-  Atualizado 17/02/2010

Maranhão: Chapada das Mesas

Publicado por: Silvia Oliveira Maranhão
Jesuiscristinho, fico pasma e estarrecida quando começam a divulgar algum destino no Brasil que eu jamais ouvi falar. Na capa da revista Viaje Mais do mês de abril (que eu comprei lá no aeroporto de Cumbica, no Brasil, no dia em que vim para Sevilla) aparece a seguinte manchete: “Você precisa descobrir a Chapada das Mesas, no sul do Maranhão”. Ãh? Achei que era alguma pegadinha, estilo Moreré. Mas não.

A Chapada das Mesas fica no sul do Maranhão e é parque nacional desde 2005. O portão de entrada é a também pouco explorada cidade de Carolina – dessa, sim, já tinha ouvido falar – que está a 890 quilômetros da capital, São Luis. O novo atrativo está numa região de cerrado e se destaca por suas formações rochosas, platôs e sítios arqueológicos.

Obviamente não é meu perfil de viagem. Mas as fotos revelam um lugar extraordinário, uma mistura de Canyon Guartelá, Bonito e Chapada Diamantina.  Com lugares dessa categoria, por que esse país não decola turisticamente?


Artigos Relacionados


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


10 Comentários

  1. Gisela Garcia

    Chapada das Mesas? Será que fica perto da Serra das Cadeiras?
    hehehe,infâme, eu sei, mas não consegui me controlar! hehehehe…

    responder
  2. fernanda braga

    Lá tem umas formações rochosas, gigantescas esculturas naturais. Muitas cachoeiras e pinturas rupestres.
    A cachoeira de Santa Bárbara é a mais bela, a Itapecuruzinho é um verdadeiro clube natural.
    UAU, além de historiadora sou geografa tb, vc sabia?

    responder
  3. SÍLVIA OLIVEIRA

    Mandou bem, Gisela! hahahaha

    responder
  4. SÍLVIA OLIVEIRA

    Nooooossa, Fernanda! Agradeceremos para sempre aos anjos viajantes por ter você como nossa Chefe de Redaçao!

    responder
  5. Adorei os comentários fui convidada para o casamento de uma prima que mora no maranhão gostaria de ir mais nunca viajei para nenhum lugar podem me ajudar onde e como compro a passagem hospedagem já temos eles já arrumaram locomoção também me ajudem por favor.

    responder
  6. Fernanda Rufino

    Com certeza um dos belos lugares que ja visitei.tanto Lençois, Atins,Raposos,Carolina. Nao deixem de conhecer o complexo de Pedra Caída que proximo a cidadezinha de Carolina, este complexo turistico tem o passeio do Santuario onde houve agravaçao da novela CAMA DE GATO com o ator Marcos Palmeira saltando esta cachoeira…, um paredao rochoso que desce aguas como uma chuva e andando em um riachinho deparamos com uma gruta e uma belissima cachoeira la dentro- muito lindo! vale a pena Matraca eu tambem tenho fobia mas com certeza vc vai amar…abraços!

    responder
    • Silvia Oliveira

      Adorei a dica, Fernanda! Obrigada!

      responder
  7. Polianna Serejo

    Sou natural de São Luis e moro no sul do Pará há 6 anos, fico mais ou menos a 550km de distancia de Carolina, ja fui 6 vezes, realmente o local é lindo, quem gosta de contato com a natureza é um otimo lugar, as casa são estilo colonial, recomendo ficar na pousada Candeeiros onde possui acomodações bastante aconchegantes fica localizada em Carolina, indo no sentido Piaui a 30 Km de distancia de carolina você encontra as cachoeiras gemeas do Itapecuru muito bom para quem estar com crianças, porém se for em periodos de feriados é meio “farofa”, indo mais um pouco em torno de 100km de carolina você encontra o municipio de Riachão onde possui cachoerias talvez mais lindas do complexo, santa barbara,meditação,namorados,encanto azul,poço azul…, a cidade nao tem estrutura hoteleira, dá para passar o dia no complexo, no sentido estreito a 25km de carolina você encontra o complexo de pedra caida onde possui chales,e passeios com guias, quem gosta de aventura tem a tirolesa com 390 metros de altura e 1400 metros de comprimento, vale muito a pena, passar uns dois dias no complexo seja o ideal, fora essas cachoeiras tem outras mais isoladas que porém só se vai no passeio com 4×4, em Carolina possui um agencia chamada torre da lua que realzia passeios para essas cachoeiras mais longes (vale a pena so se tiver com muito tempo, ate por é caro), fora isso a cidade é pacata as pessoas sentam em frente as suas casa para conversar no fim da tarde, tirando o complexo de pedra caida onde tudo se paga, a cidade é relativamente muito barato, outra dica leve uma maquina a prova d’agua é muito util acreditem

    responder
  8. Drielly

    Moro no Maranhão, em Imperatriz. Sou APAIXONADA pela chapada das mesas. Não perca a oportunidade de vir!

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar