-  Atualizado 22/08/2010

Blogs que ensinam a viajar mais com menos

Publicado por: Silvia Oliveira Descubra Brasil

Blogs de viagem são conversas ao pé do ouvido, sem censura prévia. É o trabalho público de gente comum como você e eu, geralmente livre de pressões políticas ou comerciais. É a necessidade de compartilhar histórias, vivências e impressões. Os blogueiros escrevem partindo de uma análise doméstica. Retratam o cenário de acordo com uma visão própria, seja ela crítica, apaixonada, indignada, complacente ou descomprometida.

Ao contrário dos meios de comunicação tradicionais – em que os produtores de conteúdo são jornalistas, articulistas, escritores, filósofos ou cronistas – a blogosfera é alimentada por qualquer um que seja alfabetizado e que tenha acesso a um computador conectado à internet. Pode ser um profissional liberal, um artesão ou uma dona de casa.

Com o aparecimento da fotografia digital os blogs se transformaram em campo fértil para o antigo diário de bordo, aqueles caderninhos nos quais eram anotados todos os detalhes do passeio e que se transformavam, com o passar dos anos, em verdadeiros alfarrábios. Mais do que isso: os sites pessoais de viagem colocam a nosso alcance informações – que vão desde dicas de utilidade pública a devaneios mochilísticos.

Não conheço nenhuma estatística a respeito, mas tenho a impressão de que – com o advento da web 2.0 (e com a ajudinha de uma ou outra companhia aérea de baixo custo, é verdade) – as pessoas passaram a viajar mais. Acompanhar os périplos de um desconhecido pela internet não só incentiva novos passeios como faz brotar dentro de nós a vontade de – inerente a qualquer um – agarrar o mundo. Se isso puder ser feito sem que a gente tenha que vender o carro na volta das férias para pagar a conta do cartão de crédito, melhor ainda.

Conheça alguns blogs que ensinam você a viajar mais, economizando ou gastando pouco:

Nova York para mãos de vaca
Tudo, tudinho o que você quiser saber para não acabar com seu salário do mês no segundo dia batendo perna em Manhattan. O site é feito por Henry Bugalho e Denise Nappi, dois brasileiros que há muitos anos vivem por lá.

Viajar mais barato
Tem seções específicas que levam você ao melhor dos voos baratos, hotéis econômicos e cruzeiros acessíveis em diversos lugares.  Divulga também dicas de campismo e dá ideias que ajudam a poupar durante as viagens.

Viajando bem e barato pela Europa

É um blog cheio de dicas de como viajar com menos, sem desprezar o conforto e a segurança. O objetivo é compartilhar com os viajantes muquiranas experiências pessoais na Europa e dar dicas práticas para facilitar o planejamento do roteiro.

Viajar bem e barato
Escrito pela jornalista Rachel Verano, ex-editora da revista Viagem e Turismo, o blog revela desde onde ficar em Estocolmo sem ir falência até o que fazer em Fernando de Noronha com melhor custo-benefício.

Matraqueando
Blog da jornalista Sílvia Oliveira, essa que vos fala. Criou um guia Europa a 50 euros por dia  e dá sugestões de como economizar nas viagens – inclusive nas nacionais – sem perder a dignidade. Já percorreu o Brasil, passou uma temporada em Nova York, morou dois meses em Lisboa e viveu nas Ilhas Canárias e Sevilha por conta do mestrado (em turismo!) e doutorado. Mas não entende nada do assunto e vive se metendo em roubada. Seu lema é: aquela que vai antes para você não se estrepar depois.

Texto originalmente publicado na minha coluna “Viagens Econômicas e Inteligentes”,  que sai toda semana no portal Descubra Brasil .


Artigos Relacionados


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


9 Comentários

  1. Existe também o Blog Boa Viagem que possui bastante informação para quem quer viajar mais com muito menos. Fica a dica 😉

    responder
  2. Obrigado pela referência ao Viajar Mais Barato, Silvia.

    responder
    • Uia, eu sempre passo lá no seu site, mas como você nao assina as matérias, eu nem tinha me dado conta de que você se chama Pedro Oliveira – o mesmo nome do meu pai e avô! =)

      responder
  3. Ernesto, o pato

    E, tem as dicas do pato economico. É so procurar no google por pato economico!

    responder
    • hahahaha, adorei! Nem sabia que você já estava “googável”. Preciso fazer uma compilação destas dicas sensacionais e colocar aqui! =)

      responder
  4. Ernesto, o pato

    Pode colocar, é um prazer fazer parte do seu site.

    responder
  5. Quanto mais economia, mas viagens, não é? Sempre que possível também economizo e muito,d epois relato tudo no blog.
    Um abraço e feliz 2012 com muitas viagens pela frente.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Brigadão, Silmara! Para você também! 🙂

      responder
  6. Também estou iniciando um blog com dicas como estas! Já acompanho os blogs indicados, são realmente muito bons!

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar