Pixel Code

Turquia: meu roteiro de 10 dias

Publicado por: Silvia Oliveira Istambul, Turquia

Bazar de Especiarias

As mulheres da família (minha mãe, eu, minha filha e cunhadas), estamos programando ir à Turquia há tempos. (Os hómi – marido, irmãos e sobrinhos –  com inveja, tão dizendo que vão pra Las Vegas, rá, essa parte depois eu conto!)

Na Turquia, só conheço Istambul, numa viagem feita ainda na era pré-blog. Vou compartilhar aqui o que tenho desenhado.

Esse proposta, roteirizada dia a dia, é só uma projeção do que pretendemos fazer.

O trecho final pode sofrer algumas alterações.  Trata-se de uma roteiro de 10 dias, sem incluir o dia de chegada e partida, totalizando 12 dias ao todo.

1º DIA | BRASIL -> ISTAMBUL (em trânsito)

2° DIA | ISTAMBUL

MANHÃ

Istambul ja foi capital dos impérios otomano, bizantino e romano. Visita ao Palácio de Topkapi, antigo centro de poder do Império Otomano. Em seguida, a 1,2 km, está o Mercado das Especiarias (conhecido por Bazar Egípcio), fundado em 1660. Seguir para para o Grande Bazar (a 850 metros), um dos maiores mercados cobertos do mundo.

TARDE

Visita ao Bairro Eyup (uma região comercial e importante local de peregrinação muçulmana) para conhecer a Mesquita e o Mausoléu de Eyup (companheiro do profeta Maomé) que morreu durante o cerco de Constantinopla. Na região, tem um teleférico que passa acima dos cemitérios do bairro. Com ele se chega até o Café Pierre Loti, de onde se tem uma linda vista do Chifre de Ouro — transição entre rio e mar que divide Istambul entre lado europeu e asiático. Apreciar o pôr do sol aqui, tomando um café turco.

3° DIA | ISTAMBUL

MANHÃ

Cruzeiro no Bósforo (se o tempo estiver bom) e/ou atravessar a famosa ponte do Bósforo que liga a Europa à Ásia para conhecer o lado asiático da cidade. Pegar um ferry no porto de Eminonu e descer no bairro Kadiköy, famoso pelo colorido da feira de hortifruti, pelos murais e ruas sinuosas. Seguir para o Moda Promenade – um centro cultural e artístico região com muitos cafés e restaurantes. Visita à Grande Mesquita Çamlica. Construída na colina mais alta da cidade, a obra foi concluída em 2019. É a maior mesquita da Turquia, com capacidade para 25 mil pessoas ao mesmo tempo. Daqui, se tem uma vista majestosa da Istambul ocidental. No bairro Kanlica, prove o popular iogurte polvilhado com açúcar refinado — vendido em qualquer bar da região.

TARDE

Começar pela Praça de Sultanahmet (coração histórico e cultural de Istambul). A praça ocupa atualmente o lugar do antigo Hipódromo Romano. Visita à Mesquita Azul e à Grande Mesquita de Santa Sofia. Conhecer a cisterna Yerebatan, a reserva de água mais importante da cidade na época bizantina.

Mesquita Azul

4° DIA | ISTAMBUL

MANHÃ

Conhecer o Museu de Artes Turcas e Islâmicas. O espaço tem a maior coleção de tapetes do mundo, além de um acervo gigante de caligrafia manuscrita. Em seguida, tempo livre para andar pela cidade.

TARDE

Viagem a Ankara. 4h50 – chega à noite para dormir na cidade

5° DIA | ANKARA -> CAPADÓCIA

MANHÃ

Conhecer o Museu das Civilizações da Anatólia, em Ankara. O acervo conta com peças e objetos de grandes civilizações como os hititas, assírios e frígios — tudo em ordem cronológica desde início da humanidade até as civilizações mais modernas. Em seguida, visita ao mausoléu erguido em honra de Mustafa Kemal Atatürk, fundador da república turca em 1923. (Entrada gratuita.)

TARDE

Viagem à Capadócia, a 290 km. Chega e dorme no hotel. (Não sabemos se vamos fazer por conta ou comprar uma excursão para percorrer o trecho. Na Capadócia tem que contratar um guia com motorista ou excursão, os atrativos ficam longe. Há excursões que incluem Capadócia, Pamukkale e Éfeso.) As 3 cidades principais da parte turística da Capadócia são Göreme, Urgup e Uçhisar. Provavelmente, ficaremos em Göreme. Mas elas estão a 15 km de distância uma da outra e as empresas do passeio do balão buscam os turistas em qualquer uma.

6° DIA | CAPADÓCIA

MANHÃ

Passeio de balão. (Garantir o passeio de balão no primeiro dia, porque se o tempo estiver ruim e o passeio for cancelado, ainda tem o outro dia para tentar.) Visita ao Vale do Pombo, Museu e Vale de Göreme, igrejas construídas nas rochas e lojas de cerâmica em Avanos.

TARDE

Visitas à Aldeia de Uçhisar, cidade subterrânea de Ozkonak, escola de tapetes turcos, vale do amor

7° DIA | CAPADÓCIA -> PAMUKKALE

À noite, seguir para Pamukkale (600km). São 9 horas de viagem de ônibus. Ainda não sabemos se fazemos o trajeto com o transporte público ou alugamos um carro. Não queríamos viajar à noite — tem um ônibus direto na madrugada (que seria uma opção para quem não quer perder um dia na estrada). Só que isso também significa chegar desgrenhado no destino. (Por isso que, talvez, uma excursão que junte Capadócia, Pamukkale e Éfeso seja interessante.)

8° DIA | PAMUKKALE -> SELÇUK

MANHÃ

Visita ao Castelo de Algodão, formações de estalactites de calcário com enormes cascatas brancas de piscinas naturais e fontes termais. O local é declarado Patrimônio da Humanidade.  Conhecer as ruínas da cidade romana de Hierápolis. Pegar pegar o trem (saindo de Denizli.) para Selçuk, cidade base para conhecer Éfeso. Dorme em Selçuk.

9° DIA | ÉFESO/SELÇUK

MANHÃ

Visita às ruínas de Éfeso (um dos maiores e mais preservados sítios arqueológicos do mundo). O local já foi habitado por 400 mil pessoas, da Grécia Clássica ao Império Romano. Viveram aqui persas, egípcios e romanos. Próxima ao Mar Egeu, Éfeso foi um porto famoso. A área a ser percorrida pelos turistas é bem grande. Reservar uma manhã só aqui. As ruínas estão a apenas 3 km de Selçuk.

TARDE

Visita à casa da Virgem Maria. Segundo a tradição, São João levou a Virgem Maria para Éfeso após a morte de Cristo. A título de curiosidade, São Paulo (que nasceu na cidade turca de Tarso) viveu durante três anos aqui. Com tempo, visitar o Museu Arqueológico de Éfeso, no centro de Selçuk. Dorme em Selçuk de novo ou toca para Izmir (a 50 minutos) e dorme lá.

Ruínas de Éfeso

10° DIA | IZMIR -> BERGAMA (PÉRGAMOS)

MANHÃ

Em Izmir (Esmirna – a maior cidade da Turquia, na costa do Mar Egeu), visitas à Fortaleza, à Ágora Romana e à Igreja de São Policarpo, uma das sete igrejas do Apocalipse.

TARDE

Segue para um bate e volta a Bergama (antiga Pérgamo, a cidade onde nasceram os pergaminhos e citada na Bíblia como uma das Sete Igrejas do Apocalipse – está a 1h20 de Izmir). Visitas às antigas ruínas de Pérgamo, com a primeira biblioteca da história, Templo de Dionísio, Altar de Zeus, entre outros monumentos e atrativos. Dorme em Izmir.

11º DIA | IZMIR -> ISTAMBUL

Pega voo cedo para Istambul. Dia livre em Istambul.

12º | ISTAMBUL AO BRASIL (em trânsito, de volta para a casa)

Posts relacionados

Terra Santa | Como é uma viagem de peregrinação por Egito, Israel e Turquia

Como é a travessia pelo Deserto do Sinai, no Egito

Mercado Árabe de Jerusalém

______________________

Fotos: Pixabay.com


Artigos Relacionados


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


4 Comentários

  1. Estou doida pra voltar pra Turquia pra conhecer melhor!

    responder
  2. obrigada

    responder
  3. valeu

    responder
  4. Luiza

    Olá, como você fez o transfer de Istambul para Ankara?

    Não sei se já realizou a viagem, mas por quanto encontrou a passagem do Brasil para a Istambul?

    Qual a média do valor gasto neste roteiro em 10 dias?

    Muito obrigada pelo blog e todos os detalhes, ajuda muito os viajantes <3

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Viagens e Comidinhas | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2024 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar