-  Atualizado 19/02/2019

O milagre de Arraial D´Ajuda

Publicado por: Silvia Oliveira Arraial D'Ajuda

Quando venho para a Costa do Descobrimento divido assim: Porto Seguro pela história, Trancoso pela fama e Arraial D´Ajuda porque simplesmente não existe nada igual. Este povoado, separado de Porto Seguro pelo Rio Buranhén, já foi rota de peregrinação religiosa há 450 anos. Hoje é referência pelas belíssimas praias, como a do Mucugê, e pela deliciosa “Bróduei” – um caminho estreito e colorido de lojas e barzinhos agitados. São dezenas de cabanas e restaurantes de praia super descolados, alternativos e com preços honestos. A psicodélica Arraial é um negocinho desse tamanim, mas abriga mais de 150 pousadas e alguns resorts. Sim, os europeus já descobriram o aconchego dessa alegórica praia brasileira.


O que pouca gente sabe…

O primeiro Santuário Mariano do Brasil está aqui. O Arraial de Nossa Senhora foi uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas 03 naus: Conceição, Salvador e Ajuda – que acabaram virando nomes de povoados e de suas primeiras igrejas. Diversos milagres foram atribuídos à Fonte de Nossa Senhora D’Ajuda – ainda em pé e aberta à visitação. Os relatos de fé passaram a atrair muita gente e assim os jesuítas abriam as portas de casa para abrigar os romeiros. A partir da década de 70 virou refúgio dos hippies que vinham na rota de Arembepe. E depois disso, você sabe: vieram as celebridades e depois nós, os mortais.SERVIÇO:

Você pode chegar até Arraial D’Ajuda pegando uma balsa em Porto Seguro. A travessia funciona todos os dias das 7h até às 20h, com intervalos de 20 minutos. Depois, o embarque é de uma em uma hora até às 7h. Ao desembarcar em Arraial é necessário pegar um ônibus ou lotação para chegar ao centrinho. São 4 km. De Arraial D’Ajuda para Trancoso existem ônibus e vans particulares que saem a toda hora de vários pontos da cidade. Se preferir alugue um carro ou moto e faça o trajeto por conta. O trecho já foi asfaltado.

Arraial d’Ajuda combina com:

PORTO SEGURO

SALVADOR

PRAIA DO FORTE


Artigos Relacionados


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


11 Comentários

  1. Malu Bueno

    Dizem que a fonte é milagrosa mesmo. Reza a lenda que quem bebe sua agua volta sempre pro Arraial!
    Bjs

    responder
  2. Eliana Scheuer

    Adoooooooooro "viajar" com você através do Matraqueando.
    Sua maneira de escrever nos faz vivenciar….estar lá.
    Beijos.

    responder
  3. Silvia Oliveira

    Malu!

    Pois eu bebi e já voltei! 🙂

    responder
  4. Silvia Oliveira

    Eliana!

    Pois pegue "carona" quando quiser! Você por aqui me faz lembrar da minha melhor viagem: o nascimento do Sol Miró!
    Beijão!

    responder
  5. Caio Arruda

    Primeiramente, muito bom!!!! começando pelo nome Matraqueando..
    Li sobre " O milagre de Arraial …", aconteceu um milagre comigo qdo la passei carnaval, """""fiquei 5 dias sem dormir!!!!!!!!!!!"""""",,, que saudades……

    responder
  6. Anonymous

    Pois eu bebi e estou desejando voltar.

    Adoro Arrail d'Ajuda!!!
    Carmen

    responder
  7. Aline Silva

    Olá Silvia, fui a Natal a pouco tempo e peguei várias dicas aqui no seu blog, agora vou a porto seguro em família e gostaria de dicas de hospedagem boa e barata. Gostaria de ficar hospedada em arraial d’ajuda. Bjss

    responder
    • Silvia Oliveira

      Aline, faz muito tempo que estive em Porto Seguro. Não tenho informações atualizados. Procure opções de hoteis bons e baratos em Arraial e Porto Seguro no Boookig.com, o sistema não cobra taxa de reserva e tem cancelamento grátis para a maioria dos quartos. Boa sorte!

      responder
  8. Daniela

    Eu bebi da fonte e graças a Deus voltei a Arraial, Trancoso que me desculpe mas Arraial d’Ajuda ainda tem a atmosfera e a energia que sempre me fazem escolher ir até lá quando viajo. Aliás é das lembranças que mais me trazem paz de espírito, saber que aconteça o que acontecer – a praça, a igreja Matriz de N. Senhora da Ajuda e aquela vista pro mar clarinho de Porto Seguro sempre serão um refúgio e aconchego á alma!

    responder
  9. Que tudo ….. o matraqueando!
    realmente a forma como relata os lugares … nos faz viajar!
    #adorei

    responder
  10. Viajar é sempre ótimo. Super recomendo Arraial da Ajuda. Fui 2 vezes e pretendo voltar

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar