-  Atualizado 19/01/2019

F.A.Q. | Como tirar o visto americano: perguntas frequentes

Publicado por: Silvia Oliveira Estados Unidos

Vista de Manhattan desde o Brooklyn

Há anos o sistema de emissão do visto americano se modernizou e o processo ficou bem mais fácil e rápido.(Veja nosso passo a passo ilustrado para tirar o visto aqui, aqui e aqui.) Mesmo assim, ainda é necessário passar por várias etapas burocráticas e reunir diversos documentos que comprovem sua situação financeira e vínculos com o Brasil. Além disso, salvo os que estão isentos, é obrigatório passar por uma entrevista presencial no consulado. Seguem as perguntas e repostas com as dúvidas mais frequentes nas caixas de comentários!

DICA DA MATRACA | Lembre-se de que o Brasil não tem acordo com a rede pública de saúde dos Estados Unidos. Mas eu tenho uma ÓTIMA notícia para você. É que leitor do Matraqueando tem até 30% de desconto no seguro internacional da Mondial/Allianz. Pegue o seu cupom promocional aqui e viaje tranquilo! Vale para mochileiro, viajante solo, luxo, aventureiro e família. E ainda dá para dividir em até 6 vezes!

PLANEJAMENTO

1. Quais são os documentos necessários para solicitar o visto americano?

Antes de começar a preencher formulário DS-160 tenha em mãos o passaporte com validade mínima de seis meses, CPF e o visto antigo, se houver. Em seguida você deve preencher o formulário DS-160 (veja aqui o post com o preenchimento passo a passo), pagar a taxa consular MRV e agendar a entrevista (veja aqui o post de como pagar a taxa e agendar a entrevista.).

2. Um amigo meu tirou o visto e teve que fazer upload de uma foto digitalizada. Mas no meu processo não aparece esta opção, o que eu faço?

Não é mais necessário fazer upload da foto durante o processo. Sua foto será tirada no CASV juntamente com a coleta das suas digitais (biometria). Mas, mesmo assim, o consulado recomenda levar uma foto 5 x 7 com fundo branco, sem óculos, sem franja, sem sorrir e mostrando as orelhas.

+ Nova York | Como chegar e sair do aeroporto JFK

+ Nova York | Como comprar e usar o MetroCard

3. Meu filho tem menos de 16 anos. Ele precisa comparecer ao CASV para tirar a foto?

Não. Menores de 16 anos e maiores de 66 anos NÃO precisam comparecer ao CASV. Um responsável pode entregar a documentação, não precisa ser nem o pai ou a mãe. Neste caso leve duas fotos 5 x 7 com fundo branco, sem óculos, sem franja, sem sorrir e mostrando as orelhas. Caso queira levar seu filho, não há problemas, eles tiram a foto na hora. No entanto, se seu filho tem menos de dois anos o consulado recomenda levar as fotos, mesmo que a criança esteja com você. É que, neste caso, como a criança é muito pequena é melhor garantir uma foto antecipadamente com calma. Atenção: alguns sites dizem que pode tirar a foto com óculos. Mas NÃO pode. Se você chegar lá com uma foto da criança com óculos terá que providenciar outra.

4. Não tenho passaporte, posso solicitar o visto?

Não. Você precisa do número do passaporte para colocar no preenchimento do formulário DS-160.

5. Já dei entrada no processo do passaporte, posso preencher a DS-160 só com o número do protocolo?

Não. Você precisa do número do passaporte para colocar no preenchimento do formulário DS-160.

6. Quem está isento da entrevista no consulado?

Toda e qualquer pessoa que estiver renovando e teve visto emitido após 1º de janeiro de 2008 e menores de 16 anos e maiores de 66 anos. Nestes casos, só é necessário levar a documentação ao CASV. Menores de 15 anos e maiores de 66 não precisam sequer comparecer ao CASV. Um terceiro pode levar a documentação.

7. Qual o tempo de espera para conseguir o visto?

O governo americano adotou medidas para agilizar a emissão dos vistos, o que reduziu — e muito — o processo. O prazo para agendamento da entrevista é de duas semanas a 30 dias. Mas geralmente ocorre bem antes disso. No meu caso, assim que paguei a taxa consular o próximo dia útil que aparecia para a entrevista era 48 horas depois. De qualquer maneira, é muito recomendável que você providencie tudo com pelo menos três meses de antecedência antes de viajar.

8. Posso marcar viagem antes de solicitar o visto?

Poder, você pode. Mas não recomendo de jeito nenhum. O próprio consulado pede que o solicitante NÃO marque suas viagens até ter o visto em mãos.

9. Posso renovar meu visto mesmo que ele ainda não tenha vencido?

Sim.

10. Se eu mandar minha solicitação por um despachante terei mais chances de obter o visto?

Para o consulado americano nenhuma pessoa ou empresa tem preferência. Se algum despachante disser isso a você, é mentira.

+ Nova York pela primeira vez: roteiro de 3 dias

+ Como usar o metrô de Nova York

PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO

11. O consulado recomenda não marcar a viagem antes de obter o visto, mas pergunta no formulário onde eu vou me hospedar. O que eu coloco?

Coloque o nome do hotel onde você pretende se hospedar. Se você mudar de hotel quando realmente for aos Estados Unidos não há problema algum. Agora, cuidado. Se você declara que ganha R$ 4.500,00 não vá selecionar um hotel cuja diária é de US$ 800. Escolha algo compatível com sua realidade financeira, pode ser até um hostel (albergue).

12. Os formulários são diferentes para homens e mulheres?

Sim. O questionário dos homens costuma ter mais perguntas que o das mulheres e o formulário para menores de 16 e maiores de 66 anos costuma ser mais sucinto.

13. Por um descuido não anotei meu ID do formulário e não consigo dar prosseguimento ao processo. O que eu faço?

Ligue para o CASV (veja os números no fim deste post) e tente falar diretamente com o consulado.

14. Depois de preenchido e enviado percebi um erro de informação no formulário. Tem como corrigir?

Depois que o formulário foi enviado não tem como corrigir. Se for um errinho de número de telefone, por exemplo, não há problema. Mas os nomes, número de passaporte, data de nascimento, entre outras informações pessoais, não podem conter erros de jeito nenhum. Neste caso você deve preencher OUTRO formulário DS-160.

15. Mas eu só percebi o erro depois que eu já havia agendado a entrevista. Tenho que pagar novamente a taxa?

Não. Depois de preencher um novo DS-160, volte ao site onde agendou a entrevista e atualize com novo código de confirmação (ID) que é iniciado com AA00. Será gerada uma nova confirmação de agendamento Não precisa cancelar o agendamento.

DICA DA MATRACA | Tá procurando carro para alugar barato? Veja como garantir o seu veículo no site líder em aluguel de carros na América Latina! Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais e parcelamento em até 12 vezes. Faça sua simulação e reserve agora mesmo aqui! O cancelamento é gratuito. 🙂

AGENDAMENTO DA ENTREVISTA

16. Depois de pagar a taxa consular (MRV) quanto tempo eu tenho para agendar a entrevista?

Você poderá agendar sua entrevista até um ano após o pagamento da taxa. Depois deste período você perde a taxa e tem que pagar novamente.

17. Posso agendar minhas entrevistas no CASV e no Consulado para o mesmo dia?
O consulado de São Paulo não permite agendar uma entrevista no CASV no mesmo dia de sua entrevista no consulado. (Mas há leitores que relatam que conseguiram fazer isso em outros CASVs, como no Rio de Janeiro.) Após agendar o CASV você pode marcar sua entrevista de um a oito dias depois. É possível, também, agendar entrevistas em dias consecutivos no CASV e no Consulado, por isso os CASVs estarão abertos aos domingos para facilitar esse processo. Se não existir um CASV próximo à residência do solicitante, infelizmente, ele terá que se deslocar duas vezes ou permanecer por uma noite na cidade escolhida para a entrevista. Os CASVs funcionam de segunda a sexta, das 7h às 18h, e abrem aos domingos das 13h às 18h. Não funciona aos sábados.

18. Posso agendar a entrevista para mim e para minha família no mesmo horário?

Sim, você pode agendar uma entrevista para até dez pessoas da mesma família no mesmo horário. No entanto, você terá que preencher um formulário DS-160 e pagar uma taxa de solicitação de visto (MRV) para cada membro da família. Após a finalização de inscrição do formulário aparece um botão “Incluir membro da família”.

19. Não consigo incluir todos os membros da minha família no mesmo horário. O que fazer?

Agende a entrevista separadamente, mas no mesmo horário dos outros membros. E compareçam todo juntos. Tanto no CASV quanto no consulado eles não separam as famílias. É só chegar e informar a situação. Caso não consiga agendar todos para o mesmo dia e horário será necessário cancelar o agendamento anterior e tentar novamente até que todos sejam cadastrados juntos.

20. Comecei a preencher o formulário e não consegui terminar? Quanto tempo tenho para concluir o processo?

A cada etapa de preenchimento do formulário você deve salvar o documento (existe um botão específico para isso durante o processo). Caso não consiga concluir o preenchimento salve tudo e você terá até 30 dias para finalizar o pedido.

21. Necessito mudar a data da minha ida ao CASV e/ou Consulado. É possível?

Sim. Você pode fazer esta alteração diretamente no site até 24 horas antes do horário  agendado.

22. Quantas vezes posso remarcar/cancelar minha entrevista?

Não existe um número limitado, apenas lembre-se de que você deve concluir todo o processo em até um ano após o pagamento da taxa consular (MRV).

+ Hotel bom e barato em Nova York: dicas testadas e aprovadas

+ Hospedagem em Nova York: sem taxa de reserva e cancelamento grátis!

IDA AO CASV

23. Quais são os documentos necessários para levar ao CASV?

— Passaporte com validade mínima de seis meses.

— Passaporte com visto antigo, se houver.

— Página de confirmação de preenchimento do DS-160. É uma folha impressa com o código de barras que aparece após o envio da DS-160. Não precisa levar o formulário preenchido.

— Página de confirmação de agendamento do CASV (onde aparecem dois códigos de barra no final).

24. Vou levar ao CASV a solicitação de visto para um sobrinho (filho, amigo), preciso de alguma autorização para entregar os documentos?

Não.

25. Posso entrar com bolsa ou mochila no CASV?

Sim, mas o celular deve estar desligado. Se eles pegarem seu celular ligado dentro do CASV o seu processo é cancelado. Já no consulado pode levar bolsa (desde que pequena), mas o celular (ou qualquer aparelho eletrônico, até fone de ouvido) não entra mesmo que desligado. Tanto nos arredores do CASV quanto do consulado há guarda-volumes que cobram entre R$ 5 e R$ 10 pelo período.

+ Loja Matraqueando | Guias Essenciais com dicas incríveis para viajar com economia inteligente!

ENTREVISTA NO CONSULADO

26. Quem deve comparecer ao consulado para fazer a entrevista?

Todos os solicitantes que não se enquadrem em um dos critérios de isenção de entrevista (menores de 16 anos e maiores de 80 anos) ou que não estejam renovando o visto deverão comparecer pessoalmente à Embaixada ou ao Consulado Americano para fazer a entrevista.

27. Quais documentos necessito levar para a entrevista no consulado?

Documentos obrigatórios:

— Passaporte com validade mínima de seis meses

— Passaporte anterior caso ele tenha um visto americano vencido ou que está prestes a vencer

— Confirmação do formulário DS 160 (aquela folha com o código de barras)

Documentos opcionais, mas que são recomendados levar:

— Comprovante de renda (IR, carteira de trabalho, contra-cheques, pró-labore, entre outros.)

— Extrato bancário dos últimos 3 meses (tanto da conta corrente quanto da poupança, se houver)

— Comprovante de matrícula em faculdade, escola, colégio, MBA e afins

— Carta convite de uma pessoa/empresa dos EUA caso você esteja indo participar de um congresso, por exemplo

— Comprovante de residência

— Comprovante de imóveis próprios

28. Outra pessoa irá pagar minhas despesas. Que documentos necessito levar?

Você precisa levar documentos que comprovem que esta pessoa tem condições financeiras para pagar todas as suas contas. (Veja na pergunta anterior quais são estes documentos). Além disso, ela tem que preparar uma declaração por escrito com firma reconhecida em cartório dizendo que se responsabiliza pelos seus gastos durante sua viagem. Mas nem sempre o consulado pede esta tal carta.

29. Que tipo de roupa devo usar para fazer a entrevista?

O ambiente do consulado, embora sisudo, é informal. Homens não precisam ir de terno gravata e mulheres não precisam ir de vestido e salto. Vista-se adequadamente como se estivesse indo a uma reunião entre amigos. Apenas, evite chinelos, bermudas e vestidos curtos.

30. Ainda não completei 18 anos, posso fazer a entrevista sozinho?

Não. Você vai precisar da presença de um dos seus pais ou responsável legal. Lembrando que menores de 15 anos estão isentos da entrevista.

31. Tenho que falar inglês na entrevista?

Não, a entrevista pode ser em português.

32. Quais são as principais perguntas durante a entrevista?

O agente vai perguntar seu propósito de viagem (turismo), com quem vai, quanto tempo pretende ficar, se já visitou os Estados Unidos anteriormente, se já conhece outros países, onde você trabalha, se estuda ou se é casado.

33. Meu visto não foi negado, mas também não foi concedido. Ele entrou em “processamento administrativo”. O que é isso?

Alguns vistos entram neste processo porque o agente consular julgou necessário um prazo maior para avaliar a concessão ou não do visto. Você será informado sobre essa necessidade durante a entrevista. Este processo pode demorar até 60 dias (e seu passaporte ficará retido durante este tempo).

DICA DA MATRACA | Procurando hospedagem boa, bonita e barata nos Estados Unidos com até 70% desconto? Agora temos a facilidade do Booking.com, o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Além de ter cancelamento gratuito para a maioria dos quartos, todas as hospedagens têm notas ranqueadas com as avaliações dos hóspedes. Ficou muito fácil reservar com segurança, antecedência e pelo melhor preço! Faça você mesmo uma simulação e reserve aqui!

VISTO CONCEDIDO

34. Meu visto foi concedido. Como receberei meu passaporte?

Durante o processo de agendamento no CASV você escolheu a forma de entrega do seu passaporte que poderá ser feito em um endereço indicado por você ou retirado pessoalmente.

35. Qual é o prazo de devolução do passaporte com visto?

Geralmente são 10 dias úteis após a entrevista, a não ser que seja instaurado um processo administrativo que é quando o visto não foi negado, mas ainda se encontra em análise. Por isso, é importante NÃO marcar nenhuma viagem em que você necessite do passaporte até que o processo seja finalizado.

36. Recebi o visto e descobri que havia um erro. O que devo fazer?

É muito raro aparecer um erro nos dados do visto. Mas se isso acontecer você terá que levar seu passaporte ao posto consular que o emitiu para fazer a verificação e correção.

37. Meu passaporte expirou, mas o visto continua válido. O que tenho que fazer?

Você terá que viajar com os dois passaportes, o passaporte expirado com o visto válido e o passaporte novo.

38. Meu passaporte com o visto válido foi roubado/perdido/danificado. É possível tirar uma segunda via?

Infelizmente, não. Caso isso aconteça você terá que tirar um novo passaporte e pagar novamente a taxa. Em caso de roubo ou perda é necessário, ainda, anexar ao processo uma cópia do boletim de ocorrência.

39. O visto garante minha entrada nos Estados Unidos?

Não. O visto é obrigatório, mas não garante sua entrada. Na imigração, o agente é quem decide se você entra ou não. Mas estando com todos os documentos certinhos (passagem de ida e volta, reserva de hotel, seguro de saúde, dinheiro, cartão de crédito) não há porque ter problema.

40. Após minha entrada nos EUA poderei ficar quanto tempo no país?

Mais uma vez será o agente de imigração quem vai decidir. Mas, normalmente, o prazo concedido é de seis meses.

41. Qual a validade do visto americano?

Geralmente o visto tem validade de 10 anos. Mas o agente consular pode emitir, por razões que desconhecemos, um visto com validade menor. Mas é difícil que seja menos de 5 anos.

+ Leitor do Matraqueando tem 30% de desconto no seguro de viagem e ainda dá para dividir em até 6 vezes!

+ Nova York pela primeira vez: roteiro de 3 dias

+ Hotel bom e barato em Nova York: dicas testadas e aprovadas

VISTO NEGADO

42. Tive meu visto negado. Quanto tempo devo esperar para solicitar o visto novamente?

Não há um prazo específico. Em tese você pode solicitar um novo visto a qualquer momento. No entanto, é necessário haver alguma mudança significativa no seu status financeiro, social ou profissional. E quando for preencher o novo formulário NÃO minta dizendo que nunca teve um visto negado. Estes dados já estão armazenados e mentir é crime grave durante o processo, o que resultará em nova negativa.

 43. Se meu visto for negado posso pedir o reembolso da taxa?

Não, nenhuma taxa é devolvida, uma vez que o processo foi concluído.

DÚVIDAS GERAIS

44. Já comprei minha passagem e reservei o hotel. Se eu levar esses comprovantes para a entrevista aumentam minhas chances de ter o visto aprovado?

Não. O próprio consulado recomenda NÃO comprar nada relativo à viagem antes de ter o visto em mãos.

45. Estarei em trânsito no aeroporto nos Estados Unidos? Preciso de visto?

O visto de entrada nos EUA é necessário para todo o cidadão brasileiro, inclusive crianças, mesmo que simplesmente em trânsito em um aeroporto nos Estados Unidos. Neste caso é necessário solicitar o visto C 1 (visto de Trânsito), específico para este propósito.

46. Não quero fazer o pagamento on-line da taxa consular com cartão de crédito. Há outro meio?

Sim, boleto bancário. Neste caso, você terá que esperar, pelo menos, 24 horas para retornar ao site e concluir o processo de agendamento porque será necessário esperar a compensação do boleto.

47. Existe atendimento preferencial no CASV ou no consulado?

Sim, há tratamento preferencial para pessoas com necessidades especiais, dificuldade de locomoção, idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo (menores de dois anos). Ao chegar tanto ao CASV ou ao consulado você será encaminhado para a fila correta.

48. O consulado faz consulta ao SPC ou Serasa?

Não.

49. Estou com o nome sujo na praça, posso solicitar meu visto?

Sim.

50. Eu não tenho renda fixa, não declaro imposto de renda e tenho poucos vínculos comprovados com o Brasil. Será que eu consigo tirar o visto?

Será um processo mais difícil, sem dúvida. Quanto à falta de rendimento você pode declarar que outra pessoa vai pagar seus custos (e levar os comprovantes de renda desta pessoa). Mas se você não tiver vínculo algum com o Brasil (como uma matrícula em uma escola/universidade, por exemplo), o agente terá todos os motivos do mundo para negar seu visto.

51. Já vivi ilegalmente nos Estados Unidos e quero voltar para passear. Quais as minhas chances de obter o visto?

A lei americana determina que imigrantes ilegais não podem pisar em solo americano até 10 anos depois de ter deixado o país. Isso significa que se faz menos de 10 anos que você voltou de lá, é bem provável que seu visto seja negado. Caso já tenham passado estes 10 anos tente reunir ao máximo toda a documentação necessária para comprovar seus vínculos e situação financeira no Brasil.

52. Tenho visto do Irã, Israel, Líbano (ou Coreia do Norte ou Síria ou Cuba) posso solicitar o visto dos Estados Unidos?

Sim, sem problemas. Não está escrito em nenhum lugar “se você tiver visto de tal país” não pode solicitar o visto americano.

Telefones dos CASVs

Belo Horizonte (31) 3956-0800

Recife (81) 4042-0050

Brasília (61) 3550-0774

Rio de Janeiro (21) 3956-9617 ou 3956-0580

Campinas (19) 3500-2486

Salvador (71) 3500-1637

Curitiba (41) 3908-8125

Santos (13) 3500-6208

Porto Alegre (51) 3500-1460

São Paulo (11) 3858-0957 ou 3958-7007

Se for telefonar a partir dos Estados Unidos ligue para (703)  439-2340

Se usar o Skype: USVISABRAZIL

ALERTA | O sistema de saúde dos Estados Unidos é um dos mais caros do mundo. Se você viajar sem um seguro internacional corre o risco de pagar uma pequena fortuna para ser atendido por uma simples dor de garganta. Por isso, é importantíssimo adquirir um seguro para viajar tranquilo. Leitor do Matraqueando tem 15% de desconto no seguro da Mondial Assistance, uma das maiores seguradoras do mundo.  Pegue seu cupom aqui e garanta já o seu! Vale para viajante solo, mochileiro, luxo e família. E ainda dá para dividir em até 6 vezes! 🙂

Posts relacionados

Parte 1 | Como tirar o visto americano: passo a passo ilustrado para o preenchimento do formulário DS 160

Parte 2 | Como pagar a taxa do visto americano e agendar a entrevista

Parte 3 | Como é o atendimento no CASV e a entrevista no consulado

Leia também

Nova York pela primeira vez: roteiro de 3 dias

Hotel bom e barato em Nova York: dicas testadas e aprovadas

E ainda

Orlando sem carro: como ir do aeroporto ao centro e como circular usando o transporte público + o I-Ride Trolley

Orlando | Red Roof Inn International Drive: hotel bom, bonito, barato e bem localizado

Orlando | Bibbidi Bobbidi Boutique: como é, quanto custa e como reservar o dia de princesa para sua filha na Disney

Orlando | Cici’s Pizza: buffet à vontade de massa, pizza, sopa e sobremesa

________________

Foto: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados. 

Política editorial | Pagamos todas as nossas contas de viagem. Não aceitamos convites nem cortesias. Sempre nos hospedamos anonimamente nos hotéis indicados. O Matraqueando não faz post patrocinado. Alguns posts contêm links para programas de afiliados, parceiros comerciais do blog, inseridos espontaneamente pela autora. Por questão de transparência, comunicamos que se você optar por comprar por meio destes links nós recebemos uma pequena comissão. Assim, você ajuda o Matraqueando a se manter sem publicidade! Tudo o que você encontra aqui foi determinado unicamente pelo interesse do leitor, nosso gosto pessoal ou critério particular. Isso é transparência e credibilidade. Pode confiar! Para ajudar a manter o blog sempre com dicas fresquinhas adquira nossos guias na Loja Matraqueando. Desde já agradecemos a preferência! 🙂


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


72 comentários

  1. Sueli
    Comentário do dia 10/8/2015 às 14:24

    Demais, Silvia. Sou grata sempre a você. Já li e reli os passo a passo. Esse questionario sanou novas dúvidas. Obrigada. Bjs! Sueli – Foz do Iguaçu

    (Responder)

    Resposta de Lívia

    Amei de verdade as dicas!!! Já estou recomendando seu site para todo mundo que precisar tirar o visto!!!

    Agora restou poucas dúvidas…
    Quero apresentar um trabalho em congresso e meu namorado quer ir me acompanhar, entrar no evento e fazer turismo o resto do tempo. Se eu conseguir o visto e ele não, vou sozinha. Se ele e eu conseguirmos o visto, vamos juntos. Nessa situação, tenho duas dúvidas:
    1) Digo que vou sozinha ou coloco que vou acompanhada por ele?
    2) Se marcarmos a entrevista no consulado juntos, as duas pessoas tem o visto aceito/recusado ou pode acontecer de uma pessoa ser aceita e a outra recusada?

    Abraços!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Lívia! Você pode dizer a verdade, sempre. Pode acontecer de um ter o visto aceito e outro recusado, ou ambos aceitos ou ambos recusados. Abs!

    (Responder)

    Resposta de Lívia

    Retorno para contar como foi. Decidimos colocar na DS160 como se não fôssemos juntos e lá explicamos a situação porque uma amiga minha fez assim e deu certo. Acho que se eu preenchesse a DS160 hoje, eu teria dito que iamos juntos… acho que teria facilitado.

    Fui ao CASV em Belo Horizonte e ao Consulado no Rio de Janeiro.

    No CASV em Belo Horizonte, meu atendimento estava marcado para 11h. Cheguei as 9h30 só para saber onde era o lugar, mas me disseram que estava vazio e que eu poderia entrar naquela hora mesmo. Foi muito rápido!

    No Rio, o transito estava um caos próximo do Consulado por causa de uma obra do VLT. Sai da rodoviária as 9h30 e cheguei exatamente 15 min antes (10h45) porque saltei do taxi e fui dois quarteirões a pé rápido. Então, dica: atualmente, se você tem que sair da rodoviária para o Consulado, vá cedo! Lá só tive que deixar o celular com uma moça do guarda-volume (R$7 por celular, não tive problemas). Minha bolsa foi comigo. Passou no raio x, passei no detector de metal… Lá dentro também foi tudo muito rápido. A entrevista foi tranquila. Só ficou meio estranho porque, a oficial não me perguntou o que eu estava indo fazer nos EUA… Fui respondendo o que ela me perguntava, mas chegou em um ponto que pedi para explicar o que eu ia fazer lá, mesmo sem ela perguntar porque as informações não tinham “liga” (até eu percebi!). Ela me perguntou com quem eu iria (ai entrou a parte que nós dois combinamos de dizer que se o visto fosse aprovado para os dois, eu iria incluir meu namorado como meu convidado no processo de inscrição do evento). Ai ela me pediu dados do meu namorado (nome e profissão). Tudo explicado, ela digitou várias coisas lá (nesse momento veio o frio na barriga) e no fim me disse: “seu visto foi aprovado. Boa viagem…”.

    Agora é treinar o inglês! 😀

    Resposta de Silvia Oliveira

    Que bom que deu tudo certo, Lívia! Boa viagem! 😉

    Resposta de Marta

    Recebi um email para retirar meu passaporte com o visto na Rua São Gualter, pedindo que eu entre no site indicado no emai e agenda data e hora para a retirada, quando
    entro não aparece no site lugar para agendar a retirada do documento, como faço isso? vou acabar perdendo o prazo.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Marta! Onde fica essa rua? Em qual cidade? Entre em contato com o CASV onde você fez o procedimento.

    (Responder)

  2. Sylvia
    Comentário do dia 24/8/2015 às 13:31

    Oi Silvia, há alguns dias fiz a entrevista do visto no Rio de Janeiro e lá foi possível agendar o CASV e a entrevista para o mesmo dia. O que me orientaram foi marcar o CASV no primeiro horário possível e a entrevista com o maior tempo de distancia do horário do CASV. Agendei 7h15 o CASV e 12h45 a entrevista.
    🙂
    Adoro o seu blog e estou coletando todas as infos sobre Nova York! Thanks.

    (Responder)

    Resposta de cleber

    boa noite,
    Você teve problemas com seu visto? uma vez que marcou para o mesmo dia casv e consulado?

    Marquei o meu no rio de janeiro no mesmo dia também.

    obrigado

    (Responder)

  3. Comentário do dia 26/8/2015 às 18:21

    Passei o link do post para alguns amigos que estavam perdidos e cheios de dúvidas. Eles amaram! Esse tipo de postagem realmente é útil, parabéns!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Valeu, Palloma. Obrigada! 😉

    (Responder)

  4. Naara
    Comentário do dia 04/9/2015 às 19:35

    Olá, boa noite! Eu e meu namorado estamos indo tirar o visto americano em SP, podemos marcar para fazer entrevista juntos ou só quando é casal casado?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Pode ser juntos.

    (Responder)

  5. Marina Fernandes
    Comentário do dia 04/11/2015 às 09:24

    Silvia, mais uma pergunta, rs.
    Meu pai é quem vai pagar minha viagem, eu sou advogada, faço pós graduação, mas não atuo muito ainda, então vou pegar a declaração de matrícula da pós, e do meu pai eu vou precisar então: – declaração que se responsabiliza pelos meus gastos; – comprovante de renda; – extrato bancário dos últimos 3 meses?
    Obrigada.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Se é seu pai que vai pagar sua viagem toda a comprovação de renda deve ser dele, como Imposto de Renda (geralmente o principal), extratos bancários, imóveis no nome dele, essas coisas. Boa sorte! 🙂

    (Responder)

  6. Fernanda
    Comentário do dia 08/11/2015 às 20:36

    Boa Noite
    Sou casada, ja sou formada, e no momento não estou empregada e tenho um imóvel em meu nome. Gostaria de ir para EUA para estudar por uns 3 meses. Será que minhas chances de conseguir o visto são boas? Já tenho visto Canadense, não sei se ajuda em alguma coisa.
    Obrigada!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Um visto não ajuda o outro, necessariamente. Se você quer estudar tem que pedir o visto de estudante (não sei como funciona, aqui só falo do de turista mesmo). Procure uma agência de intercâmbio que eles poderão te ajudar melhor! Boa sorte! 😉

    (Responder)

    Resposta de Marcelo Romano

    As agencias de intercambio são o caminho ideal para quem quer estudar fora. Existem inúmeras opções e algumas especializadas em cursos específicos. Mas fique atenta, pois, o visto de turista é bem diferente do de estudante, e se não requerer corretamente você pode se frustar ou perder seu investimento em um curso por ter seu visto negado.

    Marcelo

    http://Www.avpdocumentacao.com.br

    (Responder)

  7. Marina Fernandes
    Comentário do dia 23/11/2015 às 14:25

    Oi Silvia,
    obrigada pela resposta. Vou providenciar esses documentos dele.
    Eu já preenchi e já marquei minha entrevista. Mas há dias estou nervosa aquii, é que no formulário eu coloquei que sou advogada e autônoma (porque não sabia qual opção colocar), mas eu não tenho renda, porque atuo muito pouco, só o suficiente para minha experiência jurídica. Na hora de descrever as atividades que exerço coloquei que sou advogada, mas atuo pouco, que estou mesmo estudando para concurso público, que meu objetivo é a magistratura do trabalho, por isso só atuo o necessário para conseguir meu tempo de experiência jurídica. Informei que meu pai é quem custeará minha viagem e vou levar os documentos dele. Você acha que terei algum problema? Obrigada, bjs

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Mariana, acho que não terá problemas, não. Você contou a verdade e quem pagará será seu pai. Tá tudo certo! Boa sorte! 🙂

    (Responder)

  8. Kelly
    Comentário do dia 06/12/2015 às 13:23

    Boa tarde!!! Estou preenchendo o meu formulário, e fiquei com algumas duvidas:
    1) tenho união estavel, porém sem documentos. como devo preencher?
    2) vou para um cruzeiro em Miami?? Qual endereço devo colocar? De algum hotel?
    Grata pela Ajuda.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Kelly, mas se você não tem documentos como provará a “união estável” para o consulado? Neste caso, acho que entra como namorada, não sei. Sim, coloque um endereço de hotel em Miami. Não há problema se mudar depois. Abs!

    (Responder)

  9. Rodrigo
    Comentário do dia 22/12/2015 às 10:25

    Bom dia … Estou com uma viagem marcada para o Japão via american airlines com conexão nos EUA. Eu já possuo um visto de turista emitido há 2 anos atrás, no entanto recentemente tive uma grande perda de peso , acarretado em alterações na minha fisionomia . Inclusive tirei outro passaporte .. Esta situação demanda a emissão de um novo visto ou renovação do atual ou não há problemas para realizar o trânsito nos EUA com o visto atual ? Grato pela atenção ..

    (Responder)

  10. Fernanda
    Comentário do dia 04/1/2016 às 21:11

    Silvia, boa noite.
    Tenho um irmão que está nos EUA há 5 meses e este mês irá para o Canadá. Estou querendo tirar o visto americano pois pretendo visita-lo no Canada e aproveitar para conhecer os EUA. No entanto, já estou formada e não possuo vínculo empregatício. Trabalho com fotografia, mas sempre como autônoma. No entanto, tenho uma boa quantia em poupança. Quais são as minhas chances de conseguir o visto? Obrigada!

    (Responder)

    Resposta de keilla

    SUpper legal, eu fiz e não é nada muito complicado, tenho uns amigos que foram pela http://visafactory.com.br/ Visa Factory. Achei legal tbm 😉

    (Responder)

  11. João Felipe
    Comentário do dia 04/2/2016 às 12:46

    Boa Tarde
    Cumpri um trabalho comunitário por conta de um termo circunstanciado, já está finalizado.
    Terei problemas para tirar o visto?
    Obrigado

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Em tese, o visto não tem nada a ver com isso. Nem pedem antecedentes criminais, por exemplo. Boa sorte!

    (Responder)

  12. Samanta
    Comentário do dia 12/2/2016 às 13:33

    Boa tarde Silvia gostaria de ter uma informação.olha meu visto venceu em 2008 ,mas tive nos Estados Unidos em 1998 fiquei até 2001.naquele tempo não tinha digitais? devo colocar na ds160 que estive e qual tempo fiquei por lá? sei que devo falar a verdade.aguardo obrigada ja se passaram 14 anos

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Samanta, naquele tempo não tinha digitais. Se você sabe que tem que falar a verdade… então fale a verdade. Não é possível prever se eles têm dados seus ou não. Portanto, se mentir no formulário é por sua conta e risco! Boa sorte!

    (Responder)

  13. Marcus Reis
    Comentário do dia 17/2/2016 às 15:19

    Boa tarde, como o exemplo mais acima, estou desempregado e não tenho renda fixa, tenho uma filha aqui no Brasil, vou para fazer um curso de 3 semanas, eu teria que tirar visto de estudante? Por não ter vínculo aqui no Brasil, oque me aconselha a fazer? Desde ja grato!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Marcus! Se você vai estudar, tire o visto de eestudante. Mas independentemente de visto de estudante ou de turista você precisar provar que uma pessoa poderá bancar você durante sua estadia nos Estados Unidos. Como você não tem renda nem vínculo, alguém precisa assumir seus custos. E você deve levar os documentos de renda desta pessoa. Boa sorte!

    (Responder)

  14. Vanessa Caceres
    Comentário do dia 25/2/2016 às 12:23

    Ola Silvia! Eu meu marido e meua dois filhos pretendemos ir para Orlando em julho..vou dar entrada no visto para nos quatro! E o seguinte meu marido ja teve visto americano e foi para os Eua aos quinze anos em 2000..ficou la certinho no tempo previsto..nos ja viajamos juntos para a Europa de lua de mel em 2006, Italia e Inglaterra..porem agora quando procuramos nossos passaportes percebemos que perdemos provavelmente na nossa ultima mudanca..tiramos passaporte novo e tbm tiramos os das criancas…minha duvida e..devo falar que ja viajamos para fora do pais w que meu marido ja teve o visto?? Pq se pedirem comprovante nao temos..nao vai parecer que eatamos mentindo??

    Desde ja agradeco!!!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Vanessa! Se você (ou o marido) já teve visto e já foi aos EUA tem que dizer isso. Não me lembro ao certo, mas quando pedirem o número de visto antigo você diz que “perdeu”. O detalhe é que talvez eles peçam um B.O. para registrar a perda.

    (Responder)

  15. Lidiani
    Comentário do dia 03/3/2016 às 12:48

    Olá. Vou visitar uma pessoa q esta ilegal nos eua, se informar isso no formulário poderá prejudicar o meu visto?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Se você disser que vai visitar uma pessoa que está ilegal, o agente consular pode supor que você vai para lá e pode ficar nesta condição também.

    (Responder)

  16. marciel costa
    Comentário do dia 20/3/2016 às 01:20

    Olá

    eu fui para os EUA em 2007 com visto de turismo e quando cheguei lá troquei meu visto para o de estudante. e retornei em 2014 depoi de que me formei lá.
    Nunca fiquei lá ilegal, porém troquei meu status lá, e agora quero ir renovar meu visto, mas como ele foi concedido em 2007 não se enquadra em renovação, e sim em um novo pedido.
    Pelo fato de ter ficado lá esse tempo todo e isso ser informado no DS160, será que há possibilidade de ser negado por este fato mesmo não tendo ficado ilegal?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Se você não ficou ilegal, não há nada a temer. Diga a verdade. Só isso! Boa sorte! 😉

    (Responder)

  17. Rodrigo Wolff
    Comentário do dia 02/4/2016 às 14:56

    Boa tarde!

    Este site é maravilhoso, cheio de informaçoes valiosissimas.
    Estive procurando por uma informaçao porém nao encontrei.

    Em julho minha namorada planeja vir aos EUA me visitar, e quer trazer com ela uma sobrinha que possui apenas 15 anos de idade. Já me informei na Imigraçao americana que ela precisa trazer um documento assinado pelos pais e com firma reconhecida informando que eles permitem que a menina viaje com a tia.
    Porem a minha duvida é, a minha namorada vai ao consulado solicitar o visto de turismo dela, ela pode também aproveitar e já solicitar o visto da sobrinha que é menor de idade?

    GRATO

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Sim, Rodrigo. Ela pode solicitar o da sobrinha (não precisa ser o pai, mãe ou responsável). Só certifiquem-se de que ela (a sobrinha) terá menos de 16 anos no dia, daí ela estará isenta de comparecer ao CASV e à entrevista). Abs!

    (Responder)

  18. Rose Marques
    Comentário do dia 25/4/2016 às 00:17

    Ola, Eu tentei visto por 2 vezes e fui negada , pretendo ir visitar meu namorado ,Mas acho que errei omitindo isso na primeira vez que fui fazer a entrevista e tb nao constava no papel preenchido ao peguntar se tinha amigos parentes , eu neguei e fui orientada a dizer que estava pesquisando hoteis ainda ,e tenho declaração de imposto ,renda acima de 3 mil ao mes. Mas porém nao tenho carteira assinada trabalho como Autônoma com salão de beleza. , E A entrevistadora nao perguntou se eu possuía propriedade em meu nome, (E tenho) ela só perguntou se tenho filhos e tenho de maior idade, e minha renda ao mes, Mostrei meu passaporte anterior com muitos carimbos de viagens para europa , ela folheou e folheou e me negou, Ai por eu já estar no Rio tentei já seguida de 7 após tentei com carta de meu namorado Americano, assinada declarando que ia custear e que estaria com ele no endereço etc.. mas todavia nem mesmo isso ajudou . E de mesma forma a entrevistadora nem olhou para mim direito. Não olhou a carta do meu namorado totalmente porque estava dobrada e ela nem abriu para ler , só leu uma parte da carta . e perguntou novamente minha renda e onde era o salão e quanto é minha renda mensal. e logo já novamente me deu a mesma carta dizendo que nao estou adapta a visitar USA , Mas ela nem quis saber se tinha casa, nada nada e eu ouvia elas perguntando a muitos , Mas para mim elanão perguntou, e Eu queria passar só 10 dias nada mais que isso , Onde errei? que devo fazer para mostrar a verdade porque nãotenho interesse em ficar era mesmo só para conhecer e passar dias com meu namorado , O que devo fazer para pedir novamente, isso ocorreu no mes passado e gostaria de ajuda Obrigada

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Rose! Poizé, a concessão do visto americano tem razões que a própria razão desconhece! Você esta fazendo tudo certo. Mas a decisão do agente pode ser arbitrária e a nós ficamos sem saber o porquê da negativa. 🙁

    (Responder)

  19. Alessandra
    Comentário do dia 03/5/2016 às 23:14

    Boa Noite,
    Gostaria de esclarecer uma dúvida…
    Minha irmã trabalha porém sua carteira de trabalho não está atualizada, consta um salário mínimo, porém ela da aulas particulares e recebe um extra ( Pedagoga com Diploma) eu que vou arcar com a viagem toda.
    No formulário DS160 – Qual renda eu coloco o da carteira ou o extra mais carteira. Ex: R$880,00 ou R$2.500,00

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Alessnadra! Se é você quem vai arcar com a viagem são os seus rendimentos que devem ser declarados no formulário (Eles perguntam quem vai pagar a viagem!). E na entrevista são os seus documentos de renda que ela deve levar ao consulado. 😉 Mas caso queira colocar o rendimento dela, tem que ser o rendimento comprovado ou através de holerite ou de IR ou de movimentação bancária. Abs!

    (Responder)

  20. joana
    Comentário do dia 04/5/2016 às 15:39

    Boa tarde!
    Temos economia no banco,bens no meu nome e do meu esposo estamos querendo ir pra Orlando, será que teremos visto aprovado já que estamos desempregados a 3 meses.
    Queremos levar as crianças na Disney.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Joana!
    Vocês devem declarar uma renda e apresentar documentos que a comprovem (pode ser o IR). Se disserem que estão desempregados é um forte risco para uma negativa de visto. Afinal, isso pode representar falta de vínculo com o Brasil, por exemplo (mesmo que você demonstre bens e dinheiro em poupança). Abs!

    (Responder)

  21. FABIANA
    Comentário do dia 11/5/2016 às 20:09

    Boa noite ,,
    Tenho uma duvida:A pessoa que já esteve presa e tem processo criminal tem o risco de ter o visto americano negado?Pensei em omitir pois já tem bastante tempo 5 anos,porem tenho medo do Agente consultar o cpf ou Rg e aparecer algo e ai sim negar o visto por estar mentindo
    Obrigada

    (Responder)

  22. Camillo
    Comentário do dia 26/5/2016 às 20:22

    Boa noite
    Meu visto venceu no ano passado quanto for tirar outro visto terei que fazer a entrevista no consulado novamente ?

    (Responder)

  23. Mr
    Comentário do dia 30/5/2016 às 22:51

    Ola, tenho uma dúvida muito grande
    Eu poderia ir ao consulado para tirar meu visto dizendo que eu estou custeando minha viagem com o dinheiro da herança que meu pai me deixou e levando o extrato bancário comprovando que eu tenho o dinheiro suficiente, ou eu digo que meu padrinho que está me dando a viagem msm? Sendo que ele é comerciante e tem alguns imóveis no nome dele?!
    Eu tenho 18anos, e começo a faculdade agora em julho, viajo com meu namorado que também faz faculdade e o primo dele que tem uns 12anos (eles já tem o visto).

    (Responder)

  24. Comentário do dia 07/6/2016 às 17:07

    Boa tarde
    Irei fazer minha entrevista dia10/07
    Eu , meu marido e minhas duas filhas.
    Meu marido ganha 4.000 mil e temos uma boa conta poupança
    Acha que temos chance ?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Elana! Nunca sabemos com certeza quem tem chance ou não. O certo é que se comprovar vínculos com o Brasil e ter renda também comprovada a probabilidade de ter o visto é grande. Boa sorte! 😉

    (Responder)

  25. Silvana
    Comentário do dia 17/6/2016 às 16:33

    Eu e meu marido tiramos o visto americano no Rio de Janeiro, e agora estou com um bebe de 9 meses e quero tirar o dele também. Será que posso agendar no CASV de São Paulo ou tenho que ir no Rio de Janeiro?

    (Responder)

  26. Joaquim
    Comentário do dia 23/6/2016 às 10:36

    bom dia!
    Por favor, minha esposa está querendo visitar uma amiga que mora em Orlando, como ela deve proceder na entrevista para solicitar o visto, ja que sua amiga vai financiar todo custo da viajem, fico grato desde JÁ.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Joaquim, a amiga da sua esposa está legalizada nos EUA? Se sim, sua esposa tem que dizer a verdade e apresentar comprovantes de renda que demonstrem que a amiga tem condições de bancá-la. No mais, é importante que sua esposa demonstre ter vínculos com o Brasil para que o agente de imigração não pense que ela possa querer ficar nos EUA. Abs!

    (Responder)

  27. joelma
    Comentário do dia 23/6/2016 às 14:48

    Boa tarde!,

    Fiz a entrevista no consulado (SP) no dia 10/06, e tive o visto negado, o entrevistador me fez algumas perguntas tipo “quais são o pontos turistico de Boston”, falei alguns, mesmo assim ele insistiu na pergunta sobre os pontos turisticos e falei os mesmos, depois me perguntou se eu tinha filhos respondi que não, perguntou se eu era casada, respondi que não, perguntou com quem eu iria, respondi que ia sozinha, perguntou se eu tinha imóvel respondi que sim, perguntou o que eu fazia e respondi, depois ele falou visto negado, me deu a carta cor de rosa, nao quis ver nenhum documento que eu levei, acredito que o motivo da negativa foi para onde eu estava indo (BOSTON), e também não fui muito bem orientada pela minha despachante e como meu namorado foi para lá, achei que eu também conseguiria entrar, agora vou entrar com um novo processo, e irei alterar a cidade, será que terei chance?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Joelma, é difícil dizer se terá chance ou não. Já no formulário de inscrição (DS-160) você tem que demonstrar que tem vínculos com o Brasil (emprego, se estuda, essas coisas). Nunca minta no novo formulário sobre o visto anterior (que foi negado). Seu namorado está legalizado lá? Você disse que iria visitá-lo? Enfim, são muitos os detalhes que envolvem uma negativa de visto. Boa sorte!

    (Responder)

  28. Comentário do dia 15/7/2016 às 14:42

    Oi Silvia,

    Gostaria de saber se é preciso ter dinheiro em conta no momento em que for requisitar o visto?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Michelle! No dia da entrevista é recomendado levar o extrato dos últimos três meses da sua conta corrente e poupança. Abs!

    (Responder)

  29. Franciele
    Comentário do dia 18/7/2016 às 16:12

    Olá. Adorei o post!! No caso minha faculdade é que vai pagar minha viagem através de um auxílio financeiro disponível aos estudantes. No caso, o que devo afirmar quando perguntarem quem irá financiar a minha viagem e como poderia comprovar isso?

    (Responder)

  30. Tainá São Tiago
    Comentário do dia 18/7/2016 às 21:55

    Olá, gostei muito do post. Bem esclarecedor, mas tenho mais dúvidas.
    Sou brasileira e estou de férias na Argentina, por exemplo, posso solicitar o visto de lá, para viajar de lá mesmo?
    E se eu já tiver o visto e quiser viajar para o EUA direto da Argentina é possível?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Tainá! Sendo brasileira o visto deve ser solicitado no Brasil. Estando na Argentina e já com o visto, claro, você pode ir para os EUA tranquilamente. Abs!

    (Responder)

  31. charles proximo
    Comentário do dia 19/7/2016 às 01:38

    eu tirei meu passaporte em 2013,em 2014 sofri um AVC e fiquei com sequelas no braço esquerdo,justamente o que eu assinei o passaporte,por tanto tive que alterar minha assinatura.VOCE ACHA QUE TENHO QUE ALTERAR TAMBEM NO PASSAPORTE,OU NAO TERA PROBLEMA?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Charles, nunca vi conferirem assinatura de passaporte em nenhum lugar!

    (Responder)

  32. Ricardo
    Comentário do dia 25/7/2016 às 19:03

    Minha duvida é, tenho dupla cidadania, passport Espanhol, posso sair do Brasil e entrar nos EUA com ele preenchendo so o formulario ESTA. E não fazer o processo de visto como se eu fosse brasileiro?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Ricardo! Se Espanhóis não precisam de visto para entrar nos EUA, então com o seu passaporte espanhol você não precisará de visto também. Abs!

    (Responder)

  33. Renata
    Comentário do dia 27/7/2016 às 21:09

    Vou pegar meu passaporte dia 03/8 e pretendo ir para Orlando em Outubro. Será que consigo tirar o visto ainda em Agosto? Sabe quanto tempo está demorando para entrevista em SP? Obrigada

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Não sei, Renata! Mas até onde eu sei não tem tido atrasos. Abs!

    (Responder)

  34. Paulo Henrique Conde da Silva Souza
    Comentário do dia 30/7/2016 às 06:57

    Gostei muito do seu blog, mas ficou uma dúvida: meu passaporte vence em março de 2017. Vou viajar em janeiro de 2017. Estamos no final de julho de 2016. O que eu devo fazer primeiro, o pedido de visto para os EUA com o passaporte atual, ou tirar o passaporte novo, e somente depois pedir o visto? Será que você pode me ajudar?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Paulo, eu tiraria o passaporte novo e já pediria o visto no passaporte novo. Se você pedir agora, vai ter que andar com dois passaportes (o velho que terá o visto) e o novo (que estará dentro do prazo de validade). Abs!

    (Responder)

  35. João da Silva
    Comentário do dia 08/8/2016 às 16:10

    Olá,
    Tenho dúvidas sobre o CASV e o consulado. São lugares diferentes? E quais etapas acontecem em cada um?

    Agradeço desde já

    (Responder)

  36. Gustavo
    Comentário do dia 12/8/2016 às 16:24

    Olá , eu e minha esposa ganhamos uma viajem pros EUA de 7 dias de uma tia dela..

    Nem eu nem ela temos carteira assinada , e nao declaramos IR ..

    A tia dela que deu a viajem é concursada , trabalha a mais de 10 anos na msm empresa , declara ir , tem bens .. Já temos a carta de custeio reconhecida no cartório e os documentos necessarios …

    Temos chance de conseguir o visto ?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Em tese, tem chances, sim. Só lembrem de dizer nos formulários que é a tia que está pagando a viagem e levem todos os comprovantes dela. Abs!

    (Responder)

  37. Juliana
    Comentário do dia 15/8/2016 às 17:29

    Ola,
    Quero tirar o visto eu e meu namorado. Ele é medico e eu sou fisioterapeuta, no momento eu tenho um vinculo em um municipio de apenas 1.200 reais, pois estou estudando para concurso. Ele quem esta bancando minha viagem, tem a opcao de marcar a entrevista junto com o namorado? O que coloco na hora de marcar a entrevista? Qual opcao para entrar junto com ele? Tem a opcao “namorado”.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Na hora de agendar a entrevista marque a opção família! Abs!

    (Responder)

  38. Karen
    Comentário do dia 15/8/2016 às 17:57

    Ola
    Quero tirar meu visto, porem nao estou trabalhando e ja terminei a faculdade. Voltei de um intercambio na europa ano passado , eu e meu namorado queremos tirar o visto juntos, ele trabalha com a familia e tem coisas no nome dele ja eu nao tenho nada no meu nome, sera que eles vao negar meu visto ? Por mais que eu tire junto com meu namorado , ja estamos juntos a 6 anos . Estou com medo de me negarem o visto por nao estar trabalhando e por nao ter nada no meu nome.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Karen, não podemos saber quem terá ou não o visto aprovado. Para que seu visto tenha chances de ser aprovado você tem que declarar que alguém vai pagar sua viagem e levar os comprovantes de renda desta pessoa, pode até ser do seu namorado! Abs!

    (Responder)

  39. Leonardo
    Comentário do dia 22/8/2016 às 19:49

    Olá, Silvia! Gostaria que me ajudassem também, por gentileza.

    Eu e minha namorada queremos tirar o visto de turismo. Tenho 29 anos e sou formado em Engenharia Elétrica. Durante a faculdade, fiz intercâmbio pelo programa Work and Travel (Visto J1), entre dezembro de 2010 e março de 2011. Por causa desse intercâmbio, consegui tirar meu Social Security.
    Após formado, trabalhei por 6 meses em uma empresa, porém sem carteira assinada. Saí dessa empresa para estudar para concurso público e passei em um concurso em julho de 2014. Porém, ainda não fui nomeado e não estou trabalhando no momento. Ou seja, não tenho como comprovar meu último emprego, nem tenho como comprovar um emprego atual, uma vez que ainda não tomei posse no meu cargo público, nem estou trabalhando. Tenho como comprovar que fui aprovado, pois a lista de aprovados desse concurso saiu no diário oficial. Imagino que isso prove que tenho intenção de voltar ao Brasil, pois o salário é muito bom! Além da aprovação no concurso, possuo um carro em meu nome.

    1) Tem como eu colocar no DS-160 alguma coisa sobre o concurso público em que passei, mesmo não tendo ainda tomado posse do cargo público?

    2) Meu pai vai custear minha viagem. Quais documentos são necessários levar para a entrevista? Esse fato ajudará no meu caso?

    Minha namorada tem 27 anos. Ela é dentista e exerce a profissão, mas também sem carteira assinada. Ela possui apenas um contrato de prestação de serviços para a clínica na qual trabalha. Ela não tem nada no nome dela, mas acabou de ser contemplada em um consórcio e está prestes a comprar um carro. Ela recebe entre R$3.000,00 e R$4.000,00 por mês, mas não declara IR.

    3) O que ela poderia levar para comprovar a renda dela?

    4) Como fazemos para que nossa entrevista seja feita em conjunto? Nós moramos em casas separadas.

    5) Já que é na entrada no país que decidem se vou entrar e por quanto tempo posso ficar, o que alegar se eu quiser ficar por 6 meses nos EUA, por exemplo?

    6) Quando fiz intercâmbio, eu pagava imposto porque recebia um salário. Eu tenho necessariamente um Taxpayer ID number (PERSONAL INFORMATION 2) ?

    7) Devo preencher meus endereços aqui do Brasil em formato brasileiro ou americano?

    8) Eu já tive visto J1. Nesse caso, a resposta para a QUARTA QUESTÃO da Sexta Página do Formulário – Informações Sobre Viagens Anteriores aos Estados Unidos – ” PREVIOUS U.S. TRAVEL “ é positiva ou negativa. Já li que isso se encaixa para vistos de trabalho.

    Acha que temos chances?

    Desculpe as várias perguntas, mas você tem respondido muito bem e suas dicas são muito boas.

    Parabéns pelo blog!

    (Responder)

  40. Comentário do dia 05/9/2016 às 14:50

    Oi Silvia!
    Dúvida simples: eu já tive o visto americano, mas eu era uma criança ainda (acho que a viagem foi em 1995) e tenho o passaporte antigo com o visto até hoje. Quando eu for fazer os trâmites para um novo visto, eu considero este (logo seria apenas uma renovação) ou ele é muito antigo e devo seguir os procedimentos como se eu nunca tivesse tido um visto?
    Por que imagino que a minha foto no sistema deles deve ser muito antiga hehehe…
    Belíssimo post, favoritei aqui pra usar quando for fazer os trâmites.
    Valeu!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Blog Check-in! Se você já teve um visto americano, não importa quando, deve dizer isso no formulário. Não vai ser considerado renovação, porque você só entra nos critérios de renovação se o visto antigo estiver vencido há menos de 48 meses. Portanto, você vai solicitar um novo visto, mas dizer que teve um antigo. É até melhor para você! Boa sorte!

    (Responder)

  41. Diego
    Comentário do dia 08/9/2016 às 22:21

    Preciso de ajuda: Preenchi o formulário DS160. Paguei a tava. Agendei. Só depois vi que tinha preenchido um campo errado. Muitos falam em gerar outro AA.. e editar no agendamento. Como faço isso?

    (Responder)

  42. Ca
    Comentário do dia 12/9/2016 às 16:56

    Oi Silvia, obrigada pelo post, muito esclarecedor 🙂
    Tenho uma dúvida: estou preenchendo os documentos mas o nome do meu pai está errado meu RG (falta uma letra). O passaporte que tirei há dois anos não gerou nenhum problema. Devo preencher de acordo com o RG o nome dele no DS-160 na parte de filiação?

    Outra coisa: trabalho há um ano registrada (e há um ano e meio na mesma empresa, mas anteriormente eu tinha outro tipo de contrato). Nunca declarei IR. Você acha que isso gera algum problema?

    Obrigada desde já!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Ca! Sim, escreva de acordo com o RG. Olha, sobre o comprovante de renda eles podem pedir a declaração do Imposto de Renda. Se não tiver, apresente outros documentos que comprovem seu vínculo e renda. Abs!

    (Responder)

  43. Priscila
    Comentário do dia 22/9/2016 às 16:37

    Oi Silvia,
    Estou tentando agendar um horario no CASV mas na cidade do Rio de Janeiro não tem nenhuma data em aberto.
    você sabe se está havendo algum problema?
    obrigada

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Não sei informar, Priscila!

    (Responder)

  44. André Gomes
    Comentário do dia 05/10/2016 às 22:15

    TIREI VISTO VISA R i, de trabalho, válido por um ano, em abril de 2008. Possua outro de turista valido por 10 anos (2000 a 2010). Desde entao, nao tive mais vistos. Esse de 2008 serviria para eu não ter que fazer entrevista? Obrigado!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Não, os dois vistos estão vencidos. É preciso solicitar um novo e passar pelo CASV e consulado. (Você só fica isento da entrevista se o visto estiver vencido há menos de dois anos!). Abs!

    (Responder)

  45. Giana
    Comentário do dia 13/10/2016 às 10:15

    OLÁ! Pretendo tentar o visto para mim e para meu sobrinho de 17 anos. Sou funcionária pública federal há dois anos, sou estudante de mestrado, casada porém, meu esposo está desempregado no momento e está estudando para concursos mas, não irá à entrevista tentar o visto. Meu sobrinho estuda em escola pública e tem um emprego de menor aprendiz na cidade onde ele mora (Governador Valadares – MG). Eu moro no estado de Goiás junto com meu esposo. Sobre os pais do meu sobrinhos, minha irmã, mãe dele faleceu no ano passado e o pai está desempregado porém, sou eu que vou custear a viagem para nós dois para passarmos uns dias durante nossas férias. Qual a melhor maneira de tentar o visto, juntos, coo família em uma mesma entrevista ou separadamente? Caso a entrevista seja agendada como família, se um não conseguir o visto, o outro também não consegue? O irmão mais velho de meu sobrinho chegou tentar o visto há alguns anos atrás e foi negado, isso poderia atrapalhar meu sobrinho a tirar o visto?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Giana! É só preencher o formulário dizendo que é você quem vai pagar a viagem e na entrevista levar todos os seus comprovantes de renda e vínculo (matrícula no mestrado, imoveis ou carro se tiver). A entrevista deve ser agendada em família, vai dar mais segurança para o seu sobrinho. Se um familiar for negado não quer dizer que o outro também seja. O fato do irmão mais velho já ter o visto negado não interfere em nada. Boa sorte!

    (Responder)

  46. Andre
    Comentário do dia 18/10/2016 às 12:49

    Boa tarde! Gostei muito do site, li todos os comentários, mas não encontrei uma resposta para a mesma dúvida que eu… apreciaria muito se pudesse por favor me ajudar.
    Pretendo viajar para Orlando com minha esposa em Janeiro, porém a entrevista para tirar passaporte será apenas no dia 09/11/2016. Vi que posso pagar uma taxa para “entrega de urgencia” em 4 dias, mas minha dúvida é em relação aos procedimentos do visto americano: saberia me informar quanto tempo demora para marcar a entrevista no consulado (em SP), já tendo o passaporte em mãos (e já após o preenchimento do DS160)? Minha dúvida é em relação ao tempo (em média) total do processo, da entrada/inscrição até pegar o visto em mãos.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Andre, no momento, a marcação da entrevista está sendo rápida, dois dias a uma semana. Mas isso pode variar de mês para mês. Não compre a viagem antes de ter o visto em mãos. Abs!

    (Responder)

  47. Amanda Oliveira
    Comentário do dia 19/10/2016 às 11:21

    Bom dia!
    Eu trabalho registrado há quase 3 anos mas terminei minha faculdade ano passado, este ano estou apenas fazendo curso de Inglês. Acha que tenho chances de conseguir o visto?
    obrigada!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Amanda, a concessão de vistos depende de uma infinidade de variáveis, mas basicamente a pessoa precisa ter renda compatível com a viagem que quer fazer e, principalmente, provar vínculos com o Brasil. Se você trabalha registrada e declara imposto de renda já é um vínculo. Boa sorte! 😉

    (Responder)

  48. Comentário do dia 27/10/2016 às 13:03

    Para quem estiver procurando hotel perto do consulado americano em São Paulo ou uma hospedagem boa e barata perto do consulado americano em São Paulo: http://www.airbnb.com/rooms/1757935

    (Responder)

  49. RAIMUNDO HUBERTE
    Comentário do dia 10/12/2016 às 03:48

    Ola! muito bom seu site. Tenho uma dúvida, por favor me diga, depois do concedido quantas viagens ao EUA posso fazer com o mesmo visto?

    (Responder)

  50. PATRICIA MELO
    Comentário do dia 19/12/2016 às 00:05

    Olá, Sou casada, meu esposo tem 65 anos, ele é aposentado e ainda trabalha em uma seguradora . A renda dele é em torno de 5000 reais. Temos imóveis. Eu sou formada e fisioterapia, estudo Inglês, estou desempregada no momento. Estou pretendendo tirar o visto para USA, somente a passeo. Como proceder??? Obrigada.

    (Responder)

  51. Mateus Lima
    Comentário do dia 19/12/2016 às 11:24

    Ola, eu possuo uma duvida sobre o preenchimento do formulário DS-160,

    Sei que NÃO é recomendado comprar passagem antes de obter visto, porem eu comprei.

    Você indica que informe isso no formulário, juntamente como o numero de voo e companhia, ou eles verão com maus olhos isso?

    No campo de contato no EUA, é melhor responder “Hotel em New York” ou um endereço completo de um hotel especifico?

    Obrigado
    Mateus

    (Responder)

  52. Rennê Kardel
    Comentário do dia 26/1/2017 às 17:44

    Olá!! tenho uma dúvida: Eu coloquei no Ds 160 que eu vou pra miami. Caso o entrevistador do consulado pergunte pra onde eu vou e eu responder que eou vá pra miami e orlando, pode dar problema?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Não. Às vezes, os planos mudam depois do preenchimento. Diga sempre a verdade na entrevista! Boa viagem!

    (Responder)

  53. camila
    Comentário do dia 22/2/2017 às 11:57

    Oi Silvia, quanto tempo antes da viagem posso tirar o visto? Pretendo viajar em maio de 2018 e ja tenho passaporte.
    parabéns pelo site, tem ótimas informações.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Pode tirar com a antecedência que quiser! 😉

    (Responder)

  54. Bruna
    Comentário do dia 14/3/2017 às 11:04

    Olá,
    Fiquei com uma dúvida, se vc puder me ajudar…

    Eu tenho visto válido para os EUA, porem tirei quando era solteira. Casei, meu visto continua válido mas meu passaporte venceu. No passaporte novo está com meu nome de casada. Será que eu preciso solicitar outro visto com o nome de casada ou posso esperar o visto vencer pra mudar isso?

    Obrigada,
    Beijos

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Bruna! Não precisa de novo visto. Você vai levar o visto com o nome de solteira e o novo passaporte com nome de casada. Recomendo fortemente que leve também a certidão de casamento para esclarecer eventuais dúvidas. Abs!

    (Responder)

  55. Francielle Bezerra Fernandes
    Comentário do dia 21/3/2017 às 17:54

    ola Silva.

    gostaria de tirar algumas duvidas, vou fazer um curso de inglês em Nova York, pretendo tirar o visto mês que vem… minha dúvida é, vou ficar duas semanas fazendo curso e depois pretendo ir para Orlando ficar mais alguns dias para conhecer a Disney, na hora de preencher coloco que estou indo como turista ou estudante..

    Outra coisa, meu pai vai bancar minha viagem, ele e minha madrasta tem um restaurante… Só que meu pai não tem holerite.. Só guarda dinheiro na conta dele para minha viagem. Levando o extrato teria algum problema.. Minha mae é servidora publica ficaria melhor colocar que os dois estão bancando minha viagem…

    Ah sou estudante de Engenharia Civil e faço curso de inglês…. trabalho como auxiliar administrativo em uma empresa de engenharia, seria bom levar meu holerite tbm..

    Desde já agradeço a atenção.

    Obrigada

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Francielle! Se você disser que vai a estudo terá que tirar o visto de ESTUDANTE, e não de turismo. Caso vá tirar o visto de turismo, deve dizer que vai a passeio somente. Seu pai não tem Imposto de Renda? Este é o principal documento solicitado. De qualquer forma, extratos bancários também são válidos. Você pode colocar que seu pai e mãe vão pagar e deverá levar comprovantes de renda dele e dela. Sim, leve tudo que comprove seu vínculo com o Brasil, matrícula na faculdade, contrato de trabalho, holerite do seu trabalho, etc. Boa sorte! 😉

    (Responder)

  56. andressa
    Comentário do dia 15/4/2017 às 13:33

    Tenho uma viagem para junho e preciso titar ainda o passaporte e o vista . Será que consigo fazer yudo em 2 meses

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Vixe, tá em cima! Sei, não. Só arriscando mesmo.

    (Responder)

  57. Bruna Ramos
    Comentário do dia 24/4/2017 às 11:54

    Bom dia!!

    Casei recentemente, mas meu passaporte e todos meus documentos ainda estão no meu nome de solteira (rg, cpf, comprovante de endereço, carteira de trabalho, etc).

    Minha preocupação é se preciso apresentar minha certidão de casamento para tirar o visto?
    Isso poderia fazer com que meu visto fosse negado? Você recomendaria tirar tudo novamente?

    Estou muito em dúvida do que fazer.

    (Responder)

  58. Carlos Moreira
    Comentário do dia 29/4/2017 às 01:31

    Olá Silvia!
    Parabéns pelo site e muito obrigado pelas informações.
    Para tirar o visto de Trânsito C 1 é preciso fazer os mesmos passos e pagar a mesma taxa, ou existe alguma simplificação?
    Abraços

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Mesma coisa!

    (Responder)

  59. Mônica Christine Ribeiro Gavio
    Comentário do dia 01/6/2017 às 18:56

    Ao agendar para o visto americano gerei um outro boleto, sendo que já tinha pago um boleto gerado anteriormente e agora não consigo fazer o agendamento como proceder agora?

    (Responder)

  60. Emanuel
    Comentário do dia 07/6/2017 às 20:47

    Olá.
    Comprovante de curso universitário a distância, conta como vínculo?

    Att.

    (Responder)

  61. Thi Barros
    Comentário do dia 17/6/2017 às 22:49

    Ola muito bom blog

    quero sabe duvido de turista para trabalho em estado unidos posso explicar me por exemplo

    (Responder)

  62. Polly
    Comentário do dia 23/6/2017 às 21:50

    Boa noite! Tenho uma dúvida é não achei em lugar nenhum… tive visto americano emitido em 1997 quando fui visitar a Disney. Acabei perdendo o passaporte e consequentemente o visto q venceu em 2007. Tenho q fazer um BO? Será q terei problemas em conseguir um novo visto?

    (Responder)

  63. Cristiano
    Comentário do dia 31/7/2017 às 15:58

    Boa tarde

    Minha esposa teve o visto aprovado no dia 30/06. Porém ate hj 31/07 consta em processo administrativo, gostaria de saber quanto tempo demora para sair desta situação.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Cristiano! Não sabemos! E, em tese, um visto aprovado está aprovado e na sua mão… se ele está em processo administrativo se supõe que ele não foi aprovado ainda e está à espera ou de mais documentos ou de mais investigação. Abs!

    (Responder)

  64. TATIANE
    Comentário do dia 29/8/2017 às 20:33

    Olá! Tenho uma dúvida!
    Estou em processo de renovação de meu passaporte. Eu consigo dar entrada no pedido do visto (o formulário DS-160) com meu número de passaporte antigo e alterar durante o processo ou levar na entrevista o passaporte novo? Agradeço desde já! E adorei as dicas e o conteúdo do site!

    (Responder)

  65. Mirian Da Silva De Souza
    Comentário do dia 13/1/2018 às 13:18

    Olá pessoal !!

    Minha dúvida é…
    Se eu tiver o visto aprovado para uma viagem marcada para Abril , posso ir um mês antes ? ou somente depois do mês que informei?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Com visto nas mãos você pode ir quando quiser! 😉

    (Responder)

  66. Miriam
    Comentário do dia 23/2/2018 às 21:01

    Boa noite Silvia

    Estou com uma duvida, preenchi o formulário ds160 com uma colega que e professora de inglês, comecei preencher em 02-02 porem neste meu tempo fui desligada da empresa aonde eu trabalhava por 9 anos, a professora enviou a ds 160 como se eu estivesse trabalhando ainda pois ela disse que no formulário não tinha a opção que não trabalhava,porem na minha carteira de trabalho foi dado baixa ate dia 30-03 porem acredito que neste meio tempo ate a recisao de contrato tenho vinculo com a empresa,sera que posso ter problema na entrevista pois agora estou desempregada,mas vou receber o seguro desemprego,outra questão que estou com muita dúvida e que já faz 15 dias que enviei o formulário e a professora disse que vinha uma confirmação no meu e-mail para pagar o boleto e agendar a entrevista mas ate o momento somente tenho a confirmação do e-mail que mandei o formulário no dia,minha duvida e tenho que entrar em mais um site me cadastrar para pagar o boleto e agendar a entrevista ou tenho que esperar mais uma confirmação de e-mail,por favor me ajude .

    att

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Miriam! Você tem que entrar em outro site agora para agendar a entrevista e pagar a taxa de visto. O site é este aqui: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv (clique em “Inicie sua solicitação”)
    Sobre a sua condição de trabalho a situação já não é tão simples. Você pode manter como está no formulário. Agora cabe a você dizer ao entrevistado, caso ele pergunte, onde trabalha e o que faz. Se você disser que é autônoma, que está trabalhando por conta ou coisa assim tem que provar vínculo com o Brasil, imóvel, carro, matrícula em escola, se tem filhos, essas coisa. Se você tiver Imposto de Renda já ajuda muito, geralmente é o único documento que pedem. Boa sorte!

    (Responder)

  67. Géssica
    Comentário do dia 10/3/2018 às 14:03

    Olá! Primeiramente, obrigada por um post tão esclarecedor, sanou muitas das minhas dúvidas, porém ainda tenho uma!
    Eu sou funcionária pública estadual, advogada e estou cursando uma nova graduação!
    No campo em que pedem para falar sobre o trabalho tem as opções de “legal profession” e “government”, estou tendendo para colocar como emprego o meu cargo público, uma vez que tenho contra-cheques e etc, mas gostaria de informar a eles que sou advogada regularmente inscrita nos quadros da OAB e também que estou em uma nova graduação (tudo isso para evitar qualquer dúvida de que eu quero ir morar lá!). Acontece que no formulário só posso selecionar um tipo de vínculo! E ademais, que minha renda é maior do que a informada no contra-cheque, tendo em vista que o estado me paga auxílio transporte (não declarado no contra-cheque) e meu pai ainda me dá pensão (por vontade própria) que é descontada diretamente do salário dele. Juntando esses valores, minha renda é de mil reais a mais do que a mostrada no contra-cheque. Como acham que devo proceder? Meu extrato bancário comprova o recebimento do vale transporte e o depósito da mesada.
    Muito obrigada pela ajuda!

    (Responder)

  68. Silvia Oliveira
    Comentário do dia 10/3/2018 às 14:13

    Olá, Géssica! Você pode declarar o quanto ganha exatamente (com a pensão e VT) e levar o extrato dos últimos três meses da sua conta. Esses extratos são tão importantes quanto seu Imposto de Renda. Eles realmente comprovam quanto entra no seu bolso. No campo sobre trabalho coloque aquele que você tem comprovação de rendimento. Quando perguntarem sobre escolaridade coloque sua formação e a faculdade que está fazendo! Ah, e lembre-se de levar o comprovante de matrícula na entrevista. Pode ser que peçam. Abs!

    (Responder)

    Resposta de Géssica

    Muito obrigada, Silvia!!! Você me ajudou bastante! Mas infelizmente no meu formulário não tinha parte sobre escolaridade (fiquei até chateada pois queria comentar o fato de ser formada e estar em outro curso superior).
    Mas de toda forma, levarei o comprovante de matrícula sim! Assim como declaração da OAB, vai que, né?
    Forte abraço!

    (Responder)

  69. Tamara Nascimento
    Comentário do dia 22/4/2018 às 18:36

    Ola tenho uma dúvida quanto ao que colocar na aba contato nos USA.O que devo colocar no campo organização já que vou fazer um cruzeiro e ainda não comprei. Coloco no campo organização a companhia de cruzeiro que pretendo viajar? e endereço e telefone? seria o endereço dela no Brasil?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Tamara! O contato deve ser o dos Estados Unidos. Coloque o endereço de um hotel (que tenha diárias com valores compatíveis com sua renda declarada!). Não tem problema se isso mudar depois. O próprio consulado diz para não comprar passagem ou hotel antes do visto sair. Por isso, essa marcação é apenas uma intenção de onde ficar caso o visto seja concedido. Abs!

    (Responder)

  70. Débora
    Comentário do dia 07/5/2018 às 19:51

    Me ajude, por favor. No meu caso, para um visto de trabalho, na hora da entrevista eu levei a carta convite, mas não entreguei. Mesmo não sendo solicitado eu deveria ter entregado? Paguei a taxa de reciprocidade após a entrevista, ao voltar na cabine o cônsul só pediu para aguardar alguns dias, e o status está em Processo administrativo, será que foi por causa da carta convite?

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Olá, Débora! Você só entrega o que eles pedem. Se não pediram, não precisava ter entregado. Mas provavelmente você deve ter dito no formulário que ia ficar na casa de um conhecido, não sei. Isso pode gerar a suspeita de que você é candidata a clandestina. Mas o fato de você entrar em processo administrativo significa apenas que eles vão averiguar mais e, talvez, pedir novos documentos. A grande maioria dos processos administrativos é aprovada. Fique tranquila e boa sorte! Abs!

    (Responder)

    Resposta de Débora

    Muito obrigada!

    (Responder)

  71. Lucas Q
    Comentário do dia 16/5/2018 às 15:11

    Oi Silvia, bacana as informações. Mas acho que a parte sobre isenção de visto sua já está desatualizada. Da uma olhada depois.

    https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/isencao-de-entrevista/

    Brasileiros e argentinos residentes no Brasil, em geral não necessitam agendar entrevista no consulado ou embaixada se:

    possuem idade inferior a 14 anos ou acima dos 79 anos e estão solicitando visto B1/B2 (negócios/ turismo) pela primeira vez; ou
    possuem idade inferior a 14 anos ou acima dos 79 anos, estão renovando visto e nunca tiveram um pedido de visto recusado; ou
    estão renovando vistos da mesma categoria, expirados em até 12 meses, e nunca tiveram um pedido de visto recusado.

    Atenciosamente,

    Lucas

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Obrigada, Lucas! Preciso atualizar o post! 😉

    (Responder)

  72. Thayna
    Comentário do dia 28/5/2018 às 15:40

    Tirei o visto pra turista ano passado, porém, pretendo fazer um curso ano que vem em miami, mas nada que exceda 4 meses. Preciso retirar um novo visto?

    (Responder)

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar