-  Atualizado 07/12/2009

Bahia: Praia do Forte

Publicado por: Silvia Oliveira Bahia, Praia do Forte

Para os amantes do mar que, invariavelmente, metem a boca quando digo que não gosto de praia… até que eu já conheci um par delas. Que fique claro: não caio na conversa do “mar calmo, areias brancas e coqueirais”. Quando viajo gosto de ter o que fazer. Ainda não consigo só lagartear e comer o dia inteiro.

Prefiro passear pelo calçadão (quando existe um), sair sem rumo pelas vilinhas que circundam a maioria das praias descoladas, conhecer o centro histórico e visitar as lojinhas de artesanato típico. Se tiver alguma aldeia indígena por perto, então… pode ter certeza de que vou lá bater um lero com o pessoal da tribo. (Não, não compro mais cocar. Agora só imã de geladeira). Quando fui à Costa do Sauípe, na Bahia, conheci a Praia do Forte, antigo reduto de hippies e destrambelhados (no sentido bonzinho da palavra).

Fica a 50 quilômetros de Salvador e, claro, como quase toda encosta que recebeu um resort no nordeste, era uma antiga vila de pescadores. A rua principal é toda coloridinha, cheia de cafés, restaurantes com uma igreja colonial de fundo, a Capela de São Francisco de Assis. O lugar é rústico, mas longe de ser muxibento.

Pelo contrário, tudo por aqui é charmoso, sofisticado e ainda por cima abriga uma das sedes do Projeto Tamar, aquele que preserva as tartaruguinhas. Para enfeitar ainda mais o pavão, a Praia do Forte tem aquele apelo irresistível das piscinas naturais que se formam ao longo do dia, propícias para aquele momento patrão a que todos temos direito uma vez na vida.

Fotos: Raul Mattar

Posts relacionados:



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


11 Comentários

  1. Patricia de Camargo

    Eu fui prá lá em 2007 e amei! Uns retaurantes muito bons e uma excelente infra-estrutura. Para quem gosta de tirar fotos, Praia do Forte é mais que fotogênica. Viva a Bahia!
    Beijos

    responder
  2. SÍLVIA OLIVEIRA

    É verdade! Usei esta mesma palavra com o Raul quando estava selcionando as fotos: "que lugar fotogênico"! São algumas dezenas de fotos que temos de lá, mas não queria fazer um "fotolog"… já que o texto era curto! Enfim, foi difícil de escolher! Beijos!

    responder
  3. malu bueno

    Quando levei meu marido para conhecer o Brasil fiz questao de ficar hopsedada na Praia do Forte, naquele resortao de la! Amamos!
    Bjs!
    Malu bueno – Florida – USA

    responder
  4. Sirlene

    Conheci a Praia do Forte em 1983. Como não sou hippie, acho que me enquadro nos "destrambelhados". Tinha muito menos infra estrutura que agora, mas a vila, o acesso pricipal sempre foi charmoso! Abraço!

    responder
  5. SÍLVIA OLIVEIRA

    Ow, Malu!
    Que viagem você proporcionou ao maridão, hein!
    bejs!

    responder
  6. SÍLVIA OLIVEIRA

    Sirlene, você nunca mais voltou depois de 83??? Se não, tá na hora de refazer o destino… você vai gostar mais ainda! Bjs!

    responder
  7. Camila

    Sílvia, sou como você, gosto de praias que oferecem um algo a mais. Até porque não me dou bem com sol e praticamente não entro no mar… hehe

    As fotos estão mesmo lindas!

    Beijos!

    responder
  8. CarlaZ

    Nossa, já vi que vou gostar!
    E ainda tem um bando de dicas de hotéis…valeu!!!

    responder
  9. Katia D'Antoni

    Recentemente fui à Praia do Forte!!!
    Fiquei hospedada no Hotel Porto da Lua… http://www.portodalua.com.br/
    Em frente ao hotel tem piscinas naturais, algo inexplicável!!!
    A culinária é maravilhosa!!!
    Recomendo a todos!!!

    responder
  10. Estive ano passado nesta charmosa praia e adorei! Suas fotos são belíssimas e retratam bem esta pitoresca vila. Também tenho um blog de viagem e ficam aqui as minhas dicas para curtirem esse pedacinho do paraíso – http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/08/ecologica-praia-do-forte.html. Abraços, Anna.

    responder
  11. Bela matéria!
    Nasci e me criei na Praia do Forte. Tenho uma empresa de receptivo e organizo experiencias onde valorizamos sempre as pessoas do local. Nossa filosofia é acolher de forma personalizada os viajantes que queiram mergulhar na cultura local do litoral norte da Bahia. Nossa proposta é proporcionar muito além de uma simples visita turística. Oferecemos experiências autênticas na prática de esportes, na gastronomia e nas nossas celebrações e rituais, em suma na “arte de viver” local. Trabalhamos de maneira artesanal e despretensiosa, pois somos todos filhos desse litoral, recebemos a todos com alegria e desejamos mostrar aos nossos viajantes a essência da nossa cultura.

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar