Viagens pelo Brasil: cinco dicas para economizar nas próximas férias

Publicado por: Silvia Oliveira Brasil

Centro-Historico-Joao-Pessoa-Paraiba-O-que-visitar-Pontos-Turisticos-22

Centro Histórico de João Pessoa

Vira e mexe alguém diz que prefere viajar para o exterior porque dentro do Brasil sai bem mais caro. É fato que alguns destinos internacionais consagrados como Buenos Aires, Orlando e Cancun conseguiram oferecer um ótimo custo/benefício ao turista estrangeiro. Não nego, claro, que ainda precisamos criar melhores condições e estrutura para baratear roteiros que levam, entre outros lugares, a Fernando de Noronha, Amazonas ou Pantanal.

Mas viver na ponte aérea São Paulo-Miami com a desculpa de que o Brasil não cabe no seu bolso é desvalorizar um dos países mais impressionantes do mundo: o seu! Sabemos que não é necessário atravessar o Atlântico para ter férias perfeitas. Com uma pequena mudança no olhar você se sentirá atraído a percorrer os Lençóis Maranhenses, visitar as praias de João Pessoa, decifrar as ruínas de São Miguel de Missões, deslumbrar-se com as Cataratas do Iguaçu ou empanturrar-se com as iguarias de Belém.

Piranhas Alagoas Rota do Cangaço Centro Historico Mirante Secular 1

Piranhas, Alagoas: cidade porta de entrada para você fazer a Rota do Cangaço

Na dúvida, contemple seu próprio estado. Observe o que ele pode fazer por você e você por ele. Reconheça as regiões turísticas que estão aos seus pés. Valorize a comida regional, o artesanato típico e a cultura inconfundível que circunda a maioria das cidades brasileiras. Para ajudar, siga estas cinco dicas e você verá que viajar pelo Brasil é muito mais barato do que seu salário poderia idealizar.

1. Pesquise seu destino | Mesmo que você compre um pacote ou uma excursão procure entender o modus-operandi do lugar que você vai visitar. Quem não sabe o que vai conhecer nem o que encontrar acaba comendo mal, comprando errado e, quase sempre, pagando muito. Leia sites, revistas e blogs especializados. São fontes de informação que ajudam você a entender quais serão suas prioridades e preferências durante a viagem.

Feira de Sao Joaquim Salvador Bahia Pimentas Blog Matraqueando

Feira de São Joaquim, Salvador: onde você encontra a Bahia de verdade

2. Compras com moderação | Entenda, não é o hotel ou a passagem aérea que vão encarecer sua viagem, mas – sim – aquele monte de bugigangas que você for adquirindo durante o passeio. Concordo, comprar faz parte da viagem. Quando entramos em férias mudamos de posto na nossa hierarquia pessoal. É como subir na vida por 15 dias. O segredo é estipular um valor para nosso lado emergente. Você saberá determinar quanto custa para ser feliz!

3. Entre nos supermercados | Quando você vai a Paris o piquenique com queijos, frutas e vinhos em algum parque da cidade já faz parte do roteiro. Já o turista nacional tem medo de fazer o mesmo aqui e ser chamado de farofeiro. Bobagem. Empórios e mercados rendem lanchinhos incríveis para matar a fome durante a tarde ou até mesmo para selar seu jantar. Bolos, sucos, frios, pães e chocolates podem ser adquiridos em qualquer esquina e garantem uma deliciosa refeição sem você ter que gastar os tubos.

Lençois Maranhenses quando ir como chegar melhor epoca 3

Lençóis Maranhenses: paisagem brasileira irresistível

4. Fuja dos feriados | É um conselho batido, mas que nem sempre dá para seguir. Muitos brasileiros tiram férias uma vez por ano ou só têm folga nos grandes feriadões. O ideal é negociar com a família e/colegas de trabalho para evitar a alta temporada ou aquelas escapadelas que duram quatro dias e custam 10 vezes mais. Se não houver outra saída e você só conseguir folga nesses períodos planeje tudo com muita antecedência para garantir alguma barganha em hotel ou passagem aérea. Se nada disso der certo lembre-se daquele seu enorme esforço para conhecer a Europa, viagem que quase sempre você faz de tudo para ser em baixa temporada.

5. Tenha um momento de extravagância | Viajar 100% mão-de-vaca-muquirana é deprimente. Gastar menos não significa ter que expiar todos os pecados durantes as férias. É bem provável que você não escape da classe-chicoteia do avião. Mas defina um momento de extravagância que pode ser desde um jantar estrelado, um sobrevoo de helicóptero ou até passar uma noite da sua viagem em um hotel de sonho . Mais do que isso, o que vai definir o valor da sua extravagância é a experiência que você leva dela!

inhotim-helio

Inhotim, a 60 km de Belo Horizonte: maior complexo museológico a céu aberto do mundo

_______________________

Veja por onde já passamos neste Brasilzão e escolha seu próximo roteiro:

Alagoas | Amazonas | Bahia | Maranhão

Minas Gerais | Pará | Paraíba | Paraná

Pernambuco | Rio de Janeiro | Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul | Santa Catarina | São Paulo | Sergipe

_______________________

Fotos: Sílvia Oliveira


Artigos Relacionados


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


4 comentários

  1. Jussara
    Comentário do dia 19/1/2015 às 02:44

    Aaah, o Brasil, como sempre desprezado pelos próprios brasileiros.

    (Responder)

  2. Livia
    Comentário do dia 19/1/2015 às 14:41

    Pois é…eu ando tentando viajar mais pelo Brasil….
    Mas acho que nunca vou conseguir ir até Fernando de Noronha, por exemplo, que é meu sonho!
    As passagens aéreas para lá saem mais caras do que o que eu paguei para ir ao Atacama mês que vem!
    Tô quase desistindo!

    (Responder)

    Resposta de Sílvia Oliveira

    Oi, Livia! Hoje, a GOL fez uma promoção incrível, você viu? Havia passagens Curitiba- Fortaleza por R$ 205, São Paulo- João Pessoa por R$ 150 (ida e volta!!!)… t.o.d.a.s. as rotas estavam a preços incríveis e muitos trechos para viajar na Páscoa! Tem que ficar de olho! 😉 Siga o site Melhores Destinos (www.melhoresdetsinos.com.br) que eles dão em primeira mão estas superofertas! Boa sorte!

    (Responder)

  3. Comentário do dia 30/1/2015 às 08:59

    João Pessoa parece ser lindo, ótimas dicas.

    (Responder)

  4. Comentário do dia 02/2/2015 às 10:15

    Oi, Silvia! Essas dicas são sensacionais. A Rota do Cangaço é um dos roteiros que sempre penso em fazer, mas ainda não consegui a oportunidade. E Inhotim é uma das coisas mais sensacionais que já vi. É prova de que o Brasil tem coisas incríveis, que não se resumem a belezas naturais! Abraços!

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2017 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar