-  Atualizado 16/03/2016

Barcelona | Park Güell

Publicado por: Silvia Oliveira Barcelona

Sempre que vou à Europa eu quero passar por Barcelona. E toda vez que vou a Barcelona quero voltar ao Parc Güell.

Não canso de tentar decifrar a mente extraordinária e criativa de Antoni Gaudí, o arquiteto responsável pela delicadeza do lugar. Nada por aqui é convencional. Curvas se misturam com caquinhos de azulejos que formam os mais belos mosaicos da arte contemporânea.

 

Tombada pela UNESCO como patrimônio cultural, a obra foi encomendada à Gaudí pelo magnata catalão Eusebi Güell, que queria fazer do projeto um grande bairro residencial, algo como uma cidade-jardim. Nem tudo saiu como o planejado e do traçado original sobrou somente o Park Güell, que seria a entrada do tal bairro.

Pela praça serpenteia um banco todo sinuoso também ladrilhado de infinitas nuances. Como o parque está localizado em uma colina, dali se tem uma vista estupenda de boa parte de Barcelona. Nas escadarias de acesso está o célebre lagartão, todo coloridinho – no estilo inconfundível de Antoni Gaudí – jorrando água pela boca. Depois, qualquer meia volta pelo local leva você ao mundo lúdico do arquiteto.

A parte de cima do Parque Güell é sustentada por 86 colunas, com rosetas encravadas no teto.É tudo muito inusitado, atraente e sedutor. Não tenho criatividade suficiente para descrever em um par de linhas o que representa uma mão-de-obra como a de Gaudí. O trabalho dele é dinâmico, transcende o óbvio, não busca chocar nem se indispor com ninguém.



É um tipo de arquitetura que tem textura, dá vontade de passar as mãos nas paredes, tocar os tetos, encostar os dedos nos pedacinhos de vidros e cristais que dão os matizes precisos deixados pelo espanhol. Como se estivéssemos em uma lojinha cheia de penduricalhos, onde ninguém resiste e pega tudo na mão. A grande herança de Antoni Gaudí foi a harmonia. Uma capacidade de integrar obra e natureza, sempre voltada ao que o ser humano chama de belo e irresistível.

Fotos: Raul Mattar | Todos os direitos reservados.



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


11 Comentários

  1. Claudia Pimenta

    oi sílvia! sou completamente apaixonada por barcelona! eu conheci o parc sob um céu azul como o das fotos! um lugar indescritível mesmo… bjs, querida!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Que fotos!!!! Lindo post! E o Parque Guell é uma das poucas coisas grátis em Barcelona (risos) porque os catalães não são fáceis!!! (risos)
    Ainda que se pague para entrar na Casa Guell dentro do parque!
    Beijos

    responder
  3. Anonymous

    Deu saudade… mesmo daquela subida que quase nos matou pra chegarmos lá e daquelas escadas rolantes no meio da rua… rs
    Já visitei esse parque duas vzs e espero visita-lo muito mais ainda… vale a pena!
    Beijos!

    Silvia Imaculada

    responder
  4. SÍLVIA OLIVEIRA

    Claudia! Barcelona é a minha cidade preferida no mundo! Gosto de Paris, aprecio Lisboa e sou muito dedicada à Florença. Mas Barcelona…. Bjs!

    responder
  5. SÍLVIA OLIVEIRA

    Pati! Já viu, né, com um céuzão desses? Sem querer tirar os méritos do nosso fotógrafo oficial, mas como ele mesmo disse, céu azulzão sempre é bem vindo! Bjs!

    responder
  6. SÍLVIA OLIVEIRA

    Mami! Por onde você andou??? Faz séculos que não aparece por aqui! hahaha, sobre as escadarias, lembre-se: são celulites sendo trituradas! hohohohoho!

    responder
  7. Anonymous

    Gostei muito das fotos da minha cidade…
    Carmen

    responder
  8. VERA FERNANDES

    estou adorando seu site, estou indo para Barcelona em outubro e estou anotando tudo. Obrigada pelas dicas.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Ah, que legal, Vera! Depois conte as novidades! 😉

      responder
  9. Camilla

    Olá, Sílvia.
    Obrigada por compartilhar tantas informações e imagens lindas. Seu blog é muito bacana! Vou para Barcelona em outubro deste ano pela primeira vez e estou me deliciando com os seus posts sobre a cidade. Os dias 3 e 4 do roteiro por Barcelona ainda serão postados, né isso? Tentei acessá-los, mas acho que ainda estão indiponíveis. Beijos e parabéns!

    responder
  10. Estive no Guell em novembro e tive a sorte de pegar um belo dia ensolarado. O parque é sensacional para admirar e tirar fotos. Depois ainda subi ao topo da montanha que fica ao lado. Deu pra ter uma vista incrível da cidade. Inesquecível.

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar