-  Atualizado 22/05/2018

Mesa de Natal: decoração simples e barata nas tradicionais cores verde e vermelha

Publicado por: Silvia Oliveira Natal Festa

Decoracao Mesa Natal Dicas

Sou uma mulher de poucos sapatos (jupurdeus!), mas não tenho mais onde enfiar tanta louça. (Tem cura, dotô?) A-d-o-r-o brincar com pratos, talheres, copos, taças, guardanapos, vasinhos, velinhas, enfim, todos os detalhes que deixam uma mesa organizada e charmosa. Por isso, já estava mais do que na hora d’eu inaugurar aqui a nossa seção Mesa Posta.

Decoracao Mesa Natal Barata 01

Entusiasmada com o período Natalino, época em que todo mundo entra em ritmo de festa, montei uma sugestão de mesa decorada para o Natal (que pode ser usada em diversas outras ocasiões, é só mudar as cores). Vale destacar que moro num apartamento pequeno e minha mesa é de apenas 4 lugares. (Quando recebo mais gente faça a montagem em cima do buffet no melhor estilo self service ou levo todo mundo para o salão de festas do condomínio. Rá!).

Se você buscar na Internet exemplos de mesas decoradas, encontrará modelos lindíssimos, mas que muitas vezes (na maioria delas, aliás) ficam longe da nossa realidade — seja porque usam material muito caro ou tão diversificado que teríamos que comprar muitas peças novas.

+ Loja Matraqueando: Guias Essenciais para conhecer o Brasil e o mundo com dicas incríveis de economia inteligente!

Decoracao Mesa Natal

Observe que esta mesa é composta com o básico (e se você não tiver este básico e gostar de mesas bonitas — daí, sim, valerá a pena investir em algumas peças).

Gosto de toalhas brancas com aqueles bordados chiquérrimos na ponta. Mas com o passar dos anos não dei conta de ficar tirando mancha de molho vermelho, chocolate ou vinho (eu não bebo, mas meus amigos, sim) da dita cuja. Praticidade é o meu nome!!! Por isso, hoje eu aposto nos jogos americanos para fazer a base do sousplat e pratos.

Decoracao Mesa Natal Barata Dicas 05

Para começar a montagem desta mesa eu passei fitas de cetim gorgorão nas bordas. Usei um pacotinho de cada cor e ainda sobrou para fazer os detalhes. (Minha mesa tem 1,60 m x 1 m). A tal das fitas nas bordas é a modinha do momento e não fui eu quem inventei. (Veja outros modelos aqui, aqui e aqui!)

DICA DA MATRACA | Procurando hospedagem boa, bonita e barata com até 70% desconto? Agora temos a facilidade do Booking.com, o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Além de ter cancelamento gratuito para a maioria dos quartos, todas as hospedagens têm notas ranqueadas com as avaliações dos hóspedes. Ficou muito fácil reservar com segurança, antecedência e pelo melhor preço! Faça você mesmo uma simulação e reserve aqui!

A montagem seguiu essa ordem:

1º – Passar fitas nas bordas da mesa (fixei as pontas com cola quente. Se sua mesa for de  madeira use fitas adesivas).

2º – Distribuir os jogos americanos.

3º – Em cima dos jogos americanos colocar o sousplat, o prato principal e depois, finalizar com o de sobremesa (que, no meu caso, serve para a salada/entradinha inicial) ou ainda com um bowl. Vai da sua preferência e cardápio.

Decoracao Mesa Natal Barata Dicas 06

4º – O garfo vai do lado esquerdo do prato e a faca, com a parte de corte virada para dentro, fica do lado direito. O garfinho da saladinha/entradinha eu coloquei ao lado do garfão, mas poderia ter ido também na parte de cima, perpendicular ao prato.

5º – Coloquei duas taças, a de vinho e a de frisante/champagne. Como minha mesa é muito pequena eu deixo num aparador, à parte, copos para água, refrigerante ou suco juntamente com as jarras.

Decoracao Mesa Natal Barata 01

6º – Guardanapo de pano é um clássico, mas se não tiver, use o de papel mesmo. No entanto, investir em guardanapo de panos é uma ótima ideia. Além de deixar a mesa mais harmônica, eles podem durar a vida inteira. O investimento se paga rapidinho!

Se você tem máquina de costura em casa, então… é só comprar o tecido e fazer a bordinha! Nesta mesa eu fiz o modelo chamado pata de vaca. Veja como fazer esta dobra aqui.  Dica valiosa: dentro do guardanapo de pano, independente da dobra que você fizer, coloque um guardanapo de papel para que as moçoilas limpem o excesso de batom antes de usá-lo.

DICA ESPERTA | Se você está planejando viajar para fora do Brasil tenho uma ÓTIMA notícia para você. É que leitor do Matraqueando tem até 30% de desconto no seguro internacional da Mondial/Allianz. Pegue o seu cupom promocional aqui e viaje tranquilo! Vale para mochileiro, viajante solo, luxo, aventureiro e família. E ainda dá para dividir em até 6 vezes! Corra, promoção por tempo limitado!


Decoracao Mesa Natal Barata Dicas 03

Detalhes e firulas:

– Usando meus potinhos de finger food eu coloquei ao lado de cada prato um pãozinho e uma manteiga cortada em formato estrela (já dei a dica de como fazer aqui). A faquinha bapho para passar a manteiga é da Camicado e custa R$ 8 cada. Se você não tiver recipientes de finger, opte por um pires. Fica delicado igual!

Decoracao Mesa Natal Barata 04

– No pé das taças coloquei um enfeite natalino nas cores verde e vermelha. Eu comprei estes raminhos (cada ramo vinha com diversas folhinhas) há algum tempo e custou, na época, R$ 1,40 cada. Qualquer lojinha de 1,99 vende algo do tipo a preços bem acessíveis.

– Em cima de uma taça virada de boca para baixo coloquei um minipanetone com uma laço dourado. (Ficou gigante o laço, eu sei. Da próxima vez eu usaria um mais estreito!) Se sua mesa for grandona, coloque o panetone de tamanho maior mesmo. Só não se esqueça de finalizar com fitas, fica um lushooo!

tacas

– Distribuí duas cumbuquinhas com mix de castanhas (pistache, castanha de caju, amendoim e castanha do pará) para os convidados irem beliscando antes da ceia.

– Em cima do prato de sobremesa você pode colocar o guardanapo ou um marcador de lugares (poderia ser uma pinha pequena com o nome do convidado, por exemplo). Neste caso, eu pensei em oferecer um agrado. Comprei uma caixinha de papel tamanho 5 cm x 5 cm, coloquei dentro dois cookies caseiros embaladinhos e revesti a caixinha como se fosse um presente. Embaixo deste presentinho coloquei uma toalhinha rendada de papel, dessas que a gente compra em casa de festas.

Decoracao Mesa Natal Barata Dicas 04

– Espalhe velinhas pela mesa dentro de recipientes que não derramem a cera na mesa, de preferência.

Decoracao Mesa Natal Barata Dicas velas

Como podem ver não usei flores (já não havia espaço para mais nada), mas depois que vi as fotos que o maridão tirou pensei que pequenos vasinhos com plantas do tipo suculentas teriam ficado um charme.

DICA DA MATRACA | Tá procurando carro para alugar no Brasil e no mundo? Veja como alugar o seu veículo no site líder em aluguel de carros na América Latina! Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais, parcelamento em até 12 vezes e cancelamento gratuito. Faça sua simulação e reserve agora mesmo aqui!

Decoracao Mesa Natal Barata

Então, Matraquete Festeiro e Festeira, gostou? Você tem alguma dica ou sugestão para me dar? Agora, mãos à obra. Ah, acompanhe nossas firulas no meu Instagram. Procure pela hashtag #ideiasdamatraca 😀

Posts relacionados

Mesa de Natal: decoração dourada usando louças e enfeites que você tem em casa

Ceia de Natal brasileira e sem frescura: cardápio e decoração

Panetone decorado com fitas natalinas iluminam a festa

Leia também

Ano Novo: decoração prata com dicas fáceis e econômicas para comemorar em família e receber os amigos 

Receber bem: 10 dicas para você montar um evento em casa com sucesso e sem stress

Passo a Passo: palitinhos de petiscos com miçangas

Outras festas com dicas de decoração, cardápio e lembrancinhas

Festa Bailarina 

Festa Junina

Festa Nordestina

Festas Anos 60

Festa do Sanduba

Festa de Batizado

Feijoada da Matraca

E ainda

Como fazer toppers personalizados

Dicas de como fazer água decorada e personalizada

Check list Festa Infantil: roteiro para seu evento sair nos trinques

Para acessar o nosso conteúdo de viagens clique em DESTINOS

ACOMPANHE NOSSAS DICAS EM TEMPO REAL

FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE | PINTEREST

Para acessar o nosso conteúdo de viagens clique em DESTINOS

TODOS OS DESTINOS DO MATRAQUEANDO

AMÉRICA DO NORTE

Nova York | Orlando

AMÉRICA DO SUL

Argentina | Chile | Colômbia | Uruguai 

EUROPA

Alemanha | Espanha | França | Grécia | Holanda | Inglaterra | Itália | Portugal | República Tcheca

BRASIL

Alagoas | Amazonas | Bahia | Maranhão | Minas Gerais | Pará | Paraíba | Paraná | Pernambuco | Rio de Janeiro | Rio Grande do Norte | Rio Grande do Sul | Santa Catarina | São Paulo | Sergipe

ÁFRICA

Egito | Marrocos

ÁSIA

Israel | Palestina | Terra Santa

Fotos:  Raul Mattar | Todos os direitos reservados. ©



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


17 comentários

  1. Comentário do dia 22/11/2013 às 08:39

    Adorei, Silvia! Com certeza vou voltar a consultá-lo no fim do ano.
    Parabéns!
    Bjo,
    Camila

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Camila, apareça sempre! 😉

    (Responder)

  2. Marcia Kawabe
    Comentário do dia 22/11/2013 às 08:56

    Que mesa maravilhosa! Queria eu ter talento e disposição pra montar uma igual, rs!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Uia, Marcia! Seu comentário foi parar no spam e eu só vi hoje (25/11). Não sei porquê foi parar lá, não modero comentários! De qualquer maneira, obrigada!!! (Ah, e essa mesa não dá trabalho, não, é basiquinha!) 😀

    (Responder)

  3. Vanessa Souza
    Comentário do dia 22/11/2013 às 09:29

    Silvia, vc tem um bom gosto que até mesmo o “simples” vira algo fantastico, luxo puro!!!!
    Parabéns pela sua criatividade e amor nos detalhes, que fazem MUITA diferença.

    Vanessa

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Vanessa, é isso, foco nos detalhes faz sempre a diferença! 😉

    (Responder)

  4. Cristiane
    Comentário do dia 22/11/2013 às 12:46

    Você não existe. Mal comecei a fazer os apetrechos do batizado (cópia do batizado da Sofia) e você já me enche de mais ideias. assim eu não aguento, kkkk. FICOU UM LUXO SÓ, assim como tudo o que você faz.

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Ihhh, Cristiane, se sua mente for inquieta como a minha, você não vai parar nunca mais de fazer essas coisinhas fofas para você e sua família!!! 😀

    (Responder)

  5. Sonia Pompermaier
    Comentário do dia 22/11/2013 às 16:50

    Gente cada dia mais apaixonada por esta Matraca e seu matraco marido super fotografo!!!!
    Linda demais!!!
    Parabens pela sua criatividade Silvia!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Hahaha, valeu, Sonia! Apareça sempre!

    (Responder)

  6. Janice
    Comentário do dia 23/11/2013 às 02:20

    Muito lindo, Silvia. Parabéns! Você tem a arte de apurar o nosso olhar para os pequenos detalhes e delicadezas que fazem a diferença! Beijo, querida!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Obrigada pelo carinho, Janice!

    (Responder)

  7. Malu Esper
    Comentário do dia 25/11/2013 às 00:12

    Silvia, que mesa linda! Vou aproveitar todas as dicas na minha mesa de Natal . Adorei tudo! Parabéns !!!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Uhuuu! Depois mande as fotos, Malu! 😉

    (Responder)

  8. Lidiane
    Comentário do dia 17/12/2013 às 09:57

    Sííílviaaaa!!! rsrs…
    Que delícia este site! Sempre consulto o Matraqueando quando vou viajar, mas estas dicas é a primeira vez que vejo! Como te sigo no Face eu vi a dica do serviço americano e caí nesta página. Parabéns! Ficou lindo! Minha mãe que adora enfeitar a casa para o Natal amou! Um grande abraço!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Uia, que legal, Lidiane! Seja bem-vinda ao meu brogue-mulherzinha, então! Volte sempre! 😉

    (Responder)

  9. Edna
    Comentário do dia 22/12/2013 às 07:51

    Silvia, vcs eh demais! Cada vez q entro no seu blog eu fico de boca aberta … tanta criatividade e bom gosto! Vcs eh abençoada! Desejo à você um Natal doce e lindo assim como todas as coisitas lindas q vcs nos ensina! Eu nem te conheço mas eu te adoro! Bjs!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Obrigadíssima, Edna! Lindas suas palavras! Desejo um 2014 de muito luz para você e todos os seus! 😉

    (Responder)

  10. Isabel
    Comentário do dia 25/12/2013 às 17:46

    Silvia, adorooooo seu blog, fico fascinada com suas dicas. Vou copiar as ideias para o Natal
    Bjss

    Isabel

    (Responder)

  11. Isabel
    Comentário do dia 25/12/2013 às 17:51

    Olá Silvia, como faço pra te enviar fotos da minha mesa de Natal inspirada nas suas dicas? Bjs
    Isabel

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Oi, Isabel! Desculpe a demora, Estava em Féria Mode On. Hahaha! Por favor, mande para silvia (arroba) matraqueando (ponto) com (ponto) br. Abs!

    (Responder)

  12. Isabel
    Comentário do dia 25/12/2013 às 18:00

    Sílvia, fico tão entusiasmada olhando o site que esqueci de lhe desejar um Feliz Natal e um 2014 MARAVILHOSOOOOO!
    Fico admirada com sua capacidade de compartilhar seus conhecimentos, pois no mundo atual as pessoas estão cada vez mais egoistas. Como disse a Edna, não te conheço, mas também te adoro. Bjss a vc e sua família. Muito Sucesso, vcs merecem!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Ah, que legal, Isabel! Muito obrigada! Muitas bençãos para você e sua família neste 2014! Bjs!

    (Responder)

  13. Adriana
    Comentário do dia 06/3/2014 às 16:01

    Olá Silvia, que bom que retornou, Feliz Ano novo! Já que estas recomeçando agora, rsrsrs, estava anciosa aguardando seus posts, seu trabalho é muito lindo, criativo e de muito bom gosto, já falei isso antes, mas não canso de ver seu blog e esse da bailarina está ma ra vi lho so!

    Desejo muito sucesso pra vc e continue postando essas ideias maravilhosas que sempre me inspiram aqui em casa!

    Bjs
    Adriana

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Valeu, querida! Prometo ser mais frequente aqui! Bjs! 😉

    (Responder)

  14. Érica da Costa Viegas Ide
    Comentário do dia 26/5/2014 às 13:29

    Olá Silvia, primeiramente estou encantada com seu trabalho, meus Parabéns!!!

    Segundo gostaria de algumas dicas, estou preparando a festa de minha filha de 2 anos nas cores rosa e branco ou rosa/vermelho e branco kkk estou decidindo, e colocaria borboletas…Gostaria de saber quais os tipos de furadores que devo comprar para criar os personalizados da minha festinha?( pelo que percebi vc. sempre usa um padrão para cada festa, certo?)
    Um grande abraço e agradeço!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Existem furadores redondos e ovais de 2,5cm e 5cm. Estes são bacanas para fazer os toppers!

    (Responder)

  15. Regina Daefiol
    Comentário do dia 20/11/2014 às 19:08

    Silvinha
    Adorei seu blog, você é genial na lida com esses mimos de festa. Também gosto muito de receber com capricho, mas não tenho o seu talento. Adorei suas ideias e vou usar algumas delas por aqui.
    bjos e sucesso!

    (Responder)

    Resposta de Silvia Oliveira

    Ah, valeu, Regina! Bjs! 😉

    (Responder)

  16. marilene rodrigues oadilha
    Comentário do dia 25/11/2014 às 19:45

    adorei seu blog PARABENS!!!!

    (Responder)

  17. Franciely
    Comentário do dia 23/12/2014 às 13:50

    Eu achei muito lindo a decoração, simples, porém muito chique. amei os detalhes, principalmente o detalhes que fez de fita de cetim nas bordas da mesa de vidro. A minha mesa é um pouco parecida com essa das imagens. tentarei criar assim como fizeram… pois achei muito interessante. obrigada pela inspiração. E um Feliz Natal para todos. Beijos

    (Responder)

Um Trackback

  1. […] Mesa de Natal: decoração simples e barata nas cores verde e vermelha […]

Comente você também

Seu e-mail ficará em sigilo. Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2018 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar