-  Atualizado 17/02/2010

Férias de julho: safári no pantanal

Publicado por: Silvia Oliveira Mato Grosso, Pantanal
Não, ainda não me converti. Mas os loucos por macaco, jacaré, arara azul, tuiuiú, tucano, ema, curicaca, quati, capivara, tamanduá e férias em meio à natureza podem apostar no Pantanal Matogrossense. Não conheço, mas dizem os livros que o Pantanal é uma imensa planície alagada com flora e fauna intactas. Além disso, a região ainda oferece hospedagens em fazendas, com aquele jeito simples e tranqüilo do interior e uma comida regional feita em fogão à lenha. (Essa parte até me interessaria.)


A dica fica por conta da Pousada Piuvial, a primeira da Rodovia Transpantaneira. Com pacotes especiais para o mês de julho, fica localizada dentro da Fazenda Ipiranga, a 110 quilômetros de Cuiabá, capital do estado. A fazenda tem 155 anos e faz parte da área dos ninhais, onde os pássaros se encontram para a procriação. São muitas opções de passeio e trilhas ecológicas para caminhadas, que podem ser feitas a cavalo, inclusive.

O barco a motor também é uma boa opção e pode incluir pesca opcional de piranhas (ui!) e passeio feito pela maior baía natural de Poconé, localizada dentro da pousada.  Os safáris fotográficos são a atração favorita de muitos turistas que poderão conhecer de perto, entre outras espécies, os macacos corujões.

A região tem clima agradável durante o inverno e apesar do estilão de fazenda a hospedagem da Piuvial oferece conforto: os apartamentos possuem ar condicionado e ventiladores de teto, banheiros privativos e janelas teladas. A pousada também tem sistema de telefonia e Internet, televisão 29 polegadas com antena parabólica, piscina com cascata, quadra de vôlei gramada, playground e torre de observação. (Nóffa, até eu quero!)

A diária para casal está a partir de R$ 230,00 e inclui um passeio de barco ou um passeio a cavalo pelas trilhas acompanhadas por pantaneiros – gratuitamente. Mais informação no site da Pousada Piuval. Aproveite para passear pelo vídeo acima. Dá aquela sensação de caaaalma (até demais pro meu gosto) e sossego que muitos de vocês buscam nessa época do ano!