-  Atualizado 09/05/2015

Matraqueando completa 9 anos e apresenta nova identidade visual

Publicado por: Silvia Oliveira Matraca News

Já não era sem tempo. A bagaça cresceu, deixou de ser hobby e virou um feliz trabalho. Tenho aqui o sonho de toda uma vida. Lugar onde posso unir o que mais gosto de fazer: viajar e escrever! Ao caminhar para o décimo ano de vida o Matraqueando ganha uma nova identidade visual.

Logomarca Matraqueando

Não foi nada fácil me desapegar da antiga logomarca. Apesar de simples e sem muitos recursos gráficos, ela nos acompanhava há quase uma década, com apenas uma ou outra modificação. Mas o Matraca News já pode ser chamado de gente grande e acabou tornando-se uma referência — amém — dentro do universo informativo de viagens e turismo.

Logomarca Matraqueando Laranja e Preto

Já temos seis guias que são sucesso absoluto de venda (e virão outros por aí, aguardem as novidades!) e um dos mais completos e sólidos conteúdos on-line e gratuitos sobre diversos destinos brasileiros e internacionais. Sem contar que criamos uma comunidade linda de leitores e amigos aqui, aqui e aqui. Então… era hora de investir no que temos de mais precioso: nossa marca.

Logo camiseta

Aviso aos que chegam agora: esta não sou eu! 😀

Para esse desafio chamei a designer e ilustradora Katia Bonfadini (dona do apaixonante blog Casos & Coisas da Bonfa). Acompanho a Katia há séculos (assim como eu ela adora viajar, celebrar os pequenos momentos da vida e receber os amigos com comidinhas especiais.) Mas a essência da Bonfa — pros íntimos — é sua intensa capacidade criativa.

Logo padronagem

Padronagens desenvolvidas a partir dos elementos gráficos da marca

No briefing a única coisa de que eu tinha certeza era que não queria nada que lembrasse “viagem” como malinhas, globo terrestre, carimbo de passaporte e figuras de pontos turísticos (tipo, torre eiffel, big ben, essas coisas). Um paradoxo? Afinal, qual é o principal tema aqui? Viagem, néam? Pois é, mas o nosso tutano é, basicamente, m.a.t.r.a.q.u.e.a.r!

Logo canetas

No momento, não mexi no layout do blog (apenas inserimos o novo logo e trocamos os balõezinhos de conversa), mas daqui a alguns meses teremos uma repaginação para adequar nossa nova marca à cara do Matraca News. Ou seja, quero transformar isso aqui numa extensão da sua casa, onde você possa chegar e sentar-se confortavelmente para trocar dois dediprosa com a Matraca!

Logo sacola

Quando o blog nasceu — precisamente no dia 23 de abril de 2006 — eu queria falar sobre tudo, matraquear sobre casa, comida, viagem, festas, decoração. Por isso o nome… Matraqueando. Mas o tema travel tomou conta e o fim (ou começo) da história você já conhece.

Logo xicara

Acabou que eu até criei outro blog — o SilviaOliveira.com.br — para falar de festas e receber bem e não misturar alhos com bugalhos. Por isso, minha ideia com o novo logo era trabalhar em cima do nosso “balão de conversa” e criar um blá blá blá típico dos matracas. Depois de me mostrar várias possibilidades, a Katia foi lapidando a ideia até chegar ao resultado final.

Logo caderno

Já deu para perceber que a nova logomarca vai nos acompanhar de muitas maneiras e ainda será possível criar lindos produtos para os nossos matraquetes de carteirinha.

Para fugir de logomarcas óbvias, tive que pensar longe… nos próximos 10 ou 20 anos. Quem sabe daqui a algum tempo — ampliando o foco do brogue — eu esteja matraqueando sobre viagens com netos, comida para terceira idade, arrumação de casa, medicina alternativa, espinhela caída, sei lá. Matraquear é preciso. Esse é o foco. Rá!

O resto é consequência de uma história — a minha — alguém que sempre buscou uma vida mais leve e criativa através da prosa, da conversa fiada ao pé d’ouvido. Isso, pode se aprochegar, puxe o banquinho,  daqui a pouco vou passar o café! 😉



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


52 Comentários

  1. Parabéns e muito sucesso! Está tudo muito chique!Adorei as novidades! bjs, chica

    responder
  2. Só sei que tá tudo chique demais, gente!

    responder
  3. Ficou ótimo, Silvia!!!!!! Original, irreverente e lindo. A cara do blog! Já tô vendo o Matraqueando andando por aí … 😉

    responder
  4. Tudo muito chique nusúrtimu!!
    (quero saber quando e onde estes produtos lindos estarão à venda?!?!?).
    Parabéns!

    responder
    • Em breve espero testar algumas opções, Marcie! Não será o foco do blog trabalhar com produtos desta natureza, mas espero incluir algo do gênero na Loja Matraqueando. 😉

      responder
  5. Parabéns Silvia. Acompanho o blog e gostei muito da nova identidade visual. Principalmente das canetas!!! Essa vida de jornalista que não larga uma caneta!!
    Sucesso nos próximos mais 9 anos e mais 9 e assim por diante!

    responder
    • Eu amei as canetas também, Ana Elisa! (E as xícaras que não têm nada a ver com viagem, mas gostei!). Rá!

      responder
  6. Elisa Araujo

    Silvia, que lindo!!! Parabens por mais essa iniciativa. Te conhecendo, sei que será um sucesso. Bjs

    responder
  7. Solange Gusmão

    Uau! Que show! Cada vez mais profissa. parabéns!!! O melhor blog do brasil!

    responder
  8. Sirlene

    Lindo dimais da conta, sô! Já puxei o banquinho, pó trazer o café. 😀

    responder
  9. Liana

    Parabéns! Adoro o seu site, que ficou ainda mais legal com o excelente trabalho da Bonfa. Vida longa e próspera ao Matraqueando!

    responder
  10. Querida Sílvia, foi um prazer enorme trabalhar na criação da sua nova Identidade Visual! Fiquei muito feliz com a sua satisfação e quero agradecer mais uma vez o carinho e os elogios! Como você sabe, também amo viajar e organizar pequenas festinhas em casa assim como você, então a afinidade surgiu logo que conheci seu blog. E meu marido também é seu fã, você sabe, né? Volta e meia ele me envia um post seu sobre algum lugar que a gente quer conhecer. Você já nos ajudou muito em vários passeios, obrigada por compartilhar tantas dicas incríveis! Um beijão e sucesso sempre!

    responder
  11. Ficou lindo demais mesmo! Parabéns!!

    responder
  12. Silvia, adorei a sua identidade. Ficou ótima e reflete mesmo essa ideia de que você está aqui para “matraquear”.

    responder
  13. Já falei no IG, mas repito aqui: que bela mudança! As padronagens criadas pela Bonfa ficaram sensacionais.

    responder
    • Acho as ideias da padronagem sensacional, Mari. Dá para colocar no fundo do blog, na orelha dos guias, nos produtos, enfim, as padronagens dão muita vida à identidade visual! Bjs!

      responder
  14. Lindo! Adorei tudo!
    (e imbatível o seu comentário: “aviso aos que chegaram agora, esta não sou eu”! Hahaha! Sua cara fazer isso) 😛
    Parabéns e cada vez mais sucesso! Muito bom te acompanhar! Bjs

    responder
  15. Quando vi o post no Face fiquei preocupada se a sua maravilhosa caricatura ia sumir, mas como ela tá aí ainda (ufa!), reparei no logo e adorei !
    Parabéns, acertou na mosca! 🙂

    responder
    • Camila, a caricatura faz parte do conjunto da obra. Se bem que daqui a pouco ela terá que ser revista, tipo aumentar uns 10 quilos e incluir os cabelinhos brancos! Rá rá rá!

      responder
  16. Silvia, parabéns por desenvolver um trabalho único e autêntico na blogosfera ! A identidade visual ficou show! Não falo apenas do trabalho da Katia que está impecável, clean e com entendimento perfeito do seu briefing, por mais curtinho que ele tenha sido. Falo da sua linha de pensamento em relação ao futuro do seu trabalho e do conteúdo informativo, divertido e leve! Com certeza fonte de inspiração para muitos de nós! Parabéns!

    responder
    • Obrigada, Denise! É muito difícil mesmo produzir algo autêntico. Hoje temos o Google que nos leva a todos os lugares, conteúdos e pessoas. É preciso ser, basicamente, nós mesmos, colocar nossa essência pura no que fazemos! Bjs!

      responder
  17. Sil, já te acompanho há um bom tempo e todo novo post eu penso: Silvia’s Rocks! Agora não foi diferente. Concordando com a Denise, você eleva o nível da blogosfera. Sempre muito autêntica e divertida, suas entregas são impecáveis e a nova marca do Matraqueando está bem em linha com o que podemos esperar da Matraca. Em tempo, que trabalho incrível da Katia, atual é muito moderno. Como profissional de branding, é possível reconhecer a consistência na linha criativa com a identidade do Matraca News. Vocês não merecem Palmas, mas sim Tocantins inteiro. Rá! Parabéns por esses 9 anos e que venham muitos mais anos para comemorarmos juntos. Bjs

    responder
    • Hahahahaha! Eu ri com o “não merecem Palmas, mas sim Tocantins inteiro”. 😀
      Valeu, Alexandre! Obrigada pelo carinho. Bjs!

      responder
  18. Carlos Torrado

    Desde el sur del Uruguay, Montevideo siempre atentos a Matraqueando el mejor block sobre locaciones y lugares para que nuestras vacaciones resulten de gran utilidad y en la forma mas económica saludamos a sus nueve años y su nuevo logo de la marca muy linda y decirles que es muy bueno que se despliegue la misma en artículos como bolsos, lapiceras, cuadernos agendas etc. una verdadera linea de marketing.
    A quienes te acompañan en esta inmensa tarea de difundir turismo Silvia y lógicamente a todos nuestras felicitaciones y sigan para adelante
    Un abrazo grandote desde este pequeño país pero con mucho amor y cariño les saludan Carlos y Graciela

    responder
    • Carlos y Graciela,

      ¡Qué alegria y qué gusto tenerlos aqui en nuestra caja de comentarios! Ya nos hemos hablado por correo electrónico, pero es siempre muy bueno saber que un blog lusohablante como el Matraqueando pueda alcanzar lectores hispanohablantes que siempre nos acompañan. Para mí eso es todo un lujo, de verdad, un honor poder compartir con ustedes mis viajes. Un fuerte abrazo a los dos. 😉

      responder
  19. Sonia Weil

    Está muito bonito, Silvia! Parabéns!

    responder
  20. Muito bonito, tudo: ideia, cores, padrão. Parabéns!

    responder
  21. Parabéns, Silvia!
    Está tudo lindo!
    Fiquei de olho na caneta!hehe =P
    Quando estiver a venda vou comprar uma! =)
    Bjuzzzz

    responder
  22. Ficou 10! Parabéns.

    responder
  23. Nair P. Siqueira

    Ah eu até “si” emociono!!

    responder
    • Nair, o dia em que eu puder pagar um salário a altura de sua competência profissional vou ter chamar para ser gerente do Matraca News (sem chance de você dizer não!) Só mesmo uma pessoa que viu nascer tudo isso para me ajudar a tocar o negócio! Bjs!

      responder
  24. Marcia M. Souza

    Tá linduuuuu! Parabéns! É o único blog que acompanho sempre. Amo. Continue assim matraca! beijus de Joao Pessoa!

    responder
  25. Oi Silvia!
    Sua logo ficou muito boa, a cara do blog.
    São fã do seu jeito “suave” de escrever, uma leitura de fácil entendimento e ao mesmo tempo envolvente, descontraído. É gostoso ler o seu blog.
    Parabéns pelos 9 anos de blog.

    responder
  26. Greice B. Garcia

    Adorei!! já me considero uma matraquete de plantão! sucesso!!

    responder
  27. Oi Sil!!!
    Demorei mas cheguei…. Ficou lindo, mudéerno, chiquetéeerrimo!!!
    Super bacana e alegre!
    Como todo mundo falou já, mas não deixei de rir com o aviso de Esta não sou eu, e sim!! quando poderemos nos presentear com estas coisinhas chiques.
    Parabéns,parabéns!! E chega porque duas matracas juntas são bem complicadas!!
    Beijos!!

    responder
  28. vera queiroz

    Que lindo, silvinha! parabéns pelo novo layout, pelos nove, e pela delícia que o matraqueando é, foi e será sempre. parabéns à designer, ficou ótimo.
    beijos,
    vera

    responder
  29. Mariane Catalani

    boa tarde Silvia!

    Parabéns pelo site!

    Gostaria de aproveitar e perguntar se tem alguma dica de operadora de celular na Europa.
    Com aqueles pacotes que podemos falar pelo continente por preço único. Na verdade, me interessaria mais pela internet do que pelas ligações. Seria para não ficar incomunicável.

    Fico no aguardo de uma resposta!

    Obrigada
    Bjos

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Blog de viagem | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2019 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar