Igreja São Francisco de Assis, Ouro Preto

Publicado por: Silvia Oliveira Ouro Preto

Nesta igreja está o encontro perfeito entre Aleijadinho e Mestre Ataíde. O primeiro projetou o desenho do medalhão da fachada e do lavabo da sacristia em pedra-sabão. Já o segundo pintou o forro da igreja, que virou uma espécie de capela sistina brasileira. Mestre Ataíde demorou 10 anos para concluir o trabalho. As torres, arredondadas, lembram a forma de uma guarita – um detalhe curioso para a época.

Por que é legal? É a atração cinco estrelas da cidade. Tanto a fachada, considerada uma das principais obras-primas de Aleijadinho – quanto o teto, quadros e painéis laterais pintados por Mestre Ataíde revelam o ápice do barroco nacional.

Detalhes imperdíveis: você vai ficar com dor no pescoço, mas observe o forro da igreja. Os pilares estão pintados em perspectiva causando uma ilusão óptica, com uma profundidade incrível. Eu diria que Mestre Ataíde inventou a tecnologia 3D. Sem contar que os rostos de anjos e santos representados têm feições mestiças.

Veja uma imagem interna da igreja aqui.

SERVIÇO
Igreja São Francisco de Assis
Largo de Coimbra | Centro Histórico
Horário: terça a domingo, 8h30 às 11h50 e 13h30 às 17h.
Entrada: R$ 6,00 | Estudantes pagam meia. O mesmo ingresso vale para o Museu do Aleijadinho que fica na Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Foto: Raul Mattar



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


2 comentários

  1. Comentário do dia 08/10/2010 às 22:57

    E atrás da Igreja de São Francisco de Assis tem um portão lindo, com uma vista maravilhosa para o Itacolomi, que não cobra nada pra posar pra uma foto ao lado do turista maravilhado…

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Nossa, essa eu comi bola! Fica anotado para a próxima vez. Adorei a dica! 🙂

    (Responder)

  2. Daniela
    Comentário do dia 23/2/2016 às 15:57

    Fiquei maravilhada com essa igreja. Tanto pela construção, quanto pela localização dela. A paisagem em volta foi um descanso para os olhos.
    E assim como a Carmem, eu também achei uma graça esse portãozinho nos fundos da igreja! E é claro, parei com o maridão para fazer uma foto rsrs

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar