Livraria El Ateneo: se existir outra mais bonita na Argentina, avisem-me!

Publicado por: Silvia Oliveira Buenos Aires

Já foi teatro. Virou cinema. Desvirou e encontrou sua verdadeira vocação como livraria. Mais do que isso, o El Ataneo Grand Esplendid é, também, ponto turístico. Um dos mais visitados em Buenos Aires.

O antigo palco do teatro, construído em 1919 pelo austríaco Max Glücksmann, se transformou em café. As poltronas cederam lugar a enormes prateleiras de livros e os camarotes, a cômodas salas de leitura. Não sei avaliar se essa seria a melhor livraria de Buenos Aires, mas seguramente é a mais aconchegante.

O local foi adaptado, mas manteve a estrutura do teatro fiel à original. E é justamente a preservação dessa arquitetura que confere à livraria El Ateneo o título de mais bonita da Argentina (segundo o Matraca’s Ibope) e uma das mais belas do mundo.

Na opinião do jornal inglês The Guardian ela é a segunda mais magnífica do planeta (perdendo apenas para a também lindíssima Boekhandel Selexyz Dominicanen, em Maastricht, na Holanda).

São cinco andares. Além do térreo, três galerias – com exposição de arte e apresentação de músicas clássicas – e o subsolo com a seção infantil. O afresco da cúpula foi pintado pelo artista italiano Nazareno Orlandi. Você poderá encontrar livros de grandes autores hispânicos, CDs e DVDs.

Se você gosta de passar uma tarde na livraria da sua cidade, prepare-se, porque aqui dá para ficar o dia todo entre uma taça de chá gelado e duas medialunas.

SERVIÇO

El Ateneo Grand Esplendid
Local: Av. Santa Fe, 1860 | A matriz (fundada em 1912) fica na Calle Florida, 340. | Buenos Aires
Funcionamento: segunda a quinta, 9h às 22h; sábado, 9h às 0h e domingo, 12h às 22h.

Posts relacionados

Buenos Aires bairro a bairro
Como alugar apartamento de temporda em Buenos Aires

Fotos: Raul Mattar

————————

Todos os nossos posts sobre Buenos Aires podem ser lidos aqui.



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


14 Comentários

  1. Você acabou de me dar UM motivo para voltar a Bs. As. Que livraria MARAVILHOSA! E o que é aquele copo de chá ?? Só aquilo me faria correr para o aeroporto – não estivesse eu com as baterias voltadas para NYC, ano que vem … Mas está na lista! E, olha, eu não vi livraria mais bonita, não.

    responder
  2. Realmente um dos melhores passeios em Buenoas Aires, adoro! E as fotos como sempre estão lindíssimas.

    responder
  3. Marcia.kawabe

    Eu comprei um cd do Carlos Gardel aí, daqueles que a música ainda tem um chiadinho no fundo, como se fosse um antigo vinil. Lindo! 😀

    responder
  4. vera maria

    Que que é isso, silvinha? Um palácio com livros, e eu não conheço, mas vou, assim que pisar nessa terra amada de novo. Magníficas fotos e lugar, merci demais!
    beijo,
    vera

    responder
  5. Lindíssima!!!! E achei mais bonita que a Boekhandel Selexyz de Maastricht (que fica dentro de uma ex-igreja enorme, mas nao tem esse glamour e charme todo do El Ateneo!).
    Beijocas, Angie

    responder
  6. Alice

    Sílvia:
    É maravilhosa mesmo e está entre as 10 mais bonitas do mundo segundo o The Guardian (não consegui colar o link aqui). Das outras nove citadas nesse ranking, só conheco a Lello, no Porto, que é maravilhosa mas fica desfigurada pela multidão de turistas circulando e pelos cartazes e advertências verbais para não fotografar. Parece que a autora do Harry Potter a frequentava e usou como inspiração para criar alguns cenários, daí a peregrinação 🙂
    Já a Ateneo tem a vantagem de ser grande, então não fica tão muvucada.

    responder
    • Oi, Alice! Eu coloco este dado no meu texto (que está entre as 10 mais bonitas do mundo segundo o The Guardian). O link está no post, é só clicar em cima do “The Guardian” que leva à materia! Abs! 😀

      responder
  7. Que sonho!!! Uma verdadeira imersão a arte, que delícia!

    responder
  8. Estou conhecendo o blog agora e amando cada post! Meu Deus que maravilha! Parabéns!

    responder
  9. Acabamos de sair da Livraria, depois de curtir um bocado, e comprar um exemplar de “El Principito”! Ah, e tomar chá gelado também! Bjoo

    responder
    • Silvia Oliveira

      Uhuu! Volto para BUE neste fim de semana, saudades desse chá gelado! Bjs!

      responder
  10. Mariana

    A livraria não funciona às Sextas-feiras não?

    responder
  11. José Roberto da Silva

    Paulo Coelho escreveu: “Na margen do Rio Piedra, eu sentei e chorei”.

    Bem…
    Sentado em um dos “camarotes”, e folheando um livro de fotografias antigas de Buenos Aires, também não consegui evitar algumas lágrimas de emoção.
    Maravilhosa Livraria.

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar