-  Atualizado 20/08/2014

Museu Carnavalet: essencial para conhecer a história de Paris

Publicado por: Silvia Oliveira Paris

Museu Carnavalet Historia de Paris Pontos turisticos 1

Difícil não gostar de um lugar como esse. Até quem não é fã de museus do gênero vai se impressionar no Carnavalet. Para começar, o museu está no queridinho bairro Marais — instalado em duas pomposas mansões dos séculos 15 e 16. São quase 140 salas de exposições. Tudo retratado para contar minunciosamente a história da capital francesa desde a fundação da cidade até os dias de hoje. O único porém é que fotos e filmagens são totalmente proibidas.

Uma pena. Se eu pudesse mostrar aqui um terço do que eu vi lá tenho certeza de que as imagens instigariam muito mais a curiosidade das pessoas que ainda não conhecem o museu. Aliás, até onde eu sei, o local é bem pouco assediado pelos turistas. (Eles até sabem que existe, mas nunca vão lá!) Muita  gente desconhece, por exemplo, que o jogo de xadrez que Luiz 16 usou para se distrair – reza a lenda – antes de ser guilhotinado, está exposto no Carnavalet.

Museu Carnavalet Historia de Paris Pontos turisticos 2

Museu Carnavalet Historia de Paris Pontos turisticos 4

Deixemos o #mimimi de lado e vamos ao que interessa. Você vai encontrar no Museo Carnavalet desde relíquias arqueológicas até maquetes arquitetônicas que reconstroem edifícios e monumentos que não existem mais. O Hôtel Carnavalet, uma das mansões onde está instalado o museu, é considerado o palacete mais antigo de Paris. O “hôtel”, interligado a outro palacete por uma passarela e rodeado por lindos jardins, está intimamente ligado à escritora francesa Madame de Sévigné que se mudou para cá em 1677. Dizem que daqui saiu algumas das suas mais belas cartas enviadas à filha. A correspondência acabou se transformando em um dos principais documentos literários e sociológicos daquela época.

Os jardins, o apartamento, a mobília… tudo parece intocado. A sensação, aliás, é de que alguém ainda mora ali. O museu também conserva a coleção mais importante do mundo sobre a Revolução Francesa, de célebres retratos de Robespierre a pedras da Bastilha. Já a vida literária está retratada nas cartas e pertences de Madame de Sévigné, Rousseau, Voltaire e até na réplica do quarto onde Marcel Proust escreveu Em Busca do Tempo Perdido.

Museu Carnavalet Historia de Paris Pontos turisticos 6

Além de tudo, o Museu Carnavalet é multidisciplinar e está dividido em departamentos, tudo muito didático: arqueologia, pinturas, artes gráficas, fotografia, esculturas, maquetes, numismática e insígnia (nome difícil da sala que abriga mais de 200 placas e letreiros que retratam os anúncios ou nomes dos estabelecimentos a partir do século 17, documentando as atividades comerciais da época).

Só fiquei meio perdida com a cronologia da coisa. Na verdade, o acervo, pelo que eu entendi, não está em ordem cronológica — o que pode confundir um pouco a visita. No mais, o Museu Carnavalet é só boa notícia. Além do acervo impressionante, você dificilmente vai pegar fila e a entrada é gratuita — assim como mais de 20 museus municipais da cidade. O Barato de Paris está aqui!

SERVIÇO

Museu Carnavalet
Local: 23 rue de Sévigné, 75003. Marais – Paris
Tel.: +33 01 44 59 58 58
Funcionamento: terça a domingo, 10h às 18h. Fecha às segundas e nos feriados.
Entrada: gratuita
Metrô: Saint Paul (linha 1) ou Chermin Vert (linha 8)
Dica: a Cripta Arqueológica e As Catacumbas de Paris são consideradas sedes do Museu Carnavalet, por também contarem parte da história da cidade. Mas ambas têm entradas pagas.


Exibir mapa ampliado

O Musée Carnavalet fica perto de:

– Places des Vosges
– Maison Victor Hugo
– Rue des Rosiers (onde ficam Korcarz, Chez Hanna e L’As du Fallafel)
– Centro Georges Pompidou

Descarregue o PDF do museu aqui. (Está em Francês, mas você consegue visualizar melhor o que eu não pude mostrar aqui).

Posts relacionados

Places des Vosges e Maison Victor Hugo

Onde comer no Marais

L’As du Fallafel: porque faláfel não é brinquedo, não!

Chez Hanna: se não é o faláfel mais gostoso do Marais, é tão bom quanto.

Korcarz: pâtisserie e boulangerie kosher no Marais

Fotos: Sílvia Oliveira 

___________________________

Procurando hospedagem boa e barata em Paris? Recomendo o nosso parceiro Booking.com— onde sempre faço minhas reservas. Pesquise aqui opções de hotéis, hostels, pousadas e apartamentos na capital francesa. E ainda: o sistema não cobra taxa de reserva e o cancelamento é grátis! Sempre que você reservar seu hotel neste link, o Matraqueando recebe uma pequena comissão. Além de garantir uma hospedagem pelo melhor preço você ainda ajuda a manter o blog com dicas fresquinhas e gratuitas. Desde já agradeço sua preferência! Clique e faça a sua reserva já! 😉 

___________________________

PLANEJE SUA VIAGEM COM QUEM ENTENDE

Reserve seu hotel no Booking.com | Cancelamento grátis!

Seguro de viagem na Mondial Assistance | 15% de desconto p/ leitor Matraqueando

Alugue carro na Rental Cars | Grandes marcas!

Diversos passeios e excursões na Viator | Menor preço garantido.



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


2 comentários

  1. Comentário do dia 03/7/2013 às 02:18

    Silvia, amamos esse museu!!! E foi com ele que aprendemos a gostar e visitar sempre os museus das grandes cidades por onde passamos, Londres, Amsterdã, NY, mas o melhor mesmo foi esse de Paris! Eu amei os quadros, mapas e maquetes mostrando as transformações da cidade ao longo dos anos, que pude comparar com o que já tinha visto na cidade, pois o dia da visita já era o 5o dia da viagem. Desde então, sempre recomendo para conhecidos!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Fernanda, não conheço todos os museus do mundo nesse gênero, mas dos que conheço, realmente o Carnavalet é o melhor! 🙂

    (Responder)

  2. Comentário do dia 03/7/2013 às 21:37

    oiiii Silvia, estava aqui fazendo um tour por Paris com vc, não conheço, mas é o sonho da minha filha, e já prometi leva-la em 2015 quando ela faz 15 anos, muito bacana seus relatos e as fotos, sem duvida é um destino instigante e maravilhoso! Bjoooosss

    (Responder)

    Resposta de Sílvia Oliveira

    Nossa, Kellen, quando você fala que tem filha desse tamanho… eu até assusto! Você é muito menina ainda! 🙂 Puxa, fiquei aqui pensando, como será a Paris para os olhos de uma adolescente? Deve ser uma viagem fantástica! Bjs! 🙂

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar