a Matraquinha serelepe em várias das nossas viagens, indo de Paris ao Sertão Nordestino, passando por Buenos Aires até a Ilha de Marajó — só para citar algumas.

Agora, temos uma MatracaTeen há mais de dois meses confinada. Sem poder chamar os amigos, nem receber visitas ou ir a restaurantes (embora muitos estejam abertos em Curitiba, nosso lema aqui é “quem pode fica em casa”), resolvi fazer uma Noite do Crepe Francês intimista para celebrar o aniversário dela entre nós.

Testando as peças para montar o buffet da Noite do Crepe Francês

Os crepes já são sucesso aqui. Sempre faço. É uma opção muito barata, já que a matéria prima (a massa) é basicamente farinha + leite + ovo.

Digamos que se trata de uma panqueca com nome pomposo e apresentação mais sofisticada. 😀 O diferencial é que a massa do crepe deve ficar bem fininha.

Para não me complicar (nem gastar) muito, optei por um cardápio enxuto:

 — Crepe salgado | Crepe de Camarão ao Molho Branco

— Crepe doce | Crepe de Banana com Nutella (creme de avelã)

— Salada de folhas verdes e tomatinho cereja

— Suco natural (se você bebe o ideal é ter um vinhozinho para acompanhar!)

A opção é deixar as massas e os ingredientes no buffet para cada um montar com o recheio que quiser. Claro que aqui nossa opção de salgado era uma só, mas você pode fazer mais opções e deixar ao gosto de freguês.

Curiosidade | Muita gente tem dúvida se o correto é falar “a” crepe ou “o” crepe. Essa confusão existe porque a palavra vem do francês e nesse idioma é um substantivo feminino, “la crêpe”. Já em português a palavra é um substantivo masculino, portanto, o correto na nossa língua seria “o crepe”. 😉

MASSA DE CREPE FRANCÊS

Ingredientes

  • 2 xícaras de leite
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 2 colheres rasas (café) de açúcar
  • ½ colher rasa (café) de sal

Importante: essa massa pode ser usada tanto para o crepe doce quanto para o salgado.

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar um creme bem homogêneo. A massa fica mais líquida mesmo.

2. Aqueça uma frigideira grande antiaderente (a minha tem 28 cm) e unte com um pouquinho de manteiga, tipo meia colherzinha de café de manteiga. Pincele a manteiga por toda a superfície, tire o excesso com papel absorvente.

3. No fogo baixo, acrescente uma concha e meia de massa, vá girando a frigideira para espalhar a massa. (Se for usar frigideira pequena uma concha  — ou menos  — é suficiente.)

4. Quando começar a soltar as bordas vire o crepe para o outro lado. Se preferir o crepe mais moreninho pode deixar um pouco mais, mas não pode queimar muito se não ele endurece e quebra na hora da montagem. Por isso, o fogo deve ser sempre baixo.

Rendimento: se usar uma frigideira grande como a minha (28 cm), essa receita rende seis crepes. Mas se usar uma menor, pode render de 8 a 10 minicrepes.

CREPE FRANCÊS DE CAMARÃO AO MOLHO BRANCO

Ingredientes do recheio

  • 250 g de camarão pequeno
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 100 g de creme de leite (pode ser substituído por requeijão)
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola média ralada
  • 1 dente de alho ralado
  • 1 colher de páprica defumada (é opcional, pode ser substituída também por noz moscada, mas a páprica defumada deixa um sabor incrível no creme)
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. A primeira coisa a fazer é temperar os camarões com a páprica defumada, com o alho ralado (ou bem picadinho), com a metade da cebola ralada, acrescentando sal e pimenta do reino a gosto. Vá sem exageros pois a páprica defumada é levemente picante. Deixe descansar por uns 10 minutinhos.

2. Para fazer o creme, leve uma frigideira ao fogo médio com a manteiga e o azeite. Doure a outra metade da cebola ralada. Acrescente a farinha de trigo dissolvida no leite e o creme de leite. Baixe o fogo e mexa bem até engrossar. Se você achar que o creme ficou muito grosso pode colocar um pouquinho mais de leite, mas não exagere porque vamos colocar o camarão nesse molho e o crustáceo solta um pouco de água.

3. Depois que o molho alcançar a consistência ideal (leva no máximo uns cinco minutinhos), coloque os camarões e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos em fogo baixo e com a panela tampada. Está pronto!

4. Esse creme serve como molho para massas (fica delícia e chiquérrimo num tagliatelle), como recheio para crepes ou batata assada e até para acompanhar arroz branco!

MONTAGEM DOS CREPES

Acabei não fazendo foto desse passo. Mas você coloca o recheio em apenas metade do crepe. Se você colocar no crepe todo fica difícil de dobrá-lo depois, além de vazar molho pelos lados.

Depois de colocar o recheio, dobre o crepe ao meio e depois mais uma vez ao meio até ficar nesse formato “triângulo”.

Dica da Matraca 01 | Como o buffet vai estar pronto, as massas acabam ficando frias. Então, você pode montar o crepe com o recheio salgado e levar ao micro-ondas por 45 segundos. No caso do crepe doce eu só esquento a massa antes de rechear.

Dica da Matraca 02 | Caso você opte por fazer outros tipos de recheios é só acomodá-los em cumbuquinhas no buffet. Você tem que pensar na Noite do Crepe como uma espécie de buffet self service, onde cada um escolhe o que vai comer (no caso, o tipo de recheio que vai colocar na massa).

CREPE FRANCÊS DE BANANA COM NUTELLA (CREME DE AVELÃ)

Ingredientes do recheio

  • 1 pote de nutella de 350 g (ou outro creme de avelã da sua preferência)
  • 3 bananas caturra médias (uma para cada crepe, portanto, se você fizer seis crepes doces com essa receita são seis bananas)

Modo de preparo

1. Passe duas colheres de sopa generosas do creme de avelã em metade do crepe. Se estiver muito frio aí onde você mora talvez seja necessário aquecer uns 20 segundos a nutella no micro-ondas para que ela fique mais fácil de passar no crepe.

2. Distribua as bananas cortadas em rodelas finas e dobre o crepe ao meio duas vezes até formar o “triângulo”.

Dica da Matraca | Se quiser incrementar pode colocar uma bola de sorvete de creme por cima com calda de chocolate, dessas que vendem prontas no mercado. Para fazer 4 ou 5 crepes doces não gasta o pote inteiro de 350 g de Nutella. Mas se comprar o pote menor (140 g) corre o risco de faltar.

OUTRAS SUGESTÕES DE RECHEIO PARA CREPE FRANCÊS

Opções de crepe salgado

– Crepe Francês de Presunto e Queijo | Coloque os ingredientes picadinhos no crepe e depois de montado leve por 40 segundo ao micro-ondas para derreter levemente o queijo. Você também pode fazer na frigideira mesmo, enquanto está fazendo a massa (mais ou menos como se faz uma omelete).

– Crepe Francês 3 Queijos | Use a minha receita do molho branco acima e troque o camarão por três tipos de queijo de sua preferência (eu uso 50 g parmesão, 50 g gorgonzola e 50 muzzarella — tudo ralado). Troque a páprica por noz moscada.

– Crepe Francês de Palmito | Use a minha receita do molho branco acima e troque o camarão por 200 g de palmito picado. Acrescente 100 g de parmesão ralado. Troque a páprica por noz moscada.

Opções de crepe doce

– Crepe Francês de Morango | Recheie com morango e creme de avelã ou troque o creme de avelã por chantilly.

– Crepe Francês de Doce de Leite, Nozes e Sorvete | Recheie o crepe com o doce de leite e salpique as nozes trituradas. Dobre o crepe como se fosse servir e por cima coloque uma bola de sorvete de creme ou outra de sua preferência.

– Crepe Francês com Queijo e Goiabada | Recheie o crepe com goiabada cremosa e salpique queijo ralado do tipo mozzarella por cima. Leve 30 segundos ao micro para derreter levemente o queijo. Por cima do crepe pode colocar um pouquinho de canela.

SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS

Posts relacionados

Noite Mexicana: cardápio, receitas e dicas de como montar tacos e burritos

Brunch Árabe: cardápio simples e receitas fáceis para fazer em casa

3 ideias incríveis de tábuas de frios: como montar e servir

Feijoada da Matraca: dicas de decoração, cardápio e receitas

E ainda

Bolo integral de banana com castanha, ameixa e damasco

Receita do melhor bolo de fubá da vida

Fondue de chocolate: receita simples e montagem criativa

Verrine de cheesecake com goiabada

Para ver mais dicas de receitas, festinhas, comes e bebes siga o meu Instagram. Lá eu sou a @matraqueando. Para acessar o nosso conteúdo de viagens clique em DESTINOS.

Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados ao Matraqueando®. 

Compartilhe o post da Noite do Crepe Francês com os amigos, clicando nos botões abaixo! 😉



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


2 Comentários

  1. Samira

    Adoooooorei a ideia! Realmente pratico, baratinho e muito charmoso. Salvou meu dia dos namorados! kkkkk

    responder
    • Silvia Oliveira

      Obaaaa! Depois me mande fotos ou me marque lá no instagram (@matraqueando). Abs! 🙂

      responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2020 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar