Pixel Code
 -  Atualizado 24/07/2020

Os 22 Patrimônios da Humanidade no Brasil

Publicado por: Silvia Oliveira Brasil

Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas

Receber o título de Patrimônio da Humanidade não é para qualquer um. Ou para qualquer lugar. Somente locais de extraordinária importância histórica, cultural ou natural passam a fazer parte da lista da UNESCO – órgão das Nações Unidas que fiscaliza o programa de catalogação dos sítios e certifica os escolhidos.

Os candidatos passam por um rigoroso e demorado processo de avaliação. Entre os critérios para se tornar patrimônio mundial estão apresentar uma tradição cultural única ou um conjunto arquitetônico singular e historicamente representativo ou ser uma obra-prima criativa e genial produzida pelo homem ou, por exemplo, ter um habitat natural significativo – entre outros atributos e características.

Dos 1121 patrimônios mundiais catalogados, 22 estão no Brasil.  São 14 patrimônios culturais, 7 naturais e 1 misto, distribuídos em 17 estados.

O incrível é saber que quase todos os nossos patrimônios listados são gratuitos e de fácil acesso. Veja quais são eles e inclua na sua próxima viagem temática, aquela que vai percorrer o melhor da nossa arquitetura, tradição, história e biosfera.

+ Loja Matraqueando: Guias Essenciais para conhecer o Brasil e o mundo com dicas incríveis de economia inteligente!

PATRIMÔNIOS CULTURAIS DA HUMANIDADE NO BRASIL

1. Cidade Histórica de Ouro Preto
Por que é Patrimônio da Humanidade: representa uma obra-prima do gênio criativo humano e abriga exemplares da arquitetura barroca de valor inestimável. Foi o primeiro sítio brasileiro a receber o título de Patrimônio Mundial. Veja aqui meus posts sobre Ouro Preto.

2. Centro Histórico de Olinda
Por que é Patrimônio da Humanidade: promoveu um intercâmbio considerável de valores humanos durante um determinado período ou em uma área cultural específica. Possui raros exemplares de construções religiosas – igrejas e conventos – do século 16. Veja aqui meus posts sobre Olinda.

3. Centro Histórico de Salvador
Por que é Patrimônio da Humanidade: está associado de alguma forma a acontecimentos ou tradições vivas ou com obras artísticas de significado excepcional para a humanidade. É ponto de encontro entre as culturas africanas, europeias e americanas dos séculos 16 e 17. Veja aqui meus posts sobre Salvador.

4. Santuário de Bom Jesus de Matosinhos | Minas Gerais
Por que é Patrimônio da Humanidade: está no município de Congonhas a representação máxima do barroco mundial no Brasil. Os 12 profetas no adro da basílica e as capelas dos Passos – que representam a Paixão de Cristo – desvendam a excelência da obra de Aleijadinho. Veja aqui meu post sobre Congonhas.

5. Ruínas de São Miguel das Missões | Rio Grande do Sul
Por que é Patrimônio da Humanidade: é um exemplo excepcional de conjunto arquitetônico que ilustra uma etapa significativa da história da humanidade. O consultor da UNESCO quando esteve no Brasil para visitar as ruínas, comparou a importância da construção ao Coliseu de Roma e à Acrópole de Atenas.

Brasília: primeira cidade moderna a entrar na lista da UNESCO

6. Brasília | Distrito Federal
Por que é Patrimônio da Humanidade: foi a primeira cidade moderna do mundo a entrar para a lista de patrimônios da UNESCO. Destaque para a criatividade humana com exemplo de um tipo de arquitetura que ilustra uma etapa significativa da história nacional.

7. Parque Nacional da Serra da Capivara | Piauí
Por que é Patrimônio da Humanidade: revela um testemunho singular e representativo de uma civilização que desapareceu, preservando os vestígios mais antigos de ocupação humana da América do Sul. No sítio arqueológico foram encontradas pinturas rupestres de mais de 25 mil anos.

Centro Histórico de São Luís, no Maranhão

8. Centro Histórico de São Luís | Maranhão
Por que é Patrimônio da Humanidade: testemunha de tradições culturais, exemplo significativo de conjunto arquitetônico. Cogitou-se recentemente a possível perda do título dado o abandono dos casarões coloniais. Mas novas ações de revitalização estão recuperando o lugar. Veja aqui meus posts de São Luís.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sílvia Oliveira (@matraqueando) em

9. Centro Histórico de Diamantina | Minas Gerais
Por que é Patrimônio da Humanidade: conseguiu promover um intercâmbio rico de valores humanos durante um determinado período histórico, no desenvolvimento das artes, monumentos e estilos arquitetônicos.

10. Centro Histórico da Cidade de Goiás | Goiás
Por que é Patrimônio da Humanidade: é um marco histórico e arquitetônico. Passou a ser símbolo do modo de construção europeu adaptado ao clima e topografia brasileiros. Em tempo: aqui nasceu e viveu a poetisa Cora Coralina.

Praça São Francisco, em São Cristóvão -Sergipe

11. Praça São Francisco de São Cristóvão | Sergipe
Por que é Patrimônio da Humanidade: localizada no município que foi a primeira capital do Sergipe, a praça São Cristóvão é quatrocentona e está totalmente preservada. Mantém intactas as construções coloniais com quase nenhuma deformação em sua estrutura ou estética. Veja aqui meus posts sobre o Sergipe.

12. Paisagem do Rio de Janeiro
Por que é Patrimônio da Humanidade: beleza única! Em 2012, a Unesco tombou as paisagens cariocas formadas entre o mar e as montanhas como Patrimônios Culturais da Humanidade. O Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico, o Corcovado (com a estátua do Cristo Redentor), a praia de Copacabana, o aterro do Flamengo e as colinas que cercam a Baía de Guanabara fazem parte do complexo que levou essa honraria. Veja aqui meus posts sobre o Rio de Janeiro.

13. Conjunto arquitetônico da Pampulha | Belo Horizonte
Por que é Patrimônio da Humanidade: desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e com painéis do artista brasileiro Cândido Portinari, a Pampulha reflete a influência das tradições locais, o clima brasileiro e a inclusão de cenários naturais na arquitetura moderna.

14. Cais do Valongo | Rio de Janeiro
Por que é Patrimônio da Humanidade: este pouco gente sabe, entrou recentemente na lista. O Cais do Valongo foi o mais importante porto de entrada de escravos africanos no Brasil – cerca de 900 mil africanos chegaram à América do Sul através dele. As ruínas do Cais são os únicos resquícios da chegada dos africanos escravizados no Brasil. Foi reconhecido pela UNESCO por lançar luz sobre a história da escravidão e ser local de memória de eventos traumáticos e de sobrevivência, como ocorre, por exemplo, com o Campo de Concentração de Auschwitz, na Polônia, por exemplo.

DICA ESPERTA | Tá procurando carro para alugar barato no Brasil e no mundo? Eu conto minha experiência aqui! Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais e parcelamento em até 12 vezes. Faça sua simulação e reserve agora mesmo aqui! O cancelamento é gratuito. 🙂

PATRIMÔNIOS NATURAIS DA HUMANIDADE NO BRASIL

15. Parque Nacional do Iguaçu | Paraná
Por que é Patrimônio da Humanidade: as cataratas são consideradas fenômenos naturais extraordinários e de importância estética e natural incomum, além do parque fazer parte de um habitat natural para a conservação da diversidade biológica. Veja aqui meus posts sobre Foz do Iguaçu.

16. Costa do Descobrimento | Reservas Florestais da Mata Atlântica do Espírito Santo e Bahia
Por que é Patrimônio da Humanidade: tem a maior faixa contínua desse ecossistema, um dos mais ameaçados do planeta. A área é considerada habitat natural para a conservação da diversidade biológica.

17. Mata Atlântica | Reservas do Sul (Paraná) e Sudeste (São Paulo)
Por que é Patrimônio da Humanidade: a Mata Atlântica é exemplo representativo de processos ecológicos e biológicos que contribuem para o desenvolvimento dos ecossistemas marinhos e terrestres. Veja aqui meus posts sobre o Paraná!

18. Complexo de Conservação da Amazônia Central | Amazonas
Por que é Patrimônio da Humanidade: o complexo compõe a maior área protegida da Bacia Amazônica. Trata-se de uma das regiões mais ricas do planeta em termos de biodiversidade. A área localizada é composta pelo Parque Nacional do Jaú, a área de demonstração da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamairauá, a  Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã e a Estação Ecológica Anavilhanas.

19. Área de Conservação do Pantanal
Por que é Patrimônio da Humanidade: localizada no município de Poconé, a região é formada por um complexo de quatro áreas preservadas com rica fauna, flora e imensa planície alagável de beleza excepcional.

20. Ilhas Atlânticas Brasileiras | Fernando de Noronha e Atol das Rocas
Por que é Patrimônio da Humanidade: o arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas são os únicos pontos no Atlântico Sul com um sem fim de espécies de aves fixas e migratórias. As piscinas naturais revelam uma diversidade excepcional de peixes. Fernando de Noronha abriga, ainda, a maior concentração de golfinhos rotadores do planeta.

21. Áreas de Conservação do Cerrado | Goiás
Por que é Patrimônio da Humanidade: abrange dois parques nacionais – Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas. Tem animais e plantas endêmicos – que não podem ser vistos (ou não existem) em outros lugares. É um dos ecossistemas mais antigos do mundo.

DICA DA MATRACA | Procurando hospedagem boa, bonita e barata no Brasil com até 50% desconto? Agora temos a facilidade do Booking.com, o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Além de ter cancelamento gratuito para a maioria dos quartos, todas as hospedagens têm notas ranqueadas com as avaliações dos hóspedes. Ficou muito fácil reservar com segurança, antecedência e pelo melhor preço! Faça você mesmo uma simulação e reserve aqui!

PATRIMÔNIO MISTO (CULTURAL E NATURAL) DA HUMANIDADE NO BRASIL

22. Paraty e Ilha Grande
Por que é Patrimônio da Humanidade: o sítio mais recente a entrar na lista da UNESCO está localizado entre a Serra da Bocaina e o Oceano Atlântico. A paisagem cultural inclui o centro histórico de Paraty, uma das cidades costeiras mais bem preservadas do Brasil, além de quatro áreas naturais protegidas da Mata Atlântica — considerada uma das cinco regiões de maior biodiversidade do mundo. Veja aqui meu post sobre Paraty.

CLIQUE NA IMAGEM E SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS

O Barato de Gramado e Canela: o guia de viagem definitivo e completo para você conhecer as duas cidades gastando beeeem menos, com conforto e sem perder a dignidade. São mais de 150 páginas com roteiro inovador e dicas de economia inteligente. E-book interativo, navegue pelo Google Maps! Pegue o seu aqui agora mesmo!

Para acompanhar em tempo real siga o meu Instagram. Lá eu sou a @matraqueando. Para acessar o nosso conteúdo de viagens clique em DESTINOS.

Fotos: Sílvia Oliveira e Raul Mattar | Todos os direitos reservados ao Matraqueando®. 

Compartilhe este post com os amigos clicando nos botões abaixo! 😉

Política editorial | Pagamos todas as nossas contas de viagem. Não aceitamos convites nem cortesias. Sempre nos hospedamos anonimamente nos hotéis indicados. O Matraqueando não faz post patrocinado. Alguns posts contêm links para programas de afiliados, parceiros comerciais do blog, inseridos espontaneamente pela autora. Por questão de transparência, comunicamos que se você optar por comprar por meio destes links nós recebemos uma pequena comissão. Tudo o que você encontra aqui foi determinado unicamente pelo interesse do leitor, nosso gosto pessoal ou critério particular. Isso é transparência e credibilidade. Pode confiar! Para ajudar a manter o blog sempre com dicas fresquinhas, gratuitas e sem publicidade chata adquira nossos guias na Loja Matraqueando. Desde já agradecemos a preferência! 🙂


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


9 Comentários

  1. Que legal, Silvinha! Apesar de não ser muitos, apenas 18 locais… dá um orgulho de saber que temos tão lindas raridades em nosso país! Bjs!

    responder
  2. Alessandra

    Eu fiquei muito impressionada com Congonhas, com a história do santuário que foi construído para pagar uma promessa e que está no alto da cidade, num lugar super pobre, contrastando com a riqueza cultural que são as esculturas do Aleijadinho. E também aquela sala dos milagres, com as fotos e promessas, a religiosidade do povo, uma mistura de fé, história, cultura, arte…achei realmente impressionante, fiquei bem tocada…

    responder
    • Acho que Congonhas é o ponto alto – artísticamente falando – de uma visita às cidades históricas. Eu não tive muita sorte. Me planejei mal e acabei chegando ao meio-dia à basílica, debaixo de um sol de 35 graus… com uma criança de 2 anos nas costas! hahahaha! Mas isso foi só um detalhe… era fim de semana de feriado e havia uma… quermesse em volta da basílica! Hahaha! É o tipo de lugar que quero voltar, na baixa temporada… para apeciar aquilo s-o-z-i-n-h-a!

      responder
  3. itana

    olá Silva!gostaria de saber quais os critérios e, como ocorre o processo de escolha de um patrimônio da humanidade?Grata!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Eu faço um breve resumo no início do texto, Itana. Talvez você encontre as definições no site da UNESCO: whc.unesco.org

      responder
  4. Nosso país é muito rico!! Eu falo pra todo mundo que antes de fazer uma viagem internacional os brasileiros deveriam ir conhecer Foz do Iguaçu! É muito maravilhoso!

    responder
    • Silvia Oliveira

      É verdade! Foz do Iguaçu é um dos destinos mais preparados do Brasil para receber o turista! 🙂

      responder
      • Karine Godoy

        Em Foz Iguaçu recentemente, eu fiz tal como você em Congonhas, desembarquei nas cataratas com família completa em pleno feriadão nos dois países – Brasil e Paraguai. Na primeira vez que fui, há dez anos, em um dia comum, senti a presença de Deus, achei tudo incrivelmente lindo. Desta última, achei mais um sentido para o nome do lugar se chamar Garganta do Diabo rsrs.

        responder
        • Hahahahaha! Nem me fale. As cataratas do lado argentino são lindas e, especialmente a Garganta do Diabo, aterrorizante! 😀 Se tava lotado, então… s.o.c.o.r.r.o. (Me deu até taquicardia aqui!)

          responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Viagens e Comidinhas | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2024 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar