Bolo de Natal decorado com efeito nevado para uma ceia mais charmosa e aromática

Publicado por: Silvia Oliveira Bolos

Toda comemoração, por mais simples que seja, merece um bolo fofinho e cheiroso. Para deixar a ceia — ou o café da tarde do dia 25 — mais glamourosa sem gastar muito aposte no Bolo de Natal Decorado.

Apesar de levar alguns ingredientes que costumam custar um pouco mais (frutas vermelhas, damasco e nozes são alguns deles), a quantidade usada é muito pequena, só para decorar mesmo.

Sem contar que são elementos que você pode aproveitar na receita ou no enfeite de outros pratos, já que a quantidade mínima de compra, muitas vezes, é de 100 g cada.

BOLO DE NATAL DECORADO COM EFEITO NEVADO

Rendimento: 8 a 10 pedaços
Preparo: 1 hora e 15 minutos (com os 45 minutos de forno). Não está incluído o tempo que você deixa a calda secar no bolo antes de iniciar a decoração.
Dificuldade: fácil

INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 200 ml de suco de laranja (mais ou menos duas laranjas grandes)
  • 1 laranja cortada em quatro gomos sem a parte branca do meio (veja foto abaixo)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar refinado
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 50 g de uva passa
  • 100 g de frutas cristalizadas
  • 1 colher rasa (sopa) de fermento
  • Amora, mirtilo, sementes de romã (ou framboesa ou groselha), damasco, cereja em calda e alecrim para decorar.

Caso não goste do sabor amargo-doce não inclua os gomos em pedaços.

INGREDIENTES PARA A CALDA

  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de água

Nota: minha xícara é de 200 ml

Dica da Matraca | A receita não leva leite. Caso queira um Bolo de Natal totalmente livre de lactose, unte a forma com óleo vegetal e não com manteiga (a não ser que use alguma variante vegana).

MODO DE PREPARO DA MASSA

1. Bata no liquidificador o suco de laranja, os ovos, o açúcar, o óleo e os gomos de laranja com casca picados grosseiramente. Caso não goste do sabor amargo-doce não inclua os gomos em pedaços. Atenção: quebre os ovos separadamente numa tigela e acrescente um a um no liquidificador. Assim, se algum estiver estragado você não perde a receita inteira. Bata tudo por 2 ou 3 minutos até ficar bem lisinho. (Se ficarem micropedacinhos da laranja em casca, não tem problema, é assim mesmo.)

2. Enquanto isso, aqueça o forno a 180 ºC e aproveite para untar a forma. Eu uso uma com furo ao meio com 22 cm de diâmetro. Para untar use manteiga ou óleo (nunca deixe excessos) e polvilhe com farinha de trigo, retirando também o excesso da farinha batendo a forma de boca para baixo na pia.

3. Numa tigela acrescente a farinha peneirada. Despeje sobre ela a mistura do liquidificador e vá mexendo com um fouet (batedor de arame) até incorporar bem. Mas não precisa bater demais, é o suficiente para deixar a massa sem grumos.

4. Coloque o fermento e misture novamente. Transfira a massa para a forma untada.

5. Passe as frutas cristalizadas e as uvas passas na farinha de trigo para desgrudarem e depois coloque-as sobre a massa, afundando-as delicadamente.

6. Leve para assar por mais ou menos 45 minutos (podendo variar de forno para forno).

Dica 01 | Não abra o forno nos primeiros 15 minutos. Isso evita que o bolo murche ou fique solado.

Dica 02 | Para saber se o bolo está pronto, espete um garfo ou um palito na massa. Se sair limpo é porque já está assado.

Dica 03 | Deixe esfriar para desenformar. Passe delicadamente uma faca nas laterais para ajudar o bolo a sair perfeito da forma.

MODO DE PREPARO DA CALDA

Você só vai preparar a calda na hora de usá-la. Misture o açúcar de confeiteiro com a água e despeje sobre o bolo (que não pode estar quente, repito).

Para esse bolo eu prefiro uma calda fininha, quase transparente. Por isso, uso 2 colheres de água. Se você quiser uma calda bem branquinha tem que diminuir a quantidade de água.

É que depois que a calda seca nós vamos peneirar o açúcar de confeiteiro sobre o bolo para dar o efeito nevado. Se a calda já estiver muito branca, o efeito não vai aparecer. Importante: antes de começar a decoração deixe a calda secar por, pelo menos, uma hora.

MONTAGEM DA DECORAÇÃO

São muitas possibilidades. No lugar do damasco você poderia colocar ameixas ou tâmaras, por exemplo. A minha ideia, no entanto, é usar alguns ingredientes com cores contrastantes entre si. Isso explica minha preferência por damasco, uma vez que a cor laranja se opõe bem ao vermelho e roxeado das frutas vermelhas.

Vá colocando os damascos, os mirtilos e as amoras de forma circular. Acrescente um pouquinho de frutas secas e algumas uvas passas, sem lotar muito. Como a proposta é montar uma espécie de “guirlanda” sobre o bolo, coloque alguns raminhos de alecrim.

Peneire o açúcar de confeiteiro sobre a decoração. A última coisa a acrescentar é a cereja em calda, mas bem sequinha. Peneire novamente mais um pouco (só um pouquinho mesmo) do açúcar de confeiteiro sobre as cerejas. O objetivo aqui é que o vermelho brilhante da cereja se destaque.

Dica que a Kelcy Agostinho, amiga e confeiteira experiente de Curitiba, me deu: para que o efeito “nevado” dure mais (já que com o passar das horas o açúcar de confeiteiro meio que derrete e é incorporado ao bolo) use o Açúcar Gelado, uma variante que leva mais amido e é usada na cobertura de sonhos ou donuts.

Quem fizer me marque lá no Instagram @matraqueando que eu adoro ver as peripécias criativas de vocês.

CLIQUE NA IMAGEM E SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS

Posts relacionados

Sangria Espanhola: receita colorida e refrescante para o Natal

Mesa de Natal: decoração dourada usando louças que você tem em casa

Mesa de Natal: decoração simples e barata nas tradicionais cores verde e vermelha

Leia também:

Bolo de cenoura perfeito com cobertura de chocolate lisa e brilhante

Receita do melhor Bolo de Fubá: fofinho e tradicional

Melhor receita de Bolo Integral de Banana com castanha e ameixa

Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados ao Matraqueando®. 

Compartilhe o post do Bolo de Natal Decorado com os amigos, clicando nos botões abaixo! 😉



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


3 Comentários

  1. Lucia

    Silvia, que bolo mais lindo!!! Adorei a dica do açúcar gelado, nunca tinha ouvido falar.
    Obrigada pela receita e um Feliz Natal para você e sua família.
    Espero que um 2021 pós vacina possa nos “colocar na estrada” de novo. Beijos

    responder
    • Silvia Oliveira

      Pois, é… eu também não conhecia o açúcar gelado, só o “açúcar impalpável”, que também tem um pouco mais de amido. Mas o gelado é outra variante e vem escrito assim mesmo na embalagem, “açúcar gelado”. Feliz Natal!!! 🙂

      responder
  2. Que delicia!

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2021 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar