Hospital de la Santa Creu i Sant Pau: o atrativo modernista da vez em Barcelona
No começo do mês desembarquei pela quarta vez em Barcelona. No meu roteiro não havia grandes expectativas a não ser fazer um mergulho profundo pelos bairros da cidade. Além de matar as saudades da minha metrópole preferida na Europa, eu queria entender de uma vez por todas como funciona o Modus Operandi da capital da Catalunha.
Nesse contexto tô nem aí acabei me achando. Saí um pouco daquele transe ParcGüell-SagradaFamília-CasaBatló (que, claro, onde também bati cartão) e dei uma chance às obras do arquiteto Lluís Domènech i Montaner, outro modernista não tão famoso entre os brasileiros, mas tão genial e grandioso quanto Gaudí.
O Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, Patrimônio da Humanidade, é considerado o maior conjunto civil modernista do mundo e uma das mais antigas instituições sanitárias da Europa. Passou por um ambicioso projeto de recuperação nos últimos anos e foi reaberto recentemente à visitação. O complexo ocupa uma quadra inteira e, como bem definiu o blog Passaporte BCN (onde peguei essa dica incrível), parece uma minicidade com alamedas, jardins e edifícios.
Os pavilhões do Recinto Modernista de Sant Pau – como também é chamado o local – abrigam várias instituições das áreas de saúde, sustentabilidade e educação. Entre elas estão a Casa Ásia (que tem o objetivo de impulsionar as relações entre Espanha e países asiáticos), Instituto Forestal Europeo (que trabalha para promover a preservação de florestas) e até um escritório da OMS – Organização Mundial da Saúde.
Logo na entrada um vídeo mostra a importância patrimonial e artística do conjunto arquitetônico, a evolução histórica e a herança que o prédio deixou para a medicina. Estes pavilhões estão conectados por túneis, o que facilitava a remoção e transporte de pacientes.
Durante a visita interna, algumas imagens são projetadas nas paredes destes corredores subterrâneos representando a vida dentro do hospital no começo do século 20, período em que Barcelona conheceu um incrível desenvolvimento urbanístico.
Lluís Domènech i Montaner (guarde este nome, ele aparecerá em outros posts), autor deste projeto – e do memorável Palau de la Música Catalana – levou muitos conceitos do Modernismo Catalão ao complexo hospitalário.
São esculturas, ferro forjados, cerâmicas, formas arredondadas, cúpulas, vitrais, mosaicos, cores e diversos elementos decorativos que dão aquele movimento único às obras dessa corrente artística. (É certo falar corrente artística? Ou seria arquitetônica?)
O que posso afirmar com propriedade: é lindo, impactante, grandioso e, principalmente, está em Barcelona – a poucas quadras, olha só, da Sagrada Família, a igreja inacabada de Gaudí e um dos monumentos mais visitados da cidade.
A diferença é que para entrar na Sagrada Família existe uma enorme fila e o templo está sempre lotado. Enquanto isso, o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau ainda não foi descoberto pela massa e quase nunca há filas, o que faz parecer que toda aquela imensidão é só sua. (Bom, isso até antes do Matraqueando contar a novidade para você!)
SERVIÇO
Hospital de la Santa Creu i Sant Pau
Local: Calle Sant Antoni Maria Claret, 167 (esquina com Calle Cartagena) | Barcelona | Metrô (Linha 5): Sant Pau – Dos de Maig. Da Sagrada Família pegue a Avinguda Gaudí e em pouco mais de 10 minutos de caminhada você chega ao complexo projetado por Domènech i Montaner.
Horário: segunda a sábado, 10h às 18h30 (abril a outubro) e 10h às 16h30 (novembro a março) e domingos e feriados, 10h às 14h30 (ano inteiro). Você pode fazer a visita livre, mas se preferir o Recinto Modernista de Sant Pau oferece visitas guiadas em catalão, castelhano, inglês e francês (e em outras idiomas com previsão solicitação). Veja aqui os horários das visitas guiadas.
Visita livre: 8 euros. Pessoas de 16 a 25 anos e maiores de 65 anos pagam 5,60 euros. Menores de 16 anos não pagam.
Visita guiada: 14 euros. Pessoas de 16 a 25 anos e maiores de 65 anos pagam 9,80 euros. Menores de 16 anos não pagam.
Atenção: gratuito no primeiro domingo do mês. Para comprar seu tíquete on-line clique aqui.
Dica da Matraca | Portadores do guia da Ruta Del Modernismo de Barcelona tem 50% de desconto sobre a tarifa do Recinto Modernista de Sant Pau.
Posts relacionados
Barcelona combina com
________________________
Fotos: Sílvia Oliveira
Que lindo, que lugar maravilhoso! Nunca tinha ouvido falar! Vou anotar já essa dica! Será que sai um guia O Barato de Barcelona? 😀
Como Barcelona é incrível! Obrigado por está indicação Silvia! Descobri tantas coisas sobre BCN depois que passei por lá que sou obrigado a voltar… Baterei cartão no essencial e vou procurar tudo isso que deixei para trás! Acredito que é como Paris: para Barcelona basta uma vida inteira! ????
Exato, Luis! Para mim, especificamente, uma vida não seria suficiente para Barcelona. 😉
Oi, Sil. Tudo bem? 😉
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Belíssimas as fotos! nítidas e com cores firmes. Qual máquina que vc usa, considerando que em viagem acabamos usando aquelas com volume menor? Abraços.
Oi,
Sim é um lugar incrível, mas como era um hospital há anos, ainda tem aquela memória de quando estávamos indo ver alguém doente. Com o tempo, esta imagem desaparece e só ver o prédio como umas das construçoes arquitectônicas mais importantes do Modernismo catalão.
Silvia, que lugar mais lindo! Nunca tinha ouvido falar! Certamente estará no roteiro da próxima viagem a Barcelona. Essa cidade é demais! Um beijo!
Até eu que acabei de chegar, quero voltar lá! 😉
Não costumo entrar em Blogs , e não sei como fazer para procurar o que quero ver .
Vou para Viena com meu marido , e ficarei 4 dias . Se puder , me mande algumas ” dicas”,
Já estive lá por 2 vezes , em excursão . Amei a cidade mas , só vi as mesmas coisas .
Agora quero conhecer e se possível , fazer um bate-volta em Strasburgo .
Desde já agradeço .
Margarida
PS: minha resposta pode vir no meu e-mail ?
Olá, Margarida! Só respondemos por aqui mesmo. Fica inviável atender a todos por e-mail. Mas eu não tenho nada sobre Viena ou Strasburgo, vou ficar devendo! 😉
Conheci o Lluís Doménech i Montaner no seu blog, estou indo passar 8 dias em Barcelona agora em maio e já coloquei o Hospital e o Palau da Musica <3
Será um dos pontos altos da sua viagem, garanto! 😉
Olá, você sabe a duração da visita guiada no hospital?
Não saberia informar, Felipe. Dá uma olhadinha no site deles para ver se tem alguma coisa lá! Abs!
Barcelona é a minha segunda cidade paixão (depois da minha ehehe) já a visitei umas 6 vezes e até lá vivi 1 ano, por azar foi na época em que o hospital estava em reforma e nunca o visitei, so se podia ir até ao portão de entrada, dentro de um mês voltarei e quero mesmo muito conhecer, obrigado pelo report
Luis, embora eu vá muito mais a Lisboa, Barcelona é minha cidade preferida na Europa. 🙂