-  Atualizado 30/06/2019

Receita do melhor bolo de fubá da vida: fofinho e tradicional

Publicado por: Silvia Oliveira Bolos, Cozinha da Matraca, Sobremesas

O melhor bolo de fubá para mim tem que ter a massa fofinha, nem muito cremosa nem esfarelenta demais.

Essa receita fácil de liquidificador dá o tom ideal deste prato tão tradicional da culinária brasileira.

Pode ser feito para o dia a dia, para um evento na escola do filho, para servir na festa junina ou até mesmo para vender!

O bolo de fubá tem um custo baixo e rende muito!

INGREDIENTES

  • 4 ovos (eu uso o caipira, mas com o comum também fica bom)
  • 1 ½ xícara (chá) de fubá mimoso (peneirado)
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (peneirada)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite (use o integral)
  • 1 colher (sopa) de sementes de erva-doce (opcional)
  • 1 pitada de sal (meia colherzinha de café)

AVISO | Vocês devem estar loucos para perguntar “posso trocar a farinha de trigo por outra sem glúten?”, “posso colocar leite desnatado ou usar leite vegetal”?, “posso substituir o açúcar por xilitol ou demerara”? Olha, eu já fiz várias substituições e te digo, o bolo de fubá perfeito na minha opinião é o desta receita que, portanto, tem glúten e lactose. Caso você faça um experimento aí mais fitness (e dê certo) corra aqui para contar pra gente! 😉

MODO DE PREPARO

1. Primeiro passo: antes de começar a receita já preaqueça o forno a 180 ºC  por pelo menos 15 minutos. Tenho comigo que um forno aquecido corretamente numa temperatura média é uma das peças-chave para o bolo de fubá (e outros também) ficarem com a massa fofinha.

2. Bata de três a cinco minutos no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar e o leite. Mas são no mínimo três minutinhos mesmo, para misturar bem! Enquanto bate, aproveite para untar a forma (com furo no meio e diâmetro de 25 cm) com manteiga e farinha. Tire todo os excesso de farinha batendo a forma de cabeça para baixo na pia.

3. Numa tigela à parte você coloca o fubá e a farinha já peneirados. Misture os dois (fubá e farinha). Acrescente a essa mistura a massa do liquidificador e vá mexendo bem para incorporar tudo e a massa ficar bem lisinha.

4. Quando a massa já estiver bem lisinha, acrescente o fermento, a erva-doce (opcional) e o sal. Bom, eu digo que a erva-doce é “opcional” porque tem gente que não gosta. Mas bolo de fubá que se preze tem sempre um punhado generoso de erva-doce. 🙂

5. Coloque a massa do bolo na forma (tem que estar untada, lembre-se!) e leve ao forno (já preaquecido anteriormente, repetindo) por cerca de 40 minutos. Importante: o tempo de forno varia de casa para casa. Às vezes, em 30 minutos seu bolo já vai estar pronto, às vezes demora uns 45 minutos. Não abra a porta do forno antes de ele ter crescido e já estar douradinho nem abaixe o fogo a menos de 180 ºC porque vai ficar “embatumado”. Para saber se o bolo está bem assado espete um palito ou um garfo nele, se sair limpo é porque está prontinho! \0/

6. Assim que retirar do forno deixe esfriar por, pelo menos, meia hora. Se você tentar desenformar ainda quente a massa pode quebrar inteira. Sirva acompanhado com um cafezim!

Posts relacionados

Bolo integral de banana com castanhas, ameixa e damasco

Panna Cotta de coco com calda de romã

Verrine de cheesecake com goiabada

E ainda

3 ideias incríveis de tábua de frios: como servir e montar

O Barato de Gramado e Canela: o guia de viagem definitivo e completo para você conhecer as duas cidades gastando beeeem menos, com conforto e sem perder a dignidade. São mais de 150 páginas com roteiro inovador e dicas de economia inteligente. E-book interativo, navegue pelo Google Maps! Pegue o seu aqui agora mesmo!

Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados.



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


4 Comentários

  1. Bolo perfeito hahaha, minha esposa adorou obrigado matraqueando!!!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Se seguir à risca não tem como dar errado! 😉

      responder
  2. Melina

    Fiz e ficou realmente bem fofinho, adorei! Muito obrigada pela dica|!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Que bacana! Fico feliz! 🙂

      responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar