-  Atualizado 24/05/2017

Bolo de caneca

Publicado por: Silvia Oliveira Bolos


E não é que funciona mesmo? Para mim – adepta do bom, bonito e barato (nesse caso, ainda por cima rápido e charmoso) – o bolo de caneca é a receita do século. Em menos de 10 minutos está pronto. Fica parecido com aqueles bolos de padaria, que têm a massa no ponto – nem muita seca nem muito esfarelenta. Existem mil receitas perambulando pela Internet. Fiz o de cenoura. Dá para comer de colher ou desenformar e colocar num prato, enfeitado com calda. Vamos à receitinha!
Escolha uma caneca de 300 ml (para não vazar durante o cozimento)
1 ovo pequeno
5 colheres rasas (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de leite
4 colheres rasas (sopa) de açúcar
2 colheres rasas (sopa) de cenoura batida no mixer
1 colher (café) de fermento em pó
Modo de preparo:

 

Bata o ovo na caneca com um garfo. Acrescente todos os ingredientes, deixando a farinha de trigo e o fermento por último. Misture bem até dar aquele ponto de massa de bolo. Leve ao microondas por três minutos em alta potência. Está pronto. Não coloque mais tempo no micro porque a massa continuará cozinhando sozinha.Dicas da matraca:

 

Para poder desenformar é necessário untar outra caneca com margarina e farinha e transferir a massa. No de cenoura dá para fazer uma caldinha de chocolate: misture duas colheres (sopa) de leite condensado com uma colher rasa (sopa) de achocolatado. Leve ao micro por um minuto e derrame sobre a caneca. Fiz o meu sem caldinha porque estou de dieta pós parto. Rá rá! Para fazer um bolinho tradicional troque a cenoura por fubá e ponha uma pitada de erva doce.Foto: Matraca´s Image Bank

Ingredientes: